Marin Eldridge Grade 2008 (2300 kms depois...)

Rendos

New Member
Depois de ter iniciado há uns 14 anos as minhas voltinhas numa bela e fiel Esmaltina, cheguei à conclusão que o gosto que sempre tive pelas bikes reclamava um exemplar melhor (assim como o reclamava também o meu corpo, uma vez que o quadro da Esmaltina tornou-se manifestamente pequeno para mim!).

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Eis uma foto da minha velhinha

Foi há pouco mais de um ano atrás que comecei a longa e insaciável pesquisa para definir a eleita… Nisso, como noutras coisas, aqui o Fórum ajudou bastante. Estipulei o orçamento: 500-600 €, no máximo (infelizmente, não dava para mais).
Dado que existe um agente Specialized na minha zona, estava inclinado para a Hardrock Pro 2008. Visitei a loja, mas assim que dei de caras com as Marin “foi amor à primeira vista”! Ainda para mais, pelo mesmo valor da SPZ conseguia uma Marin manifestamente mais bem equipada!
A opção recaiu pela Eldridge Grade de 2008.

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Posto isto, cerca de um ano depois e com 2. 300 Kms feitos, cá vai uma humilde análise à “machine” (como gosto de chamar-lhe).
Opinem, p.f., e, já agora, sugiram também opções para possíveis futuros “upgrades”…

Quadro (5*****)
Marin Eldridge Grade 2008 6061 Aluminum, Triple Butted


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Estética/Construção - A jóia da coroa do conjunto, sem dúvida! Fazendo juz à imagem de marca da Marin, destaca-se no “esqueleto” da bike a sobriedade, discrição e originalidade. O aspecto visual do quadro cativou-me ao primeiro olhar. Se ainda estava indeciso em relação a outras meninas, assim que vi ao vivo e a cores os quadros rígidos da Marin perdi todas as dúvidas. Gosto especialmente das curvaturas pouco comuns de alguns pormenores, como as escoras, e das diferentes dimensões dos tubos.

Desempenho – Não podendo aventurar-me em preceitos muito técnicos, posso garantir, todavia, uma total satisfação também neste capítulo (obviamente, o mais importante). O que mais me impressionou no quadro foi o conforto que transmite, mesmo em voltas de 3 horas ou mais. A geometria do quadro é excelente. Com a mudança da minha velhinha Esmaltina para a Marin, acabaram-se as dores nos braços, nas costas, pescoço, etc. O quadro parece uma extensão do nosso corpo. É, igualmente, irrepreensível a absorver os impactos ou irregularidades do terreno. Estas dissipam-se pelo quadro com uma suavidade impressionante, mesmo para uma rígida com uma suspensão de gama baixa. A par do conforto e geometria, destacaria, ainda, a rigidez do quadro. Embora eu seja um rapazinho leve (1, 76 cm – 69 kg), e não me aventure com grandes malabarismos, o quadro parece preparado para aguentar com outros maus-tratos.
Obviamente, não é um campeão do peso, mas, ainda assim, penso que não deslustra quando comparado com outros rivais de maior fama e bem mais caros. Não sei o peso certo do quadro (julgo q andará nas 1600 grs.), mas é uma base mais do que sólida para depois apostar em “emagrecer” a menina investindo em componentes mais leves.

Suspensão (4****)
Marzocchi MZ Super Comp, 100mm with Preload and Rebound Adjustment


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Nada a apontar, tendo em conta que é um exemplar de gama baixa. Faz aquilo que se pede dela. Absorve com eficácia, q.b., os obstáculos que lhe aparecem pela frente. Logicamente, os maiores “pecados” são o excessivo peso (mais de 2, 200 kgs) e a ausência de bloqueio (que tanto jeito daria nas subidas, uma vez que as faço muitas vezes de pé) que permitisse evitar o bombeio da suspensão.
É um dos componentes que cogito trocar, quando possível (ai, uma Fox branquinha ou uma Reba ficava tão bem no conjunto!!…).


Transmissão (5*****)
Desviador traseiro - Deore LX; Desv. Dianteiro - Deore


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Precisão, fiabilidade e suavidade! Não falha uma passagem! Parece um relógio! Levou até à data uma única e ligeira afinação, e daí para cá 5 *****! Um simples toque no manípulo e, no mesmo instante, sem percalços, temos a mudança que queremos. Sinceramente, pensei que nesta gama média da Shimano a qualidade não fosse tão evidente (como será XT ou XTR??!!). Impecável!

