pedalar em grupo

fernandes

New Member
Boas,
Sou novato nestas andanças, mas gostava de ouvir algumas sugestões sobre como manter um grupo coeso.
No grupos de batetistas de Domingo ( meu caso), acontece muito, grandes diferenças de andamento, entre aqueles que aparecem regularmente e os que sem ritmo têm mais dificuldade. Como defensor do grupo, tenho alguma dificuldade em satisfazer o gosto dos que andam melhor, com os que por dificuldades não conseguem acompanhar. Aqui reside a minha dificuldade, e procuro um ponto de equilibrio que satisfaça as duas partes sem criar divisões.
 
Olá colega de pedaladas :D
Antes de mais bem-vindo ao fórumBTT.net :wlcm:

Aqui poderás saber tudo relacionado com bicicletas de montanha, desde informações sobre peças até ás datas dos próximos passeios, passando pelas ultimas da competição!

Aconselho a que assim que possas dés uma vista de olhos nos seguintes tópicos:

Regras Gerais do Fórum
A tua apresentação
A apresentação da tua bike

Guia do comprador de bikes de iniciação
Guia para comprar a bicicleta perfeita

Regras dos classificados
Regras para colocação de eventos
Regras de segurança do utilizador

Como colocar imagens
Como colocar vídeos
Tutorial de como modificar uma mensagem

Regras de transito aplicáveis aos velocípedes
Glossário

Calendário de actividades


Acho que é esse o espírito! Ajudar os outros e ser ajudado se precisar :D
Um abraço
 
Isso é de facto um problema... para os que andam menos é fisicamente esgotante acompanhar os outros....

Para os que andam mais é chato ir a "pastar".... solução:
- Chegar a um entendimento, partir o grupo ao meio, os que andam mais esperar pelos outros desde que as pessoas apareçam mais vezes para ganhar ritmo... desde que o pessoal converse e haja um entendimento de parte a parte...
 

WHEELER-CB

New Member
Boas..

Pedalo normalmente em grupo todos os domingos com um grupo de amigos. Regularmente participamos em Passeios organizados (sempre na vertente de lazer)...
Esse problema é comum, e nós resolvemos isso adaptando as nossas voltas ao grupo do dia, isto é, os que "andam mais" reduzem o andamento e geralmente esperam pelos que "andam menos" em algumas zonas de forma a que o grupo não se separe. Normalmente um dos elementos mais habituado acompanha os com menos andamento de forma a motivá-los, alternando entre os vários elementos do grupo...

Porém, os elementos que "andam menos" terão de se esforçar e continuar a aparecer, com o objectivo de ir aumentando as "performances"...
Quando algum desses novos elementos "falha demasiado" nas voltas semanais, não adquire ritmo e quando aparece é "problema dele", irá ao ritmo que conseguir, muitas vezes sozinho!!!! Assim tem de decidir: ou treina ou desiste deste grupo...

Posso referir que são mais os que têm ficado que os que têm abandonado!!!

Boas Pedaladas....
e...
boa motivação para desenvolver grupos!!
 

mdiogo

New Member
Bela questão....

Tb temos um grupo em que andamos regularmente sábado e domingo (menos pessoal), tb temos os que andam mais e os que andam menos, mas nunca foi problema aqui.

Os que andam mais andam e esperam, os que andam menos pedalam para não atrasar muito. Nesse aspecto ninguém se chateia.

Ainda este fim de semana fizemos uma meio maratona, e apesar de irmos poucos mantivemo-nos sempre juntos, acabando quase em últimos, e tb temos elementos que podiam ficar nos primeiros se quisessem, mas isso para eles tb não é objectivo. Fizemos um abastecimento por nossa conta debaixo duma árvore a ver o pessoal passar, e qd furamos mudamos todos a câmara...Connosco é tipo um por todos e todos por um....Mantemos este grupinho faz uns 4 ou 5 anos...

Isso vai de cada pessoa, mas eu sei que se fosse para grupos de maratonistas ou de downhill (duro) tb não me ia sentir mt bem talvez...O nosso tipo é mesmo curtir mas cada um a seu ritmo, sem ser obrigado a nada...

Cumps,
Mário
 

miguelromao

New Member
Aqui está um tópico interessante, que será sempre um ponto de discusão dentro dos grupos de btt a sua coesão.

Vai ser sempre difícill manter um grupo 100% coeso em termos de andamento, mas é mais facíll e tolerável se o grupo for pequeno, isto porque mesmo esperando pelo mais lento do grupo a perda de tempo é menor e o esforço despendido pelo que tem menos andamento em poucos fins de semana é recompensado.
Por outro lado a coesão também passa pelo bom entendimento dos elementos do grupo, mesmo que haja alguns desentendimentos de opiniões (saudável) mas sempre na base do respeito.

