Maratona Internacional de BTT Cidade da Póvoa de Varzim - 06 Outubro 2012

mdz

New Member
Olá! Fiz a meia maratona e só posso dizer bem! Grandes marcações, grandes trilhos! Muito bem organizada! Tirando aquela queda ao 2º kilometro em alcatrão de dois participantes, e os 23897482937029 furos numa descida com muita pedra solta, correu muito bem! :)

Parabéns à organização :)
 

Sergio82

New Member
Olá, viva. Obrigado ao Edyseven pelas fotografias que aqui deixou... :yeah:
Em geral, o balanço da Maratona da Póvoa é positivo. Partida a horas (foi quase ao segundo!), marcações bastante visíveis ao longo do percurso, abastecimentos com fruta, barras energéticas, biscoitos, água, sais...; o track (ou melhor, uma imagem JPEG do percurso) foi fornecido 12 dias antes da prova. Segundo já aqui foi dito, as fitas já foram recolhidas hoje (!) - sendo assim, devo felicitar a organização.
Gostei do percurso, mas achei-o demasiado rolante nos últimos 15km (o que não deixa de ser positivo, para os que já forem demasiado cansados)... além disso, muitos dos caminhos e pontos de passagem já tinham sido escolhidos noutras Maratonas da Póvoa.
Se houve algo em que reparei foi no número de participantes, que me pareceu aquém do habitual (participantes femininas, aliás, acho que só vi por lá uma...). Como consequência, desta vez não houve engarrafamentos (como já se tinha visto noutras edições, na subida à Cividade de Terroso, por exemplo) nem complicações na zona do abastecimento (no que aparecia ao km 21, estavam 4 ou 5 pessoas...). Se não me engano, só houve um controlo... assistência técnica não vi. No final, tal como prometido, lá estavam as bolas de berlim... eheheh. Na lavagem das bicicletas nem sequer havia filas.
Acabei por fazer uma média acima do habitual e acabei a prova num tempo record (na Meia Maratona de 2010, precisei de mais do dobro do tempo para acabar a prova, mas também foram 57km...).
 

tpfernandes

New Member
Boa tarde a todos!

Eu fui um dos que ia reticente para a Maratona da Póvoa mas fiquei surpreendido pela positiva. Tirando um ou outro aspecto e o kit de participante pobrezinho, tudo o resto achei positivo!

Partida: A horas, nada a apontar!
Percurso: Bastante bem desenhado com trilhos técnicos q.b., uma ou outra subida mais complicada e uma parte final com 10/12 km em plano que me rebentaram todo pois ia a disputar um ou dois lugares com dois atletas nesses km's finais. Achei que poderia ter menos alcatrão e paralelo, mas na Póvoa não há muita escolha!
Banhos: Sem nada a apontar!
Lavagem de bicicletas: Não costumo lavar a bike nas maratonas, mas pelo que vi, havia mangueiras suficientes e nada de engarrafamentos.
Staff: Aqui é que a porca torce o rabo, não havia praticamente gente em cruzamentos, eu sei que eram muitos dados os km's que se fizeram em caminhos rurais mas isto não é desculpa. Consequência disso ou não, um colega foi parar ao hospital depois de quase ter sido atropelado por um jipe, felizmente, sem consequências graves. Eu e outro atleta quase que para lá íamos, também num cruzamento termos evitado por segundos um toque de um carro. Se hoje tivessemos que parar ou abrandar em todos os cruzamentos, acho que a esta hora ainda estava a terminar!
Reforço: Tinha o indispensável! Quem quisesse mais é porque ia para comer e não para pedalar!

:)
 

dmcd

New Member
Boas,

Participei na maratona e gostei bastante. Acho que já disseram tudo anteriormente sobre como decorreu a prova.
Para o ano há mais ;)

edyseven: thanks pelas fotos!
 

brn85

New Member
Concordo com grande parte daquilo que foi dito. Realço a falta de gente nos cruzamentos, o que é um perigo enorme, além de hoje ser sábado e dia de trabalho e haver muitos tratores a circular. É a primeira vez que participo mas creio que a adesão à prova foi muito fraca.

Agora gostava de saber as classificações e ver mais fotos! Para que só fez a meia maratona não aparece nas do edyseven.
 

Sergio82

New Member
Já agora, será que podem disponibilizar o track da meia maratona? Eu sei que a organização o enviou por e-mail, mas era em fotografia e não dá para aumentar... já fui ao Gpsies.com mas ainda não tem..
 

odracir sabir

New Member
Quem viu esta Maratona, e quem a vê.................... está uns furos abaixo.

