Boas camaradas do pedal!
Desde já começo por declarar que esta análise vai ser um pouco ao contrário do que é normal. Mas já vão perceber porque.
Quando comecei a desenvolver na minha cabeça que tipo de bike queria para mim tive logo de pensar em XC. Sempre tive rígidas e sempre acreditei que para maratonas, XCO, passeios de domingo mais longos, não há melhor. Sempre, no entanto, tive a mania que gostava de descer... :twisted:
Foi aí que me surgiu a oportunidade de comprar quase novo um Orange G2. E dizem vocês o que é que este quadro tem de especial. Basicamente tudo. Primeiro é de uma marca pela qual sempre nutri muito carinho, segundo tem pormenores muito interessantes. Vamos ver então quais são:
Traseira super rigida, óptima para subir o monte e tranmitir à roda todo o nosso potencial.
Slopping pronunciado, o que permite que a bicicleta seja super manobrável a descer.
Quadro á prova de bomba, com reforços em tudo o que é sitio.
Capacidade para levar uma suspensão à frente entre 100mm e 130mm!! c/peso abaixo das 1900g...
Então o que temos no final? Precisamente o que procurava. Uma bicicleta que pode ser puro-XC, mas que na geometria está a pensar em trail/AM. Óptimo! Tal comprova-se numa capacidade fora do normal para descer, mesmo com os pneus que tem agora.
Ponto número dois na minha ideia de bicicleta: Uma suspensão. Sim, uma que funcionasse realmente e fosse o mais confortável possível e com um trabalhar próximo da perfeição. Surgiu-me uma Black que preenche completamente o requisito. Apesar de marcar 100mm, reais tem um pouco mais e vem assim de fábrica. A isto junta-se um bloqueio para subir com maior eficácia.
Chegamos assim ao âmago da minha questão. Quanto pensam vocês que pesa a minha bike? Podia andar abaixo dos 9kg com o material que tem montado. Equipamento esse que passa por uns cubos Sachs Plasma cheios de algo que não é real no seu interior, pois atrito é coisa que não geram, entre outro material leve, mas nada de excepcional ou capaz de bater recordes.
Mas não. Não pesa nada disso. Pesa mais um kg e tal E porquê? Porque se quisesse uma bicla de 8kg e tal, tinha de abdicar do meu quadro Orange(ebay carbono a 230e c/portes), tinha de abdicar da minha super suspa (Sids a 300e), tinha de abdicar dos Sachs, tinha de abdicar do conforto do Selle Italia Flite Gel Flow, tinha de colocar um guiador de carbono que não me daria a confiança do PRO Carbon OS, tinha de colocar uns aros que não são nacionais... Teria então de abdicar de tudo o que faz o charme desta bicicleta. Nada me dá mais gozo que poder ir participar numa prova e depois chegar a casa e montar uma Marzo de 130mm e uns travoes hidraulicos e ir mandar uns saltos de Dirt ou curtir uns singles...
Não quero com isto ferir susceptibilidades, nem afirmar que uma bicla de 9kg não será mais eficaz que a minha numa pista de XC, apenas que o que me move neste desporto é o gozo de curtir uns passeios e divertir-me. Esta montada dá-me tudo isso. Nota-se que estou contente com o que consegui?
PS: Peso oficial à volta dos 10,500 para os mais curiosos.
Lista com pesos gerias para referência:
Orange G2 17" 1888
Manitou Black 100mm 1800
Espigão Bontrager tuned 265
avanço Bontrager Race Lite 163
guiador PRO Carbon 168
extensores EDR 77
manetes ESP 9.0sl 154
selim Selle Italia Flite 265
pedias Exustar pm25 260
punhos Bontrager Race Lite 80
cage Bontrager Race Lite 40
shifters SLX C/ cabos 287
cassete SLX 280
corrente LX 300
Rodas Sachs/rev/BlackJack 1620
ped 920
trav 400
nobby 450
desv tr 226
desv fr 150
Rocket Ron 2.1 420
camaras 240
Mais infos da evolução no meu blog:
www.iloper.wordpress.com
PS2: Obrigado a todos os que contribuíram para que esta montagem fosse possível. Espero que gostem
Desde já começo por declarar que esta análise vai ser um pouco ao contrário do que é normal. Mas já vão perceber porque.
