Maratona de Manteigas 2011

nneves

New Member
Bem depois do empeno de ontem cabe-me a mim abrir o tópico de rescaldo desta prova.


Foi uma prova bastante durinha pois o calor, e aquela ultima subida na maratona foram os grandes obstáculos dela. Mas vamos começar pelo início:


Secretariado: bastante rápido, eu levantei o meu pelas 9h e mesmo assim sempre a andar.


Partida: Não controlei o tempo mas acho que correu sem problemas


Percurso: muito bem marcado sem originar enganos, tinhas uns single trak’s bastante durinho e umas subidas bastante boas, a parte final com aquela subida para chegar a meta ui ui.


Banhos: Água gelada e não muito agradável.


Em jeito de resumo, foi uma bela manhã em manteigas onde a gestão era a palavra de ordem desta prova.

Atenção:
Quem levou uma Jersey, uns calções e umas luvas por engano o favor de me contactar o mais rápido possível por pm.


Nosso blog:
http://refracivilbtt.blogspot.com/
 

Jorge Dias

New Member
Viva,

Foi o maior "empeno" que tive até agora, de tal modo que aos 64 Kms tive que seguir apeado:(:(. Muscularmente fui abaixo. Tive que subir até aos 73Kms, ponto de água, com a bike à mão, e chegado aqui perguntei qual o caminho mais perto para Manteigas:

-Não tem problema, é sempre nesta estrada de alcatrão e é sempre a descer até lá.

-Obrigado, disse eu, mas afinal ainda ia haver problemas, pois ao fim de +/-2kms, furei, e não tinha bomba. Tinha ferramenta, tinha câmara, mas não tinha BOMBA:eish::eish:.

E o colega que me acompanhava, nem reparou que fiquei para trás e num repente fiquei sozinho..., e, roto como estava, a +/-8 kms da chegada não estava nada fácil...

Felizmente tinha uma pessoa amiga à minha espera que conseguiu que me fossem buscar. O meu OBRIGADA a quem pediu e a quem aceitou fazer a viagem:venia::venia:.

E nesta altura ocorre-me colocar uma questão:

E se eu tivesse ido sozinho para esta Maratona (como fui para Leiria e para Alte, só para falar nas da Taça de Portugal)?

E se eu tivesse dado uma queda, e ninguém visse (andei muitos kms sozinho)?

E se tivesse ficado inanimado?

Será que alguém daria pela minha (ou de qualquer outro nas mesmas condições) falta na chegada?

Claro que não, pois apesar de ter sido controlado no minuto 0, só o fui no meu dorsal, o que quer dizer que poderia perfeitamente, ficar no meio do monte, e a Organização levantar todo o aparato da prova, fechar a feira e alguém ficar no monte à espera de socorro que não iria chegar...

(Obviamente que não estou a falar desta prova em concreto)

Poderá ser difícil acontecer, mas arrepia-me só de pensar na ideia.

Venho dum desporto, Orientação, também disputado na floresta, em que a Organização controla nominalmente os atletas que partem e que chegam, e quando não aparece alguém eles sabem quem falta e vai-se à procura (já aconteceu um atleta ter-se perdido e só foi encontrado pelas 10Horas da noite, quando deveria ter chegado +/- pelas 4 ou 5 Horas da tarde...).

No BTT penso mais numa queda, e se não tiver ninguém na chegada à espera, como é que se dá pela falta?

Não sei se esta situação já foi colocada, se calhar já, mas como sou relativamente novo nestas andanças (que não na idade...), desde já peço desculpa da repetição, mas gostaria de ler opiniões de como ultrapassar esta questão, que pode ser dramática...

Sei que houve alguns acidentes, espero que poucos. Aos envolvidos desejo uma rápida recuperação, especialmente ao Américo Liberal, que conheci antes da partida, e que, segundo um colega da própria equipa, terá ficado magoado.

Desculpem lá a extensão do post, mas julgo que o tema, apesar de abranger um número muito diminuto de participantes, já que normalmente a participação se faz em equipa/grupo, merece alguma reflexão.

