Boas.
Ainda não chegou mas está para breve a chegada da minha primeira 29er.
Depois de várias bicicletas, rigidas, suspensão total, aço, aluminio, carbono e titânio, arranjei um desafio de montar uma roda 29.
Como alguns me conhecem, já ando aqui pelo forum há algum tempo, leio e comento mas nunca tomei a iniciativa de abrir um tópico meu, com uma bicicleta minha.
No entanto, entendo que se trata de uma bicicleta diferente, que suscita paixões ou ódios mas acima de tudo faz-nos questionar o que é que a roda 29' tem de especial ou de diferente.
Irei-me debruçar apenas sobre factos relativos à montagem e não factos técnicos que deixarei, caso o entendam, para outros que sabem do que falam por conhecimento directo ou por pura empirica.
Obviamente que assim que começar a coleccionar quilometros me irei pronunciar sobre o que realmente é andar numa roda 29', mas do que pude experimentar há uns tempos, acho que vou adorar. Não saberei se será usada regularmente em competição, mas pelo menos será testada nessas condições.
A título de curiosidade, este ano, haverá pelo menos duas 29' a competir no XCM e que irão sair da linha da frente de cada prova, com toda a certeza.
A escolha:
Estudei a oferta no mercado das 29' no nosso país, dentro de algumas marcas (são cada vez mais) que trabalham por cá. Comprar o quadro online esteve sempre fora de hipótese.
Depois de alguma procura, surgiram 3 ou 4 marcas que coloquei na mesa: Gary Fisher (agora Trek 29' séries), Niner, Orbea (modelo Alma) e Focus. Há mais marcas por cá com modelos 29 mas como algumas dessas marcas nada me dizem, descartei-as de imediato.
Vi, perguntei, pesquisei varios feedbacks a nivel internacional, sobrou a Trek e a Niner, que apenas têm modelos 29'. Falei com a Bicimax que me disse logo que o modelo Supercaliber não teria este ano quadro em separado.
Também não me desiludi, pois o quadro não tem a beleza do modelo antecessor, a Gary Fisher Superfly. É bonito, mas não é aquela "coisa"...
Ora, ficou a Niner, de onde tive que escolher entre 2 modelos, dentro do meu orçamento. Independemente do preço, os de carbono também nunca foram opção.
EMD ou Air 9?
Ambos de aluminio, sendo o primeiro de um "normal" aluminio 7005, com o quadro a pesar cerca de 1700 gramas e outro de aluminio Scandium Easton, com um peso anunciado de 1500 gramas.
Como escolhi?
Mais umas pesquisas e leituras e foi fácil chegar à conclusao que o Air 9 adequava-se mais ao meu estilo de condução, que procuro um quadro leve q.b., que seja rapido e ágil. Decisão tomada, apenas dificultada pela diferença de preço entre o EMD e o AIR 9, que foi dificil de engolir.
Dentro do leque de cores, optei pelo tradicional cinza, denominado "Raw".
Só me resta-me é aguardar pela chegada do tão desejado quadro e começar a delinear uma montagem, que está praticamente definida.
Do que não está, posso adiantar que é:
-Suspensão
-Pedaleira, mais concretamente a dentição de pratos a serem usados. O setup será de 2 pratos.
-Espigão selim 31,6
Em termos de peso final do conjunto, gostava de montar algo com 9,5-10kgs.
A compra destes componentes será ponderada e discutida neste tópico, contando com a vossa colaboração, caso o entendam fazer.
O restante material será o que está montado numa outra bicicleta.
As rodas mais tarde falarei da minha opção, faltando apenas optar pelo diamentro do eixo que mais tarde decidirei. Mas vamos por partes
Espero deixar aqui um espaço de debate, de modo a que todos partilharmos ideias e duvidas sobre a roda 29 e se será este, o futuro do btt.
Abraço
Ainda não chegou mas está para breve a chegada da minha primeira 29er.
Depois de várias bicicletas, rigidas, suspensão total, aço, aluminio, carbono e titânio, arranjei um desafio de montar uma roda 29.
Como alguns me conhecem, já ando aqui pelo forum há algum tempo, leio e comento mas nunca tomei a iniciativa de abrir um tópico meu, com uma bicicleta minha.
No entanto, entendo que se trata de uma bicicleta diferente, que suscita paixões ou ódios mas acima de tudo faz-nos questionar o que é que a roda 29' tem de especial ou de diferente.
Irei-me debruçar apenas sobre factos relativos à montagem e não factos técnicos que deixarei, caso o entendam, para outros que sabem do que falam por conhecimento directo ou por pura empirica.
Obviamente que assim que começar a coleccionar quilometros me irei pronunciar sobre o que realmente é andar numa roda 29', mas do que pude experimentar há uns tempos, acho que vou adorar. Não saberei se será usada regularmente em competição, mas pelo menos será testada nessas condições.
A título de curiosidade, este ano, haverá pelo menos duas 29' a competir no XCM e que irão sair da linha da frente de cada prova, com toda a certeza.
A escolha:
Estudei a oferta no mercado das 29' no nosso país, dentro de algumas marcas (são cada vez mais) que trabalham por cá. Comprar o quadro online esteve sempre fora de hipótese.
Depois de alguma procura, surgiram 3 ou 4 marcas que coloquei na mesa: Gary Fisher (agora Trek 29' séries), Niner, Orbea (modelo Alma) e Focus. Há mais marcas por cá com modelos 29 mas como algumas dessas marcas nada me dizem, descartei-as de imediato.
Vi, perguntei, pesquisei varios feedbacks a nivel internacional, sobrou a Trek e a Niner, que apenas têm modelos 29'. Falei com a Bicimax que me disse logo que o modelo Supercaliber não teria este ano quadro em separado.
Também não me desiludi, pois o quadro não tem a beleza do modelo antecessor, a Gary Fisher Superfly. É bonito, mas não é aquela "coisa"...
Ora, ficou a Niner, de onde tive que escolher entre 2 modelos, dentro do meu orçamento. Independemente do preço, os de carbono também nunca foram opção.
EMD ou Air 9?
Ambos de aluminio, sendo o primeiro de um "normal" aluminio 7005, com o quadro a pesar cerca de 1700 gramas e outro de aluminio Scandium Easton, com um peso anunciado de 1500 gramas.
Como escolhi?
Mais umas pesquisas e leituras e foi fácil chegar à conclusao que o Air 9 adequava-se mais ao meu estilo de condução, que procuro um quadro leve q.b., que seja rapido e ágil. Decisão tomada, apenas dificultada pela diferença de preço entre o EMD e o AIR 9, que foi dificil de engolir.
Dentro do leque de cores, optei pelo tradicional cinza, denominado "Raw".
Só me resta-me é aguardar pela chegada do tão desejado quadro e começar a delinear uma montagem, que está praticamente definida.
Do que não está, posso adiantar que é:
-Suspensão
-Pedaleira, mais concretamente a dentição de pratos a serem usados. O setup será de 2 pratos.
-Espigão selim 31,6
Em termos de peso final do conjunto, gostava de montar algo com 9,5-10kgs.
A compra destes componentes será ponderada e discutida neste tópico, contando com a vossa colaboração, caso o entendam fazer.
O restante material será o que está montado numa outra bicicleta.
As rodas mais tarde falarei da minha opção, faltando apenas optar pelo diamentro do eixo que mais tarde decidirei. Mas vamos por partes
Espero deixar aqui um espaço de debate, de modo a que todos partilharmos ideias e duvidas sobre a roda 29 e se será este, o futuro do btt.
Abraço