Países Participantes nos Jogos Olímpicos na modalidade de BTT XCO

jpflopes

New Member
pois é, mais uma vez Portugal passa ao lado da possibilidade de colocar o BTT nacional na lista de participantes nos JO.
Já há algum tempo se sabia que Portugal não estava na lista das 22 nações com atletas masculinos participantes e 14 nações com atletas femininos participantes. Ainda restava uma muito ténue esperança, CASO A FEDERAÇÃO TIVESSE FEITO ESFORÇOS NESSE SENTIDO, de conseguir entrar no 2º critério de selecção, onde as nações para a prova masculina passavam a 24 e para a prova feminina para 18.
Face aos inexistentes esforços da Federação, foram seleccionados atletas de países como a Namíbia, Zimbawe, em detrimento de Portugal. VERGONHA (não é que tenha nada contra os atletas destes países). :nana: :nana: :nana: :nana:
e o seleccionador nacional ainda veio cá para fora (em entrevista à bike magazine) dizer que a federação estava muito empenhada no desenvolvimento do BTT Nacional. :tretas: :tretas: :tretas: :cadeirada: :cadeirada: :cadeirada:
vejam notícia em: http://www.esmtb.com/Total_de_paises_clasificados_para_los_Juegos_Olimpicos_mtb2360
 

TheOnly

New Member
e o pior disso é que havia atletas interessados e empenhados no projecto dos Jogos Olímpicos, que fizeram todas as diligências à federação!!!!

e olhem que pelo menos neste caso não era um atleta qualquer, era um que dava garantias!!!

não digo que ia ganhar, mas também não ia para passear .......


é a federação que temos.........
 

ggx2

New Member
O Orçamento é limitado e para enviar atleta(s) e eventualmente treinador é capaz de limitar outras opções ... :twisted:
 

Paulo.Cabanas

New Member
Desculpem lá o desabafo.

"é a federação que temos........." Não concordo. Acho que é a federação que queremos ter. Pois se apontassemos baterias para melhorar a união dos atletas, haveria força para fazer pressão sobre a federação e assim sucessivamente.


"...seleccionador nacional ainda veio cá para fora (em entrevista à bike magazine) dizer que a federação estava muito empenhada no desenvolvimento do BTT Nacional. " poderá ele sozinho fazer isso? precizará de apoio dos atletas e clubes?

Não sabemos e também acho que nunca iremos saber.

Mas com uma certeza me fico. os meus impostos alguem arrecada e distribui só por alguns desportos e alguns clubes.

Temos talentos para bater os campeões Olimpicos?
Não sei. Só sei que também não temos equipa de futebol para ser campeões de nada e vamos ao europeu e ao mundial. Então, os atletas do btt nacional também deverão ter a sua oportunidade.


Mas assim continuará até pararmos de guerrear uns com os outros e fazermos força num só sentido. Poderemos ser de muitas equipas mas, somos só de um pais. Portugal. Aquele pais que não quer saber dos atletas de BTT para nada.

Cumprimentos,
Paulo Silva
 

jpflopes

New Member
Boas,
e cada vez vai ser mais difícil um atleta Português participar nos JO qualquer que seja a olimpíada, pois com a descida da classe da provas a disputar em Portugal, porque dava mais jeito ao organizador (poupa mais uns euros e mantém a mesma qualidade duvidosa dos circuitos), os atletas passam a acumular menos pontos nas provas disputadas em portugal.
como alguém disse: É o País que temos... :eish: :eish: :eish:
 

maxxis

New Member
Bom dia, jpflopes não fales do que não sabes, as provas desceram de categoria não foi porque dava mais jeito ao Organizador, mas sim porque a UCI nos obrigava a premios monetários e outras obrigações irreais para Portugal. Mesmo assim a Montycirclemix propôs manter as provas como E2 desde que podessemos ter condições diferentes em relação ás obrigações da UCI, tal não foi aceite e como tal a categoria desceu para E3. No entanto digo a ti jpflopes que podes sempre federar-te como Organizador e propores fazer provas de Cross da categoria UCI que entenderes.

Agostinho Carvalho
 

NetWarrior

New Member
vão descer para E3 .... é pena. :(
O nivel competitvo dos atletas pelo menos nas maratonas nos ultimos 3 anos tem aumentado.
Espero que a qualidade das provas e dos atletas continuem, mas comprendo as dificuldades...