Os grupos maiores (parece ser o teu caso) são mais dificeis de controlar os andamento e as perdas de tempo são enormes e chatas para quem tem maior andamento. É uma questão de gosto e pacência dos elementos que integram o grupo mas naturalmente poderá acontecer que alguns desses elementos possam lentamente procurar outros grupos que estejam dentro do seu gosto e gozo.

aconselho para quem não tem maior ritmo no grupo fazer umas saidas sózinho para ganhar andamento e depois entegrar novamento no grupo.
 

Secm

New Member
Olá,,
Esse é de facto um problema,
nós no BCC - bike club de Coimbra,
normalmente esperamos em pontos combinados de forma a que o grupo se vá juntando.

É um pouco chato para os mais rápidos, mas pelo menos enquanto vamos a rodar cada um vai ao seu ritmo.

Outra alternativa é fazermos o mesmo percurso no regresso e assim ao regressar vai-se "apanhando" os mais lentos.
No fundo, o importante é não esquecer que o objectivo é dar uma volta com os amigos.
 

WHEELER-CB

New Member
Boas..
Sim.. o objectivo principal é sempre dar uma volta com os amigos, "curtir" o BTT e a natureza... fazermos aquilo que tanto gostamos: ANDAR DE BIKE NA TERRA!!!

...nunca esquecendo o espírito de grupo e respeitando todos. Mas acho que devemos fazer sentir aos "mais lentos" que se só esporadicamente aparecerem até a eles é prejudicial...

Boas pedaladas
 

Best

Member
Boas!

Manter um grupo coeso é um processo de "selecção natural", ao estilo Darwiniano.

Na Santa Malta, no início éramos 3, e através de um primo de um de nós, conhecemos mais 2 ou três. A partir daí, todas as semanas apareceram um ou outro e os que gostaram da nossa actividade voltaram a aparecer. Estava feita a base do grupo.

Para o grupo crescer até aos 30 que agora compõem o pelotão, foi necessário tornar apetecíveis as nossas voltinhas domingueiras.
Como é que isso se faz?

1- Se te propões a manter o grupo e és o seu mentor, não te podes baldar, faça chuva ou Sol!
2- Partir a cabeça aos que se baldam!
3- Propôr percursos porreiros e variados e se possível com alternarivas aos locais mais radicais.
4- Parar numa pastelaria para abastecimento.
5- Apoiar os iniciados, pois até tu já o fostes.
6- Efectuar paragens para descansar um pouco e para esperar pelos iniciados
7- Tentar ser o "meio-termo" do grupo, o que às vezes é difícil!
8- Receber bem novos elementos do grupo é um convite a que eles voltem novamente.
9- Não ligar a bocas do tipo "isto hoje é só alcatrão!!!" e manter o percurso
10- Realizar jantares convívio anualmente... ou semestralmente, caso os membros do grupo sejam bons convivas! - Editado
11- Ajudar os iniciados nas avarias mecânicas
12- Criar um tópico aqui neste fórum, onde possas motivar a tua malta para a próxima voltinha semanal.

Poderão haver outras dicas e as que escrevi não estão por ordem de importância...

Força!
 

Best

Member
... mas eles ainda se estão a iniciar!

Ok... vou corrigir!
Por convivas... entenda-se bons garfos e bebedolas....  :mrgreen:
 

rzoig

New Member
E um incentivo aos iniciados:

Conhecem a subida do Chimarrão em Monsanto?
É aquela subida bastante inclinada nas traseiras do restaurante Chimarrão próximo da Rotunda de Mtes Claros.

Há um ano atrás, quando regressei às lides bicicletantes, mas agora na modalidade BTT, esganava-me todo para fazer essa subida e muitas vezes tinha de apear-me.

No grupo, era um dos atrasados, claro.
A nossa regra era simples: Se não vês ninguém num cruzamento, é para seguir em frente. Se fosse do tipo equerda-ou-direita, lá estaria o grupo à espera dos atrasados.

Treinei, não me baldei, cheguei a andar a temperaturas quase negativas na Arrábida - a chover e tudo - e hoje em dia chego a essa subida e, em 4.ª ou 5.ª velocidade, levanto até o dito cujo e trepo por ali acima.

Portanto, para os mais atrasados, não desanimem que um dia há-de chegar a vossa vez de esperar por alguém no topo das subidas!!
:D

Boas Pedaladas
8)
 

Clobao

New Member
Mais vale andar com grupo mesmo q estes não nos acompanhem do q andar sozinho!!! Eu ando sempre sozinho e digo já q não é nada agradavel..... mas a força está comigo!!!!! Para não desistir.... :D
 

