[RESCALDO] XII Maratona Alte - 25 de Abril

jlalmeida

New Member
Amigo Almeida! Obrigado pela generosidade!

São pessoas como tu que nos obrigam a ver a vida com tranquilidade!

Em Lisboa, tenho a honra de correr com o número 1. Gostaria que, se me encontrares, dissesses qualquer coisa! Pode ser que possamos beber um copo...no final!

Um abraço!

Lá estaremos, no meu caso com a Equipa 2-010 e com a "Vila BTT LIsboa" que esperamos esteja em grande como no ano passado, com uma boa participação.

Quanto a Alte, há na realidade que ter cuidados com todos os participantes mas também são os participantes que terão de ter algum cuidado com os eventos em que participam. Claro que não sei a que horas o amigo pitbull chegou à zona de meta e isto, para quem lê, levanta várias intrepretações:
1 - A organização não limitou a passagem dos concorrentes que já estavam fora de tempo (nos controles), como aconteceu em Leiria?
2- A Organização desmobilizou antes do tempo?
3- Os concorrentes estavam demasiados atrasados?

Quem lê não sabe o que se passou e por isso pode fazer diversos juízos de valor. Convêm não deixar a informação pela "rama".
 

palanca

Member
Olá malta, viva

Duas palavras rápidas para agradecer mais um grande dia de BTT. Todavia, nesta 5ª participação consecutiva, as minhas criticas são as mesmas, desde quase a primeira vez que lá estive. Os banhos e o almoço. Este ano acrescento ás criticas o limite de tempo imposto para a conclusão da prova. Não pela atribuição do tempo, mas pela confusão na linha da meta. Retirada de painéis, carrinhas atravessadas, barreiras metálicas, fios… e eu terminei ás 17h48m. Julgo que podem desmontar a barraca um pouco mais tarde.

Como para mim, o fundamental na participação destes passeios é o percurso e a segurança, Alte continua a ser das minhas maratonas preferidas. E ao longo destes anos a evolução positiva tem sido notória. Noto o esforço da organização na melhoria das condições para os participantes. Eu, ainda sou do tempo em que o controlo era feito com um carimbo num cartão que se desdobrava e que o colocávamos na coxa por baixo dos calções. E o almoço eram bifanas que comíamos naquele jardim junto à ribeira, com filas enormes. Vocês já notaram a quantidade de malta jovem que nós encontramos ao longo do trajecto sempre bem dispostos, motivadas e prestáveis? Portanto, toda esta estrutura é merecedora do meu apoio, apesar de eu detestar o banho de água fria.

No que diz respeito ao almoço, eu também senti a falta de uma fruta à sobremesa, e do café.

Relativamente ao estacionamento que tem dado azo algumas discussões. Cabe-nos a nós participantes, sermos mais civilizados, quiçá educados. Não vamos pedir a quem organiza que nos estacione o carro. Eu não gostaria de ver um silo automóvel à entrada da aldeia. Porque é de uma aldeia que se trata. Não de uma cidade. Na minha opinião, o estacionamento entre o cruzamento da escola e a zona do bar ao pé da passadeira elevada, devia ser proibido. E nós estacionaríamos ao longo da estrada, na berma. Quem já assistiu às etapas da volta a Portugal da Senhora da Graça e da Torre sabe do que falo.

Uma nota pessoal. Prefiro a quilometragem dos 75, sobretudo porque vou sempre com espírito de passeio.

Os meus parabéns a todos os que estiveram envolvidos na organização, aos participantes e rápidas melhoras aos acidentados. Felicitações à malta do Galitos e uma felicitação muito especial, para as meninas, Susana e Andreia pela excelente prestação nesta prova. Para o ano lá estarei para a 13ª edição.

Vemo-nos nos trilhos, um forte abraço, Palanca.
 

MSoares

Member
Escrevo as seguintes linhas para o pessoal que esteve em Alte e que chegou "fora de horas".

