Só para deixar os meus 5 tostões!
A ideia que tenho do BTT atual é a mesma que tenho da sociedade em geral, ou seja, consumismo e egocentrismo. Felizmente não é geral e, na minha opinião, em relação ao egocentrismo até que nem há mais que há 15 ou 20 anos atrás. Apenas a comunidade ciclistica era menor, logo, mais unida.
Seja como for não concordo com as afirmações de que não há companheirismo nas provas de btt, pelo menos nas que tenho feito. Vê-se de tudo mas gente boa e gente estúpida estão em todo o lado. Quero acreditar que há mais gente boa

. Em todas as provas, sem excepção, vi situações de malta a desenrascar bttistas que não conhece de lado nenhum oferecendo até material, como câmaras ou elos rápidos, que lhes pode vir a fazer falta na mesma prova.
Se há "cromos" com a mania, gente egoista, batoteira, etc nas provas? Claro que sim, mas são muito mais os que partilham do mesmo gosto e que são gente boa. Agora, não podemos esperar que todos nos cumprimentem com um sorriso na cara. Muitos são mais reservados, outros vão em sofrimento e não têm vontade de sorrir, outros é apenas o feitio deles.
Eu pessoalmente cumprimento os companheiros de pedal sempre que passo por eles ou eles por mim. Se responderem muito bem, se não também não é o fim do mundo.
O BTT está "pior"? Não, não está! Está maior, logo cada vez há mais heterogeneidade de feitios. Respeitar cada um deles é a única coisa que podemos e devemos fazer.
Cumprimentos e boas pedaladas
