Massa Crítica

EBTM

New Member
...
[/quote]

"Andar na estrada em segurança" e "ciclovias" não são sinónimos, muito longe disso.

O melhor modo de andar na estrada é ocuparmos o noss espaço como se fosses a conduzir outro qualquer veículo, pois a bicicleta é um veículo e tem tanto direito / dever de ocupar a estrada como qualquer carro ou camião.

O que acontece quando vamos na berma, é que os motorizados pensam que têm espaço para passar e nem se preocupam connosco...
Ao contrário, se formos no centro da nossa faixa, eles têm que mudar de faixa tal como fazem quando ultrapassam outro qualquer veículo!



[
...
[/quote]

TEns toda a razão , eu à pouco tempo fui ao chão por isso mesmo, dei passagema uma carrinha e entretanto apareceu um camião do lado contrário. e fui apertado.
Não sei é se estivermos a ocupar a faixa os TIR não nos passam por cima :mrgreen: .
Infelizmente estamos num País de comodistas e movimentos civicos são vistos como "comunistas" e as pessoas não aderem.

era bom que conseguissemos um protesto na margem Sul para melhorar as ciclovias da margem Sul, ter de sair de carro para ir para os trilhos ou para as pequenas compras é muito mau.
Estive no ano passado em Helsinquia e quase toda a gente anda de bicicleta. à ciclovias por todo o lado e só os turistas é que andan nelas, pois os finlandeses respeitam o espaço.
Na estação de comboio vi centenas senão milhares de bicicletas estacionadas . Assim consegue-se tirar os carros da cidade, não é com palavras e aumentos de portagens.
Até os "verdes", "quercus" já estão comprados e falam em aumentos das portagens no acesso à cidade. É VERGONHOSO.
Neste País só se fala em TAXAR , nunca em melhorar , eles que ponham um boa rede de transportes públicos e baratos( é para isto que pagamos impostos) e acessos de bicicleta com estacionamentos para bicicletas e vamos ver se o pessoal não deixa os carros em casa.
Em S. Francisco (U.S.A:) as bicicletas e os peões passam a ponte ( aqui é proibido) .
 

golfo

New Member
dia 18 em almada

14H30
Debate “Promover a bicicleta como modo de transporte: Acessibilidade ciclável ao campus universitário da FCT”
Auditório da FCT/UNL, Caparica
O Plano Almada Ciclável e a importância da bicicleta como modo de transporte nas deslocações quotidianas. Discussão de medidas e políticas que favoreçam o seu uso.
Organização: FCT/UNL, CMA e AGENEAL

17H30
Apresentação da Ciclovia Virtual Trafaria - Costa da Caparica
Auditório da FCT/UNL, Caparica
Um simulador que percorre o eixo ciclável de 4 Km que liga o cais fluvial da Trafaria à frente urbana de praias da Costa da Caparica, dando a conhecer as calorias dispendidas e as emissões de CO2 evitadas.
Organização: CMA e AGENEAL (Projecto europeu EIE “STREAM”)

porque não comparecer em massa mas de bicicleta???
eu vou la estar quem quiser apareça.
 

mpaf

New Member
Hoje é dia de Massa Crítica especial fim-de-ano! Alguém vai lá? No Marquês de Pombal às 18h. Eu vou, apareçam para trocar umas ideias e contribuir para um 2009 com mais bicicletas nas estradas de Lisboa !

Cumprimentos,

Miguel Ferreira
 
F

fuel100

Guest
Aqui por Coimbra também existe. Como em Lisboa também há uma bicicletada às sextas à tarde.
Nunca participei. Acho interessante embora um pouco ingénuo.
Já cruzei-me com o pessoal da Massa Critica que até me ofereceram um autocolante que puz com todo o gosto na bike em que diz "Menos um carro" mas não segui no cortejo porque tinha que ir para casa.
No entanto todos os dias faço jus ao conteúdo da mensagem.
Mais importante que a bicicletada das sexta à tarde, é fazer da bicicleta um efectivo meio de transporte urbano quotidiano e de segunda à sexta.
Moro a 3 km do emprego e dou-me ao luxo de poder utilizar sistemáticamente a bicicleta nas minhas deslocações dentro da cidade porque é mais económico, porque poupo muito tempo e é mais cómodo porque posso estacionnar mesmo à porta nas grelhas destinadas para o efeito.Neste aspecto sou um homem com sorte.
Qualquer dia sou capaz de acompanhar o pessoal, embora, como digo, aquela hora, só me sinto motivado é para ir para casa...de bicicleta.
 