Pedaleira (4****)
TruVativ Five D 3.1


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Cumpridora! Não tenho parâmetros de comparação nem conhecimentos para dizer muito mais. Mas, logicamente, quem não desejaria as novas Truvativ ou uma XT?!... Até pelas diferenças de peso.

Travões (3 ***)
Disco Mecânicos AVID BB5


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Têm cumprido a função. No entanto, confesso, não com o primor que esperaria de uns travões de disco (talvez deficiência de afinação…). Com as afinações rudimentares que tenho experimentado (sou mesmo fraco mecânico) melhoram sempre um pouco, mas não por muito tempo. Além do barulho persistente na roda dianteira (como que um “roçar” das pastilhas), sobretudo, a partir de certa velocidade, quando tenho necessidade de travar com um pouco mais de vigor, a roda da frente faz, mesmo, alguns solavancos… Vou tentar afiná-los como deve ser, socorrendo-me das boas indicações que já encontrei aqui no fórum. No entanto, descobri recentemente que o disco da frente está ligeiramente empenhado! O que fazer nestes casos?!!
Seja como for, quando as pastilhas “derem o berro”, devem ser os travões a primeira troca a fazer na “menina”. Já agora, que travões hidráulicos, acessíveis me aconselham (Juicy 3, Juicy 5, Shimano ou outros…?)


Rodas (4 ****)
WTB SX24, Double Wall, 32 Hole Disc


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Nada a apontar, sendo certo que desconheço o desempenho de rodas de outro nível. Obviamente, tenho noção que o peso das ditas não será o mais atraente…! (quem sabe, umas Crossride possam rolar no futuro… ou recomendam-me outras?)


Pneus (5 *****)
WTB Prowler MX Comp, 26” x 2.1" (49/52)



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Primam pela durabilidade e resistência. Aderem muito bem, apesar de não serem maus roladores. Até à data (2300 kms feitos), nem um único furo! Parece-me evidente, até por outros comentários aqui do fórum, que a WTB sobressai, especialmente, neste capítulo: fabricam pneus com muita qualidade.
Quando a “calvície” os atacar, devo optar por uns mais estreitos (1.9), para rolar um pouco melhor em estrada.


Selim (5*****)
Selle Italia Trans Am Prolink
(penso que é esta a designação)

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Alteração de origem na bina, até porque o selim que a Marin trazia (WTB Speed Sport) não me convenceu. O Selle Italia transitou da minha Esmaltina, onde ajudou a fazer alguns milhares de Kms. Era, aliás, o melhor componente que tinha na “velhinha”… Já na altura, há uns 10 anos, custou-me os “olhos da cara”. Continua a ser extremamente confortável e, apesar do uso, está como novo.

Pedais (5 *****)
Shimano SPD M540


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Não demorou muito tempo a aderir à moda dos “pezinhos presos”. E em boa hora o fiz. Optei por estes exemplares da Shimano e não me arrependo. Excelentes! Como alguém já escreveu aqui um dia, “são uns autênticos tanques”. Robustos, fiáveis, bonitos, leves q. b., e manutenção zero (pelo menos, até agora).

Perdoem o “missal”, mas entusiasmei-me… Espero que gostem da minha humilde análise. Fico aguardar opiniões, críticas e, sem dúvida, sugestões para possíveis melhoramentos na “machine”. Seguem mais umas fotos da “menina”…
Obrigado!
 

Fábio A.

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Rendos said:
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Eis uma foto da minha velhinha

Aiiiiiim :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

Eu tive uma bike igual a essa :mrgreen:, foi comprada para o meu irmão ha mais de 10 anos ... e eu à 3 anos atras fiquei com ela para me iniciar no btt :lol:

Foto:
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Em outubro de 2006 meti-lhe um selim berg e uma suspensão nova ... uma zoom ! custou-me 20€, se não me falha a memoria :rotfl: . Belos tempos!

