Maratona BTT da Associação Humanitária do Granho (Regional Santarem XCM)-26/06/2011

Paulo986

New Member
Boas pessoal,

parece que me cabe a mim inaugurar o rescaldo da 2ª prova do Regional de Santarém XCM, que se realizou na localidade de Granho, sobre um calor imenso...

Gostei de tudo, o percurso era técnico, muito bem sinalizado, muitos postos de controlo, box´s na partida etç etç tudo muito profissional ;)

Realizei apenas a Meia-Maratona e deixo aqui o meu rescaldo:

Secretariado - 4/5 - Sem grandes problemas!
Partida - 4/5 - Controlo zero, box's a dividir as várias classes, partida a horas, mas sem nenhum sinal!
Percurso - 5/5 - Gostei muito, durinho, muito tecnico, muito sobe e desce nos primeiros km's, alguns estradões, e para o fim single-tracks! Gostei mesmo! ;)
Controlos - 5/5 - Controlo zero como já referi e cerca de 5 postos de controlo durante 40km, muito bom
Marcações - 5/5 - Muito bem marcado, fitas, placas em todas as viragens, placas de perigo!
Abastecimentos -/5 - Só retirei agua, não reparei no que tinha, no abastecimento na meta é que podia ter uma bebida isotónico, para recuperar um pouco das forças!
Chegada - 5/5 - Comissários da FPC a controlarem os tempos, que saíram pouco depois da chegada dos primeiros da meia!


Fica assim feita mais uma etapa, não participei na 1ª, mas vou fazer por participar nas restantes, pois a organização pareceu-me ser muito boa, tudo muito bem feito! Estão de Parabéns!

Resta esperar pelas classificações no site e não vou perguntar por fotos, porque acho que só vi um senhor a tirar fotos no inicio do percurso!

Abraços ;)
 

flaviosantos

New Member
boas

Sinceramente nao apreciei muito esta maratona , muito devido ao percurso onde o achei extremamente desequilibrado!! Quando me refiro a isto não é pela a areia , pois essa existe na zona e temos de "levar" com ela mas pela estrutura do percurso , que no inicio era duro mas nao ciclavel e depois com " N " estradoes de perder a vista onde apenas se tinha de pedalar e sem dificuldade nenhuma...

Outro factor que nao entendi muito bem foi as boxes..Pois a estrada da Partida era tao llllooooonnngggaaaaa e as boxes eram tao diminutas.... tive de partir de lado ou seja de fora das boxes , o que fez que ainda perdesse mais tempo no arranque!!Podiam ter alongado muito mais as boxes visto ter espaco e condiçoes para tal !!

De resto , impecavel, bons abastecimentos , boas marcaçoes , bons banhos e bom secretariado...

Abraço

Flavio Santos - Rotor / www.Bikesportsteam.com
 

RaCCeR

New Member
Viva

ÉH amigo Paulo.. nem te cheguei a ver :s ou pelo menos acho eu.. :lol: o calor deu cá um empeno que mal via o caminho :doente: :lol:

Quanto ao rescaldo.. epah esse não há muito a dizer.. mas fica a nota para melhorar na próxima prova deste Regional..

MAIS ÁGUAS.....!!!!!! MAIS ABASTECIMENTOS........!!!!!!! :tungas: :tungas:
 

Paulo986

New Member
Boas,

Só te vi quando passas-te na meta, para mais uma volta:lol:
eu nesta só fiz uma volta, pois tinha uma sopa de pedra a chamar por mim em Almeirim :lol::lol:

O grande inimigo foi mesmo o calor infernal e aquele pó ao inicio:lol::lol:

Abraços! ;)
 

Pedro Corujo

New Member
Boa noite

Gostava de deixar aqui o meu rescaldo da prova do Granho (40 KM):


Secretariado
- Funcionou bem, sem demoras.
Partida - Controlo 0 sem problemas, foram efectuadas as devidas divisões dos atletas nas respectivas boxes mas não conseguir ouvir ou perceber qualquer sinal de partida!!
Percurso - Foi duro, técnico, com muita pedra e areia ( mas faz parte da prova e é para todos).
Controlos - Funcionou muito bem, tudo a funcionar.
Marcações - Estava muito bem marcado, sem mácula.
Abastecimentos - Aspecto muito Negativo: Ao contrário de alguns Javardos ( sim, é mesmo esse termo a usar, pois sei bem o que é me apetecia fazer a esses Porcos) que foram deixando o seu lixo durante todo o percurso, para os criados deles limparem, levei uma garrafa vazia desde da 1ª ZA até ao fim do percurso e na meta depositei no lixo. Deveriam era ser penalizados de forma a não participarem em mais nenhuma prova de XCm organizada pelo Trilho Perdido. Estes Porcos não têm respeito pela natureza por aquilo que usufruem, respeito pelos outros BTTistas e muito menos pela organização dos eventos. Aqui encontra-se um dos dois aspectos menos positivos deste evento, devido ao elevado calor que se sentiu ( e tenho a certeza que a organização tinha essa noção e informação meteorológica:p ) todos os participantes mereciam que estivessem no percurso muito mais abundãncia de água para além das ZA, fica para a próxima.
Chegada - Estava um senhor da FPC a anotar os tempos, sem problemas.