Quando comecei a desenvolver na minha cabeça que tipo de bike queria para mim tive logo de pensar em XC. Sempre tive rígidas e sempre acreditei que para maratonas, XCO, passeios de domingo mais longos, não há melhor. Sempre, no entanto, tive a mania que gostava de descer... :twisted:
Foi aí que me surgiu a oportunidade de comprar quase novo um Orange G2. E dizem vocês o que é que este quadro tem de especial. Basicamente tudo. Primeiro é de uma marca pela qual sempre nutri muito carinho, segundo tem pormenores muito interessantes. Vamos ver então quais são:
Traseira super rigida, óptima para subir o monte e tranmitir à roda todo o nosso potencial.
Slopping pronunciado, o que permite que a bicicleta seja super manobrável a descer.
Quadro á prova de bomba, com reforços em tudo o que é sitio.
Capacidade para levar uma suspensão à frente entre 100mm e 130mm!! c/peso abaixo das 1900g...
Então o que temos no final? Precisamente o que procurava. Uma bicicleta que pode ser puro-XC, mas que na geometria está a pensar em trail/AM. Óptimo! Tal comprova-se numa capacidade fora do normal para descer, mesmo com os pneus que tem agora.
Ponto número dois na minha ideia de bicicleta: Uma suspensão. Sim, uma que funcionasse realmente e fosse o mais confortável possível e com um trabalhar próximo da perfeição. Surgiu-me uma Black que preenche completamente o requisito. Apesar de marcar 100mm, reais tem um pouco mais e vem assim de fábrica. A isto junta-se um bloqueio para subir com maior eficácia.
Chegamos assim ao âmago da minha questão. Quanto pensam vocês que pesa a minha bike? Podia andar abaixo dos 9kg com o material que tem montado. Equipamento esse que passa por uns cubos Sachs Plasma cheios de algo que não é real no seu interior, pois atrito é coisa que não geram, entre outro material leve, mas nada de excepcional ou capaz de bater recordes.
Mas não. Não pesa nada disso. Pesa mais um kg e tal E porquê? Porque se quisesse uma bicla de 8kg e tal, tinha de abdicar do meu quadro Orange(ebay carbono a 230e c/portes), tinha de abdicar da minha super suspa (Sids a 300e), tinha de abdicar dos Sachs, tinha de abdicar do conforto do Selle Italia Flite Gel Flow, tinha de colocar um guiador de carbono que não me daria a confiança do PRO Carbon OS, tinha de colocar uns aros que não são nacionais... Teria então de abdicar de tudo o que faz o charme desta bicicleta. Nada me dá mais gozo que poder ir participar numa prova e depois chegar a casa e montar uma Marzo de 130mm e uns travoes hidraulicos e ir mandar uns saltos de Dirt ou curtir uns singles...
Não quero com isto ferir susceptibilidades, nem afirmar que uma bicla de 9kg não será mais eficaz que a minha numa pista de XC, apenas que o que me move neste desporto é o gozo de curtir uns passeios e divertir-me. Esta montada dá-me tudo isso. Nota-se que estou contente com o que consegui?
PS: Peso oficial à volta dos 10,500 para os mais curiosos.
Lista com pesos gerias para referência:
Orange G2 17" 1888
Manitou Black 100mm 1800
Espigão Bontrager tuned 265
avanço Bontrager Race Lite 163
guiador PRO Carbon 168
extensores EDR 77
manetes ESP 9.0sl 154
selim Selle Italia Flite 265
pedias Exustar pm25 260
punhos Bontrager Race Lite 80
cage Bontrager Race Lite 40
shifters SLX C/ cabos 287
cassete SLX 280
corrente LX 300
Rodas Sachs/rev/BlackJack 1620
ped 920
trav 400
nobby 450
desv tr 226
desv fr 150
Rocket Ron 2.1 420
camaras 240
Mais infos da evolução no meu blog:
www.iloper.wordpress.com
PS2: Obrigado a todos os que contribuíram para que esta montagem fosse possível. Espero que gostem