Ao dizer fora de horas não quero que me levem a mal, pois eu também já fui vítima deste mal. Não sei se aconteceu em Alte mas por vezes quando se cumprem distâncias tão elevadas por vezes as organizações colocam limites de horário num determinado ponto de passagem. Após essa hora quem aí chegar será reencaminhado para o final por uma via alternativa que normalmente será pela estrada mais próxima desse ponto.

O pessoal ao fazer a sua inscrição deverá fazer previamente uma análise ao percurso e ponderar se tem condição para realizar a prova na integra e se é capaz de cumpri-la dentro de um prazo razoável. Eu quando me inscrevi para a maratona de Alte estava (muito) indeciso se haveria de ir aos 100 ou aos 55 kms, acabei por me inscrever para os 55. Nessa altura ainda estava a 2 meses do dia da prova e não sabia como me sentiria por esta altura. Sinceramente se me tivesse inscrito uma semana antes não teria hesitado em ir aos 100 kms, mas o compromisso estava feito e uma possível alteração acho que não seria fácil para a organização já que provavelmente já teriam os dorsais feitos, e também como sou pessoa de palavra... Fiz a prova em 3 horas, e quando cheguei ao fim senti alguma desilusão já que os ultimos kms passaram a voar e quando avistei a meta pensei "só isto?".

Não sei se foi o caso de quem aqui se queixou do facto de ter chegado tarde e ter encontrado a meta virada de patas ao ar, mas não é raro encontrar pessoal que vai para lá andar o tempo todo pisando flores, tirando fotografias, fazer de cada ZA um banquete, etc... Esses, sobretudo, não peçam ás organizações que fiquem lá todo o tempo do mundo a espera deles e que sejam recebidos como se fossem os primeiros a chegar.


Boas pedaladas...;)
 

pitbulll

New Member
M-Soares as tuas palavras são bem esclarecedoras, mas não foi esse o meu caso nem de + alguns colegas que me vieram a acompanhar o tempo todo, chegamos a ponte que está no fim da ribeira de Alguibre ainda faltavam cerca se 30 minutos para terminar dentro da recolha de tempos, mas as cambrias não queriam deixar andar mais, e como eu estava tambem os outros amigos estavam, dai até final eran 12 quilometros + ou - e demoramos 1 hora para os fazer, fotos não tiramos uma sequer, paragens era para beber e comer uma banana e toca a andar, agora essas indiretas que o ppl vem a rodar com os vagares, desculpa mas para min não, a descer quando as forças estavam boas ainda atingi os 69,3 klh. nem essa tal sopa eu provei sequer ao menos.

gostava de pedalar um dia em tua companhia para ver quem espera por quem, eu foi para Alte com o objetivo de terminar, e assim foi, não critiquei pontos alguns, apenas mostro o meu desagrado em defesa em defesa dos ultimos, pois ainda tinha muitos + atrás de mim, estou aqui a falar por todos não só por mim, tratar as pessoas como lixo, que foi a única coisa que encontramos na meta.

eu estou no SRP160 no STAFF e aqui todos são iguais, a meta não se desmonta sem o carro vassoura chegar, e para os ultimos tem sempre umas palmas a puxar por eles é sempre uma força extra , pois são 160 quilometros, e teem fruta bolos agua e isotónico a chegada, já na serra de Grandola é igual, só termina quando o ultimo terminar.
 

jlalmeida

New Member
:) Claro que numa das minha hipóteses eu tinha de acertar :) Vou jogar no euromilhões. A gente entende onde queres chegar mas... tens de ter paciência. Naturalmente que há que "arrumar a casa" para deixar tudo em ordem. Estas coisas podem compadecer-se com as nossas fraquezas mas ... não muito . Meia hora depois do tempo limite é ... um atraso considerável.
Outra questão coloca-se sempre quando recorremos a exemplos de outras organizações... deixemo-nos disso, pelo menso neste caso em que me parece não teres razão.
Se nos socorrermos de exemplos não vamos a lado nenhum, os exemplos valem o que valem.
Por mim... compreendo a organização que é composta por homens que também querem regressar a casa. Este aspecto pode arrastar outro, será que as organizações têm de limitar mais os tempos de passagem e (cito o MSoares):

