Problema com dropout

rogeralex

New Member
BOAS!!

É o seguinte, o meu primeiro dropout durou-me cerca de 3100km, partiu devido a um pau que se meteu lá pelo meio, tudo normal, é para isso que ele serve.

Comprei outro e montei, na passada terça feira, e cerca de 300km depois, partiu novamente, desta vez sem motivo aparente, ia numa subida, reduzi, dei tres

pedaladas e partiu, sem paus ou corrente entalada, fiquei lixado com aquilo!!!

Ontem comprei um outro, hoje montei fiz ai 30 metros para ver como estavam as mudanças que tinha estado a afinar, e partiu outra vez... em estrada e sem esforço nenhum.

Será que alguem me consegue explicar o que podera ter acontecido??

Obrigado!
 
Isso é algo estranho, acho coincidência a mais partir 2 dropouts em tão pouco tempo, mas mais que o tempo na forma que dizes que foi. Isso deve haver aí algo que está a provocar isso.
Não terás o desviador empenado que possa bater em algum sítio em mudanças baixas e provoque isso? Ou a corrente com algum elo preso que faça puxar o desviador e consequentemente forçar o dropout?
Vê com atenção se está tudo bem nas peças que rodeiam o dropout.
 

rogeralex

New Member
Pois, muito estranho!!

Quando montei este e da forma como ele partiu, tive o cuidado de ver esses pormenores, se haveria algo que o prende-se, e até afinei as mudanças para não haver a hipotese da

corrente saltar da cassete e prender, mas nada, tudo parece funcionar bem, mas penso que será melhor levar a uma oficina para ver o que se passa, senão não ganho só para

dropout`s!
 

Atomic22

New Member
Boas, ai vão os meus 50cts, não terás a corrente demasiado esticada, ou seja o parafuso que permite fazer recuar ou avançar o desviador muito tenso? Pode ser isso e quando metes uma mudança a corrente estica demasiado e força o dropout que cede. Tenta aliviar a tensão da corrente.
 

commendatore

New Member
Pois, eu apostaria no mesmo. No esticador traseiro tens o parafuso que te afina a distancia do desviador à cassete. Talvez esteja demasiado perto ou a corrente demasiado tensa.
3 dropouts assim do nada é realmente estranho. Qd fazes a afinação é normal não reparares porque a transmissão não está em carga como quando pedalas (principalmente a subir)
 

rogeralex

New Member
Desde já obrigado pelas respostas.

Penso que o problema não esteja na tensão da corrente/ desviador, o desviador não estava perto, por acaso vi esse pormenor, quanto a corrente tambem penso que não, a corrente ainda é a mesma, mas lá está, é sem estar em cima dela.
Quanto a escora torcida, pois pode sempre haver essa possibilidade, tem levado umas boas pancadas!!! vou ver se consigo simular essa ferramenta.
 

dhayrke

New Member
Tenho uma bicicleta recente com um mês, uma FOCUS SUPERBUD 2.0 30g, e já torci o meu primeiro dropout numa queda valente que dei para o lado direito. Coloquei um novo na loja e em 60km já o torci ligeiramente, o que achei estranho porque não tive quedas e até agora nunca tinha sequer torcido um dropout na vida com outras bicicletas... O mecânico da loja diz que as vezes eles podem ser temperamentais e basta uma mudança que entre pior ou mais em esforço para ele torcer um pouco... É verdade? Será que o dropout que puseram é fraco? Qual a melhor ou mais resistente marca de dropouts que conhecem?
 

ny12xx

Super Moderador
... Qual a melhor ou mais resistente marca de dropouts que conhecem?

Companheiro

O dropout não se entorta sem levar uma pancada ou uma mudança muito mal metida.

Os dropouts não se querem resistentes; querem-se frágeis!!!

Caso tenhas um dropout "resistente" pode dar-se o caso de estragares o desviador ou a escora em vez de estragares o dropout.

O dropout serve de fusível entre o quadro e o desviador.

Acredito que o dropout não tenha ficado bem instalado e/ou o desviador/escora tenha ficado empenado.

