Peso não suspenso / rodas

ESTIMA

New Member
Procurei no forum e além de dizerem que o peso das rodas, nomeadamente o peso não suspenso é uma vantagem não justificam essa vantagem.
Pelo que gostaria que alguém com conhecimentos na matéria podesse justificar a vantagem do peso das respectivas rodas.
 

Jorge S

Member
Terá a ver com a inércia própria de algo que gira à volta de um eixo e cuja resistência à aceleração será proporcional ao peso e distância deste ao eixo, ou seja, em duas rodas com o mesmo peso se numa o peso se concentra nos aros e pneus e na outra no cubo e disco a primeira necessitará de mais energia para atingir a mesma rotação. Por outro lado a roda com o aro e pneu mais leve oferece, em rotação, menos resistência a mudanças de direcção tornando a bike mais manobrável.
 

ESTIMA

New Member
Será que se nota assim tanto a diferença mesmo em btt onde as velocidades são relativamente baixas?
 

Jorge S

Member
Mesmo em velocidades relativamente baixas o factor aceleração conta tanto no arranque como em mudanças de velocidade, e não me refiro a ultrapassagens, refiro-me à retoma de velocidade depois de qualquer abrandamento devido a um obstáculo, travessia de um curso de água, etc.
No final de um percurso longo podes crer que faz diferença.
 

jmcdpereira

Utilizador Banido
Venho só reforçar a ideia.
Sim nota-se muito a diferença, passei de umas Mavic Crossland para umas CrossMax SL e notei e bem. Depois mudei de pneus com 800g para pneus ocm 400g e... não tem nada a ver uma coisa com outra.
É certamente onde se deve investir em tirar peso numa bicicleta. Nem que seja nos pneus tubless, uma camara de ar Spzd com liquido anti-furo pesa 300g...
abaixo as camaras de ar... lol

jmcdpereira
 
Top