O peso do ciclista ou o seu conjunto não vai suportado pelas chavetas ou apertos de roda mas sim pelo eixo do cubo por isso penso que não se pode aplicar directamente essa lógica, lá esta, para BTT ou sua modalidade usa-se um eixo normal, depois para o All-mountain ou Downhill já se usa os 15 ou 20mm, o aperto vai mudar de dimensão por uma questão desse também aumento da dimensão do eixo do cubo e isso para maior rigidez e o do aperto para poder acompanhar também essa dimensão senão os pesos seriam astronómicos, mas no final continua a ter a mesma função que um aperto de roda fininho num cubo normal, manter o eixo do cubo na posição de encaixe ou do quadro ou suspensão, mais um exemplo e que como a roda da frente anda ou tem tendência a andar mais no Ar que a detrás nas suspensões há como que uma cava inferior a mais na perna da suspensão para como que não deixar descair a cabeça de aperto das chavetas ou aperto de rodas em caso de desaperto ocasional(mais nos de parafuso ou porca) por isso aplicar forcas extremas nos apertos rápidos não vai fazer assim nada de especial, ou neste caso alguém pesado com uns apertos leves será o mesmo na minha opinião.
Pode partir, sim, mas duvido que seja do peso a mais em cima da roda.