Manutenção e regulaçao da Rock Shox Tora

#21
Re: Rock Shox Tora 302

Boas eu tenho uma a uma semana, e já fez 354km em xc, e tem um amortecimento impecavel, digo-te que comparda com uma suntour xct é muito mas muito melhor, em quanto á garantia pensso desde que tenhas a factura, se fores a uma loja em portugal representante da rock shox ela é válida.
cumps
 
#22
Re: RockShox TORA

peço desculpa por desenterrar o tópico mas alguém me explica como regular a pré carga, + / - mole da tora 302 c u-turn?? u-turn na perna esquerda rebound no fundo da direita e lockout no topo da direita ...ou não tem regulação da pré carga?? obrigado...abraço
 
#24
Re: RockShox TORA

Milhas_Rev said:
Tora 302 u_turn não tem regulação de pré-carga...
Só mudando a mola que tem dentro por uma mais mole ...

Milhas_Rev
e se mudar o rebound para o mais lento?? ela não fica mais dura??? ou só qdo ela vem para cima a voltar á posição inicial é que fica mais lenta?? ao ficar mais lenta não fica necessariamente mais dura penso eu...
 
#25
Re: RockShox TORA

Vasco, eu tenho uma b´twin 8.1 e vêm equipada igualzinha à tua, a unica diferença é que a tua é de suspensao total, e a minha é rígida.
A tora que tens é a 302 u-turn logo na perna esquerda tem a afinação da mola, e não a ar.
Se não for assim avisa, para eu ficar então mais informado.
A 302 a ar, nem csg regular, excepto com a bomba de ar, pra aumentar ou diminuir a pressao.
 
#26
Re: Rock Shox Tora 302

Boas pessoal!

Comprei uma Tora 302, e ainda nem a montei na bicicleta (só vai dar no fim de semana), mas naquela da curiosidade decidi mexer nas regulações... com o lockout e o rebound, tudo bem, agora com o regulador de pré-carga (na imagem do Milhas_Rev é o numero 2) dei um quarto de volta, e parou (pensei que tivesse chegado a um dos extremos...), mas agora não mexe :shock: nem para um lado nem para o outro... era suposto acontecer isto? :roll:

cumps
 
#27
Re: Rock Shox Tora 302

Boas
Eu tambem tenho uma Tora 318 a oleo comprada na Decathlon e
apeasar deste modelo não existir para venda ao publico porque e uma versão OE
(para montagens de fabrica) a afinação e feita tal e qual como diz o Milhas_Rev.
Quanto a questão do goldenboy acerca da compra na Fizzbikes devo dizer-te que
comprei la um quadro, correu tudo bem, mas depois quando pedi os documentos da garantia
da GT para, no caso de ter algum problema, eles responderam-me que quem tratava da
garantia eram eles ou seja se tiver algum problema relacionado com a garantia tenho que enviar o quadro para la.
Mas ca tens toda a assistencia da RS.
Exprimenta procurar nas lojas da Decathlon na zona da oficina se eles têm Toras para venda porque a minha
foi relativamente barata na altura, acho que me custou 130 € a cerca de 1 ano e meio.
Não custa nada perguntares por la.
Cumps
 
#28
Re: Rock Shox Tora 302

Lunatic_Lover said:
Boas pessoal!

Comprei uma Tora 302, e ainda nem a montei na bicicleta (só vai dar no fim de semana), mas naquela da curiosidade decidi mexer nas regulações... com o lockout e o rebound, tudo bem, agora com o regulador de pré-carga (na imagem do Milhas_Rev é o numero 2) dei um quarto de volta, e parou (pensei que tivesse chegado a um dos extremos...), mas agora não mexe :shock: nem para um lado nem para o outro... era suposto acontecer isto? :roll:

cumps
Eu tenho uma tora 318 solo air e na perna esquerda está a valvula do ar, depois de tirada a tampa. Lunatic_Lover a tua não terá também a valvula de ar no lado esquerdo, é que a tampa é de rosca e custa a sair, pelo menos nas primeiras vezes.
 
#29
Re: Rock Shox Tora 302

ZeTT obrigado pela dica... a minha é uma 302 a molas e aquilo era mesmo o regulador que estava encravado, fazia força, mas tinha medo de partir o regulador, até que me passei :lol:, e rodei sem medo e desencravou :D

Agora outra questão... o Poploc... eu tenho shifters alivio com mostradores... o poploc é suposto ficar colocado onde estão os mostradores! Existe algum lugar alternativo para colocar aquilo? No centro do guiador não me parece muito prático.....

cumps
 
#30
Re: Rock Shox Tora 302

Pessoal, para não abrir mais um tópico, a ver se me conseguem esclarecer:

Um colega meu vai comprar uma destas bikes:
- Scott Scale 50
- Trek 6500 disc
ambas no modelo de 2008.

Elas são idênticas ao nível do equipamento, mas temos uma dúvida em relação à suspensão.

A Scott diz:
Rock Shox Tora 302 / alloy steer
Coil Spring / Keyturn Lockout
reb. Adj. / 100 mm travel

e a Trek diz:
RockShox Tora 302 Solo Air w/positive air pressure, rebound, TurnKey lockout, alloy steerer, 100mm

Se bem percebo, a da Scott é a molas e a da Trek é a ar. Estou certo? Sendo assim existem vários modelos da Tora 302??
 
#31
Re: Rock Shox Tora 302

100do said:
Pessoal, para não abrir mais um tópico, a ver se me conseguem esclarecer:

Um colega meu vai comprar uma destas bikes:
- Scott Scale 50
- Trek 6500 disc
ambas no modelo de 2008.