Tenyho é muita pena não termos ninguem nos olimpicos.... mas não aponto o dedo a ninguem pois nao sei a que se deve isso.

Penso que todos ganhavamos se fossem lá atletas nacionais.
Fala-se dos € mas podiam pelo menos arranjar a vaga e depois nem que o atleta tivesse que arranjar os seus proprios meios para lá chegar(tenho a certeza que temos atletas que eram capazes de ir).

Abraço
 

jpflopes

New Member
maxxis said:
Bom dia, jpflopes não fales do que não sabes, as provas desceram de categoria não foi porque dava mais jeito ao Organizador, mas sim porque a UCI nos obrigava a premios monetários e outras obrigações irreais para Portugal. Mesmo assim a Montycirclemix propôs manter as provas como E2 desde que podessemos ter condições diferentes em relação ás obrigações da UCI, tal não foi aceite e como tal a categoria desceu para E3. No entanto digo a ti jpflopes que podes sempre federar-te como Organizador e propores fazer provas de Cross da categoria UCI que entenderes.

Agostinho Carvalho

Caro Agostinho Carvalho,
eu sei do que estou a falar, e sei bem que a UCI estipula determinados prémios monetários e outras condições/obrigações para que as provas possam ser credenciadas e pontuáveis para o ranking UCI. Quanto maior a pontuação, maior serão os encargos, logicamente.
MAs agora cabe referir que se a escolha e qualidade dos percursos, valor de inscrição, arrogância da organização em determinadas situações, TOTAL FALTA DE DIVULGAÇÂO DAS PROVAS (não existe qualquer cartaz promocional nas povoações envolventes. lembro-me por exemplo, quando o campeonato nacional, em 2006, se não estou errado, realizado na Penha - Guimarães, no largo da penha, nnguém sabia onde era a prova, que distava apenas de 300m no sentido do parque de campismo, eu sei porque perguntei a 5 ou 6 pessoas antes de decidir telefonar a um atleta que já se encontava no local da prova), o número de atletas e equipas federadas a participar sistematicamente nos campeonatos de XCO e também XCM, embora de forma menos significativa neste último, não teriam diminuído drasticamente nos últimos anos.
A política da sua empresa, é o Sr. que a tem que definir, mas se em vez de diminuir a categoria das provas para E3, fizesse um esforço para aumentar para E1 e, ao mesmo tempo, fizesse uma maior divulgação nacional e internacional das mesmas, de certeza que equipas estrangeiras e selecções internacionais viriam a Portugal para ganhar pontos "mais facilmente", e isso iria ajudar os nossos atletas a aumentar o seu nível. Países como Chile, África do Sul, etc. têm optado por esta situação e é ver equipas internacionais e selecções nacionais a ir lá para ganhar pontos. Isto sim, na minha forma de ver, é Verdadeira promoção do BTT.

Assim, o número de participantes nacionais e internacionais aumentaria e os lucros da organização aumentariam na mesma relação. Sim, porque eu sou daqueles que acha que os atletas só têm a ganhar com os maiores lucros dos organizadores, pois estes passam a investir mais na qualidade das provas que realizam... ou não...

Por último, quanto à sua proposta de me tornar Organizador, agradeço a lembrança e confiança, mas não é essa a forma como pretendo estar no mundo do BTT.

com os melhores cumprimentos
jpflopes
 

TheOnly

New Member
muito bem, jpflopes!

e só mais uma coisita, a Namibia não deve ter mais condições que Portugal, pelo menos para já ......
 
Bem quanto à discussão de quem é a culpa de haver atletas seleccionados para os J.O. tenho minha opinião pessoal, é verdade que a culpa não morre solteira e isto em Portugal parece mais uma casa onde não existe pão com toda a gente a discutir e onde ninguém tem razão. Por conseguinte a importância do BTT passa muito pelo trabalho de incentivo do ciclismo nos mais jovens desde o primeiro ciclo de escolaridade, só assim haverá uma futura geração com interesse neste desporto, digo eu, e mal ou bem vou tentando dar o meu tempo na divulgação do BTT junto dos mais novos no seguinte projecto: ADSL - Escola de BTT.