No geral gostei da minha participação, da prova na sua globalidade e espero poder estar presente na prova de XCM em Alpiarça em Setembro.

Abraço a todos e continuação de boas pedaladas,

Pedro Corujo
 

Pedro Corujo

New Member
As pessoas que deixam lixo nos percursos é que deviam ter vontade de chorar de vergonha e sinceramente este tipos de indivíduos não devem merecer qualquer tipo de respeito de quem anda neste desporto. Pois não se trata apenas de uma opinião pessoal , trata-se de uma constatação de factos, apenas isso. boa noite e boas pedaladas.
 

jlalmeida

New Member
Pedro, eu estou contigo quanto ao respeito pela natureza e mais não sei quê e outras coisas que se poderiam por aqui dizer. Na realidade .... acho que devemos, na medida do possível, deixar o lixo próxiomo das Za's. Mas deixa que te diga uma coisa, é um pouco absurdo carregar uma garrafa do inicio ao fim. Quer dizer... acho que pelo menos podias largá-la no próximo P C ou ZA, Não sejamos extremistas.
Eu não participei, vim aqui para ler algo sobre o evento e tu contas-me que andaste a carregar com uma garrafa... desculpa lá mas tive de "desabafar"!
Abraço.
 
Last edited:

traveller

New Member
Rescaldo:
1º Quando cheguei á partida deu-me logo vontade de ir para casa, ter que entrar numa box de lado com o perigo que isso representa nunca tinha visto (existia pelo menos 1 km de reta)
2º 1 abastecimento em 40km e logo antes de uma descida, nem dava para ir a beber o outro abastecimento era só de agua.
3º classificações no fim do dia ainda não estão disponíveis.
4º taças que pelo tamanho dava para rir
5º nem uma pessoa em cruzamentos de estradões e entradas em estradas principais.
6º quem ia faz 80 Km tinha que ao passar na meta aos 40km e travar a fundo pois a estrada estava cheia de pessoas sem a organização nada fazer.
7º acho que foi explorado nesta maratona.
é o meu ponto de vista espero que estes comentários sirvam para as organizações pensarem um pouco.
 

Espigão

New Member
É verdade Pedro. E na 2ª volta deu bem para ver essa javardice toda. Eu cheguei ao fim com 3 embalagens vazias e uma garrafa de água vazia nos bolsos da jersey. E vejam bem que mal dei por estarem lá...

Quanto ao evento, fiquei um pouco desiludido com alguns aspectos (alguns deles bastante negativos) e não foi por falta de avisos. Acho que caiu bastante a qualidade desta 2ª Maratona comparativamente à primeira.

Mas sobre isto e muito mais irei falar no Rescaldo do evento. Entretanto deixei alguns dados AQUI.

Cumprimentos

Hugo
 

Vira_Milho

New Member
Epá não me lixem, poderiamos ajudar a organização no melhor possivel, mas limpar-lhes o lixo ? Qdo se organiza algo deste género pensa-se nessas coisas, aliás quem organizou isto andou na competição muito tempo e sabe como sao as coisas.
O pessoal que vai para mostrar resultados nao pode pensar "Aiiii tenho de levar a garrafa de agua porque até a ZA500 mil porque senao as pessoas vao julgar-me mal e vao pensar que eu por fazer sou um gajo que nao gosta da natureza..."
Olhem eu ir no Titan desert e pensar "epá tenho de deixar a garrafa de agua aqui ou entao daqui a 80 klm's... hmmm... daqui a 80 klms deixo la a garrafa de água."
Achei a prova engraçada e bem organizada apesar das boxes terem pouco espaço para o pessoal, pois calor do tempo + o calor humano foi espectacular a mistura, depois houve atletas a desistirem porque faltaram aguas nos abastecimentos... inaceitavel. De resto, parabens à organizaçao e fizeram um excelente trabalho quando socorreram um senhor do Vila Fresca que se aleijou no meio do mato.
 

Pedro Corujo

New Member
Boas Jlalmeida

Podes desabafar à vontade, como é óbvio, só quem participou nesta prova compreenderá o que quis transmitir... bons treinos e um abraço para ti
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Ainda haver quem deite lixo fora no mato sem pensar nas consequencias já é algo fenomenal, agora haver quem além disso ainda vem julgar quem transporta uma garrafa até ao fim é muito à frente!
Eu já deitei a garrafita fora muitas vezes, mas sempre logo após a ter recebido, onde se acumulam muitas e sei (penso) que após a prova serão recolhidas. Se for preciso levar a garrafa comigo porque não? Até posso guardar a água que não beber para a beber depois.
Portugal é assim, muito à frente numas coisas, e tão atrasado noutras, é conforme convem.

Sobre a prova não pude participar porque tenho um exame da faculdade no dia seguinte, mas estou curioso por vêr as classificações...
 