Elas são idênticas ao nível do equipamento, mas temos uma dúvida em relação à suspensão.

A Scott diz:
Rock Shox Tora 302 / alloy steer
Coil Spring / Keyturn Lockout
reb. Adj. / 100 mm travel

e a Trek diz:
RockShox Tora 302 Solo Air w/positive air pressure, rebound, TurnKey lockout, alloy steerer, 100mm

Se bem percebo, a da Scott é a molas e a da Trek é a ar. Estou certo? Sendo assim existem vários modelos da Tora 302??
Não percebo muito disto e assim ainda vou baralhar mais. :p
Comprei agora uma Trek Fuel EX 5.5E (modelo 2008) e vem com uma Tora 302 Solo Air (vem com bomba para encher e tudo :clap:); mas é de 130 mm e não de 100 mm... :roll:

A suspensão é esta:

RockShox Tora 302 Solo Air w/positive air pressure, rebound, TurnKey lockout, 130mm



Já estou como tu, afinal quantos modelos da Tora 302 existem??? :roll:
 
#33
Re: Rock Shox Tora 302

Existe a Tora 289, a Tora 302 e a Tora 318. São todas iguais a nível de exteriores e construção. A única diferença está no funcionamento e consequentemente no peso.

A Tora 289 funciona com molas, tal como a 302. Não sei que mais diferenças existe entre estas duas, mas penso que passará pelos ajustes e regulações. A Tora 318 já funciona a ar. Depois dentro destes modelos há ainda mais versões, como a U-Turn (85-130 mm) e All-Travel (80, 100 ou 130 mm). :wink:

http://www.sram.com/en/rockshox/crosscountry/tora/
 
#34
Re: Rock Shox Tora 302

Exactamente!! e conforme é o desenho/geometria do quadro, assim é feita a afinação/regulação de fábrica. A mesma suspensão pode vir numa quadro de XC com 100mm de curso, e num quadro de enduro pode vir a 130mm, isto td fora a opção de U-Turn, q esta opção, q tb pode vir em qq suspensão, pode ser regulada pelo user, nas tora, entre os 100mm e os 130mm.
 
#35
Re: Rock Shox Tora 302

o5car said:
isto tudo fora a opção de U-Turn, q esta opção, q tb pode vir em qq suspensão, pode ser regulada pelo user, nas tora, entre os 100mm e os 130mm.
Não, não... A opção U-Turn é uma funcionalidade da Rock Shox que permite tirar até 45 mm ao curso máximo. No caso das Tora pode-se escolher um curso entre 85 e 130 mm. Já se estivermos por exemplo a falar de uma Lyric, o curso varia entre 115 e 160 mm. :wink:

Quanto às Tora de curso fixo, o curso pode ser alterado internamente para 80, 100 ou 130 mm, mas aconselha-se a fazê-lo quando estas vão à revisão para prevenir a perda da garantia e outros problemas.
 
#36
Re: Rock Shox Tora 302

Amukinado said:
A Tora 289 funciona com molas, tal como a 302. Não sei que mais diferenças existe entre estas duas, mas penso que passará pelos ajustes e regulações.
Não sei se lês-te o que escrevi em cima, mas a minha é uma 302 solo air e como podes ver na foto (perna esquerda) tem válvula para meter ou tirar ar e tabela de pressões :wink:; por isso é diferente da 289 que não tem esta opção nem a de bloqueio.
 
#37
Re: Rock Shox Tora 302

JOCA_RR said:
Não sei se lês-te o que escrevi em cima, mas a minha é uma 302 solo air e como podes ver na foto (perna esquerda) tem válvula para meter ou tirar ar e tabela de pressões :wink:; por isso é diferente da 289 que não tem esta opção nem a de bloqueio.
Peço desculpa mas não reparei. :oops: Estive a ver no site da Rock Shox e a versão 302 de curso fixo de 130, 100 ou 80 mm funciona a ar. As U-turn e 80 ou 100 mm é que funcionam com mola. Quanto à 318, a versão U-turn é de mola. As 289 são todas de mola. :wink:
 
#38
Re: Rock Shox Tora 302

Tenho uma Tora 302 que veio na Scale 60 e devido a sua geometria do quadro que deixa a frente um pouco mais leve do que outras bikes que eu conheço, faço o seguinte, giro o botão da pré carga até ele travar no mínimo e depois coloco entre uma volta e uma volta e meia de carga, e a velocidade de retorno deixo o botão entre o limite mínimo e o meio do lado da tartaruga, na minha região tem estradas com cascalhos e pedras soltas e a suspensão funciona muito bem assim. Recomendo também sempre lubrificar os retentores na canela, isto melhora bastante o funcionamento do garfo.
 
#39
Re: Rock Shox Tora 302

Não, não... A opção U-Turn é uma funcionalidade da Rock Shox que permite tirar até 45 mm ao curso máximo. No caso das Tora pode-se escolher um curso entre 85 e 130 mm. Já se estivermos por exemplo a falar de uma Lyric, o curso varia entre 115 e 160 mm.
Amukinado, não percebi o q é q eu disse de mal?!?!?!! :| dei apenas um exemplo da funcionalidade do U-Turn :wink:
 
#40
Re: Rock Shox Tora 302

o5car said:
Amukinado, não percebi o q é q eu disse de mal?!?!?!! :| dei apenas um exemplo da funcionalidade do U-Turn :wink:
Estava apenas a salientar o pormenor da regulação ser entre 85 e 130 mm ao invés de 100 e 130, como referiste. Mas é apenas um pequeno pormenor! Não leves a mal... :p