Mas voltando aos Jogos Olímpicos em Pequim e como curiosidade reparei que Espanha, (agradecia até que me ajudassem se estou correcto ou não) tem 108 ciclistas seleccionados para os Jogos, 14 são femininos...
José Hermida, Iñaki Lejarreta, Carlos Coloma e Marga Fullana são os representantes da equipa de BTT espanhola.

Não há dúvida que Espanha é uma super potência no ciclismo, muito temos de aprender com os nosso vizinhos... :|

Também como curiosidade e peço desculpa se já tinham visto, através do site da UCI, já estão disponíveis informações do circuito de XCO para os J.O. de Pequim.

Podem ver através do link: http://www.uci.ch/ucisite/doc/GPS%20Course%20Analysis%20-%20Laoshan/start.html


Nesta página tem um mapa com o percurso em 3D numerado em que clicando num determinado numero, corresponde uma foto do local... Fixe :yeah:
Existe também uma foto de vista aérea do google earth ...
 

paulo marinheiro

Utilizador Banido
Agostinho,

Dou toda a razão ao jpflopes. Compete-lhe a sí enquanto empresário, procurar condições (patrocinadores e outros meios) para fazêr bem o seu papel neste desporto. Não se esqueça (nimguém se esquece... saudades...) que quando você herdou isto da Gesport do Fernando Figueiredo em 2005, o btt XCO em portugal era C1. Você já o baixou dois níveis. E não adianta mandar um treinador, como você também já me mandou a mim, organizar, que eu mando-lhe fazer um campeão nacional, e isto continua uma brincadeira. Cada um no seu sitio a fazer o melhor que sabe, e se o seu saber não chega para pelo menos manter isto como encontrou... digo-lhe o que lhe disse há 1 ano em Castro-Marim à frente de todos os directores desportivos que são coniventes consigo: sáia e deixe outro fazêr, pois sei que a Gesport saíu contrariada. Penso que já se brincou o suficiente com o Btt XCO, desde 2005. Um simples Open massi-catalunya tem 5 provas C1.
No ano passado, mesmo em E2, tivemos cá várias atletas estrangeiros, masculinos e femeninos. Este ano, subisse você a C1 e tinha cá mais (no 1º massi em 17 de fevereiro vai lá estar o Absalon, o Peraud e ...todos) atletas de topo. Assim desta forma continuamos só a correr entre nós e ficamos lixados de não ir um atleta às olimpiadas! Fazer o quê, se não tem contactos internacionais, por causa destas faltas de atitude quer da organização vigente, quer da Federação que não exige mais da Multimix, antes mais parecendo que a usa para manter na sombra esta treta de XCO. Por estas e outras, o campeão nacional de elites e o vice de subs de XCO, só fizeram 2 voltas antes de serem dobrados e encostarem este ano numa taça do mundo... isto, por todo o apoio e espectacular e arrogante maneira de pensar e agir de quem manda, era o que os mesmos iriam fazer a Pequim... serem dobrados, em representação correcta de uma nação betetistica que tem o que merece por ter medo de afrontar pessoas como o Sr, que têem derretido este XCO. E ambos os atletas, NÃO SÃO COXOS. Não sabem é organizar provas, pois se soubessem há muito que isto seria C1, concerteza, a ver pelo nível de empenho que se denota nas suas performaces e titulos.

Para finalizar, Agostinho, pessoalmente simpatizo consigo, mas o meu puto vai ter que ir correr lá para fora (começa antes da "sua" taça E3, ou C3 ou lá o que é, no mesmo Massi em 17 de fevereiro com os melhores do mundo numa C1) porque você nem faz a coisa bem, nem sái de cima! Mas rápidamente, a palavra dele (por força dos resultados... que espero bons, pois ele como muitos, não tem dormido ao contrário de muitos outros) será mais ácida e acutilante que a minha, ou a do jpflopes, e ele será mais um que você terá que mandar organizar provas, pois ele quer ir às olimpiadas, e infelizmente se não saír ele sózinho à procura dos pontos UCI que muitos deveriam procurar, cá dentro, as pernas dele por muito boas que sejam, não chegam... por causa das suas e outros como você. Atenção que em 2004 não havia favores do comité olimpico ou da UCI... havia pontos UCI made in Portugal nas fantásticas provas C1 da Gesport que permitiam levar um corredor, pelo mérito nacional (obra da Gespot na pessoa do Fernando Figueiredo). Agora se o meu puto, ou outro qualquer, quiser ir a Londres, mesmo que seja campeão do mundo, tem que pedir batatinhas e favores à Uci, Comité olimpico, e ficar a aguardar uma sobra, porque aqui ninguém mais somou pontos UCI... por causa das suas miseras corridas E3 (em questão de prémios por exemplo, se o meu puto ganhar a categoria de juniores ganha quase tanto como um elite cá !!!!). E quando me dirijo a sí, dirijo-me à única pessoa que ganha dinheiro com o Btt... você é o unico PROFISSIONAL DE BTT português.