"Ao dizer fora de horas não quero que me levem a mal, pois eu também já fui vítima deste mal. Não sei se aconteceu em Alte mas por vezes quando se cumprem distâncias tão elevadas por vezes as organizações colocam limites de horário num determinado ponto de passagem. Após essa hora quem aí chegar será reencaminhado para o final por uma via alternativa que normalmente será pela estrada mais próxima desse ponto. "
 

luispe

New Member
Ola a todos pelo 3º ano em Alte e começo por agradecer a todos aqueles que nos propocionaram um belo dia de BTT e convivio.
Penso que Alte tem umas optimas condições para receber 2000 ou mais participantes basta apenas haver um pouco mais de civismo e calma, cheguei a Alte ás 09h15mn estacionei a 1klm de alte na berma da estrada pois a essa hora certamente não iria querer um lugar de estancionamento perto da zona de partida como é obvio mas por mais estranho que pareça havia pessoal a insistir a querer meter o carro no centro de Alte isto para não terem de andar a pé será?
Quando cheguei ao controlo 0 já havia imenso pessoal como podem imaginar ás 09h50. como sei que não estou na melhor forma inscrevi-me nos 55klm.
O percurso foi muito bem pensado e marcado já que nunca tive qualquer duvidas por onde seguir ,os abastecimentos estavam bem recheados.
A chegada bem situada apesar de abalar bem atras ainda consegui recuperar e chegar dentros dos 50 na meia claro.
Banhos: é asim tomei banho nos contentores agua fria sim e depois quando vou á praia não mando aquecer a água, penso que podem é meter mais dois ou três contentores porque chegou uma altura que era muita gente, não fui ás piscinas de Benafim porque não quis estava informado e quem lá foi diz que a agua escaldava e o espaço era bem amplo.
Almoço: algum calor mas o dia estava mesmo quente as tais bolas que muitos falam eu chamo de almondegas e gostei bem acima das carnes grelhadas secas que costumo apahar em diversas maratonas, uma lacuna a fruta é um facto penso que é uma falha grave ainda por cima numa zona em que as laranjas são um mimo_O café bebeu-se nas tasquinhas já com o tal copinho de aguardente:)
No geral nota 5 (0 a 5) sem qualquer duvida.
Respeito as opniões de todos os participantes, mas acho estranho que existem pessoas que dizem que em 5 anos os problemas são os mesmos e criticam e continuam a lá ir, é assim eu quando não sou bem recebido ou me sinto mal nesse sitio já não torno a lá voltar, bem ao contrario destas pessoas que só lá voltam para poderem criticar pela negativa.
Como já foi dito anteriormente e muito bem " Pedalem Fidalgos".
 
Last edited:

Espigão

New Member
Se eu que critiquei a Organização pelos banhos gelados, porque a minha mulher por motivos de saúde (reumatologicos) não podia apanhar choques térmicos (simplesmente fomos aonde o ano passado apanhámos alguma água quente), se critiquei a falta de controlo ao acesso da Aldeia por assistir por exemplo, a ambulâncias trancadas no trânsito (também estacionei bem fora da Aldeia na berma da estrada e cheguei às 8h30), se critiquei a Organização por falta de assistência ao longo de quase 30km... sou um "Fidalgo", o que será então o Sr. luispe que considera a falta de laranjas ao almoço, "uma falha grave"...

uma lacuna a fruta é um facto penso que é uma falha grave ainda por cima numa zona em que as laranjas são um mimo.

E já nem sei quem prefere dar mais atenção ao que correu menos bem. Se no meu rescaldo identifiquei 10 aspectos que correram de forma EXCELENTE vs 3 aspectos negativos, se considerei o evento no geral de MUITO BOM como nas 5 edições anteriores e continua-se a criticar quem critica e agora ao que parece, quem o faz, é "Fidalgo"... não sei não...

