Pastilhas formula R1

azulen

New Member
Bom dia,

Há umas semanas ao lubrificar a corrente com um spray qualquer, sem querer contaminei as pastilhas de origem dos travões formula R1. Como devem adivinhar aquilo ficou a travar mal. Depois de várias tentativas para solucionar o problema (fairy, limão, álcool, spray desengordurante, etc, etc...) pouco ou nada melhorou.
Dirigi-me então a uma loja de bicicletas para comprar umas pastilhas novas, comprei umas recomendadas pelo Sr. que dão pelo nome de Jagwire.
Lá removei as pastilhas anteriores, limpei bem os discos e coloquei as pastilhas novas; o problema é que as novas travam pior que as velhas contaminadas e já fiz cerca de 150 km's (duas meias-maratonas) e não há maneira de melhorarem. Aquilo parece mais uma embraiagem que sei lá que... é puxar o manipulo ao fundo e ela a deslizar como se nada fosse :lol:

Antes de gastar dinheiro estupidamente, queria que alguém com experiência na matéria me indicasse uma pastilhas como deve ser, que travem à macho!

Obrigado!
 

mariosimas

New Member
devias ter lixado um pouco as outras pastilhas e talvez também lixar um pouco os discos.

as bonas precisam de tempo para "acamar" é como nos discos dos automóveis.
 

Marreiros

Active Member
A mim as pastilhas novas entram sempre muito justas... Tão justas que depois de montadas o rotor nem entra! A solução será sacar algum oleo ao sistema para os bombitos recuarem?
 

subeskema

New Member
Antes de colocar as pastilhas com uma chave lisa deves recuar o pistão manualmente! É assim que se faz tanto nas bikes como nos carros.... Utilizo nos meus Rx pastilhas bbb que também são as que usam nos r1 e funcionam lindamente. Pode ser que o composto das Jagwire seja mais demasiado soft e não tenha aderência...
 

black adder

New Member
Boas

Há dias aconteceu-me o mesmo (óleo nos discos) também com uns R1 ... só que no fim da volta estavam praticamente gastas.
Para acabar com o óleo a solução foi queimá-las com maçarico (até desaparece o óleo) e lixar os discos (solução que funcionou muito bem)
Agora também ando à procura de umas novas mas ainda não descobri quais devo usar (qualidade/preço)... se descobrires avisa

Cumprimentos
 

azulen

New Member
Lixar os discos? :medo: O metal dos discos é assim tão poroso que absorve o oleo? E já agora, suponho que seja com uma lixa fininha, certo?

Entretanto retirei as Jagwire, lixei as pastilhas velhas de origem e coloquei-as.. O peso das pastilhas Jagwire para as de origem é abismal, como é possivel?!
1 pastilha jagwire = 2 ou 3 o peso de uma pastilha de origem.

Quanto ao "acamar", não creio que sejam precisos 300 km's para que acamem, elas nunca travaram a ponta dum corno e ponto final.
 

Sodesce

New Member
Boa tarde Azulen,

Na minha opinião umas das melhores pastilhas de travão são fabricadas pela Swisstop.

Mandei vir umas para os meus AVID Elixir CR e ficaram a travar ainda melhor.

Eu mandei vir do site bike-discount, mas talvez se encontre por cá.

Não te esqueças de limpar regularmente os discos de travão com um pano limpo e Álcool isopropílico (compra-se na farmácia). Desta forma garantes que os discos não vão contaminar as pastilhas novas.

Não tentes recuperar pastilhas contaminadas e não uses lixa nos discos.

Boa sorte.
 

SURFAS

New Member
Olha isso já me aconteceu diversas vezes.

Solução Álcool isopropílico, limpa-se as pastilhas e os discos. Ao principio não irás notar que travão bem, mas numa descida deixa aquecer bem o disco e pronto já terás de novo a mesma potencia que tinhas.
E sim quando se muda as pastilhas tem de-se recuar os bombitos!!

Este tipo de álcool é usado para limpar as suspensões.
 

azulen

New Member
Já fiz isso do álcool duas ou três fezes. Como não resultou decidi lixar um pouco as pastilhas e os discos e para me f**er ainda mais ao tentar tirar o parafuso que segura as pastilhas moí-os... Que desastre, era mesmo o que me faltava. Cada parafuso daqueles custa 40 euros e que bela ***** de parafuso, parecem feitos de cócó..

Agora ando com dois travões CAROS que não travam a ponta dum corno com duas braçadeira a segurar as pastilhas :lol: só me dá vontade de rir.

É o que acontece quando querem tirar o máximo peso possível aos componentes, equipam o material com parafusos, anilhas,etc do mais leve que há e também do menos resistente :/
 

veeduuu

Member
Boas,
Também uso os R1 e num passeio/raid parei numa area de assistência para me lubrificarem a corrente que estava completamente seca, onde uma rapariga fez o favor de usar oleo em spray para lubrificar tudo o que apareceu pela frente ao ponto de o bombito estar a escorrer oleo.... Depois de lhe perguntar o que estava a fazer e dado a resposta reparei que não adiantava estar ali a perder mais tempo, a sra não fazia a minima ideia do que estava a fazer..... Continuei o passeio basicamente sem travão de trás mas o que me surpreendeu foi que após tanto travar cheguei ao fim do passeio com o travão a travar a 100%. As pastilhas eram as de origem e usei-as até ao fim!!! Após isto nestes travões nunca experimentei outras marcas e apenas uso as de origem/formula e compro em qualquer loja de "rua" por 20€ !!! Peso 85kg e uso um dedo para travar!!!
 

TheShadow

New Member
Pastilhas com eleo metam-mas em coca cola durante umas horas
Verão como fica a ccoca cola.

Depois é só limpa bem os discos e montar as pastilhas que depois de uma volta ficam a travãoem condições.

Já experimentei nos meus Formula oro k18 e funcionou na perfeição
O disco e as pastilhas eram da Formula.
 
Top