Orbea Compair 2010 após 1000 km's

subeskema

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Bem pessoal,

para ficarem a conhecer mais uma versão de gama média/baixa da orbea decidi fazer esta análise.

Orbea Compair modelo de 2010 adquirida em meados de Novembro.... apenas 1000 km's por até mesmo no Algarve o inverno foi lixado...


Compair.jpg


Especificações

Frame ORBEA MTB SPORT
- A geometria é algo parecida ao modelo Lanza mas sem algumas curvas caracteristicas. Não sei o peso exacto mas sendo um tamanho 20'' não é do mais leve que existe.

Fork TORA 302 AIR DISC - Não é nenhuma obra de arte mas serve para umas boas aventuras e não deixa ninguém ficar mal visto. Possui um bom lock pelo que não bombeia mesmo com os meus 79 kg em cima. Peca pelo peso excessivo, 2 kg..

Crankset SHIMANO DEORE 22x32x44 - Parece-me bastante resistente e não apresenta sinais de desgaste. É o modelo de 2010 pelo que em termos de peso é o que toda a gente já sabe.

Headset 1 1/8 SEMIINTEGRATED BLACK - material orbea de qualidade um pouco duvidosa devido ao peso ser desconhecido
Handlebar ORBEA BLACK OC-I RAISED - mesma situação aqui, peso desconhecido.
Stem ORBEA OC-I - idem
Shifters SHIMANO DEORE - comentários penso que sejam desnecessários

Brakes FORMULA RX DISC - Ora os travões são uma grande novidade, sendo esta uma das primeiras bicicletas a possuir este modelo que só saiu este ano pelo que sei. Têm um desempenho muito positivo, apenas as pastilhas da frente é que parece que só começam a fazer o seu trabalho quando estão quentes, e mesmo assim é "impossivel" bloquear a roda.

Rear derailleur SHIMANO XT - funciona decentemente....
Front derailleur SHIMANO DEORE - torna-se problemático aquando de grandes reduções acabando por saltar a corrente em alturas de grandes esforço (subidas em que se descresce na cassete para a mais leve e só depois é que se mete a mais leve no crank) já teve que ser afinado uma vez em apenas 1000 km's (por volta dos 500) .

Chain SHIMANO HG53
Wheels MAVIC X 317 DISC - desconheço o peso destas rodas com os cubos shimano queestão montadas mas não são nenhums cepos a meu ver....
Rear cogs SRAM PG950 11-32 9S
Tyres HUTCHINSON PYTHON 26x2 - Bons a rolar mas não se adaptam satisfatoriamente aos terrenos que encontro (areia, cascalho solto, faltam-lhe aderência nos momentos chave)
Pedals SHIMANO PDM 520 - funcionam que é uma maravilha, após um período de habituação excelente.
Seat post ORBEA OC-I - mais uma vez material da orbea que acaba por não ser uma mais valia para a bicicleta em si, visto que outras marcas apostam em material FSA e Shimano que acaba por ser mais leve.
Saddle SR VIPER - banco bastante confortável....

No site falam em 12,995 kg mas com o quadro em tamanho 20'' deve ser muito mais pesada. Preço final da montada foi 890€ com um desconto porreiro....
Basicamente é isto o que tenho a dizer sobre esta montada....

Futuramente, já estou a planear mudar pneus para uns Schwalbe Rocket Ron, com camaras de ar leves de 80g e liquido antifuro... isto porque a mudança para tubeless penso que numa relação preço/resistência/redução de peso não me ia ser rentável.... Devo mudar também os discos e pastilhas para uns da Ashima para ver se resolve o "problema" de não travar bem a frio...

No entanto, espero comentários do pessoal de mudanças para por esta montada em dieta.... Nomeadamente a suspensão, SID? FOX? Mantenho os 100 mm ou passo para 120mm ? O que mudar na direcção? avanço, guiador, etc... Desviadores?
Objectivo: chegar á fasquia dos 12 kg's... muito abaixo disso penso que seja dificil....
 
