Porque não?

jonypaul

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Boas pessoal!

Desculpem se já foi respondida esta minha duvida algures por aqui. Eu pesquisei e não encontrei nada..
Há bocado estive a pensar ( fujam gentes :mrgreen: ) numa coisa... porque não existem quadros em aluminio sem soldaduras, ou monoque, como acontece nos de carbono, e não sei se nos de titanio também? Ou, se existem, porque não se veêm mais?
Não os faria à partida mais simples? E até mais resistentes?

Aguardo as vossas opiniões de experts :lol:

Boas pedaladas
 

Chaves

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Re: Porque não?

jonypaul said:
...porque não existem quadros em aluminio sem soldaduras...
Não os faria à partida mais simples? E até mais resistentes?

Posso estar a dizer uma grande bacurada até pode ser que exista, mas aqui fica a minha opinião.

Não acredito que os faça nem mais simples, nem mais resistentes, nem mais baratos.

Acho que as unicas formas de criar um quadro desses devia ser ou por maquinação, que ia ficar carissimo, ou por fundição que ia picar pesadissimo e bastante irregular resultando em rachas.

Não vale a pena inventar :roll: já esta tudo inventado!!! ou não!!! :roll:

Xau
 

nelsonasp

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Saudações...

Não é impossivel fazer um quadro de aluminio sem soldaduras mas o preço upa! upa!

Actualmente faz-se tubo por tubo e depois solda-se tudo, para não existirem soldas a coisa teria que ser frezada e iria levar muito tempo ficaria bem mais caro... além disso não ficaria mais resitente por isso, em algumas partes do quadro acho até que ficaria mais fragil porque a solda permite ao quadro mais torção e por isso menos mais resistencia ao choque...

Mas por acaso já reparaste no novo quadro Scale em aluminio??? no tubo de direcção não se notam as soldaduras... talvez o futuro seja isso, disfarçar as solduduras...
Abraço
 

350plus

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As respostas anteriores já abordaram algumas das alternativas à soldadura. Vou aqui listar essas alternativas e acrescentar umas explicando os problemas de cada:


Maquinagem directa de bloco de alumínio: Caro, consome muita matéria prima e horas de trabalho. O resultado final seria pesado.Um exemplo é o quadro Cannondale Pong, o qual nunca chegou a ser produzido.


Fundição: Embora barato, tem problemas de estabilidade dimensional, qualidade de superfície e introduz defeitos no interior do material. Também não é fácil de obter formas com o peso optimizado. Foi no entanto já usada esta técnica em quadros de magnésio o :arrow: qual é extremamente difícil (senão mesmo impossível) de soldar. Tem no entanto aplicação nas jarras de quase todas as suspensões usadas actualmente, que são feitas de liga leve de magnésio fundida. Muita coisa sobre bikes de magnésio fundidas aqui: http://www.kirk-bicycles.co.uk/Kirk.htm (AVISO: Estas bikes partiam a torto e a direito! :s)


Rebitagem:Uma ligação forte usada na aeronáutica, é mais apropriada para chapas, componentes grandes de pequena espessura.


Ligação aparafusada/ Roscas: O uso de peças aparafusadas permitiria quadros fáceis de montar e desmontar, mas acarreta peso extra excessivo e a possibilidade de folgas, roscas moídas (Tenho ódio a roscas moídas :oops:) etc...


Brasagem: Usada durante muitos anos nos quadros de aço, também é ás vezes usada nos quadros de alumínio por razões estéticas ( look retro) mas o resultado final não é tão bom. Info interessante aqui: http://www.terrafermacycles.com/joinery/lugs/lugs.htm


Adesivos estruturais: Permitem quadros bastante leves e um processo de fabrico simplificado mas a durabilidade dos mesmos é muito afectada por condições adversas. Radiação UV, óleos destroem a maior parte dos adesivos de alta resistência. Alguns quadros de estrada de alumínio foram construídos desta forma quando a soldadura do alumínio era ainda um processo muito exclusivo.



Embora para já o quadro metálico soldado seja a melhor opção, nada nos diz que alguma tecnologia nova venha a revolucionar isto tudo. É costume dizer que nas bikes já tá tudo inventado, mas eu não gosto muito de pensar assim! :)
 

acidsugar

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o quadro da trek 8500 (disponivel para venda so quadro) tem as soldaduras polidas, eu pessoalmente gosto bastante do efeito, parece um quadro em carbono...
 
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