Pedaleiro - FSA Afterburner MEGAExo

zicx

New Member
Boas pessoal,
com a chegada dos saldos, "e o ainda subsidio de férias", penso em fazer um upgrade a minha orbea alma s50, com isso o velhote e muito gasto deore vai a vida. pensando na estética pensei em adquirir uma FSA Afterburner MEGAExo.

fsa_afterburner_cranks_09.jpg


pensei na xt mas os pesos são iguais, e esta está por ai na rede a 89€.
vou continuar com as 9v pois para 10v o investimento era mais do triplo.

qual a vossa opiniao?
Faço boa compra?
 

Duarte86Dias

New Member
Boas

O pedaleiro em si não é mau, e até tem um bom peso para o preço mas a malta queixa-se que os pratos FSA não são grande coisa e costumam provocar muitos chain suck...mas nada que não tenha solução com a aquisição de uns pratos TA, ou carbon ti...

Cumprimentos
 

tinric

Super Moderador
Olha que eu tenho uma ideia muito contrária dos pratos FSA, mas note-se que uso um de downhill 42.. não será grande exemplo, mas leva mais de 1000Km acho eu assim de cabeça e sem nenhum sinal de desgaste ou qualquer problema.
 

npaixao

Member
Eu tenho esse modelo mas só com 2 pratos (para 10x) e esteticamente agrada-me bastante pois gosto de bikes e material exclusivo e diferentes do que se vê na maioria das bikes.

E efectivamente no início (quando o pedaleiro era novo) tive uns 10 chain suck, mas assim que a trasmissão acamou nunca mais aconteceu.
A transmissão era toda nova, mas acho que a corrente slx não se adaptou a 100% ao pedaleiro pois as correntes de 10x são mais estreitas e dá-me a ideia que os dentes do prato não são assim tão estreitos.
Tudo se resolveu com o tempo e com a rodagem habitual dos primeiros kms.
Agora é um relógio, mas como tenho tranmissão de 10x, só tenho 2 pratos, e o prato maior roda 90 a 95% do tempo, e com apenas 8 meses e com perto de 1500kms, os dentes do prato grande já apresentam algum desgaste, mas em contrapartida o prato mais pequeno está como novo. Tem tudo a ver com a intesidade e força da utilização pois eu gosto de pedalar em força e fazer as subidas sempre na carga máxima e muitas das vezes pedalando de pé.
Devo trocar o prato grande lá para Abril/Maio quando a época da chuva estiver a terminar. (vai-me durar cerca de 12/15meses e vai fazer uns 2500kms)
As transmissões de 10x têm este problema pois o desgaste assenta quase todo no prato maior, e nas de 9x o desgaste é mais bem repartido pelos 3 pratos.
Abraço, espero ter ajudado.
 

ruicampos

New Member
olá, tenho exactamente esse problema com a minha pedaleira ,fsa afterburner bb30, anda-me a dar cabo do carbono, aliás ando a pensar em levar a bike ao logista, para resolverem este problema de uma vez por todas, tenho a bike na garantia (cannondale flash carbon) e se calhar tem que que arranjar um quadro novo á custa disso...vamos lá ver...mas Duarte86Dias, queres ser mais especifico, que pratos são esses? Obrigado
 

Nimrod

New Member
Tenho uma fsa afterburner bb30 numa cannondale rz120 e após alguns kilometros começou a desenvolver um chiar, foi a loja abriram akilo meteram massa e ficou a andar, mas passado um dias começou a fazer o mesmo barulho, tendo desta vez evoluido rapidamente pra um outro ruido semelhante ao barulho produzido ao lixar metal, teve de ir outra vez a loja onde tiveram de voltar a abrir akilo e por massa nova, e o problema ficou resolvido. Já apanhou lama, chuva e muita poeira, sem nenhum outro problema. Desde então não tem dado problemas e aconselho, apesar de pesar cerca de 1000 e poucas gramas, mas ao preço k está considero ser uma boa compra.
 
A minha pedaleira tb é uma FSA nova com cerca d 100 klm sem andamento na agua nem em lama e tb faz um ruido estranho parecido c o dos aneriores comentarios, mas s pedalar de pé já n faz nada,é estranho do q será?:confused:
 
Last edited:
Top