DOCTOR BIKE

New Member
Sinceramente penso que tudo o que se possa fazer em prol do meio ambiente é louvavel.
Mas que não se caia no demagogismo puro de tudo reinvidicar.
E depois, é muito importante no dia a dia cumprir com aquilo que reinvidicamos.
Por mim á semana vou a pé para o trabalho.
Á noite para tomar o cafézinho, vou a pé.
É que tudo deve começar em nós.
E não é reinvidicando da Junta, da Câmara ou do Governo ou que vamos mudar o que quer que seja.

http://grandespedaladas.blogspot.com/
 

Raffini

New Member
Como é pessoal? Vamos lá comemorar o facto de andarmos de bicicleta todos os dias!!! É já amanhã a bicicletada de Março :)

bicicletada%20MC.jpg
 

Songo

New Member
que pena..so vi isto agora :x

na do prox mês vou estar mais atento. (é uma x por mês em Lx ou 1 mês em lx outro no porto etc?)

ja agora qtas pessoas conseguiram juntar? =)
 

ruimssousa

New Member
Olá.

Eu só fui uma vez à Massa Critica e fiquei muito arrependido.

Concordo totalmente com o principio do movimento, mas discordo com a forma, acho que pode é dar má imagem à causa...

É que na vez que eu fui, o pessoal quando arrancou, em vez de se dirigir para algum local, começou a dar voltas na rotunda do Marquês de Pombal.

Isso numa sexta-feira, às 18:00...

Pensei eu: quantas pessoas estão dentro dos autocarros, com o tempo contado para irem apanhar o comboio para fora de Lisboa, e vão perde-lo porque este pessoal resolveu fazer do Marques de Pombal um carrossel????

Por isso a minha Massa Critica não é andar de bicicleta na última sexta feira do mês....é ir de bicicleta todos os dias para o trabalho!


Rui Sousa
 

AGRACIO

New Member
Boas a todos,

Se realmente é isso que se faz, ou se deixa mostrar, então o sentido foi literalmente de atrapalhar e não de promover. Temos de dar o beneficio da duvida a quem faz este tipo de iniciativas, mas tem de ser com objectivos claros para se poder tirar partido da situação.

Eu tambem estava a pensar participar e depois de ler este relato, não pretendo ir, não enquanto não houver relatos positivos.

O que diram as pessoas nos transportes a verem este tipo de show off?!.....

Tem de se mostrar que o uso de outros meios de tyransporte é uma alternativa viavel e principalmente que não atrapalha mais ainda o caus do transito em lisboa ou outro sitio de mundo, tem de ser viavel, rapido e interegir pacificamente com todos.

Boas pedaladas a todos e cuidado no transito :D :D :D
 

viskonde

New Member
isso da rotunda do marques é apenas o inicio da massa .. é apenas para "inaugurar o passeio" e dura 2 minutos (num passeio de 1h30..)

os autocarros andam sempre pela faixa de fora, e não pela faixa de dentro (onde se dão as tais voltas) pelo que isso nao é justificação

E quem atrapalha o transito sao os milhares de carros que passam no marques por minuto.
não as bicicletas que lá estão 2 minutos num mês

O Objectivo da Massa Critica é , entre outros, mostrar às pessoas que ha alternativas. e como tal nao me parece que 2 minutos (por mes..) na rotunda do marques sejam um problema, ja que nesses 2 minutos somos vistos por centenas de pessoas que por ali passam.

De resto tentamos sempre dar prioridade aos Transportes publicos, nunca ninguem anda em Faixa Bus (Ate porque é proibido..)
 

usaralho

Member
viskonde said:
.

O Objectivo da Massa Critica é , entre outros, mostrar às pessoas que ha alternativas. e como tal nao me parece que 2 minutos (por mes..) na rotunda do marques sejam um problema, ja que nesses 2 minutos somos vistos por centenas de pessoas que por ali passam.

Mas a imagem transmitida a essas centenas de pessoas será positiva? É que também faço parte dos que experimentaram participar mas depois comecei a perguntar-me que impacto teria e se a dado ponto não se estariam a fazer exigências ridículas (lembro-me de protestarem contra as raízes das arvores que rompiam a calçada), não desfazendo nas exigências perfeitamente legitimas dos participantes. Por acaso as ultimas sextas tem estado ocupadas mas qualquer dia volto a aparecer, isto em Aveiro que são pouquinhos.
 

sbsbessa

Member
A próxima edição da Massa Crítica é já esta Sexta-Feira e aqui está o cartaz relativo à do Porto, cuja concentração é na Praça dos Leões e começa às 18:30.
Divulguem e apareçam.

massacriticajan2010u.jpg
 
Top