Podium Pro Carbon do Mecanico

mariosimas

New Member
no futuro quando mudar para as 10V o principal critério não vai ser o peso como é óbvio pelos argumentos já apresentados,

mas sim como diz o Marin Eide ter uma cassete mais homogenea. No meu caso manterei sempre 11-32.

Estou também a pensar em saltar as 10V e passar para as 11V com single na frente. Para o que ando e onde ando acho que é o ideal.


A dúvida é que prato na frente 36 ? 34 ? 32 ?
 

stuka666

Member
Ando exactamente com o mesmo dilema, tenho medo é que se torne "curto" para rolar.

É deixar o mercado acalmar, estudar bem tudo e logo se verá.
 

JMPF

Member
Boas,

Já ouvi dizer que os trigers Shimano de 10V em conjunto com um desviador Sram de 9V faz 10V, com cassete e corrente de 10V como é logico, ai se realmente der o investimeneto é minino.
Eu neste momento estou a utilizar desviador Sram X0 de 9V com grips X0 de 9V tunados a fazer 10V com cassete e corrente de 10V e o pedaleiro é duplo de 9V e tudo funciona na prefeição e o investimento não foi assim tão alto, em termos de peso só ganhei o peso da cassete pois o da corrente diminuio e os restante componentes mantiveram
Como o Marin Eide diz a maior proximidade de relações ajuda, eu uso cassete 11-36 e pedaleira 26-40.
 
Uma cassete com 42!!!
Eh lá!!!
Grande haste de desviador que até deve servir para usar como descanso da bike!!!

Primeiro ainda me quero encher de pó com as 10V e só depois poderei pensar em 11V
E o cubo como é? Será a cassete ainda mais larga e irá roubar algum espaço ao cubo, provocando uma angulo mais aberto nos raios e por conseguinte perda de rigidez na roda traseira?
Ou a cassete tem a largura standard e vai aparecer uma corrente ainda mais estreita?
Sei que em estrada já existem 11V há algum tempo mas como resolveram as questões de cima?

So acho estranho os cubos com mudanças internas andarem tão adormecidos, o peso que se tira em corrente, desviador traseiro, e o aumento de fiabilidade deviam ser argumentos para que surgissem coisas novas e que não apontem apenas para "bikes touring".

Vamos ver o que o futuro nos reserva!
Ainda falta um bocado para partir o mealheiro!
 

Marin Eide

New Member
Relactivamente ao xxi, posso te adiantar que sei onde será produzido e onde foram feitos alguns testes ;D
Quanto ás ditas "mudanças de cubo" eu adorava ter uma ***** dessas, mas o preço delas é estonteante!!!!
O mercado anda a dormir nesse aspecto, penso eu de que....
Ou então os produtores apenas se estão a resguardar, pois talvez tivessem depois menos clientes a comprar material de manutenção(penso eu)... é uma questão de pesquisar...
 

daSilva15

New Member
e eu para ser mais exclusivo posso adiantar que as cassetes foram feitas numa empresa bem perto de minha casa, onde inclusive trabalham 2colegas meus :D
 

MJCT

New Member
Mecânico, só não percebi essa tua alergia às k7 de ti. Eu já tive uma Recon 11-32 (142g) em alu e nem de graça volto a montar uma, mas depois com a de ti também em 11/32 (174g) nunca mais tive problemas.
 
Não é alergia, entre o peso de uma SLX 11-28 e o de uma de Ti vão cerca de 40g, mas a diferença de custo é enorme. Sendo que a de Ti dura consideravelmente menos.
Apesar de a Vespa não ser propriamente uma bike modesta, a maior parte do material que ela carrega tem sempre em vista o melhor rácio preço/peso.
Uma cassete de Ti não encaixa no meu estado de espirito actual.
Mas que era um tiro até ao sub 7,4k com uma era!
 

nogueira.nuno

Active Member
As de Alu versus as cassetes de Ti sao muito mais suaves e problemáticas em afinacao(os últimos de modelos em Ti melhoram muito).

Tenho um Amigo que faz milhares de Kms nas de Alu e sempre ou maior parte em competição e não quer outra coisa.

A de Ti durar menos não dura, dura sempre muito mais como é lógico, uma coisa é certa, a corrente tem que ser mudada muito mais cedo porque depois a cassete não aceita uma corrente nova.
Aconselho no mínimo umas 3 correntes para a cassete de ti durar até ao fim.
Já nas normais faço sempre o mesmo, nunca as pouco e assim poupo na cassete e nos azares de correntes partidas!
 
Last edited:

nogueira.nuno

Active Member
Eu vou-te dar uma broca de Cobalto para furares uma cassete velha XTR por exemplo e outras broca igual(porque de certo vais precisar depois de a teres metido na cassete) para furares Aco ou uma corrente e logo ves de certo qual e mais macio.

Ja fui o Ze dos furos em tempos para tentar roubar peso em algumas coisas e acredita, alargar por exemplo os furos de uma cassete XTR custou-me umas brocas bem caras e uma desitencia, a minha!
Algumas correntes tem aquele tratamento em Titanio para tentarem durar mais e nao para efeitos de suavidade.
 

Nozes

Active Member
Acho que vai aqui alguma confusão,o que o Nuno queria dizer é que as cassetes de titânio duram mais que as de alumínio,e não que as de aço.
 
Decidam-se!
eu nunca experimentei nenhuma cassete, em Titanio ou aluminio, nunca me meti a esburacar nenhuma, por isso a quem já usou que se pronuncie, esclareçam a ordem do material que faz menos kilometros para o que faz mais, considerando Aluminio, Titanio, e Aço.

Apesar de parecer o contrario, por alguns comentários que vou apanhando a minha bike não tem nenhum componente esburacado para ser mais leve, só a abraçadeira dos gripshift foi aligeirada no interior, se eu estiver enganado corrijam-me se faz favor.
Ou digam-me onde furar para tirar peso!!
 

guerras

New Member
Posso estar errado, mas penso que o titanio como tem um valor de dureza maior q o aço(6 contra 3 a 5 do aço, dependendo to tipo de aço, pois o aço é uma liga ferro-carbono), penso que uma k7 de titanio vai durar mais q uma de aço. Mas nao tenho a certeza que até hoje só andei com k7 de aço. . .
cumprimentos
 

tinric

Super Moderador
Tens mais coisas "esburacadas" sim :) eheheh

Pelo menos assim de cabeça, o adaptador de travão IS/PM teraseiro :) e o da frente se ainda não levou igual tratamento... podia levar... ou não!?

Assim agora de repente.. mais esburacado que isso só o BlackHole :) ahahah
 

nogueira.nuno

Active Member
Desculpa, por vezes responder em Tlmv não se diz bem o que se quer.

Sim, a de titanio dura mais, a seguir o Aço e por ultimo o alumínio.

As cassetes neste caso mais leves são as de alumínio, a seguir titanio e por ultimo Aço.

Acerca dos furos só mencionei isso como que para dar o exemplo da dureza/durablidade entre as cassetes de Titanio e Alumínio.
 

ny12xx

Super Moderador
... a minha bike não tem nenhum componente esburacado para ser mais leve...

... só assim em dois minutinhos ...

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Mas há mais...

Um abraço

ny12xx
 
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