Lanço-lhe um repto sério: Em vez de perguntar ao Jpflopes, ou a mim se quer organizar provas, pergunte ao Fernando Figueiredo da Gesport, se quer o seu lugar. Se ele quiser, você ou sobe a C1, ou sái... espero para vêr se você é capaz de o fazer... já que isto não presta. No imediato está a Nokia, a TMN e outros grandes a patrocinar as provas para elas serem grandes como eram há tão pouco tempo. As mesmas grandes firmas que você deveria procurar... mas nem todos nascemos para campeões não é? e você não está a dar mostras de campeão da organização de provas, somando derrotas atrás umas das outras (descidas de categoria são como descidas de divisão), até acabar com isto de vez... em Portugal... felizmente só cá, para os que podem ir lá fora... infelizmente para os bons putos, que não têem pais malucos e têem que correr cá. Pena que o moço quer a camisola de lider da sua taça, que por meu conselho, só corria lá fora, dando-lhe a sí e à "SUA" taça um cartão vermelho.

Cumprimentos, e claro espero as suas razões que sei que a tem absolutamente "toda". Esse é o mal... nem você quer vêr... nem a Federação o faz vêr!

paulo marinheiro

ps - em relação aos circuitos. tirando porto-de-mós deste ano, tudo foi mais ou menos bom com o auge em stª maria da feira de 2006. Mas a "escavadora" deveria ter trabalhado mais em Ribeira de Pena, e em Guimaraes, que aquilo assim é fácil... apanha-se os estradões já feitos e já está. Mas até aí você tem que ter paciencia, mas o outro "FAZIA" circuitos de XCO a sério, com a máquina e tudo... era vê-los a tremer e descer com ela pela mão, onde os espanhóis que ele trouxe para subir o nível, desciam montados. E atenção que estas minhas palavras refletem as de muitos... rara prova onde não se fale muito da Gesport com a saudade de quem vê as coisas fraquinhas...
 

maxxis

New Member
Boas Paulo
Vamos por partes:
1 - Nunca em Portugal a Taça de Portugal foi de categoria C1, a unica prova que existiu nos ultimos anos com essa categoria foi a Maxxis Internacional em Gouveia e infelismente a participação Portuguesa foi uma vergonha, não em qualidade mas sim na quantidade e sabe porquê porque os atletas portugueses são os maiores cá dentro deste País, mas quando vem os melhores do mundo nimguem quer ser dobrado por eles pois isso é uma vergonha.
Há dois anos em Castro Marim, prova de classe C2 participou em ritmo de treino um atleta sueco, que esteve na eminencia de dobrar todos os Portugueses e pergunto eu Paulo será que o problema é a categoria das provas ou será porque não existe formação, ou será porque se recorre a meios ilegais que é para dizer que eu sou o maior do mundo em Portugal.
Para sua informação a Montycirclemix numa reunião onde estavam todos os Organizadores incluindo a Gesport pôs o seu lugar a disposição e a resposta de todos foi que não e sabe porquê, porque não dá gozo e não ndá dinheiro, esta foi a resposta que deram alguns deles.
Mas posso tambem dizer-lhe que a Montycirclemix começa a estar cansada de tantos ataques de pessoas que não sabem nem querem saber como vai o BTT Nacional, porque a realidade dos atletas é uma e a realidade do BTT é outra.
Se calhar se houvesse provas de categoria mais elevada nem metade dos atletas participava sabe porquê, porque o pensamento pequenino de algumas pessoas é de que estão cá os melhores do mundo e eu não quero levar uma abada.