Cumpz
 

Rendos

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Grande máquina, não é Fábio?!! :wink: Pelo menos ajudou-nos a ganhar o bichinho pela modalidade... A minha, aquando da compra da Marin, dei-a a um um amigo para as voltinhas simples dele, dado que ele não tinha possibilidades de aquirir uma.
 

Fábio A.

New Member
Verdade! Deu para ganhar o bichinho e aguentou as primeiras voltinhas na boa :)
Tambem me desfiz da minha, e sinceramente até tenho pena.. até podia ir busca-la, mas não tenho onde a guardar/o que fazer com ela :s

Quanto à Marin, tens ai uma boa bike!
Força com isso, continuação de bom projecto :)

Cumpz
 

Rendos

New Member
:eek:fftopic:
Olá Fábio, já vi que temos mais uma coisa em comum, para além do passado em tons "Esmaltina": Carrega Benfica!! :mrgreen:

:back2topic:

Ninguém pode fazer o favor de opinar qualquer coisita ou, então, dar uma sugestão em relação a possíveis melhoramentos na "machine" ?!

Obrigado!
 

CCOELHO

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Boas,

A bike está muito polivalente, mas penso que uns travões hidraulicos eram uma boa opção de compra.

Abraço,
Coelho
 

Rendos

New Member
Obrigado, CCoelho! Essa é também a minha intenção, assim que estes travões "dêem o berro".
E, já agora, o que me sugerem, a um preço acessível? Não queria dar muito mais do que 100 €... se é que é possível! :roll:
 

betozeca

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Boas,para começar tens ai uma bike para a vida ainda por cima linda nao fosse ela uma MARIN.
Quanto a upgrades tens muito por onde mudar,
mas na minha modesta opiniao acho que devias começar pela suspensao,
uma fox branquinha ficava ai a matar,
embora seja cara ou seja vai para o preço da bike toda,
mas vale a pena...
 

Rendos

New Member
Obrigado pelo elogio à beleza da Marin, betozeca... partilhamos ambos da mesma qualidade: o bom gosto :mrgreen:!!
Quanto à sugestão da Fox branquinha..., pois, também eu acho que ela ficaria a matar no conjunto, mas 500 € ?! :roll: Quem me matava se soubesse das minhas ambições era a minha esposa :oops:!
Já agora, betozeca, tiveste o privilégio de experimentar o funcionamento da Fox? Quem tem o privilégio de ter essa raridade na sua bike, e já experimentou, por ex., uma Reba, que diferenças apontariam? Justificam a diferença de valores?!
E travões hidráulicos acessíveis, o que me recomendam?
Obrigado!
 

pguerreiro

New Member
Viva Rendos,

Também tenho uma Marin, neste caso uma Bobcat Trail com praticamente só o quadro de origem :mrgreen:

Em termos de alterações talvez devas repensar a ordem de ideias.

Posso-te dizer que no que mais notei diferença foi na troca das rodas/pneus. A minha marin também vinha com esses WTB que acusaram na balança 700g cada... a não ser que sejam de um modelo mais recente podes contar só em pneus com 1.4kg que com 20€ e picos se transformam em ~900g e numa diferença tremenda de andamento.

Quanto a travões tenho uns shimano SLX e até agora só tenho a dizer bem, mas em termos de valores sobem para cerca de 160€. Se puderes aumentar o "plafond" é uma hipótese a considerar.

Cumprimentos,

PGuerreiro
 

Rendos

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Obrigado pela sugestão, pguerreiro! Já agora, que pneus recomendas?! Também trocaste as rodas da tua Bobcat?
Abraço!
 

pguerreiro

New Member
Rendos pneus optei por um kenda karma à frente e IRC mythos II atrás, estou maravilhado com o conjunto.

quanto a rodas sim troquei, comprei umas XT. podes ver o conjunto (aqui ainda não tinha trocado pneus/espigão de selim/suporte de bidon):

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um abraço,

PGuerreiro
 

costalf1

New Member
Olá boa noite eu tambem tenho uma Marin Eldriidge Grade, comprada este ano tem neste momento nem seis meses, eu tb estou muito satisfeito com ela troquei só alguma coisas, mas para futura alteração vai ser a pedaleira para uma Stylo 3.3 e mais tarde as rodas e muito mais tarde a suspensão, mas sem duvida que uma das mais valias da máquina é a geometria do quadro e a beleza do mesmo, na altura ainda me senti tentado a apostar numa Nail trail mas o orçamento não permitiu logo fiquei-me por este modelo mas até agora não estou nada arrependido, eu sinceramente não conhecia a marca mas fiquei fã. se quiseres podes consultar fotos da minha no topico analises e testes da Nail trail (http://www.forumbtt.net/index.php/topic,45324.0.html) tenho lá algumas fotos da minha mas a partir deste momento vou começar aqui a postar visto ter sido aberto um topico.

