Podium Pro Carbon do Mecanico

Nuno eu não invento nada, apenas tento usar os neurónios, por vezes o resultado é melhor que outras!

Ainda não percebi o que deu ao Imageshack, por isso toca de carregar as fotos novamente

Apesar de também ter a opinião que os parafusos ficavam melhor para baixo, prevalece a ergonomia sobre a estética.
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By mecanicopaladar at 2012-05-12
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By mecanicopaladar at 2012-05-12

Os mais atentos conseguirão perceber que desapareceu um pouco da abraçadeira de aperto da manete, assim como o sistema de abertura à prova de meninos... não percebo o porquê dum sistema destes em algo com as letras XTR...
O veio que faz a rotação da abraçadeira é agora em alu, era em aço.
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By mecanicopaladar at 2012-05-12
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By mecanicopaladar at 2012-05-12

Fiquei surpreendido com a potencia de travagem destes discos, logo após a montagem sem pastilha acamadas travam algo de surreal.
Emitem um ruido bom para atrair as miudas na praia da rocha (estas palavras são emprestadas).
Ao ter mudado atrás de 160 para 140mm pensei que fosse ter uma perda de potência, o que não se está a verificar.
Resta o teste de duração para perceber o valor deles!

São sem duvida os discos mais musicais que já tive!

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By mecanicopaladar at 2012-05-12

Boas pedaladas!!
 

essence_s

New Member
E o conta kms, sempre está colado, ou tem alguma outra técnica invulgar?
já vi que tem ai uma peça marada presa entre as anilhas e o buraco negro, que só precisa de uns retoques de tinta.
 

tinric

Super Moderador
Excelentes fotos e máquina

Os discos são realmente muito bonitos. E as flores de fundo estão bem tratadinhas :) eheheh
 

landsix6

Member
boas Mecanico,

parabéns pela tua M...esse quadro é mto bonito. qdo aderi ao carbono esse era o meu quadro de eleição mas um bom negócio com outra marca fez-me mudar de ideias.

feedback dos travões e do avanço? tenho um conjunto igualzinho e estou super satisfeito

boa sorte com ela e força nos cranks.

cumps
 
Last edited:
Depois de um dia de ausência, cá está o report sobre o ensaio aos travões!

Potencia de travagem
: Igual ou ligeiramente superior ao discos que tinha antes, na roda de trás não dá para aferir porque passei de 160 para 140mm, na da frente mantendo os 160mm a potencia de travagem aumentou.
Ruido ao travar: Alguns grunhidos e chiadeira.
Comportamento com fadiga: Não deu para observar porque as descidas onde foram testados a meu ver eram pouco exigentes.
Pastilhas: Mantive as de origem dos XTR, semimetalicas, não consegui obter outras atempadamente. Li entretanto na discobrakes que o ideal para discos em ti são as CERAMIC PRO, que por não terem metal na sua composição não provocam tanto desgaste aos discos, também não travam tanto.... O que verifiquei nas minhas foi uma acumulação de pó preto na imediação da pinça do travão, terei de desmontar e olhar para as pastilhas para tentar perceber o desgaste em 55kms de utilização.
Discos: Nota-se algum desgaste na zona de contacto com as pastilhas, nada que se pareça com os discos dos Marreiros, mas para 55kms nota-se mais o "calo" que nos Alligator de aço que já levam com mais de 2000kms
Faiscas: Não observei, mas li também entretanto algures que o que aconteceu ao Marreiros não é fenómeno isolado.
Opinião Geral: Sem ter puxado muito pelos discos deu para perceber que são daqueles componentes que à partida exigem um set adequado de pastilhas, que irão sempre ser mais ruidosos que discos de aço, que as pastilhas duram menos, que os discos duram menos, e são mais caros. Que como vantagens têm apenas o peso mais reduzido a potencia de travagem algo aumentada.

No próximo fim de semana vou insistir com eles no Raid Alvalade - Porto Covo, quando ouvirem ruidos pouco comuns para aqueles lados, quem sabe não é a Vespa zangada com os seus discos

Fica o registo dos locais por onde rolaram no passado domingo.

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By mecanicopaladar at 2012-05-15

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By mecanicopaladar at 2012-05-15

Obrigado a todos os que aceitaram embarcar nesta aventura dos discos!
 

Xrockyman

New Member
E aumento de potência que sentiste achas que terá a ver com os discos serem de titanio ou por terem um melhor desenho que os aligator ? A mim, parece-me que é esta ultima opção.
 
Já ponderei também que possa ter ver com o maior atrito que o titanio tem, talvez por isso também este desgaste mais rapido.
Atenção que os alligator estão bem longe de travar mal.
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

Acredito que a "maior" travagem advenha de o Ti ser um metal mais "brando".

Desta forma, ficas com dois componentes de desgaste "rápido" na travagem (em vez de apenas as pastilhas).

No auge das motas de GP de 500cc a dois tempos (à uns bons aninhos atrás), a Brembo desenvolveu discos de ferro fundido para serem utilizados em complemento aos discos de carbono (este setting era apelidado de Cocktail Gardner, visto ter sido o Wayne Gardner que o estreou).

