Perseguido por condutor (Agente da Brigada de trãnsito alcoolizado)

kuto

Member
Apetece-me bater em géninhos...
Queres ajuda?


Agora sem brincadeira, faz queixa, pois ele não está em plena capacidade mental para tal.
Queres uma testemunha?
Manda-me pm
 

Hellangel

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Bom este assunto nem devia ter sido iniciado, pois o que realmente interessa se era agente da autoridade ou não, foi falta de civismo e esse tem o mesmo valor para todos os cidadãos, agora ser agente da autoridade só tens que te dirigir a um posto e apresentar queixa pois aqui não resolves nada. Laranjas podres todos os laranjais têm.
Podes ter a certeza que se tivesses ido nesse mesmo dia apresentar queixa e exigisses teste de alcoól era o que tinhas ganho e o resto das pessoas que circulam na estrada também.
 

TheTraveler

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No caso em apreço o agente da GNR comete um conjunto de ilegalidades:

1 - Tem de dar passagem porque está num STOP (mesmo a velocipedes);

Infelizmente em Portugal não é bem assim como dizes.
O condutor dum automóvel é obrigado a parar no STOP, mas a partir do momento que pare pode arrancar de novo e quem lhe tem que dar prioridade é a bicicleta.
São as leis que temos...
 

nfh

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Infelizmente em Portugal não é bem assim como dizes.
O condutor dum automóvel é obrigado a parar no STOP, mas a partir do momento que pare pode arrancar de novo e quem lhe tem que dar prioridade é a bicicleta.
São as leis que temos...

Lamento discordar... o sinal de STOP (bem como o sinal de cedência de prioridade) implica ceder a prioridade aos veículos que se cruzam com o condutor abrangido por esse sinal, seja em que situação for (excepto, claro está, veículos que circulam em emergência), seja o outro veículo uma bicicleta, um carro de bois ou outro veículo qualquer.
As únicas situações onde as bicicletas perdem a prioridade onde os veículos motorizados não perdem é nas situações onde a regra da prioridade à direita se aplica. Por norma essa situação verifica-se quando os veículos se encontram em igualdade de circunstância.
Se a sinalização obriga a perder a prioridade (como no caso do STOP) não há volta a dar, o condutor tem de dar prioridade de passagem a outros veículos.
 

TheTraveler

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Espero bem que sim, mas a lei é bastante confusa e pode não dar a entender isso.

O Artigo 32 diz que «o condutor de um velocípede deve ceder a passagem aos veículos a motor», e a infracção leva a multa entre €120 a €600. As excepções são: os veículos que saiam de edifícios caminhos ou zonas particulares e, numa rotunda, os veículos que estejam para entrar (Artigo 31

Aqui é a parte a que eu me refiro e onde não temos prioridade

Atenção, o facto de um veículo a motor ter prioridade sobre um velocípede num cruzamento ou entroncamento não significa que tem carta branca para lhe passar por cima... Segundo o Artigo 29 «o condutor com prioridade de passagem deve observar as cautelas necessárias à segurança do trânsito (infracção dá multa entre €120 e €600)».

Aqui é a parte em que não temos prioridade mas que o condutor do automóvel tem que "observar as cautelas necessárias". O que é muito complicado provar quando não há acidente.

Quanto à sinalização vertical (sinais de STOP, perda de prioridade e semáforos), esta é de aplicação universal, e sobrepõe-se à regra da cedência de prioridade, pelo que os veículos a motor a têm que respeitar mesmo que na estrada em que se preparam para entrar venha um velocípede.

Aqui é muito confuso. Segundo isto, temos prioridade perante um carro num STOP, pois o sinal de STOP é de aplicação universal e sobrepõe-se à regra de cedência de prioridade. O que é a mais pura das tretas! Até à revisão do último código de estrada também haviam sinais de perda de prioridade para os carros que entravam numa rotunda, e não era por isso que tínhamos prioridade quando nelas circulávamos.
A lei tem sempre várias interpretações e é sempre para o lado dos carros.