Para que fique bem claro, voltarei sempre que puder a Alte porque admiro a Organização (onde tenho grandes amigos), porque adoro aqueles trilhos... porque adoro o ambiente espectacular em torno de todo o evento e se critico é precisamente por gostar muito de Alte e jamais para mandar abaixo ou denegrir seja quem for ou o que for.

Cumprimentos

Hugo Carvalho
 
Last edited:
M

MacHado

Guest
Boas Malta do pedal, alguém sabe a classificação da meia-maratona????
 

Talisca

New Member
Boas,

Parabéns a todo o pessoal envolvido na organização da XII Maratona de Alte. :D
Já lá vão 5 participações, e as últimas 3 foram juntamente com o meu filho de 10 anos e a minha esposa. Como nos anos anteriores foi divertido e correu tudo bem, não havendo qualquer percalço durante o percurso. Enfim, foi uma festa para toda a família, sem pressas e sem stress. 8)
Para o ano lá estaremos novamente, sem dúvida, e levaremos mais um elemento da família, que já faz sete anos!

Até lá, um abraço e boas pedaladas.
Talisca
 

MSoares

Member
gostava de pedalar um dia em tua companhia para ver quem espera por quem, eu foi para Alte com o objetivo de terminar, e assim foi, não critiquei pontos alguns, apenas mostro o meu desagrado em defesa em defesa dos ultimos, pois ainda tinha muitos + atrás de mim, estou aqui a falar por todos não só por mim, tratar as pessoas como lixo, que foi a única coisa que encontramos na meta.

Não percebo que relação tem isto com o que aqui se está a discutir...
 

pitbulll

New Member
MSOARES eu não estou a discutir com o ppl apenas estou a dizer o desagrado que foi, quando terminei a prova, é escusado estar a repetir a mesma hisória, porque vai passar ao lado.
Eu tenho muita familia ai no Algarve dai ter optado somente a inscrição, não dei banho, pois fui dar a casa que é ai perto, e comi em casa, para o ano se deus quiser estarei ai + uma vez

boas pedaladas MSOARES ...
 

jmenau

Member
Sábado, 1 Maio. Desporto 2,
images


15:00 15:30 DIRECTO Ténis Sorteio “Estoril-Open”
15:30 15:40 Notícias
15:40 16:00 Magazine "Portugal Hípico"
16:00 17:40 DIRECTO Futsal Instituto D. João V x Belenenses, CN
17:40 17:45 Notícias, inclui directo Falperra
-------» 17:45 18:00 2ª Taça Portugal XCM Sport Zone/Maratona de Alte
---» 18:00 18:25 Magazine Selecção BTT
18:25 18:50 Magazine Desporto Automóvel
18:55 19:00 Notícias, inclui directo Falperra


O resumo incidirá obviamente na parte competitiva do evento, a Taça de Portugal de Maratonas BTT XCM#2.
 

carbonteck

New Member
Boas.
Foi o meu segundo ano em Alte, gostei mas o numero de atletas que permitem, é" areia de mais para a vossa camioneta", a situação dos banhos é uma vergonha, até nem é pela agua fria que por mim ate sabe bem mas pelas condições, a água mal corria, nao havia sitio para meter-mos os sacos, é lamentavel..acho que tem de ponderar muito bem este aspecto, este ano não almocei la por tanto nao vou comentar "coisas" que ouvi, mas acima de tudo foi uma prova com um percurso duro e bom, tal como se quer.Até para o ano...
 

