Montar Suporte Thule Proride 591

#1
Ola amigos,

Tenho umas Thule 591 que estavam montadas numas barras sem a ranhura para entrar o "parafuso" do suporte, estavam presas com as "braçadeiras" externas.

Como aquilo nao me inspirou confiança comprei umas mesmo da ford q sao identicas às da Thule e q têm a ranhura para enfiar o parafuso.

A minha duvida é com o processo em si, tenho q cortas as borrachas e emendar para por os parafusos? ainda pensei em fazer um furo na borracha, mas com a base do parafuso e a borracha ao mesmo tempo nao desliza na ranhura, pessoal q utilizas este tipo de barras o q fizeram, cortaram?

A alternativa q tenho é nao utilizar as ranhuras e prender externamente como tinha, mas penso q é mais seguro utilizando a ranhura da barra, o q vcs acham?

Obrigado
 

Alf

Active Member
#2
Se estou a entender bem o que perguntas, claro que tens que tirar a borracha, cortar e voltar a montar. A borracha serve para a ranhura que fica "à mostra" não fazer barulho com o vento, por exemplo.
 
#5
Claro que nao. Tenho duas montadas no meu Clio com barras da Renault.

O Proride tem 2 metodos de encaixe nas barras, caso elas sejam por calha ou sem calha. Se for sem calha o metodo de prender é atraves de 3 semi-luas que passam por baixo das barras de tejadilho e encaixam nos parafusos de cabeça cilindrica, em cada um dos pontos de encaixe (2 a frente, 1 atrás se estiver montada de forma a bike ficar de frente para a estrada).

Até agora nao tive problema algum com este metodo de encaixe sem calha.
 
#6
Sim as borrachas são para cortar, tenho umas barras Aero da Thule e o Pro Ride 591 e cortei as borrachas à medida.

Tal como diz o André esse suporte tem dois tipos de apoios... por isso qualquer um é seguro, apesar desse que entra na calha da barra ser esteticamente mais bonito.

Abrc
 
#7
Ola,

fiquei esclarecido, vou tb cortar as borrchas, se bem q acho um pouco inapropriado uma pessoa ter que cortar, um dia se quiser tirar os suportes fica tudo remendao, acho que deviam utilizar outro metodo, mas tb nao vejo grande mal.

Obrigado pela vossa ajuda.
 
#8
Boas,

Tambem tenho esses suportes Thule encaixados na calha das barras (que não são da Thule).

Eu optei por furar as borrachas com uma ferramenta perfurante, mas não cortante. Deste modo consigo enfiar o parafuso de fixação do suporte, mas se o retirar, o buraco volta a tapar só ficando uma marca. Desta forma posso utilizar outros acessórios como porta bagagens, suportes de caiaque, etc. bastando enfiar o parafuso no local correcto (previamente medido).

VANTAGEM: desta forma ficas sempre com a borracha inteira, com todo o comprimento sem cortes.

SEGREDO: o local do furo terá que ser previamente medido, será feito o furo na borracha sem que esta esteja na calha, enfia-se o parafuso (sem o suporte) e desliza-se a borracha pela calha até ficar na posição (com os parafusos já colocados). Depois é só assentar o suporte em cima e apertar.
Para retirar: desapertar suporte, tirar borracha das calhas, retirar os parafusos, voltar a colocar a borracha no local e quase não se notam as marcas. ET VOILÀ!!!

Espero que tenhas entendido. É mais fácil fazer que explicar...

Cmpts.
 
#9
aalmeida

obrigado pela explicação, deu para perceber sim e eu tb tinha pensado fazer isso, mas a borracha do meu suporte preenche a ranhura toda, é impossivel enfiar a borracha e o prafuso na ranhuhra ao mesmo tempo, e eu hoje ate exp andar com os thule nas barras com a opçao da ranhura mas ainda sem borracha nenhuma, e nao senti diferença nentunha, e nao tenho a menor duvida q em termos de segurança é 100% eficaz, mas penso que o suporte se for aplicado com as braçadeiras exteriores fica mais "equilibrado" ou seja o peso do suporte fica no meio da barra e qd preso pela ranhura o parafuso esta numa extremidade do suporte o q em termos de pressao nao é a mesma coisa.

Resumindo, ja apliquei os dois metodos e ambos me inspiram confiança, é so mesmo pelo trabalho e parece-me que com as braçadeiras a força exercida parece-me mais homogenea. Não sei se me expliquei bem mas tentei :)

Obrigado a todos pelas dicas.
 
#14
Suporte Thulle Proride 591

Boas pessoal, aquiri a pouco tempo um suporte destes e agora surge uma duvida, qual a melhor maneira de o montar??
Vejo em alguns casos montado de frente e em outros montados virados para trás.
Mas qual sera a melhor opção??
Abraço.
 
#15
No meu entender, não existe a opção de montar este suporte virado para trás. Basta consultar o manual... que explica claramente como se monta.
Agora que há muita gente a montá-los ao contrário isso há, o que só atesta a qualidade do material. Se não fosse bom...
Este suporte encaixa nas barras com duas "garras" à frente e uma atrás. Virando-o ao contrário, estamos a sobrecarregar a única "garra" agora da frente com a maior parte da força originada pela resistência do vento.
 
#16
Olá, eu já tive o meu virado para trás porque dessa forma a roda da frente não ficava tão instavél porque o vento ficava a bater na roda traseira mas depois de ler muitos tópicos acerca desta dúvida, coloquei-o na posição normal precisamente por causa das forças no braço que fixa na bike, que montado ao contrário se houver um embate ou uma travagem brusca será mais fácil ele abrir ou soltar a bike. Por outro lado, nunca li nada que indica-se alguma anomalia ou ninguém que tivesse tido este tipo de problema com o suporte, mas mais vale prevenir que remediar. Abraço e boas voltas
 
#18
vou desenterrar um bocado este tópico porque estou a rasca..

ha alguem que queira vender as garras do suporte thule 591??

é que estou a comprar uns suportes em segunda mão e as minhas barras não tem calha para colocar..preciso mesmo das garras e parafusos..

se houver alguem que tenha os suportes colocados nas calhas e que tenham como sobra as garras eu sou comprador das mesmas

mandem MP