Marreiros Light-bike HT Carbon 29er -> KTM Myroon Elite (464)

nogueira.nuno

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Atenção que o torque de 5Nm ou outros valores (e não és só tu a fazer esse erro) é o torque maximo e não o torque a dar!

Por isso se a chave de torque tiver uma tolerância alta ou estiver errada podes estar a meter mais torque e quero com isto dizer que com isso estão a estragar, eu pessoalmente já fiz esse teste varias vezes em varios parafusos e várias chaves de torque que tenho(Snap-On) e meto o aperto que acho estar bom e que uso normalmente e depois vou testar o aperto maximo anunciado e assusta-me em certas zonas o valor por isso digo cuidado ou para terem atenção.

Se for 5Nm metam 3Nm ou testem primeiro a chave(também já vi algumas baratas ficarem pressas e depois é até partir) e testem o aperto normal que fazem e com o maximo na chave veja, se ainda roda o parafuso, se rodar é bom sinal, é porque ainda está abaixo desse limite ;)
 

Marreiros

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Tens toda a razão Nuno. ;) Se não estiver bem calibrada, adios! :D Acho o problema foi mesmo o parafuso que já devia estar muito "stressado". Que apesar de ser em aço não aguentou mais um aperto... :(

Mas temos mais novidades! Pena não serem todas boas...

Aconteceu numa aula de Cycling onde trabalho, visto estarem encostados:
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Não aguentaram os "watts" da aula. :(

Agora é fazer a reclamação para a AFC. Óbvio que, se derem a garantia, não irei aceitar outros eixos. Com umas roldanas fico satisfeito. ;) Na bike de estrada irão ficar muito bem.



Próximo avanço... F99 105mm
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Faltam os parafusos em Ti. Com estes o peso deverá baixar para os 100gramas. :) Falta o guiador... Para breve!

Abraço
 

Antonio73

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Isso é que é azar. Esses eixos não são iguais aos do David Raquel, que tb partiram?. Boa escolha para o avanço, lindo, leve qb e mais exclusivo que o KCNC.
 

Marreiros

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Sim António. Vieram do mesmo sitio. Curioso é que à uns bons meses que não os utilizava... Têm poucos km's. Vamos ver o que me dizem. ;)
 

pimentoski

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realmente esses eixos... mesmo que te deem uns novos o problema é mesmo que em andamento isso pode dar direito a uma queda brutal e a uma lesão também brutal... claro que na aula é menos perigoso mas mesmo assim... já agora as tuas rodas fininhas são daquelas de carbono "low-cost"?

antónio73 e a rigidez de um syntace é "teoricamente" superior aos da kcnc...
 

Marreiros

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Para mim eixos em alu acabaram. ;) Primeiro foi o Raquel, depois foram os meus... Sei ler os "sinais". ;) O mais curioso é que não os tenho utilizado. Em 2011 competi com os eixos de Ti da Exustar. Este estiveram sempre encostados e tinha poucos km's. Ainda por cima agora estou mais leve. Tenho menos de 70 kgs. ;)

Entretanto o turco já respondeu e disse-me para lhe recordar a data exacta da compra. Mandei o mail de Agosto de 2010, que foi quando comprei os eixos e mais umas coisas, e espero que ele se chegue à frente. Não com uns eixos novos mas umas roldanas era porreiro. ;)

Aquelas rodas não são minhas. Como ainda não comprei balança :p tive de ir a casa de um grande amigo pesar aquilo. Mas sim são umas tubulares low-cost. As rodas são brutais. Penso que pesam menos de 1350grs o set.

Quanto ao Syntace só mesmo testando... Mas vai ser dificil comparar. Vou mudar de guiador portanto as condições de teste serão muito diferentes.

Abraço
 

cezinho

New Member
o teu amigo que me mande as rodas para eu testar, ok?

será que o guiador é o que estou a pensar?
é um alemã que vem aqui da zona da arrabida?

abraço pá
 

Marreiros

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É sim RTC. Como o guiador vai ser bem mais largo (640mm contra os 550mm do actual KCNC) decidi reduzir o tamanho do avanço.

Vamos ver como me vou dar com a mudança.

Abraço
 

essence_s

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Estranho. podia jurar que tinha lido neste mesmo topico que o guiador kcnc estava com o tamanho original, ou seja 600mm....
Vais notar uma diferença brutal no avanço, 15mm é muita fruta!
 

tinric

Super Moderador
Sim, mas essence_s 15mm é muito mas, dos braços fechados para 550mm de largura para o angulo de abertura dos mesmos para 640mm quase diria que anula essa diferença toda...

eu até mostrava aqui com um bocado de trigonometria e geometria... mas agora não tenho tempo :) eheheh
 

Marreiros

Active Member
Espero que sim, Xrockyman. :)

E podes jurar a pés juntos essence_s que eu não te vou desmentir. ;) Como já montei o meu guiador à algum tempo já não me recordava bem do seu tamanho. Nuns posts sobre guiadores e tamanhos, em conversa com o user do forum e amigo Phalhas (grande abraço pá :D), referi que o meu tinha esses tais 600mm. Acabei de medir o meu KCNC bem medido e tem na realidade 540mm.:mrgreen:
Apesar de reduzir o avanço em 15mm acho que os 50mm a mais de cada lado do guiador vão compensar essa diferença. Depois digo o que acho. ;)

tinric, também sou da mesma opinião que tu. By the way, tenho acompanhado o teu projecto e estou a gostar imenso.

Abraço malta. :)
 

rucaf3

New Member
Por acaso mandei vir um K-Force Team lowrise com 660 mm tbm mas por enquanto vou manter os 120 do avanço para manter a roda sempre colada a subir sem ter de colar o nariz no mesmo ...
 

Marreiros

Active Member
Espero descer um pouco mais rápido mas acima de tudo quero sentir mais controlo para descer ainda mais no limite, essence_s.

Pois rucaf3, mas assim aproveito e diminuo o peso total no conjunto avanço/guiador. Ao manter o meu avanço KCNC acho que ficaria demasiado "adiantado" com 640mm.

Vou sim. Obrigado Night! :)


Abraço
 

Marreiros

Active Member
Boa tarde pessoal das bike "magrinhas"!

Na semana passada depois de ter voltado a um aperto de espigão de selim OEM, voltei ao aperto da Carbon Ti. Depois de um excelente trabalho do torneiro decidi voltar a colocá-lo.
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No fim-de-semana foi "hora" de testar a máquina no circuito de XCO de Benafim, a minha primeira prova oficial de 2012.
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Full speed ahead!
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Num circuito com muiiita pedra (apesar de não parecer nas fotos) a bike esteve em excelente plano. Nos pneus tanto o Ron Evo 2.1 como o Karma 2.0 atrás cumpriram sem mácula. O aperto da Carbon Ti (agora com parafuso em aço) também manteve o espigão de selim no sitio durante o sábado e o domingo. Meti 4nm de aperto na chave.
Só falta mesmo ir à balança. ;)

Abraço malta.
 
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