Agostinho Carvalho
 

Bttvalongo

New Member
Vá então! … Não é necessário tanta discussão!

Esse é o mal do nosso País e dos Portugueses (eu incluído).

Muita conversa e pouca acção.

O que é necessário para que Portugal tenha atletas a participar no Jogos Olímpicos?

Digam uma solução uma forma de “luta” que eu contribuo no que poder e souber, e acho que a maior parte dos portugueses ajuda.
 
Desculpem a minha ignorância nesta tema. Já percebi que existem provas com níveis diferentes de categoria, presumo que a qualidade é atribuída pela UCI e que os atletas procuram provas com mais categoria para conseguirem uma pontuação geral maior, certo?
Mas em relação aos jogos olímpicos quais são os critérios exigidos pelo comité olímpico português para levar um atleta de BTT?

Aproveito ainda para desejar a maior força de vontade ao jovem Ricardo Marinheiro (que presumo que o Pai é o Paulo) nesta "epopeia" de tentar ir aos jogos olímpicos de 2012 e ao mesmo tempo até fico assustado com as manobras que se tem de fazer para conseguir isso. Assusta-me pensar que um jovem que tenha "pernas", seja mesmo bom, não consiga no seu próprio país ter as condições para ir aos jogos olímpicos.! Afinal como é que esta selecção se processa?
Obrigado pela atenção.
 
Não acredito que atletas como o Ricardo Marinheiro, Luís Leão Pinto, Marco Sousa, José Silva, entre outros, tenham medo de correr ao lado de nomes conceituados do BTT internacional.
Alguns já o demonstraram na prática, independentemente dos resultados. Cito a titulo de exemplo o João Marinho e o José Silva, que à custa da angariação de patrocínios e alguns sacrifícios pessoais têm participado em eventos internacionais de nomeada.

Em Portugal, há modalidades, que actualmente integram o chamado “pelotão da frente”, graças a algumas abadas iniciais. Tal aconteceu, porque o sentimento mesquinho da pequenez, que nalguns casos caracteriza o povo português, foi definitivamente posto de lado, permitindo a consequente evolução.
Ao ler os posts do Sr. Agostinho Carvalho, detecto alguns laivos dessa mesma pequenez. Na sua óptica, os nossos atletas têm medo, não tem nível para competir com os congéneres estrangeiros, logo, vamos deixar as coisas como estão, ou seja, ESTAGNADAS.
Lembro-me de assistir, quando era puto, a jogos internacionais de andebol, basquete e voleibol, nos quais, as nossas equipas e a nossa selecção eram cilindradas e sofriam derrotas humilhantes.
Actualmente, isso não sucede. É comum assistirmos a fases finais de campeonatos em que a presença das nossas selecções é constante e o desempenho das mesmas tem prestigiado as cores nacionais.
Há cerca de 20/30 anos seria impensável uma equipa portuguesa, nas modalidades ditas amadoras, atingir uma final ou conquistar um título europeu. Quem não se lembra da taça dos vencedores de taças que o Sporting de Espinho conquistou no voleibol. Quem não se lembra da final da taça dos campeões europeus de andebol, que o ABC de Braga disputou contra uma equipa espanhola.
Há 20/30 anos, tal desiderato não passava de um sonho. Hoje, é uma realidade.
Pois bem, foi à custa de muitas abadas e derrotas frustrantes, que essas modalidades atingiram o actual nível competitivo.
No BTT deveria acontecer o mesmo, ou seja, criar as condições para que os nossos atletas possam competir cada vez mais a nível internacional, ao lado dos nomes consagrados da modalidade.
Baixar o escalão dos nossos campeonatos, apenas vai contribuir para aumentar ainda mais o fosso existente e consequente desmotivação dos nossos atletas. Ou seja, estamos nitidamente a seguir a via errada, optando por uma política desportiva que apenas contribuirá para um maior desinteresse e atrofiamento do BTT.
Se queremos evoluir, temos de competir ao lado dos melhores. É com eles que vamos aprender.
É necessário arriscar. Torna-se imperioso elevar o nível das nossas provas, para que, pelo menos a médio prazo, os resultados apareçam.