A organização já ganhou muito dinheiro com esta prova .................. agora tem de rezar para que ela não acabe.

Mas é como tudo na vida.
 

garguladomonte

New Member
boa noite ppl
fiz a meia maratona e para ser sincero nao notei nada a falta de apoio nos cruzamentos, que me lembro havia ajuda em praticamente todos
foi a 1ª na povoa, gostei da organização, o percurso estava irrepreensivelmente marcado
em conclusao gostei bastante
pena nao haver fotos da meia
 

brn85

New Member
Eu gravei o percurso. Mais tarde deixo aqui o link.

Alguém conhece os fotógrafos que estavam na partida?
Ao fazer o controlo zero estava lá um senhor a fotografar e até meti conversa com ele, mas no final acabei por não ficar com o contacto nem saber onde ia colocar as fotos...
 

tpfernandes

New Member
odracir sabir said:
Quem viu esta Maratona, e quem a vê.................... está uns furos abaixo.

A organização já ganhou muito dinheiro com esta prova .................. agora tem de rezar para que ela não acabe.

Acho que é esta a principal razão da fraca adesão nesta prova!
 

gteles

Member
Eu não gostei muito, a duas semanas fui ao bike camp que superou esta sem sombra de duvidas, a começar nos trilhos...
 

Estebiker

New Member
Gostei na generalidade, mas há um ponto que não posso deixar passar. Fui na intenção de fazer a maratona e aprox. aos 12 km , penso, virei à direita na placa que dizia maratona. Qual é o meu espanto quando passados uns bons quilómetros apercebi-me que não ia na direção do monte da Franqueira que sei , seria contornado por quem fosse na maratona. Não sei o que se passou, mas como é que foi possível eu ter selecionado a maratona e depois ser integrado na meia maratona??? Cheguei a casa e fui ver as fotos do percurso e reparei que existem pontos comuns na meia e na maratona. Como foi possível?​
 
Last edited:

polidos

Member
Foi a primeira vez que participei na maratona da Póvoa, e não tenho nada a apontar. Em relação aos outros anos não posso dizer nada, só posso dizer o que ouço dizer dos meus colegas que participam todos os anos desde a primeira edição, e a deste ano comparada com os outros anos... "foi fraquinha!" Em relação à marcação do percurso estava bem marcado, pelo menos não me perdi, e encontrei sempre pessoal da organização nos cruzamentos. Em relação à divisão da maratona e da meia-maratona estavam lá elementos da organização e as placas a indicar meia-maratona e maratona, sendo que a meia-maratona era para a esquerda (que foi a que eu fiz) e a maratona para a direita. Os últimos 15 km da meia foram sempre muitos rolantes com uma mistura de alcatrão/paralelo/ e terra. Para mim foi óptimo, uma vez que já não andava à quase um mês...
 

jmspinto

New Member
A drástica redução do nº de participantes poderá eventualmente ser explicada pela realização no mesmo fim de semana de três maratonas bastante próximas: Paços de Ferreira (6ª), Póvoa (Sábado) e Gerês (Domingo).

Eu estava para ir à do Gerês, mas como estava ainda um bocado constipado acabei por optar pela da Póvoa.

Quanto às marcações: irrepreensiveis.
 

dmcd

New Member
A maratona era para a direita e a meia para a esquerda, estava devidamente assinalada.
Concordo com o jmspinto em relação à fraca adesão.
Próximo ano estou lá novamente.
 

coutojp

New Member
Caros Companheiros ... é a crise.
Ela também chegou ao btt, as provas não são só a inscrição, é gasoleo, e as portagens, a merenda ......... é tudo junto.
De fato senti logo na viagem Porto Póvoa que a adesão não seria grande, poucos carros com bikes em cima ...
No essencial a organização esteve bem sem falhas na sinalização, no percurso escolhido e nos nos reabastecimentos (já vi bem pior em provas de maior nomeada).
Reparei em post anteriores que alguem teve um acidente devido a fraca sinalização num cruzamento ...acho estranho até porque a organização avisou para todos terem cuidado, tratava-se dum passeio "cronometrado" e já agora não sei qual é o problema de perder 10 ou vinte segundos num cruzamento por contraponto a uma "horitas" no hospital.
A unica falha é ainda não ter encontrado as classificações ......
 
Top