Manual de descidas

Jocas22

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a evolução dos guiadores foi: rise 660 --- flat 580 --- rise 635

sinceramente o melhor pra descer era sem sombra de duvida o 660, mas como nem tudo são descidas e tenho os ombros não muito largos, esse nem pensar :D
o flat acho curto demais pra descer, sendo no entanto o meu preferido pra subir e rolar (que no fundo é o que gosto mais de fazer)
ando agora com este, que acho um upgrade em relação ao flat nas descidas, e parece-me um bom compromisso, mas acima de tudo ajuda nas descidas pra quem tem pouca pratica das mesmas.

Guiadores muito curtos em trilhos de descida tecnica achei um desatino. Talvez com mais pratica, até que não o vendi, fiquei com ele.

sinceramente se pudesse escolher era 620 flat. Escolher um guiador é de LONGE a ***** mais dificil numa bike, depende de mil factores :cool:
 

Rui Marçal

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Boas, para descerem bem tens de ter confiança, é o fundamental. Sem confiança ou cais ou desces mal.

Para isso quanto mais andares melhor, a confiança é a técnica vai surgindo lentamente.

Outra situação boa para evoluires é mudares de local onde andas. Se passares para outros trilhos evoluis mais rápido e melhor porque exploras outras situações.

Também ajuda andares com malta que desce melhor que tu, a ver também se aprende.

Deves ter sempre a pressão dos pneus controlada bem com a afinação do amortecedor e suspensão. Se assim for tens mais confiança em ti mesmo.

Quando desces nunca deves olhar para o perigo, ou seja, para onde não queres ir, deves olhar para onde queres ir. Se te fixas na vala, buraco ou rego é para lá que vais e podes cair. É matemático.

Nas descidas, o rabo sempre levantado para a bike andar livre por baixo de ti.

Se apanharem um drop o rabo deve ir para cima roda de trás quase a tocar no pneu. Assim vais tirar peso na frente e passas-lo para trás. Permite travar mais atrás antes de derrapar.

O travão de trás só deve ser bloqueado por quem sabe e para controlar a bike.

O travão da frente é para abusar. Muito raramente foge de frente porque a malta tem medo de travar.


,,
 
Mas a confiança na dose certa é limitada pelas capacidades. Confiança a mais dá piores resultados do que a menos. LOOOL
Descer, ao contrário do que nós aqui a falarmos da a entender, não tem assim tanta teoria quanto isso. O essencial é andar de bicicleta e disfrutar a volta! O descer vais com calma puxando cada vez mais os limites e quando deres por ela já vais estar a fazer as coisas que nós aqui todos falamos. Como disse o wayne gretzky, "Vais perder 100% das hipotses que não tentares", por isso é ir tentando, insistindo, com calma, com cabeça, e o resto e conversa.

Quanto ao guiador, quanto mais largo, mais estabilidade terá a bicicleta/direcção, e mais curto será mais àgil e mais rápido para mudar de direcção. Tal como o Jocas que fosse agora a comrpar guiador ia para flat com uns 620/640. Tenho 600mm, que penso que é a medida mais usada, mas acho que me fazia falta um 630 tipo syntace.

Cumps,
jOrGe.mRNh
 

korreya

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Ás vezes o melhor é mesmo dar gás e seja o que deus quiser :D ...na rota da chanfana 2012 (a minha segunda experiência no BTT) e onde estreei a minha bike,tive uma situação em que me vi enfiado numa vala...tentei sair mas vi logo que ia dar em queda...foi agarrar o touro plos cornos :fpalm:e seguir por la abaixo galgando tudo o que aparecia á frente...saí ileso :cool: ...o facto de ter uma 29er também penso que foi determinante.
 

FMCurto

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Apesar de não ser nenhum especialista,só mais duas achegas:
Calcanhares para baixo sempre que for possivel, ajuda a baixares o centro de gravidade e da-te mais estabilidade.
Nunca fiques a olhar para o terreno à frente da roda,da-te pouco tempo para veres o que ai vem,olha bem para a frente e ve o caminho que queres ir se precisares da uma olhadela a tua frente mas fixa a visão bem à frente no caminho.
 

BOSS1

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Se quiserem posso agendar uma manhã de Domingo, no meu quintal (Cachoeira,capital dos carreiros) para vos dar uma lições práticas
sobre a melhor forma de abordar as descidas.
P.S. temos descidas para todos os gostos e feitios.

Abraço, Luis J. Francisco
 

viriatodasilva

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Boas

Atenção às travagens com o travão da frente em descidas técnicas. Uma das grandes causas de tralhos é ir com o travão da frente ligeiramente puxado para ir diminuindo a velocidade, e apanhar um drop ou obstáculo que não se estava a fazer conta, sendo que se reage instintivamente com o puxar ainda mais do travão da frente. Este reflexo, a meu ver, tem de ser trabalhado com a capacidade em mover o corpo de forma a contrariar o movimento da bike, assim como saber antecipar os movimentos necessarios para ultrapassar os obstaculos.