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xbiker

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Boas!
Bem, para o preço da bike acho que está uma bike porreira!
Bem, quanto às alterações...
Suspensão- sid é uma boa suspensão, com um excelente peso, bem como a Fox, tirando a Fox ser um pouco mais pesada, mas com qulaquer uma ficas muito bem servido! Aumentar o curso, só tu podes responder a isso, de acordo com as tuas necessidades, mas eu acho não ser muito necessário...
Na direcção- esse avanço que aparece na foto é o que está na bike?? Ele parece ser de 15º, se não estou em erro, pelo que poderás alterá-lo para um de 0º, o que te vai ajudar nas subidas, para manteres a roda da frente no chão.
Nas rodas também podes tirar algum peso.
Boas pedaladas com a Orbea! :wink:
 

subeskema

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O avanço é 10º/105mm não posso por um de 0º porque com o meu 1,92 ia andar ainda mais deitado na bicicleta, demasiado em baixo e descidas depois é o que acontece a muitos meninos tudo a desmontar..... Com a suspensão nova não devo cortar o tubo pelo menos tanto para tentar por 3 aneis na caixa de direcção ou seja ainda mais alto.... Penso que quem tem a minha altura, proxima ou superior deve-lhe acontecer o mesmo.... É tudo uma questão de encontrar uma posição confortável.... e a roda da frente não descola do chão assim, se o acontecesse era mais provável que não fosse o avanço mas sim o banco demasiadamente atrás, logo o peso do corpo não estar alinhado "ao centro da bicicleta"....

Sim, ao trocar por uma sid a melhoria em termos de peso é descomunal....

Rock Shox Tora SL Coil Forks - Turnkey 2010 - • Weight: 2069g (4.56 lbs)
Rock Shox Sid Team Dual Air Forks - PushLoc 2010 • Weight* - 1485g (3.27 lbs)

São 584 grams de diferença....

mais o que poupar em rodas/ pneus, espigão, avanço, guiador, etc....

segundo a marca o aro das rodas mavic xm317 pesa 445gramas.... os cubos shimano m475 não consigo achar o peso, mas ao que me parece nas rodas onde podia ganhar algumas gramas seria nos cubos?
 

xbiker

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O avanço é 10º/105mm não posso por um de 0º porque com o meu 1,92 ia andar ainda mais deitado na bicicleta, demasiado em baixo e descidas depois é o que acontece a muitos meninos tudo a desmontar.....

Tudo a desmontar?? porquê??

Com a suspensão nova não devo cortar o tubo pelo menos tanto para tentar por 3 aneis na caixa de direcção ou seja ainda mais alto.... Penso que quem tem a minha altura, proxima ou superior deve-lhe acontecer o mesmo.... É tudo uma questão de encontrar uma posição confortável.... e a roda da frente não descola do chão assim, se o acontecesse era mais provável que não fosse o avanço mas sim o banco demasiadamente atrás, logo o peso do corpo não estar alinhado "ao centro da bicicleta"....

Quanto ao conforto, concordo, se achas que a posição que tens não se adequa, quem sou para dizer que está mal. Quanto à roda da frente, vais ver que é mesmo como te disse.

Para já, não é nos periféricos que vais tirar mais peso, por isso diria que guardasses isso para o fim, e apostar para já ná transmissão, rodas, e suspensão...

Para as rodas, eu apostava em trocar a roda toda.
Boas pedaladas! :wink:
 
"mais uma versão de gama média/baixa" 890e, entao a minha replay de 400 é baixa, mt baixa... lol...

com 100e fazes a festa... e se achares usado entao melhor... espigao truvativ double clamp, avanço kcnc st63 e volante recto ritchey wcs aluminio... depois... 170e para uma epicon... pneus larsen tt 1.9 e voilá... menos 1 kg ? ;o)

os componentes de origem da orbea sao chumbo...
 

subeskema

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xbiker - digo tudo a desmontar porque quando mais recto o avanço e com suspensões de pequeno curso quanto maior o drop mais a pique vês a situação e ás vezes falta col..... coragem.....

Ricardo oliveira- epá poix a comparar com os aviões de 2000€ para cima estamos mesmo na gama baixa. (se houvesse pastel ia buscar uma bh ultimate 9.6, 4000€ mas é linda ).... poix na replay deves ter tido uma boa amostra da baixa qualidade dos componentes orbea que são pesadissimos... A opção vai ser mesmo trocar tudo para material ritchey e kcnc....

As rodas penso que há excepção do cubo não consigo arranjar uma opção que me dê melhor relação resistência/peso.... e tubeless torna-se caro, consigo melhores pesos mesmo com câmara de ar e fiabilidade também é menor, que os rasgos parecem estar sempre a acontecer....

Em termos de transmissão a deore não me parece má de todo.... melhor do que isto sem ser a preços para magnatas o que arranjaria?? (por volta de 100 e poucos € para o crankset, truvativ?)

Para suspensão como já disse anteriormente estou muito virado para adquirir uma sid.... vai ser um investimento quase do preço da bicicleta....

Há que começar a fazer a "lista de presentes que o verão está aí á porta!" :D
 
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