RaCCeR

New Member
Discussões inuteis mesmo.. de quem leva mais tempo a garrafa no jersey.... :eish:

E depois de faltar a água para mais de metade dos participantes da Maratona com o calor que fez... e ainda faltavam pelo menos 25 km's ????

Ninguém diz nada ???? :cadeirada:

Enfim.. Se alguem tiver fotos que coloque por aqui! ;)

Abraços
 

Espigão

New Member
Como é óbvio, a garrafa que transportei até ao fim, foi consumida a meio do percurso tal como os géis e até podia tê-los descarregado num qualquer abastecimento ou PC mas o cansaço era tanto que nem me lembrei... :lol:

Já, agora...

Vira_Milho said:
parabens à organizaçao e fizeram um excelente trabalho quando socorreram um senhor do Vila Fresca que se aleijou no meio do mato.

Não sei qual é a ideia que tem de "excelente" mas:

- Passei pelo "Sr. de Vila Fresca" (o amigo Octávio que felizmente já teve alta do Hospital e encontra-se bem) quando estava prestes a terminar a minha prova, perguntando-lhe se estava tudo bem pois pareceu-me muito mal tratado. Na altura seguia com um elemento da organização que transportava a sua bicicleta tendo depois passado por mim já a chegar a meta numa carrinha. Achei estranho não ver ao longo do percurso qualquer socorrista/equipa médica ou ambulância perante um dia e imenso calor, perante um percurso algo perigoso, perante fosse o que fosse e onde estavam centenas de participantes a passear, a competir, etc...

A queda do Octávio, foi uma queda com traumatismo craneano com perda de conhecimento e automaticamente também, uma suspeita de TVM (traumatismo vertebro-medular) ou seja, devia ter sido o mais rapidamente assistido por pessoal especializado (médico) e o seu transporte feito também o mais rapidamente possível para o Hospital em boas condições.

Já depois de ter cortado a meta encontrei o Octávio sentado no chão ainda a sangrar das várias escoriações que tinha no corpo e perguntei-lhe se ninguém o vinha assistir. Perguntei-lhe novamente se estava tudo bem, se mexia bem os membros, etc, respondendo-me que iria tomar banho e depois desinfectar as feridas.

Fui também tomar banho e o que se passou a seguir...

Contou-me a minha mulher e pais que estavam no local que pouco depois o estado de saúde do Octávio se tinha agravado com vómitos, tonturas e perante este quadro, o transporte deve ser mesmo feito o mais rapidamente possível para o Hospital mais próximo.

Foi o cozinheiro do evento que com a sua boa vontade lá limpou as feridas do Octávio com água oxigenada e quando se solicitou uma ambulância que estava parada no local, a resposta foi que a mesma, só era para transportes de fisioterapia e que não estava autorizada para transportar feridos...

Depois houve também uma enorme discussão acerca do seguro com explicações muito mal dadas por parte de alguém da organização mas nem vou entrar por aí porque isto é o menos e a saúde está acima de tudo...

Teve então de ser chamado o 112 para transportar o Octávio ao Hospital onde realizou todos os exames de diagnóstico necessários tendo então alta e felizmente ou aparentemente com "tudo em ordem"...

Se isto foi uma forma "excelente" de tratar um participante acidentado... imagino o contrário...

Cumprimentos

Hugo
 

jlalmeida

New Member
Desculpem mas... não sendo importante para o rescaldo do evento, é importante para a minha conciência. Alguém não leu ou não percebeu o que eu escrevi no primeiro paragrágrafo do meu post anterior. Eu esclareço, precisamos de nos preocupar com o sítio onde deixamos o lixo que produzimos mas não
precisamos de o carregar até ao fim do evento e numa situação mais extrema ainda o trazer pra casa. :) . Basta que o deixemos nas imediações das ZA's.
Abraço, boas medaladas e muita ecologia.
Quanto a esta Maratona, e é por isso que gosto de ler os rescaldos, espera-se sempre mais de uma prova que tem a supervisão de uma entidade federativa.
 
Last edited:

flaviosantos

New Member
boas Hugo , só com o intuito de reforçar o teu comentário , ressalvo que nao vi qualquer elemento da GNR , porque será ?

Será porque agora ,as entidades publicas cobram custos elevadissimos e com isso se recorra a contenção de custos ?

Deixo aqui a ideia no ar...

Abraço

Flávio Santos- Rotor/ www.Bikesportsteam.com
 
Boas,

As classificações vão ser apresentadas no site www.trilhoperdido.com logo que possivel pois solicitamos à A.C. de Santarém que rectificasse as mesmas pois havia algumas falhas identificadas. Contamos hoje á noite ter tudo correcto.

Obrigado,
Carlos Coelho
Trilho Perdido Lda
 

clms

New Member
boas

hugo à muito que os valores cobrados pelas forças segurança se mantém iguais, por isso não deve ser por aí e mais não é a câmara que emite a liçenca para os eventos, logo, são estes que podem dizer que não é necessário... tudo depende da choradeira ahahahah
 
Top