Abraço,
Jorge Dias
 

SL3

New Member
Maratona de Manteigas 2011, 87km com 2770 de acumulado. São estes os valores no meu GPS. Percurso muito bem marcado/sinalizado não dava mesmo para enganar, com muitos e bons abastecimentos. Os banhos, água fria, para ajudar a recuperar do empeno!
Partida dada ás 10h, eu e mais 2 colegas destas lides de imediato arrancámos com cerca de 500 atletas federados à nossa frente. A partida e chegada foi em frente à CM de Manteigas, seguimos em direcção às Penhas da Saúde ao km2,5 virámos à esquerda e entrámos num estradão de terra batida, onde o pó era mais que muito, quase não dava para ver por onde as bikes passavam.
Ao km8,5 dá-se início à 1ª subida atingido o ponto mais alto ao km27 durante esta distância tivemos uma descida com 2,5km de extensão.
Ao km32 dá-se início a uma descida louca, vertiginosa com 8km de extensão, grande parte dela feita em calçada romana, brutal. A parte final terminou num single track, em terra com alguma erva, com vários sulcos e curvas muito apertadas com regos, a maior parte do pessoal fê-la desmontado, eu como era terra e erva arrisquei, mas o transito estava muito condicionado com muitos atletas a ocupar o melhor espaço, apesar de irem apeados, na altura como a inclinação deveria ser na ordem dos 30% era impossível desmontar, fui obrigado a desviar-me e passar por um sulco que tinha cerca de 1m, resultado, cambalhota completa, aterrei batendo primeiro com a cabeça no chão o que me deixou um pouco atordoada e com alguma dor na cervical, ajudado, cambaleando lá fui à procura da bike, que tinha ficado 5m acima, voltei a montar a mesma e lá continuei. Obrigado ao pessoal que me prestou os 1º socorros, ajudou-me a levantar quando eu estava ainda a cambalear e que se ofereceu para chamar os bombeiros, felizmente que não foi necessário.
Jamais consegui voltar ao meu ritmo, os atletas que seguiam comigo desapareceram e eu com algumas dores, fui obrigado a baixar o andamento, como nesta altura estávamos a passar em Manteigas, ainda pensei em desistir, mas a vontade de continuar foi mais forte e lá continuei de encontro a mais uma dura subida, esta ao km50 e estendeu-se até ao km56 a mais curta das três, mas bem durinha. A partir daqui deu para ver muito pessoal a desistir, também não era caso para menos, atendendo ao esforço até então despendido, mais o que estava para vir!
A última começou ao km63 e prolongou-se até ao km78, talvez não tão dura como as anteriores, mas com o desgaste já acumulado, parecia nunca mais ter fim. Mais que desejoso dos km finais, que eram praticamente todos em descida, rapidamente me apercebi que não iam ser pêra doce, com várias placas a informar, descida perigosa, vim a verificar que não era perigosa, mas sim, perigosíssima, pior do que aquelas que são feitas em calçada romana, o declive era brutal, ora aparecia terra, ora calhaus, juntamente com a dor no pescoço que me acompanhava, cheguei a pensar, era preferível que fosse a subir lol…, quando cheguei à meta ao fim de 6h11 não sei o que me doía mais! Desejei não voltar a pegar nas bikes durante pelo menos 30 dias!
Não fosse a queda, penso que tinha feito menos 30minutos, mas também não ganhava mais com isso, porque o meu mais directo concorrente ficou a 15minutos, ou seja, pela segunda vez consecutiva saco o 1º lugar no meu escalão não federado, numa maratona XCM da taça de Portugal.
Apesar de tudo gostei imenso da prova podemos pensar que foi demasiado Duro, mas também o que se pode esperar da Serra da Estrela? - Tanto em estrada como em BTT!!!
O single track na passagem por Manteigas é que podia ter sido evitado, não por eu ter caido, mas porque não era de todo ciclável.
Para quem dizia, que não pegava nas bikes tão depressa, ontem dia 13, (feriado em Lisboa) fui para a Serra de Sintra fazer 3,5h de recuperação activa com 1200 de acumulado!
Um abraço,
António Vaqueirinho
 

alexcdomingues1

New Member
Caro Jorge,

Fui eu que falei consigo das 2 vezes que telefonou para a sua companheira e desiludem-me as suas críticas, face à ajuda que lhe demos quando teve problemas.

1º Você tinha o nº de telefone de emergência no dorsal, não sendo necessário telefonar para a sua companheira para o auxiliarem quando você saiu do percurso, ou seja, sair do percurso é a ultima coisa que se deve fazer, devendo esperar pelo elemento da organização que estava a fechar o percurso, visto você até ser dos ultimos. Mesmo quando saiu do percurso, com a informação que nos deu, de imediato dectectei onde você estava, e o encaminhei, não é verdade?

Nas nossas organizações desde que os participantes não saiam do percurso, ninguém fica sozinho monte como refere, pois existem sempre elementos nossos a fechar a prova, e que estão sempre em contacto comigo quer via telemóvel ou via rádio.

Quando você furou e nos voltou a contactar, não fizemos logo deslocar uma viatura para o ir buscar, e mesmo consigo fora de percurso não o detectámos com facilidade e rapidez?