Os discos de ferro fundido tinham a grande vantagem de permitir a utilização de dois compostos "brandos" na travagem (o disco e a pastilha).

Outra grande vantagem dos discos de ferro fundido (brandos) era a sua capacidade de travagem a frio, coisa que os de carbono não tinham.

Mas como os de Ti do Marreiros, tinham um desgasto muito acentuado, e desta forma, nunca os vi nas motas de estrada (que continuaram a utilizar os habituais discos de aço).

NOTA IMPORTANTE: sempre que referi "ferro fundido" neste texto, fi-lo com convicção, mas como a memória já não me ajuda, poderia ser "ferro forjado".

Um abraço

ny12xx
 
Se não estou em erro os discos de ferro fundido são ainda muito frequentes nos carros.
Mas nas BTTs onde performance, peso, durabilidade, preço e até estética têm que estar sempre muito apurados ....
 

essence_s

New Member
Nice foto, essa da água e com os companheiros a molhar os pes ao fundo!
Quanto aos discos, realmente n parecem ser para durar.
 
ei tirei a foto com os pés dentro de agua...
os discos são um teste, talvez lhes meta umas pastilhas de resina ou organicas, mas a verdade é que com as Ti-metal da shimano não está a correr tão mal como correu com as orgânicas do Marreiros.
Isto quando começa mal....
 

Xrockyman

New Member
Sendo as pastilhas dos formula R1 mais pequenas que as da shimano e duvido que os formula tenham menos potência, esta pode ser eventualmente a causa para o disco se gastar mais depressa no caso do Marreiros. ou então outra coisa qualquer ! ...
 
Convenhamos que o Marreiros faz um uso diferente da bicicleta daquele que eu faço, eu uso para brincar apenas, dar umas voltas e eventualmente umas maratonas nas calmas.
Os locais de teste também tinham claramente exigencias diferentes no que toca a travões.
 
Querido fórum.

Os meus amigos dizem, que ando estranho.

No inicio pensaram que eu andava por caminhos maus, a falar de gramas, e de gramar coisas, que ali tinha tirado umas gramas, acolá outras.

Os meus amigos às vezes não compreendem que a balança da cozinha pode servir para muito mais, que para pesar farinha, açucar, fermento e outros ingredientes culinarios.
Querido fórum, tenho a certeza que me entendes e que sabes que não estou sozinho!!

Ontem à noite, consumei mais um passinho, na descoberta de locais onde se podem tirar umas gramas sem gastar muito dinheiro, sim de forma económica, porque assim é melhor, penso eu, pelo menos o resultado final é atingido sem grande custo financeiro, será isto o que chamamos eficácia e eficiência?

Fui ao móvel da cozinha e mais uma vez deixei a companheira a olhar para mim com aquele olhar que tu, sim tu meu querido fórum (admite!) tão bem conheces, enquanto pesava tubos dos travões.

Para fazer o mesmo existem varias opções no mercado, é possivel que uns sejam mais perfomantes que outros, fica a lista dos pesos que verifiquei e de outros que descobri.
Ao fim e ao cabo falamos apenas de tubos de travão e qualquer bicicleta deve ter uns 2.20 a 2.50 deles, basta fazer as contas e perceber o resultado.

Tubo Goodrigde Braided 45.00g/ml (*)
Tubo Jagwire Gold: 24.79g/ml
Tubo Shimano Bh-90 : 19.05g/ml
Tubo Discobrakes: 19.00g/ml (*)
Tubo Formula Preto: 18.70g/ml
Tubo Hope: 16.30/ml (*)
Tubo Magura HS33: 14.61g/ml
(*) valores obtidos na web

No caso dos mais leves, reparei que o diametro interior do tubo é algo superior, pelo que vai necessitar de mais óleo, assim, só testando com os tubos cheios de óleo para aferir qual deles é o que oferece o melhor peso funcional por metro linear!

Se alguém tiver ai por casa tubos diferentes destes, que não deixe de partilhar.


Querido fórum, apesar de não ter bonecada, espero que tenhas gostado muito deste post.
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

Tás bonito tás.

Deixa-te mas é de ginjinha ao pequeno-almoço e põe o dremel a trabalhar...

Um abraço

ny12xx
 

C.Orelhas

New Member
Oooh amigo jorge.. ambos sabemos que a ginjinha é bom mas não é necessário tanto não é verdade ?
Bom, essas invenções em tubos e afins somente para conseguires baixar o peso da burra é mesmo para andar a descoberta, depois admiras-te das pessoas te chamarem louco e que andas estranho :D
 
De génio e louco todos temos um pouco!!!

Para mim que frequenta este bairro, não me engana! Também gosta da balança da cozinha...
É como alguém ir ao Casal Ventoso todos os dias e depois diz que lá vai porque lá a vista e o café são bons!!
Topas?

Eu admito que gosto de ver as gramas a voar!
 
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