Confira: O Artigo 7 explicita a hierarquia entre prescrições e indica que as resultantes dos sinais prevalecem sobre as regras de trânsito. Hierarquia entre as prescrições resultantes da sinalização: 1º sinalização temporária que modifique o regime normal de utilização da via; 2º sinais luminosos; 3º sinais verticais; 4º marcas rodoviárias. Acima dos sinais e das regras estão as ordens dos agentes reguladores do trânsito (polícia, trabalhores de obras em curso nas vias,...).

Aqui é-nos dito que os sinais prevalecem sobre as regras de trânsito.
Mas, no artigo específico para as bicicletas foi-nos dito:
O Artigo 32 diz que «o condutor de um velocípede deve ceder a passagem aos veículos a motor», e a infracção leva a multa entre €120 a €600. As excepções são: os veículos que saiam de edifícios caminhos ou zonas particulares e, numa rotunda, os veículos que estejam para entrar (Artigo 31

Confusos? Eu estou!
 

pauloeste

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Infelizmente em Portugal não é bem assim como dizes.
O condutor dum automóvel é obrigado a parar no STOP, mas a partir do momento que pare pode arrancar de novo e quem lhe tem que dar prioridade é a bicicleta.
São as leis que temos...

Caro amigo, perante o sinal STOP é obrigatória a paragem e cedência de passagem a TODOS os veículos (com e sem motor).
É o que dizem os códigos actualmente em vigor:

RST

SUBSECÇÃO II



Artigo 21.º

Sinais de cedência de passagem​

Os sinais de cedência de passagem, representados no quadro XXIII, em anexo, são os seguintes:

(...)

B2 – paragem obrigatória no cruzamento ou entroncamento: indicação de que o condutor é obrigado a parar antes de entrar no cruzamento ou entroncamento junto do qual o sinal se encontra colocado e ceder a passagem a todos os veículos que transitem na via em que vai entrar;

... conjugado com a alínea n) do artigo 146º do Código da estrada em vigor, infracção muito grave.

Com pena acessória de inibição de conduzir de 2 meses a 2 anos , (n.º 2artº 147º do CE) para além da bela coima.

Antigamente é que os velocipedes não tinham prioridade...
 

pauloeste

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Só mais uma achega.

Não confundir multa com coima.

A multa se não for paga é vertida em dias de prisão. Há alguns exemplos no Código penal e Leis extravagantes criminais.

A coima se não for saldada, podem ser arrestados os bens do devedor e vendidos em hasta pública, para satisfazer o valor em dívida, caso das contra-ordenações.
 

JNR

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Se realmente as coisas se passaram dessa maneira não podes deixar passar em branco.

Há que respeitar as autoridades deste pais mas isso só tem validade dentro de um quadro legal.

Há uma figura jurídica denominada Direito de resistência. Um agente de autoridade não pode fazer o que lhe der na real gana e sendo ilegal, o cidadão tem o direito subjectivo legal de resistir.

No caso em apreço o agente da GNR comete um conjunto de ilegalidades:

1 - Tem de dar passagem porque está num STOP (mesmo a velocipedes);

2 - Abuso de autoridade ao interpelar indevidamente o ciclista, tendo em conta as acusações que faz e o alegado estado em que se encontra;

3 - Destruição de propriedade alheia, que pode configurar crime de dano.

4 - Coação psicológica sobre o ciclista que, vendo a sua propriedade a ser destruída é compelido a pedir desculpa.

Meus amigos vivemos num Estado de Direito. Isto quer dizer que todas as pessoas têm direitos e deveres subjectivos positivados nos Códigos ou Leis estravagantes deste país. Ninguém esta acima da lei.

Denuncia a situação no Posto local (leva uma testemunha para o caso de não quererem receber para proteger o colega).
Se não quiserem receber a queixa. Não faz mal.

Vais a outro Posto ou Esquadra (GNR ou PSP) e fazes a queixa contra o agressor e contra quem não quis receber a queixa inicial.

Também podem ser apresentadas queixas na Inspecção Geral da Administração Interna, que é a entidade que fiscaliza as forças de segurança do MAI.