Não percebo qual é o seu problema em relação à nossa organização.

Eu também faço oribtt, e caso você não saiba, são inumeras as provas em que os atletas desistem e não dão baixa do SI, de modo à organização saber quem está ou não em prova. Eu, inclusivamente já estive na organização de uma dessas provas da Taça de Portugal, em que existia 1 atleta no"mato" e pusemos pessoal a bater o mato sem sucesso. Moral da história, esta pessoa estava descansadinha em casa...

Situações de extremo podem acontecer, muitas medidas de segurança podem existir, mas nenhuma é perfeita nem previne tudo.

Não imagina como é o plano de segurança de uma prova da Airbike. Sobre outras organizações, não me posso pronunciar, mas pelo menos connosco a segurança é o departamento de prova que mais planeamento e trabalho tem.
 
Last edited:

Jorge Dias

New Member
Amigo Alex,

Peço desculpa, mas vai ter que me ajudar a perceber o seu comentário.

Onde é que eu comentei o que quer que fosse que pusesse em causa o vosso trabalho?

Saliento o que escrevi:

-referi que eu é que "estourei" - a Organização não tem culpa.

-referi que solicitei uma informação (caminho mais rápido para Manteigas) e que me foi prestada

-deixei os meus agradecimentos a quem me prestou ajuda (o Alex, não sabia o seu nome, e a quem me foi buscar)

-a partir daqui estabeleci um cenário hipotético (Escrevi: e se eu..., e se eu...), e tive o cuidado de mencionar: "Obviamente que não estou a falar desta prova em concreto"

Longe de mim beliscar a Organização.

Não sou de cuspir no prato da sopa, ou seja, para que não fiquem duvidas: só tenho que agradecer à Organização ter-me ido buscar. Quem me conhece sabe que eu jamais teria a ousadia de pedir ajuda por estar cansado, diferente seria se me tivesse magoado, aí teria telefonado directamente para o nr. que estava no dorsal. Quando telefonei para a minha amiga, foi para a descansar por eu nunca mais chegar, nesta coisas pensa-se logo que poderá ter acontecido algum acidente e eu só a quis sossegar, disse-lhe que ia chegar, mas mais tarde.

Fiquei admirado, e volto a dizer AGRADECIDO, como o referi anteriormente, quando ela me ligou a dizer que me iam buscar, e eu até lhe disse: pois se vão buscar todos os que estão nas lonas o melhor é trazerem um autocarro:).

Mais uma vez lamento ter sido mal interpretado, pois seguramente que não era essa, nunca poderia ser, a minha intenção.

Como referi, só posso dizer: OBRIGADO.

Alex, espero ter sido esclarecedor, e se entender que é necessário outro tipo de esclarecimento, estou completamente disponível para o fazer. A última coisa que eu queria era que a Organização fosse atingida por este comentário, que, volto a dizer, não consigo descortinar onde terei falhado.

Abraço, e prometo que vou treinar mais para que na próxima edição vá ao pódio, e vai ser o Alex a entregar-me o prémio:D:D.

(Gostaria de ver aqui a sua resposta, para perceber se fui esclarecedor.
Obrigado.)
Jorge Dias
 

casf

New Member
Boas pedaladas,

"Antes da 2ª ZA os comissários colocaram o seu "visto" no dorsal já os trilhos eram mais planos e os travões mais utilizados, mesmo assim recorri ao bolso para um gel de frutas, soube-me a puré de pêra, na embalagem dizia que era para dar força e bem precisei, tanta subida e esforço aumentaram a minha necessidade de restabelecer as forças, na 2ª ZA repeti outra banana, onde estavam a anunciar uma receita “especial de água com sais”, eu fazendo alusão ao meu equipamento informei que a bebida com açúcar nas provas de BTT, em mim, provoca-me uma sensação de hiper-glicemia que me faz umas cãibras indesejáveis, assim sendo pedi água e mais uma barra!"

Pedaladas boas,
casf


blue O powered by
www.canyon.com - www.cgd.pt - www.delta-cafes.pt - www.abbottdiabetescare.pt - www.cofides.com - EcoSec Castelo Branco - Pro-Tec www.rutilva.pt - www.agmotosport.com - www.snvlight.com - www.vitargo.com
 

Jorge Dias

New Member
Alex,

Essa foi a minha estreia, em Março/2011, e claro que já está no calendário para 2012.

Mas leva a sério o desafio que te lancei, os companheiros que lutem por 2 lugares no pódio, que 1 já está reservado para mim:p:p.

Abraço,
Jorge Dias
 
Top