Bem pessoal,
para ficarem a conhecer mais uma versão de gama média/baixa da orbea decidi fazer esta análise.
Orbea Compair modelo de 2010 adquirida em meados de Novembro.... apenas 1000 km's por até mesmo no Algarve o inverno foi lixado...
Especificações
Frame ORBEA MTB SPORT - A geometria é algo parecida ao modelo Lanza mas sem algumas curvas caracteristicas. Não sei o peso exacto mas sendo um tamanho 20'' não é do mais leve que existe.
Fork TORA 302 AIR DISC - Não é nenhuma obra de arte mas serve para umas boas aventuras e não deixa ninguém ficar mal visto. Possui um bom lock pelo que não bombeia mesmo com os meus 79 kg em cima. Peca pelo peso excessivo, 2 kg..
Crankset SHIMANO DEORE 22x32x44 - Parece-me bastante resistente e não apresenta sinais de desgaste. É o modelo de 2010 pelo que em termos de peso é o que toda a gente já sabe.
Headset 1 1/8 SEMIINTEGRATED BLACK - material orbea de qualidade um pouco duvidosa devido ao peso ser desconhecido
Handlebar ORBEA BLACK OC-I RAISED - mesma situação aqui, peso desconhecido.
Stem ORBEA OC-I - idem
Shifters SHIMANO DEORE - comentários penso que sejam desnecessários
Brakes FORMULA RX DISC - Ora os travões são uma grande novidade, sendo esta uma das primeiras bicicletas a possuir este modelo que só saiu este ano pelo que sei. Têm um desempenho muito positivo, apenas as pastilhas da frente é que parece que só começam a fazer o seu trabalho quando estão quentes, e mesmo assim é "impossivel" bloquear a roda.
Rear derailleur SHIMANO XT - funciona decentemente....
Front derailleur SHIMANO DEORE - torna-se problemático aquando de grandes reduções acabando por saltar a corrente em alturas de grandes esforço (subidas em que se descresce na cassete para a mais leve e só depois é que se mete a mais leve no crank) já teve que ser afinado uma vez em apenas 1000 km's (por volta dos 500) .
Chain SHIMANO HG53
Wheels MAVIC X 317 DISC - desconheço o peso destas rodas com os cubos shimano queestão montadas mas não são nenhums cepos a meu ver....
Rear cogs SRAM PG950 11-32 9S
Tyres HUTCHINSON PYTHON 26x2 - Bons a rolar mas não se adaptam satisfatoriamente aos terrenos que encontro (areia, cascalho solto, faltam-lhe aderência nos momentos chave)
Pedals SHIMANO PDM 520 - funcionam que é uma maravilha, após um período de habituação excelente.
Seat post ORBEA OC-I - mais uma vez material da orbea que acaba por não ser uma mais valia para a bicicleta em si, visto que outras marcas apostam em material FSA e Shimano que acaba por ser mais leve.
Saddle SR VIPER - banco bastante confortável....
No site falam em 12,995 kg mas com o quadro em tamanho 20'' deve ser muito mais pesada. Preço final da montada foi 890€ com um desconto porreiro....
Basicamente é isto o que tenho a dizer sobre esta montada....
Futuramente, já estou a planear mudar pneus para uns Schwalbe Rocket Ron, com camaras de ar leves de 80g e liquido antifuro... isto porque a mudança para tubeless penso que numa relação preço/resistência/redução de peso não me ia ser rentável.... Devo mudar também os discos e pastilhas para uns da Ashima para ver se resolve o "problema" de não travar bem a frio...
No entanto, espero comentários do pessoal de mudanças para por esta montada em dieta.... Nomeadamente a suspensão, SID? FOX? Mantenho os 100 mm ou passo para 120mm ? O que mudar na direcção? avanço, guiador, etc... Desviadores?