Agora se deixam passar estas situações, os maus elementos que dão má fama às forças de segurança, vão continuando impunemente sem rédeas.

Cumps.

Paulo Estêvão


Eu não diria melhor!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! não basta queixarmos-nos pelos cantos e resmungar contra este ou outros, temos que reclamar a quem de direito, pois a republica das bananas é no meio do oceano atlântico (embora por vezes...)
 

ARKANHI

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Pessoal, eu também uso uma farda (PSP) e quando tenho conhecimento de casos como este sinto-me envergonhado mas já aprendi há muito tempo que não podemos julgar toda uma corporação por causa de algumas "ovelhas negras" e quando falo em corporação não falo só de GNR, PSP, PJ, Bombeiros, etc, falo de TODAS as profissões. Quando entrei para a tropa houve um tenente que me disse umas palavras que nunca mais esqueci e aplico aqui neste caso: "Aqui há filhos de muitas mães..."
 

ARKANHI

New Member
Claro que há dignissímas excepções, pessoas que sabem o que é vestir uma farda e bem servir o cidadão que lhe paga o salário

Eu quero acreditar que os casos como o deste GNR é que são (in)dignissímas excepções...
Quanto á afirmação que fazes ao dizer que é o cidadão que paga o salário ás forças de segurança não estou de acordo pois se formos por aí os "bófias" também fazem descontos que pagam muita m***a que anda por aí.
Mas tá-se bem...é a sociedade que temos.
 

STIG_73

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ARKANHI

Já me retratei por essa afirmação um tanto infeliz e também já expliquei a razão pela qual a fiz (devido ao calor do momento). Se te sentiste ofendido, assim como os demais users deste forum que vestem farda, volto a apresentar as minhas desculpas. É certo, as desculpas não se pedem, evitam-se, mas o que está dito está dito e não há forma de voltar atraz.
Todos nós que trabalhamos contribuímos para tirar este país da crise em que se encontra, mas hás-de concordar que a principal razão da existência das policias, são os cidadãos e esses merecem todo o respeito e concideração da parte de quem tem por missão zelar pela sua segurança e bem estar, quer estejam fardados em serviço ou fora dele a cair de bêbados, como foi o caso.
Fazendo fé naquilo que diz o amigo DaniDias, este senhor deve ser uma pessoa muito mal formada, sem uma ponta de civismo e respeito pelo próximo. É por isso que eu defendo que casos como este devam ser denunciados para que uma laranja pôdre não estrague todo o laranjal.
 
Boas nfh, estas (quase) completamente correcto!!! Só te enganas em relação aos veículos que circulam em emergência, pois mesmo estes têm que parar/ ceder passagem em algumas situações como parar nos stops e sinais vermelhos, entre outras... claro que com precaução acabamos por avançar nestas situações, mas em caso de acidente, não tenhas duvidas que a culpa é do veiculo de emergencia, este é que tem obrigação de apenas avançar se for possivel faze-lo em segurança!

Quanto aos velocipedes, como aqui já foi referido inumeras vezes, actualmente apenas temos tratamento diferente em relação a veiculos motorizados em cruzamentos sem sinalização...ai realmente, ainda que nos apresentemos pela direita, temos que ceder a passagem aos que têm motor! não percebo porque continuam a insistir em outros casos...
 

fujiboy

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Eu tb uso farda antes demais. è pena que em Portugal seja desta forma tudo serve para descarregar...mas. O facto de ser um condutor,mais um embriagado como passa a ser muito normal nas nossas estradas. Mas o que tem estado aqui a realçar nao foi a falta de civismo e de educaçao do condutor mas sim o facto de ele vestir uma farda. Isso sim é o demais importante,ele nao deixa de ser uma pessoa normal como todas as outras,
é um ser humano tem os seus erros. Mas nao tem de ser logo atacado por vestir uma farda,esquecem-se é que somos perto de 26000 e nem todos somos iguais. O geninho é mau qd autua,é mau qd reprime, mas qd precisam nos muitas vezes tamos la,nao se esquecam disso e muitas vezes sem capacidades apenas com a nossa boa vontade, e vontade de servir e ajudar o proximo.
Nao quero vos chatear mais mas tou revoltado qd no outro dia em serviço mataram um colega meu...um condutor embriagado entendem????
Em seviço em cima de uma mota foi mais de 100m arastado. Mas um pequeno grande pormenor era chefe das finanças com taxa crime.
Sabem o que apanhou por matar um agente em srviço e FARDADO em cima de uma mota???
Pena suspensa e uma multa exelente nao é? Com isto nao estou a desculpar ninguem,se me entendem
Foi um desabafo
 