Um abraço

ny12xx
 

jonasdh

New Member
Mas também não se querem fracos ao ponto de todos os meses se ter de trocar.... eu em cerca de mês e meio deitei 2 para o lixo... o que não e normal, conheço quem faça dh há muitos anos e conte pelos dedos de uma mao quantos partiu...
 

dhayrke

New Member
Precisamente a minha questão, percebo a necessidade de ser o elo mais fraco para proteger o quadro, escora, componentes e etc... Mas daí a partir ou torcer por dá cá aquela palha...? Mesmo com a queda que dei, não foi assim tão má! Dei quedas bem piores com a minha wheeler pro anterior e o dropout nem deu fé! Tenho a minha nova bike há tão pouco tempo e um já foi para o lixo e o outro sem quedas já torceu? Aceito que possa ser azelhice minha, mas que achei estranho achei!
 

Jorge Gomes

New Member
Epá, às vezes é mesmo uma questão de sorte (ou azar).

Desde que comecei a andar (ha 2 anos para ai), nunca tinha tido problemas com dropouts. Isto com imensas quedas pelo meio e tudo mais.
Há um mês atrás, no espaço de uma semana empenei os dropouts das minhas 2 bikes LOL.
 

Angliru

Member
peço desculpa pela intrusão, mas sempre foi uma peça a qual me recomendaram comprar e levar em qualquer passeio (como um powerlink ou uma camara de ar).
sou ainda muito nabiço mas tenho a ideia que o dropout tem que ser especifico para o quadro em questão.
a minha duvida e tendo uma rockrider 5.3, como posso saber quais os dropouts compativeis com o meu quadro?

desde já obrigado
 

jonasdh

New Member
o melhor é levares o teu á loja e comprares um igual, mas muitas vezes com o drop out vai o desviador para o lixo.... portanto não sei a que ponte vale a pena levar nas voltas
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiros

...Mesmo com a queda que dei, não foi assim tão má! Dei quedas bem piores com a minha wheeler pro anterior e o dropout nem deu fé! ...

Não tem a ver com a gravidade da queda, mas sim, com as partes da bike que foram ao chão.

Podes enrolar-te todo pela montanha abaixo e não estragares nada; e podes apenas deixar a bike cair para o lado direito e entortar/partir o dropout.

a minha duvida e tendo uma rockrider 5.3, como posso saber quais os dropouts compativeis com o meu quadro?

Qualquer Decatlon tem (deveria ter) o dropout para a tua bike. Mas caso não tenha:

nsfr.jpg


eu em cerca de mês e meio deitei 2 para o lixo... o que não e normal, conheço quem faça dh há muitos anos e conte pelos dedos de uma mao quantos partiu...

E isto aconteceu sem quedas?

Já vi muito pessoal deitar as bikes no chão para o lado direito. Esta situação é meio caminho andado para ir empenando o dropout aos poucos. Depois, com uma ou duas mudanças metidas à martelada e um ou dois chainsuck's, lá se foi o dropout.

Quando comprei a minha bike pedi logo um dropout suplente. Está bem aconchegadinho a um powerlink no fundo do meu camelbag.

Mantenho a opinião de que um dropout não se estraga sem um motivo bem óbvio (queda / mudança mal metida / chainsuck / ...).

Um abraço

ny12xx
 

piranha

Member
Quando o dropout parte ou empena, não tem de acontecer coisa alguma ao desviador.
Já tive de fazer 15km a pé por andar em maus caminhos e um pau partir o dito cujo.
Mas também já assentei a bicicleta pelo desviador e não aconteceu nada.
Sim, hoje ando sempre com um suplente na bicicleta.
 

ny12xx

Super Moderador
Quando o dropout parte ou empena, não tem de acontecer coisa alguma ao desviador.

Companheiro

Quando o dropout parte ou empena é para evitar danificar o desviador.

Por vezes, com a quebra do dropout, o desviador enfia-se no meio do raios e fica destruído.

Mas também já assentei a bicicleta pelo desviador e não aconteceu nada.
Já vi muito pessoal deitar as bikes no chão para o lado direito. Esta situação é meio caminho andado para ir empenando o dropout aos poucos.

É possível que por lapso eu também já o tenha feito, mas garanto-te que tenho sempre essa preocupação.

Um abraço

ny12xx
 
Top Bottom