Objectivo: chegar á fasquia dos 12 kg's... muito abaixo disso penso que seja dificil....
para ficarem a conhecer mais uma versão de gama média/baixa da orbea decidi fazer esta análise.
Orbea Compair modelo de 2010 adquirida em meados de Novembro.... apenas 1000 km's por até mesmo no Algarve o inverno foi lixado...
Especificações
Frame ORBEA MTB SPORT - A geometria é algo parecida ao modelo Lanza mas sem algumas curvas caracteristicas. Não sei o peso exacto mas sendo um tamanho 20'' não é do mais leve que existe.
Fork TORA 302 AIR DISC - Não é nenhuma obra de arte mas serve para umas boas aventuras e não deixa ninguém ficar mal visto. Possui um bom lock pelo que não bombeia mesmo com os meus 79 kg em cima. Peca pelo peso excessivo, 2 kg..
Crankset SHIMANO DEORE 22x32x44 - Parece-me bastante resistente e não apresenta sinais de desgaste. É o modelo de 2010 pelo que em termos de peso é o que toda a gente já sabe.
Headset 1 1/8 SEMIINTEGRATED BLACK - material orbea de qualidade um pouco duvidosa devido ao peso ser desconhecido
Handlebar ORBEA BLACK OC-I RAISED - mesma situação aqui, peso desconhecido.
Stem ORBEA OC-I - idem
Shifters SHIMANO DEORE - comentários penso que sejam desnecessários
Brakes FORMULA RX DISC - Ora os travões são uma grande novidade, sendo esta uma das primeiras bicicletas a possuir este modelo que só saiu este ano pelo que sei. Têm um desempenho muito positivo, apenas as pastilhas da frente é que parece que só começam a fazer o seu trabalho quando estão quentes, e mesmo assim é "impossivel" bloquear a roda.
Rear derailleur SHIMANO XT - funciona decentemente....
Front derailleur SHIMANO DEORE - torna-se problemático aquando de grandes reduções acabando por saltar a corrente em alturas de grandes esforço (subidas em que se descresce na cassete para a mais leve e só depois é que se mete a mais leve no crank) já teve que ser afinado uma vez em apenas 1000 km's (por volta dos 500) .
Chain SHIMANO HG53
Wheels MAVIC X 317 DISC - desconheço o peso destas rodas com os cubos shimano queestão montadas mas não são nenhums cepos a meu ver....
Rear cogs SRAM PG950 11-32 9S
Tyres HUTCHINSON PYTHON 26x2 - Bons a rolar mas não se adaptam satisfatoriamente aos terrenos que encontro (areia, cascalho solto, faltam-lhe aderência nos momentos chave)
Pedals SHIMANO PDM 520 - funcionam que é uma maravilha, após um período de habituação excelente.
Seat post ORBEA OC-I - mais uma vez material da orbea que acaba por não ser uma mais valia para a bicicleta em si, visto que outras marcas apostam em material FSA e Shimano que acaba por ser mais leve.
Saddle SR VIPER - banco bastante confortável....
No site falam em 12,995 kg mas com o quadro em tamanho 20'' deve ser muito mais pesada. Preço final da montada foi 890€ com um desconto porreiro....
Basicamente é isto o que tenho a dizer sobre esta montada....
Futuramente, já estou a planear mudar pneus para uns Schwalbe Rocket Ron, com camaras de ar leves de 80g e liquido antifuro... isto porque a mudança para tubeless penso que numa relação preço/resistência/redução de peso não me ia ser rentável.... Devo mudar também os discos e pastilhas para uns da Ashima para ver se resolve o "problema" de não travar bem a frio...
No entanto, espero comentários do pessoal de mudanças para por esta montada em dieta.... Nomeadamente a suspensão, SID? FOX? Mantenho os 100 mm ou passo para 120mm ? O que mudar na direcção? avanço, guiador, etc... Desviadores?
Objectivo: chegar á fasquia dos 12 kg's... muito abaixo disso penso que seja dificil....
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