Leandro Costa
 

Rendos

New Member
Obrigado pessoal pelas vossas dicas oportunas!
Leandro, já tinha espreitado, anteriormente, esse tópico. Fico contente de saber que há mais uma Eldridge Grade a rolar por aí! :wink: Usa e abusa aqui do tópico para ires dando conta das tuas novidades... vou ficar atento :shock:


pguerreiro, a tua menina está muito fixe, sem dúvida! Quanto peso tiraste com a troca das rodas e pneus?! Já agora, em quanto te ficaram as XT? E o seu desempenho? A suspensão é uma Reba? Qual a versão e que tal se porta? (perdoa o interrogatório... :oops: é a curiosidade)

Ricardoliveira, já anotei a tua sugestão! :wink: Porém, apesar do peso dos WTB poder ser pouco abonatório, eles têm-me agradado bastante e... estão novos!

Mas, continuem a opinar, p. f.! :mrgreen:

Abraço!
 

pguerreiro

New Member
pguerreiro, a tua menina está muito fixe, sem dúvida! Quanto peso tiraste com a troca das rodas e pneus?! Já agora, em quanto te ficaram as XT? E o seu desempenho? A suspensão é uma Reba? Qual a versão e que tal se porta? (perdoa o interrogatório... Oops! é a curiosidade)

Viva,

Não sei ao certo só em pneus foram cerca de 500g, rodas não sei mas são bem mais leves e comportam-se muito bem, ficaram-me à volta de 300€, a suspensão é uma Reba Team e até agora 5 estrelas mesmo, de quem vinha de uma DART I, isto é o paraíso :D

Cumprimentos,

PGuerreiro
 

Rendos

New Member
Olá pguerreiro, desculpa o inquérito :mrgreen:, mas podias confirmar-me, apenas, mais uma ou duas coisitas?!
A diferença das rodas é assim tão evidente? E que principais diferenças assinalarias na Reba Team para uma MZ ou uma Dart?
Obrigado! :wink:
 

dav1d

New Member
Boas!
Também tinha ou tenho (?) uma Marin Eldridge Grade de 2008 (pois só resta o avanço e guiador de origem), e só posso dizer bem do quadro. Apesar de o equipamento de origem não ser nada de excepcional, apresenta-se com componentes fiáveis. Está preparada para longas viagens em autonomia, pelo que o peso baixo aliado à robustez/fiabilidade era o principal objectivo. A posição de condução destes quadros Hydro e as suas performances, são mesmo muito boas!
O único problema é ficarmos mal habituados, hehe!
Para quem compra uma Eldridge Grade de origem, posso aconselhar a trocar alguns componentes logo na compra, pois a médio prazo irão ter vontade de re-construir a máquina ao vosso gosto:
O selim - O selim que equipa este modelo é bom para passeios curtos (ao contrário do quadro da bicicleta)
O avanço - Apenas trocar se a medida não fôr a correcta para o vosso tamanho. O avanço de origem FSA 90mm não é pesado, e até é resistente.
Depois a médio/logo prazo, à medida que os componentes forem apresentando sinais evidentes de desgaste, poderão trocar
os travões - Os travões de origem não são maus, apesar de serem mecânicos, mas quando experimentarem uns hidráulicos.. Aí sim, vão poder disfrutar das potencialidades do quadro nas descidas. Atenção que o modelo de 2010 já vem equipado com uns Avid Juicy 3..
A suspensão, a pedaleira, etc. de maneira a equipar a bike para o fim que mais convier.
Resumindo: Apesar de não ser uma das bicicletas mais leves do mercado, de origem, tem um esqueleto (quadro) soberbo que pode ser equipado de forma obter uma excelente máquina, tanto em termos de performance como em durabilidade.
Ah! E também em termos de estética, mas isso já é uma questão pessoal
 
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