Pratos pedaleiros de 9v compatíveis com corrente de 7v?

pratoni

Active Member
Boas a todos. :)

Como diz no título do tópico, a minha dúvida é se posso montar uma pedaleira de 9 velocidades num sistema (corrente, roda livre, desviadores e manípulos) de 7 velocidades?

Isto porque tenho uma bike com 7 velocidades e como posso vir a ter uma pedaleira (de 9 velocidades) extra, que poderia montar nessa bike com pratos novos, queria saber se é compatível.

É de salvaguardar que mudaria também a corrente e a roda livre aquando desta alteração... :wink:
 

pratoni

Active Member
A minha pergunta era mesmo se era compatível ou não... :D

Já agora, não é compatível por causa da largura dos pratos e da corrente ou por alguma outra razão?
 

PGMNV

New Member
Olá Pratoni,

Sempre que acrescentas uma velocidade ao carreto de trás, todos os elementos da transmissão têm de perder espessura, o que os torna incompátiveis!
O espaço vazio de um elo numa corrente de 9 velocidades, é mais estreito, do que a espessura de um prato de 8 velocidades. e quanto menos velocidades, mais espesso é o prato

Um abraço

Pedro Vicente
 
A corrente de 7V é igual à de 8V, e dá para um pedaleiro alivio ou inferior

Para uma cassete de 9V é que tens mesmo de comprar uma corrente para 9V.
O pedaleiro até pode funcionar bem, mas deve ser no minimo um deore
 

nelsonasp

New Member
Saudações

O que aconteçe é que para montares uma pedaleira de um sistema de 9v terás que comprar uma corrente de 9v porque uma de 7v ou 8v iria roçar nos pratos maiores... e ao comprares uma corrente de 9v possivelmente terás que mudar também a cassete e por consequencia o desviador... é uma chatice...

Abraço
 

pratoni

Active Member
Aqui não está em questão o upgrade para 9 velocidades, apenas a questão de compatibilidade entre pratos de 9v e uma corrente de 7v. :wink:

Pelo que percebi a corrente de 7v é demasiado larga e não "assenta" nos pratos de 9v, é isso?

nelsonasp, quanto à questão de roçar nos pratos maiores, não percebi bem, pensava que a distância entre pratos é igual nas 3 variantes, ou não é? :-K A corrente é assim tão larga que roça no prato superior? :shock: :-K :-K
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

parece que não há problema de maior, pelo menos diz aqui:

"New Chainrings, Old Chains
... using wider chains with chainrings intended for narrower chains is not generally a major problem if there's only a one or two generation difference. The only problem you might run into is that the chain will be more liable to rub on the inside of the bigger chainrings in the small/small crossover gears, gears you shouldn't be using in any case."

mais detalhes na página: www.sheldonbrown.com

Ou seja, a corrente assenta nos pratos, pode é haver algum roçar nos pratos maiores.
Jepas
 

pratoni

Active Member
Obrigado a todos pelas respostas! :D

Percebi que é fazível... :D

O site referenciado pelo Jepas é muito esclarecedor em relação a alguns mitos urbanos do ciclismo... :mrgreen:
 

sylon

New Member
É por isto que eu gosto deste fórum! Estamos sempre a aprender e também eu fiquei esclarecido com uma dúvida que trazia!
 

ptuser_btt

New Member
Penso que a minha dúvida vai no enquadramento deste post e é o seguinte, será que posso utilizar um desviador traseiro de 9v numa transmissão de 7v?
 
C

ceps

Guest
Pelo que percebi, posso usar um pedaleiro que segundo a Shimano é indicado para 6V, 7v, 8V (pedaleiro FC-191), com corrente, cassete, comandos, e desviador tudo de 9V, sem qualquer problema?

Este pedaleiro vem referênciado em alguns sites como compativel com 9V, mas não no catalogo Shimano.

Abraço,
 

klaser

Well-Known Member
Tenho uma pedaleira de 9V (saiu da minha bike que é 9V) colocada no chaço da Maria,que é 7V e funciona que é uma maravilha..E a pedaleira é bem rasca,uma shimano SIS....
 
Top