Não acredito minimamente nas palavras do Sr. Agostinho Carvalho, quando afirma convictamente, que os nossos atletas têm medo de competir ao lado dos melhores.
Sinceramente, considero essa afirmação uma desculpa de mau pagador, proferida por alguém que não acredita no valor dos nossos ciclistas e pretende restringi-los à pequenez do nosso cantinho.
Lembro-me de um artigo publicado, salvo erro na Bike Magazine, no qual, um categorizado ciclista espanhol, que veio a Portugal participar numa das nossas provas de XCO, elogiou a qualidade do Daniel Marques e aconselhou-o a participar em eventos mais exigentes, para deles extrair os conhecimentos que lhe permitam expandir ainda mais a sua capacidade competitiva.
Pois bem, é deveras frustrante constatar, que a empresa incumbida de organizar os eventos oficiais de BTT, faça “orelhas moucas” aos bons conselhos que vêm de fora, enfie a cabeça na areia e opte por baixar ainda mais o já baixo nível competitivo das nossas provas.

ESTÃO A FAZER TUDO AO CONTRÁRIO.
 

paulo marinheiro

Utilizador Banido
Boas Agostinho,

Entendo e até sou da mesma opinião que você em muita coisa que diz, como exemplo no Maxxis Gouveia de XCO em que poucos portugueses lá foram... e as razões quanto a mim foram exactamente as que você disse, levando o Sr. José Mari (o seu amigo que organiza o Open de Espanha entre outros) a acabar de vez com o XCO nessa prova... a 17ª (ou coisa parecida) melhor prova do mundo de BTT na generalidade de todas as vertentes, como você sabe. E os que foram lá, não foram minimamente preparados (tenho fotos dos nossos melhores portugueses dessa época numa subida de pouca inclinação... com ela pela mão!!!). O atleta em Castro Marim foi o Fredrik Kressiakof que foi travado pelo treinador para não ficar sózinho em pista...(???!!!!)... Como você sabe. O Ivan Alvarez, para quem viu no circuito todo com ví em Condeixa... estava em ritmo de treino... (quem sabe minimamente, percebe os sinais da intensidade de esforço em subida). Se acho que os nossos atletas não levam a sério como estes lá de fora levam? Concordo plenamente. Até concordo consigo no que se sabe e agora já se vê um pouco a ponta do iceberg, nas questões de ilegalidades quimicas.
Agora... essa é a sua e minha opinião. Mas eu continuarei a fazer o melhor que sei, o meu papel. O que lhe estou a pedir é que faça também o seu papel, que eu sei que você tem conhecimentos, força e inteligencia para se fizer o seu melhor, elevar isto (foi você que organizou a tal 17ª melhor prova do mundo em Gouveia). Eu não estou com negativismo ou critica destrutiva, quando lhe aponto o que está atrás... é com intensão de você me ouvir, e não ser só uma pessoa com que simpatizo, mas uma pessoa que carrega o Btt às costas até à vitória de levar um atleta ou dois às olimpiadas, ou a grandes mundiais.

Abraço e até Castro Marim... no que espero que você e a sua equipa de gente boa, saibam entender positivamente o que digo.
paulo marinheiro
 

PedroSilva

New Member
e qual o mal de sermos cilindrados em eventos?!? é assim que os atletas se apercebem dos erros que cometem e treinam mais afincadamente (isto os que querem mesmo ser bons na "coisa" nao aqueles que querem medalhas nas camisolas!!!!

concordo em tudo com o que o miguel pinto disse e assino por baixo!! e para o exemplo so posso dar um que é o mais recente e o orgulho da nossa naçao!! o rugby!! fomos cilindrados, fomos massacrados.. mas sempre com o orgulho e com o patriotismo que nos demonstrou que somos gigantes!!! e nao é por nada fomos considerados os mais "gentelmans" do campeonato!!!

