peso chavetas

essence_s

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Concordo plenamente, aliás sempre achei um contrasenso malta "mais pesada" colocar certos componentes tão leves e frageis para a segurança em cima da bike!
 

Kota2wheels

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São todas muito bonitas. De encher o olho aos 'Amigos do Alheio'... e fáceis e rápidas de tirarem. As chavetas e as rodas.
 

bruno Duque

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malta, estou a falar a descer uma dexida na bike de btt em estrada.
e não, não tenho o conta-quilometros descalibrado.

obrigado pelas inumeras respostas que a malta deu :tretas: :evil:
 
Boas,

Eu estava a pensar também comprar umas chavetas mais leves e de cor vermelha. Pensei nas KCNC ou nas GUB.
Pelos visto não muito recomendadas ao pessoal com mais peso, tipo eu, 87kg. São para chegar aos 75kg pelo menos, mas daqui lá ainda tenho muito que pedalar.
Alguém com o meu ou mais peso teve problemas com algumas destas chavetas?

Cumprimentos,
Jorge Marinho
 

nogueira.nuno

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O peso do ciclista ou o seu conjunto não vai suportado pelas chavetas ou apertos de roda mas sim pelo eixo do cubo por isso penso que não se pode aplicar directamente essa lógica, lá esta, para BTT ou sua modalidade usa-se um eixo normal, depois para o All-mountain ou Downhill já se usa os 15 ou 20mm, o aperto vai mudar de dimensão por uma questão desse também aumento da dimensão do eixo do cubo e isso para maior rigidez e o do aperto para poder acompanhar também essa dimensão senão os pesos seriam astronómicos, mas no final continua a ter a mesma função que um aperto de roda fininho num cubo normal, manter o eixo do cubo na posição de encaixe ou do quadro ou suspensão, mais um exemplo e que como a roda da frente anda ou tem tendência a andar mais no Ar que a detrás nas suspensões há como que uma cava inferior a mais na perna da suspensão para como que não deixar descair a cabeça de aperto das chavetas ou aperto de rodas em caso de desaperto ocasional(mais nos de parafuso ou porca) por isso aplicar forcas extremas nos apertos rápidos não vai fazer assim nada de especial, ou neste caso alguém pesado com uns apertos leves será o mesmo na minha opinião.
Pode partir, sim, mas duvido que seja do peso a mais em cima da roda.
 

cafetobi

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Boas,

Eu estava a pensar também comprar umas chavetas mais leves e de cor vermelha. Pensei nas KCNC ou nas GUB.
Pelos visto não muito recomendadas ao pessoal com mais peso, tipo eu, 87kg. São para chegar aos 75kg pelo menos, mas daqui lá ainda tenho muito que pedalar.
Alguém com o meu ou mais peso teve problemas com algumas destas chavetas?

Cumprimentos,
Jorge Marinho

ja tive 75 kgs, ja eram... agora ando nos 90 kgs e ate hj nao tive problemas com as chavetas kcnc !!! recomendo !!
 

cafetobi

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tenho medo de colocar as da tune 22 gramas e aquilo desapertar, sempre poupava umas 20 gramas lol .... e a bike ficava nos 8.7 kgs !!!! :D
 

rucaf3

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Nuno ... O peso pode não ter influencia nos apertos na posição vertical mas se falarmos de torções já implica acho eu... As minhas por mais aperto k desse na de trás quando pedalava de pé em k torcia a bike quase saiu do sitio e a roda ficou a roçar na escora daí o meu receio...
 

nogueira.nuno

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Tens razão sim senhor, mas bolas, torces-te a bike a puxar quando pedalavas com o corpo e a bike a vertical ou que raio de posição estavas a peladar para isso como que sair do sítio?
Tinhas quase que estar a mais de 20 graus de inclinação para quase fazer forca suficiente para sair do sítio. Isto sou eu a pensar de alto.
Como disse tens razão acerca do que disseste e concordo mas como se costuma dizer gostava de ver para tentar entender.
 

rucaf3

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vou explicar como sucedeu...
Estradão longo completamente esburacado e sinuoso onde ia a perto de 40kmh... Bem largado na zona baixa do Catujal (perto do Trancão) quando chego a uma zona k conheço perfeitamente (Unhos) e aparece uma subida com um grau de inclinação entre 15 e 17º quando começo a subir assim k vou a meio ponho-me em pé a bombar forte quando de repente oiço um roçar parei logo para ver e vejo o pneu de lado a roçar na escora e a ponta contrária ao aperto fora do sitio, abri acertei e continuei mas calminho... Isso com as minhas XT nunca aconteceu...
O meu quadro é carbono mas tbm não é muito rigido (wheeler eagle) penso k tbm possa ser da torção do quadro... foi estranho mas depois explicaram-me k as melhores chavetas são as a parte do aperto é feito numa peça só e não dividido em 2... Se é verdade ou não ??
 

Marreiros

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Os meus apertos rápidos da Carbon Ti ( a de trás mais precisamente) há uns meses atrás também desapertaram quando ia atrás de um camião com a desmultiplicação esgotada. Mas reconheço que não apertei devidamente o aperto rápido traseiro. ;) Foi a única vez que algo deste genéro sucedeu comigo. De resto, e desde o ano passado não tenho mais nada a "apontar" em relação a estas chavetas. Na maioria dos casos o material é que tem "razão". ;)

Aqui fica uma foto do material em questão:
12_01_201011.jpg
 

RTC

Super Moderador
Fala-se aqui de chavetas de 20, 30 até 50 gramas mas também já há quem fale em que tivesse desistido de chavetas tão leves que voltaram a colocar as antigas, de aço que devem pesar mais de 100.
Agora pergunto eu...e chavetas com peso à volta dos 70-90 gramas? Que é que temos no mercado?
 

Marreiros

Active Member
Tens a DT Swiss RWS MTB Titan:
ProductImage.aspx


Segundo dizem são as chavetas que proporcionam a maior rigidez do mercado. Se é verdade ou não, não faço a menor ideia... 80 gramas segundo o site da marca suiça.
 
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