ARKANHI

New Member
ARKANHI

Já me retratei por essa afirmação um tanto infeliz e também já expliquei a razão pela qual a fiz (devido ao calor do momento). Se te sentiste ofendido, assim como os demais users deste forum que vestem farda, volto a apresentar as minhas desculpas. É certo, as desculpas não se pedem, evitam-se, mas o que está dito está dito e não há forma de voltar atraz.
Todos nós que trabalhamos contribuímos para tirar este país da crise em que se encontra, mas hás-de concordar que a principal razão da existência das policias, são os cidadãos e esses merecem todo o respeito e concideração da parte de quem tem por missão zelar pela sua segurança e bem estar, quer estejam fardados em serviço ou fora dele a cair de bêbados, como foi o caso.
Fazendo fé naquilo que diz o amigo DaniDias, este senhor deve ser uma pessoa muito mal formada, sem uma ponta de civismo e respeito pelo próximo. É por isso que eu defendo que casos como este devam ser denunciados para que uma laranja pôdre não estrague todo o laranjal.

Na boa, não me senti ofendido mas achei que era minha obrigação intervir neste tópico...Desculpas aceites e concordo plenamente com este teu último post. Estas situações têm mesmo que ser denunciadas.
 

ARKANHI

New Member
ARKANHI

Já me retratei por essa afirmação um tanto infeliz e também já expliquei a razão pela qual a fiz (devido ao calor do momento). Se te sentiste ofendido, assim como os demais users deste forum que vestem farda, volto a apresentar as minhas desculpas. É certo, as desculpas não se pedem, evitam-se, mas o que está dito está dito e não há forma de voltar atraz.
Todos nós que trabalhamos contribuímos para tirar este país da crise em que se encontra, mas hás-de concordar que a principal razão da existência das policias, são os cidadãos e esses merecem todo o respeito e concideração da parte de quem tem por missão zelar pela sua segurança e bem estar, quer estejam fardados em serviço ou fora dele a cair de bêbados, como foi o caso.
Fazendo fé naquilo que diz o amigo DaniDias, este senhor deve ser uma pessoa muito mal formada, sem uma ponta de civismo e respeito pelo próximo. É por isso que eu defendo que casos como este devam ser denunciados para que uma laranja pôdre não estrague todo o laranjal.

Na boa, não me senti ofendido mas achei que era minha obrigação intervir neste tópico...Desculpas aceites e concordo plenamente com este teu último post. Estas situações têm mesmo que ser denunciadas.
 
As minhas condolências pelo teu colega. Infelizmente, grande parte das "safas" vêm precisamente de que deveria dar um exemplo.
Mas sendo um agente da autoridade, será que poderias indicar como actuar nestes casos?
Não pergunto isto para "virar" o sistema ao contrário, apenas para saber que abordagem e resolução pode vir de um caso destes.
 

XperMatoZoiD

New Member
Boas,

Sei que não é o método de actuação correcto,mas eu nao sei se teria tido o sangue frio de assistir impávido e sereno ao gajo a mandar-me a bicla ao chão e ainda lhe pedir desculpas... não sei se não lhe cravaria um belo dum selo... ainda que, E TENHO PLENA CONSCIENCIA DISSO, perdesse a razão com essa atitude...
Depois de nos embrulhar-mos chamavam-se as autoridades... colegas ou nao teriam de ser levantados autos, pelo que a situação teria de ser exposta e avaliada, e se ele estivesse realmente bebedo, facilmente a situação se resolveria...

Digo eu... :p
 
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