agora.. se disserem que tou a afirmar que perder é bom!! é engano.. estou só a afirmar que é assim que aprendemos e melhoramos, pois para o ano ja estaremos melhores!! e melhor ainda... e dou novamente o mesmo exemplo!! bastou a seleçao ir aos mundiais, e haver o mediatismo que houve, para se verificar o aumento que houve na modalidade!!!!! e quem quiser comprovar basta ir ver os treinos das seleçoes universitarias ou algo assim parecido!!! pelo menos.. eu notei um aumento no numero de praticantes!! claro que isto aconteceria de igual no btt, se calhar nao no aumento do numero de praticantes porque ja somos muitos, mas de certeza que o nivel iria aumentar... até porque iriamos ter muitos mais atletas dos de topo (tou a falar da nata do btt nacional) a darem muito mais de si para poderem alcançar o estatudo de ir aos olimpicos! ja que é o sonho de qualquer atleta... e quando digo olimpicos nao me estou a referir so e exclusivamente aos jogos olimpicos mas tambem a campeonatos internacionais e por ai fora... objectivos que até agora os unicos atletas que o fizeram foi por conta propria e nunca, jamais por ajudas da federaçao! (pelo menos pelo que eu leio mesmo no site da federaçao, e até mesmo pelos proprios atletas!!)

e se querem outro termo de comparaçao de um desporto nosso "irmao" dou o exemplo do dowhill.. a uns tempos eramos "atropelados" basicamente pelos atletas do exterior.. mas continuou-se a organizar eventos e a trazer ca atletas do exterior.. continuamos na mesma a perder.. mas cada vez com mais categoria e cada vez mais proximos do podio.. e actualmente.. apesar de nao termos atletas do podium.. temos uma mao cheia de atletas que entram com facilidade no top15 oui mesmo top 20 do europeu!! (com facilidade.. logicamente que é so uma força de expressao! nao quero de modo algum denegrir ou dar a entender que é facil o trabalho conseguido por eles!!!)
 

paulo marinheiro

Utilizador Banido
Pedro, fomos aos campeonatos do mundo a Livigno 2005 e LesGetts 2004, ao campeonato da europa em Chies D´Alpago em 2006, oficialmente pela Federação, e nos casos dos mundiais ainda forma antes com a geração de ouro correr em espanha e etc... nos ultimos anos só não fomos oficialmente a Rotoura, a 20.000km daqui... o pessoal tá-te a contar mal a história... houve apoio... não foi empenho ou pernas...! Agora estão os novos com a herança desses tempos recentes nas mãos, a tremer para terem as mesmas possibilidades de correr mundiais e europeus...
No caso mais recente de Livigno, a reportagem da bike diz tudo... "...atleta x visivelmente fora de forma... atleta Y deu-se mal com os ares de Livigno... atleta Z não encontrou o ritmo..." e assim por diante, onde o problema e frustração de quem manda não está nos resultados, mas no fraco empenho que os andamentos demonstram. A malta tem que fazer por sí... a federação ou mesmo os organizadores não pedalam pelos atletas... Há que mudar a mentalidade, pois os desportos que sairam do limbo, foi com a atitude exacta que se viu no mundial de Raguebi... não foi fora de forma, ou sem ritmo, ou etc e tal... foi com uma nova mentalidade desportiva e competitiva, que não se enquadra com o pensamento generalizado que a federação tem que pedalar pelos atletas. Triste será um atleta fazer boas classificações no estrangeiro a titulo pessoal, e não ir a um mundial por a federação não o levar... e isso numca aconteceu, no que espero que não aconteça com esta nova fornada, acho mesmo que não acontecerá, pois sempre se um atleta fizer resultados "puxará" as pessoas, pois eu acho e sei que a federação, ou mesmo o país politico teriam todo o orgulho no Btt se tivessem um campeão do mundo... nós não somos odiados na federação... ainda não nos fizemos é respeitar, com trabalho/resultados.

Cumprimentos e respeito a todas as opiniões, e visões sobre esta falta de um atleta nas olimpiadas que é isso que o tópico trata: o homem que pedala se pedalasse bem estava lá sem ter que pedir nada a ninguém... as pessoas (Federação, IDP, Comité Olimpico, etc) é que pediam para ele ir, pois todos querem boas e honradas participações, nimguém quer passeios caros a Pequim para encostar à 2ª volta, gastando dinheiro que é de todos. Esse é o espirito do desporto de alta competição, e olimpiadas não são passeios a Sintra ou ao Geres, é altíssima competição onde só cabem os melhores 50 homens e as melhores 30 mulheres do mundo. O nosso melhor homem de XCO está em trezentos e tal do ranking... alguém (muitos) no mundo seriam injustiçados se fosse um português... assim como será injusto um dia um crack nosso sendo máquina de topo, não ir porque depende dos pontos dos colegas...

paulo marinheiro
 
Top