Quedas Suaves,

Ricardo Silva
 

quelhas

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Diversificar os locais onde se desce enriquece-nos o conhecimento, porque esta descida é mais técnica, aquela é mais íngreme e a outra tem mais terra solta.
Fica-se mais preparado para as eventualidades e com tempo vais começar a descer melhor seja o que for.

Mas se queres fazer aquele trilho especifico mesmo muito rápido, nada melhor que passar nele "n" vezes. Quantas mais vezes te aproximares de "n" mais rápido passas.
 

Jocas22

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o problema disso que referes é que raramente os trilhos com descidas tecnicas se mantêm nas mesmas condições por muito tempo, pelo menos onde ando. Ou é a agua que abre buraco, mete lama, ou o verão que acaba por desgastar certas zonas.
 

Mach 4

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Na minha tropa o meu tenente dizia-me:

-"A camuflagem nunca deve ser constante. Se tiverem no capacete um pano verde tropa e se forem para um campo de centeio...é certo que levam com uma bala. Se forem para o meio do verde da selva com centeio no capacete...é mais do que certo que levam com um balázio. Por isso só tem uma solução - ADAPTEM-SE!!!"

Com isto quero dizer que temos de ser nós a adaptarmo-nos á natureza (água, lama, erosão, vegetação, vento, calor, frio, etc) pois podem ter a certeza que ELA não irá fazer o menor esforço para se adaptar a nós.

Um bom bttista tem de saber "ler" muito bem o terreno, o tipo de solo por onde vai andar, tanto nas subidas como nas descidas. O que é que acham que aqueles pros do DH vão fazer antes das provas? Exacto, vão sempre primeiro fazer essa leitura.
Ou vocês fazem por tentar perceber por onde vão passar ou então pode ser como irem a descer umas escadas com uma venda nos olhos. Eu faço caminhadas, e SEMPRE que passo por alguma zona mais "Btt" ponho-me logo a imaginar como é que eu faria para aproveitar os incidentes do terreno para facilitar e me ajudar na minha passagem. Tentem fazer isso e vão ver que em todo o lado, á nossa volta, existem imensas oportunidades para exercitarmos a nossa perícia. Aos mais desatentos isso até pode escapar, mas se todos nós olharmos para uma descida e "desenharmos" o trajecto ideal na nossa cabeça...é meio caminho andado.

E já que estamos a falar de descidas (ó Rui...olha outra vez o famoso video) :

[video=youtube_share;Xr5FGOKY3RM]http://youtu.be/Xr5FGOKY3RM[/video]

Também se pode aprender muito com este tipo de filmes, basta perder um tempito todos os dias e depois é só passar da teoria á prática.
 
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Guia dos Santos

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Quando se conhece o terreno como é o caso dos quintais onde temos o hábito de treinar, temos uma entrega mais natural de irmos para além dos limites.
Quando não conhecemos, como é o caso da participação em eventos, ai jogamos á defesa como é óbvio.
Depois há o factor KIT d´unhas que é o que muita gente não tem.
 

Mach 4

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Isso do Kit de unhas...é uma grande tanga!!

Se tiveres (isso sim) um bom companheiro, ao teu lado, na altura certa, e que saiba mais do que tu na capacidade de descer...desces como uma lebre!!
O que acontece é que existe muito boa gente, que em vez de perder um tempo a tentar ensinar o pessoal "mais verde" a descer com segurança, prefere ficar a olhar e ver o que acontece.

Eu adoro ensinar, é das coisas mais completas que existem para mim, não há preço para ver alguém a descer com mais confiança e técnica depois de nós lhes termos dado algumas dicas para isso. Não há preço para isso!!

Ver um amigo a evoluir, quer seja em subidas, como em descidas técnicas, é o maior prémio que podemos receber neste mundo do Btt.
Exprimentem fazer isso e depois digam-me alguma coisa.
 

Medroso#78

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Boas caros camaradas do pedal :)


....Sim senhor, bom, muito bom post. Muita coisa se disse, muitas opiniões diferentes surgiram, as dicas que mais se assemelham ao que diria eu, são sem dúvidas as que descreveu o nosso amigo Gillette ups (Mach 4) :p no post acima onde mostra também o vídeo. A leitura do terreno é importantíssima!!!! Por isso, em cima da bike, à que ir a olhar bem lá para a frente... Muitas das vezes, se possível ver o parceiro que vai rápido na frente. Se vai rápido e bem, toca a aproveitar "a boleia". :D
 

quelhas

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Por isso, em cima da bike, à que ir a olhar bem lá para a frente... Muitas das vezes, se possível ver o parceiro que vai rápido na frente. Se vai rápido e bem, toca a aproveitar "a boleia".

Isso comigo é que não funciona nada!

Costumo fazer um trilho muito rápido a descer juntamente com um primo meu. Já conhecemos muito bem o trilho porque adoramos fazê-lo.

Se há coisa que não posso fazer é segui-lo caso ele vá à frente. É que temos trajectórias diferentes e se tento segui-lo fico completamente fora do meu equilíbrio corporal. :)
 
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