Nuno Nunes

New Member
OI tens razão. por vezes sintimo-nos bastante mal por ser mos os ultimos...
Aconteceu me a algum tempo depois de ter feito uma rutura muscular no gemeo...Fiqui sem andar durante 16 semanas,fiquei em baixo e muito mais pesado.( 8 KG)
Passei a andar sosinho,só para nao ficar para tras...Dá pra entender. O grupo que ando e implacavel nunca esperam.
Agora e ganhar o ritmo...Dar tempo ao tempo.
Abraço
Boas pedaladas
 

mdaniel

Member
Ok nós não temos tido muitos problemas pelo menos por agora :D
Basicamente temos muitos membros com andamentos diferentes o que dá para aquase criar dois sectores, turtle power :mrgreen: e lebre power :mrgreen: , normalmente os lebre power aguardam nos pontos de cruzamento pelos outros aproveitando para beber e comer se houver necessidade disso. Depois também se invertem os papeis pois se uns são rápidos a subir os outros são malucos a descer :aiui: o que dá para equilibrar :mrgreen:.
Depois é só cultivar o convivio entre o pessoal, uns cafezinho de manhã antes de arrancar, umas mines depois da voltinha :cheers: (Ás vezes também durante). É tudo uma questão de amizade e respeito por todos os membros e depois com o evoluir da pedalada vai ficando tudo uniforme. Há ainda um ponto que me esquecia, deves também pedir aos membros do grupo sujestões para os passeios de modo a variar o tipo de percursos e instalar a satisfação face ao percurso por parte de todos.


É dificil mas com um pouco de esforço cria-se um grupo de amigos praticantes de btt para toda a vida :mrgreen:
 

pedro25martins

New Member
Nos passeios organizados sem andamento livre, vamos vários guias. Tentamos impor um ritmo adequado a todos. Quando algum grupo fica mais atrás, um guia acompanha-os e os mais rápidos param (logo que possivel) para reagrupar.
Nos passeios organizados com andamento livre os guias é só para recorrer em último caso. O percurso está sinalizado e marcado, mas há sempre alguem que se engana...

Naquelas voltas só com os amigos/ conhecidos nas zonas rolantes vai sempre tudo junto. Nalgumas subidas os mais rápidos disparam, mas esperam pelos outros no topo. Nas descidas aconteçe o mesmo...

Um passeio com alguem novo, principalmente se for eu a convida-lo ou alguem que me convide, ando ao ritmo dele, se for mais fraco. Se for melhor espero que espere por mim. Com alguem mais fraco, não me vou armar ao cágados e por-me a andar. Inversamente, se ele fizer isto tão cedo não tem a minha agradavel companhia!!!

Nos treinos de estrada as coisas mudam de conversa. Vai sempre tudo junto. Se alguem empena numa subida vai faze-la sozinho. A rolar vai na roda e lá segue. Aqui o objectivo e treinar. Por causa de um não vamos estragar o treino da maioria.

O que é preciso é definir bem as coisas. Se é um passeio é para passear! Nestes passeios surgem muitos só para exibirem o seu power frente aos mais fracos. A esses mandem por o dorsal nas costas e que corram nas provas! Tudo tem o seu lugar!

Bons passeios, bons treinos!
 

Lunatic_Lover

New Member
Epah se é treino, é treino e cada um vai ao seu ritmo... não vai deixar de treinar "duro" para esperar por outros...

Agora quando se fala em voltas, passeios, etc etc, em grupo penso que o objectivo é fazer o percurso em conjunto, para poder gozar as vistas, as descidas, as subidas, e o convivio de uma volta com mais pessoas... Qual é a lógica de um gajo num passeio ir sempre a abrir e de 5 em 5 km tar a parar pa esperar pelos outros? :roll:
 

candido

New Member
estou num grupo unido, tivemos sorte com o pessoal e quando se junta pessoal de outros grupos não conseguimos impor a nossa filosofia, os aceleras arrancam mas no cimo do monte ou no final da descida esperam ou fazem duas vezes a mesma coisa.
Ou seja tenho colegas que sobem, descem e voltam a subir outra vez o monte para acompanhar o pessoal, isto é que é espirito de betetista. (se quer treinar e fazer a mesma coisa muitas vezes, só assim se chega a prefeição.)
É um desporto de risco por isso temos de estar atendo uns com os outros para aqueles azares que acontecem sempre ao do lado. (principalmente aos experientes)
 

BrunoPereira

New Member
Participei num grupo durante cerca de dois anos e fui-me afastando devido a uma doença. Na altura (mais recentemente por assim dizer), com o acréscimo de pessoal a praticar BTT, o grupo aumentou e como tal, havia sempre pessoal novo que ficava para trás.

Ora naquela altura, como estava em forma, ia sempre a apoiar os que iam em ultimo, acompanhando-os. Mas quando surgia um subida assim mais acentuada ou uma bela de uma descida eu passava-os e nos casos das subidas, ia até lá acima e depois descia para subir novamente ao lado deles.

Depois de recuperado da doença, decidi falar com um pessoal amigo e fazermos o nosso grupinho, 4membros na altura. Hoje já somos 8 sempre disponiveis e alguns aparecem quando podem.

Acho que o mais importante num grupo é o espírito de entreajuda e companheirismo.
 
Top Bottom