Após ter feito algumas largas dezenas de quilómetros deixo aqui o review da minha máquina:
Aqui fica uma foto geral:
Componentes:
Quadro: Mondraker Monocoque TT 110mm de curso traseiro
Suspensão: Fox Talas RL -> 90-130mm Fox F120 RLC 2008
Amortecedor: Manitou S-Type SRL - com bloqueio
Rodas: Mavic Crossmax SL 2007
Apertos das Rodas: KCNC Titânio
Travões: Avid Ultimate 2007
Discos: Hope Saw Flutuantes 160mm
Manípulos Mudanças: Sram X7 Sram X0
Desviador Frente: Shimano XT
Desviador Traseiro: Sram X7 Sram X0
Pedaleira: Race Face Deus XC Shimano XTR
Pedais: Shimano M540 Crank Brothers Egg Beater SL
Caixa Direcção: Ritchey Pro
Avanço: Ritchey WCS 110mm KCNC SC Wing 25.4 x 110
Guiador: Race Face Deus XC Race Face Next SL - Low Rise
Espigão de Selim: Thomson Elite 31.6 x 410 KCNC Ti Pro Lite 27.2 x 400
Aperto do espigão: Token
Selim: SMP Strike TRK Selle Italia SLR
Pneu Frente: Maxxis Ignitor 2.1 LUST
Pneu Trás: Maxxis Larsen TT 2.0 LUST
Veredito:
A posição de condução foi sempre uma das minhas principais preocupações. Como tal tive que comprar um avanço mais comprido.
Inicialmente tinha o Ritchey WCS de 100mm e troquei-o pelo de 110mm.
A diferença foi bastante significativa, notada principalmente nas subidas mais acentuadas.
O quadro em si não é um trapador nato, devido á sua geometria endureira, mas também não fica a "pastelar" e a ver os outros passar.
Quando é para subir não se nega. Parte desse desempenho deve-se á rigidez das Crossmax, ao amortecedor traseiro, que mantem a roda sempre coladinha ao chão e também ao facto da Talas ter curso regulável, baixando assim a frente para os 90mm de curso.
É a descer que ela mostra a sua raça! Com 130mm á frente e 110 a trás, nunca me senti limitado com Factor RR.
Óbviamente que não foi feita para fazer drops de metro, nem saltos enormes, mas é bastante rápida a descer e ultrapassa pequenos obstáculos sem esforço algum.
Em curva responde rápidamente, devido ao seu generoso slooping.
O único problema que tive até agora foi a corrente encaracolar por baixo da pedaleira. Já me disseram que poderia ser por a transmissão ser nova e ainda não ter "casado" com a pedaleira.
As rodas mostraram ser a grande surpresa. Pensava que iam empenar na primeira descida a fundo! Mas na realidade são super rigidas e fiáveis, aumentando o poder da pedalada, tudo isto a um baixo peso. Único contra: todos estes benefícios têm um preço a pagar...
Os pneus WTB Weirwolf 2.1 têm tudo o que queremos: BBB - bons, bonitos e baratos! Para um pneu de 2.1 têm uma excelente travagem, são bons roladores e em curva nunca me deixaram mal.
Comportam-se bem em todo o tipo de terreno desde gravilha, estradão, terra, lama, pedra...
Único senão: levantam alguma pedra, devido ao posicionamento dos seus tacos.
Os travões Avid Ultimate foram outra agradável surpresa. Leves, potentes e progressivos. Pensava que os discos de 160mm não davam conta do recado mas enganei-me redondamente.
Óptimo tacto e doseamento da travagem.
Recomendados vivamente.
A pedaleira... Ora o que é que posso dizer... Race Face Deus XC: Bonita, leve e resistente. O que é que se pode pedir mais?
Próximos upgrades: Transmissão Sram X0
Cumps
Pax_Eco
Aqui fica uma foto geral:
Componentes:
Quadro: Mondraker Monocoque TT 110mm de curso traseiro
Suspensão: Fox Talas RL -> 90-130mm Fox F120 RLC 2008
Amortecedor: Manitou S-Type SRL - com bloqueio
Rodas: Mavic Crossmax SL 2007
Apertos das Rodas: KCNC Titânio
Travões: Avid Ultimate 2007
Discos: Hope Saw Flutuantes 160mm
Manípulos Mudanças: Sram X7 Sram X0
Desviador Frente: Shimano XT
Desviador Traseiro: Sram X7 Sram X0
Pedaleira: Race Face Deus XC Shimano XTR
Pedais: Shimano M540 Crank Brothers Egg Beater SL
Caixa Direcção: Ritchey Pro
Avanço: Ritchey WCS 110mm KCNC SC Wing 25.4 x 110
Guiador: Race Face Deus XC Race Face Next SL - Low Rise
Espigão de Selim: Thomson Elite 31.6 x 410 KCNC Ti Pro Lite 27.2 x 400
Aperto do espigão: Token
Selim: SMP Strike TRK Selle Italia SLR
Pneu Frente: Maxxis Ignitor 2.1 LUST
Pneu Trás: Maxxis Larsen TT 2.0 LUST
Veredito:
A posição de condução foi sempre uma das minhas principais preocupações. Como tal tive que comprar um avanço mais comprido.
Inicialmente tinha o Ritchey WCS de 100mm e troquei-o pelo de 110mm.
A diferença foi bastante significativa, notada principalmente nas subidas mais acentuadas.
O quadro em si não é um trapador nato, devido á sua geometria endureira, mas também não fica a "pastelar" e a ver os outros passar.
Quando é para subir não se nega. Parte desse desempenho deve-se á rigidez das Crossmax, ao amortecedor traseiro, que mantem a roda sempre coladinha ao chão e também ao facto da Talas ter curso regulável, baixando assim a frente para os 90mm de curso.
É a descer que ela mostra a sua raça! Com 130mm á frente e 110 a trás, nunca me senti limitado com Factor RR.
Óbviamente que não foi feita para fazer drops de metro, nem saltos enormes, mas é bastante rápida a descer e ultrapassa pequenos obstáculos sem esforço algum.
Em curva responde rápidamente, devido ao seu generoso slooping.
O único problema que tive até agora foi a corrente encaracolar por baixo da pedaleira. Já me disseram que poderia ser por a transmissão ser nova e ainda não ter "casado" com a pedaleira.
As rodas mostraram ser a grande surpresa. Pensava que iam empenar na primeira descida a fundo! Mas na realidade são super rigidas e fiáveis, aumentando o poder da pedalada, tudo isto a um baixo peso. Único contra: todos estes benefícios têm um preço a pagar...
Os pneus WTB Weirwolf 2.1 têm tudo o que queremos: BBB - bons, bonitos e baratos! Para um pneu de 2.1 têm uma excelente travagem, são bons roladores e em curva nunca me deixaram mal.
Comportam-se bem em todo o tipo de terreno desde gravilha, estradão, terra, lama, pedra...
Único senão: levantam alguma pedra, devido ao posicionamento dos seus tacos.
Os travões Avid Ultimate foram outra agradável surpresa. Leves, potentes e progressivos. Pensava que os discos de 160mm não davam conta do recado mas enganei-me redondamente.
Óptimo tacto e doseamento da travagem.
Recomendados vivamente.
A pedaleira... Ora o que é que posso dizer... Race Face Deus XC: Bonita, leve e resistente. O que é que se pode pedir mais?
Próximos upgrades: Transmissão Sram X0
Cumps
Pax_Eco