Rukadurt

New Member
Posso dizer que foi uma boa estreia para mim nesta magnifica maratona, a organização não deixa nada ao acaso e tudo é preparado ao promenor.
O dia começou com o sol bem quentinho, ás 9h da manhã já estava um calor que deixava antever um dia bem quente. Levantei o meu dorsal no dia anterior para evitar filas, a zona de concentração era numa rua fechada ao transito, só para esse proposito, tinhamos que passar o controlo 0 e seguir para a nossa box de saída, pelo que eu não consegui lá chegar, devido a ter de voltar a casa para ir buscar o bidon dos sais que deixara no frigorifico,o Ruka no seu melhor, assim quando cheguei ao controlo 0, já estavam mais de mil betetistas, reparatidos pelas suas boxes, fui passando mas a dada altura foi impossivel andar mais para a frente e lá tive de sair com o pessoal da meia maratona.
A partida foi dada á hora marcada, 10h da manhã ouviu se o tiro, tinha começado a maratona de Alte.
Começamos logo com uma subida em alcatrão bem comprida e uns kms mais á frente entramos no estradão, sempre com o piso muito perigoso devido a existirem muitas pedras soltas e com bons regos. Ao km 16 a minha primeira queda em provas,numa subida com muita calhau, uma pequena pedra fez com que a frente fugisse e cai, uma queda daquelas que parece que temos molas,levantei me logo e continuei, foi um carrocel desenfriado, com subidas bem ingremes e descidas tão rapidas que dava para atingir boas velocidades,mas com muita atenção porque os calhaus estavam por todo o lado.Perto do km 70 um single de cortar a respiração, expetacular, muito tecnico com muitos perigos escondidos e sempre com a pulsação em alta, foi o mote para o empeno, aos 93km foi mesmo o fim das minhas forças, ainda faltavam mais 10km até ao Alte, maior parte deles a subir, foi mesmo a sofrer,mas consegui chegar e terminar. O meu objetivo era conseguir fazer 5h, o k não foi cumprido, fiz 6.10h e acabei com um empeno daqueles bem lixados.
No final estava um spot para o pessoal levar umas massagens, o que para mim veio mesmo a calhar, uma dadiva, soube mesmo bem..
Em relação ao percurso, estava tudo muito bem marcado, com muita sinalização e nos locais de cruzamentos com estradas sempre a GNR, uma boa organização 5 estrelas.
Para o Ano vai com certeza fazer parte do meu calendario esta belissima Maratona.
 

ancsilva

New Member
Viva
Fui para esta maratona com elevadas expectativas.
Se as marcações e simpatia da maior parte das pessoas não me deixaram desapontado, o mesmo não posso dizer dos abastecimentos e da zona de chegada.
Passo a explicar - acompanhei um colega e amigo nesta sua primeira maratona pelo que o ritmo foi baixo, a partir do 2º abastecimento já não haviam sais para a água tendo me sido dito no 4º abastecimento, que deveria ter chegado mais cedo! Pois, se devia coloquem esta informação no regulamento " a partir das X horas não têm direito à integralidade dos abastecimentos". Isto porque não paguei, nem mais , nem menos que o 1º classificado ma maratona de lazer.
Outro ponto que saliento pela negativa foi o facto de , à hora que cheguei , cerca das 18 já estar quase tudo desmontado, não haver registo de tempos, a meta estar a ser também arrumada .... etc.
Já participei noutras maratonas e isto não acontece - se esta é uma maratona apenas para XCM, então não abram a participações de lazer, se o é , tenham a consideração por todos os participantes, uma vez que não é um evento apenas para "os frustrados da competição" que se preocupam apenas em chegar no menor tempo possível.

Nota excelente para as paisagens espectaculares da serra Algarvia e simpatia desta gente.
 

agirão

New Member
Talvez os "teus frustrados da competição" sejam realizados noutros vectores da vida..!!

O respeito deve fazer parte integrante da vida..!! Competitiva, ou não..!!

Um abraço!
 

rcarmo

New Member
Dia bem passado,
Muita cor a pintar a o interior algarvio e é isso que se quer, porque o algarve não é so praia...
Fiz a meia maratona que correu muito bem, boas marcações, bons abastecimentos e local de meta muito bem pensado...
Os pontos menos bons já foram mais que batidos por isso nem vou estar a falar... para o ano lá estarei novamente para fazer desta vez a maratona...
Um grande abraço a todos
 

Rui Agassi

New Member
Boas
Mais uma vez alte esteve fantastico!
Sou uma presença assidua desta maratona que sempre me surpreende com novos percursos.
Os meus parabens as gentes de Alte e em especial aos alunos de uma escola prefissional trabalham arduamente na organização deste evento.
Para o ano lá estarei.
Alte respira BTT
Obrigado
 
Top