média Km/hora nos trilhos

Daniel

New Member
Se não tens treino/experiência a única coisa que obtens de uma bicicleta "topo de gama" é uma desilusão... Não faz sentido estares a comparar o incomparável. Obviamente que a bicicleta influencía, mas o treino e a experiencia é que fazem a maior diferença. Não achas esses 5Kg um bocado exagerados? Isso é pesado "a olho"?

Assim por alto, se a diferença forem os 5Kg, significaria que a tua pesa uns 15Kg e as dos teus amigos uns 10Kg. Partindo do principio que eles serão pessoas minimamente razoáveis, não estou a ver que tenham ido a correr comprar uma bike de 10Kg (que ainda custa uns bons €) sem terem o minimo de treino e experiencia anterior...
 

TheTraveler

Active Member
O Viperman vai abrindo tópicos à espera que alguém lhe dê a resposta que ele quer ouvir. Que ele é mais lento que os amigos por causa da bicicleta que acabou de comprar por impulso.
A resposta, mais uma vez e em repetição de outros tópicos, são as pernas. Vai pedalar que o teu mal é falta de km. Chega de andar a abrir tópicos para pôres a culpa no material, o problema és tu.

Se fores ver as mensagens aqui do fórum de há uns anos atrás, podes encontrar mensagens do Hugo "Espigão" Carvalho na altura em que ele corria com uma Merida de 500 e tal euros e pesadona como a tua. E andava nos 10 primeiros nas maratonas em que participava. É a diferença entre ter "pernas" ou não.
 

Viperman

New Member
Voltando a situação da sáude! E claro que é evidente que existem pessoas com pernas e com menos pernas a andar de bike e neste forum existe de tudo! Gostava de poder quantificar grosso modo o nº de Kilometros que podemos fazer em uma hora de treino no mato. Por exemplo foi andar para a Stª Justa em uma hora fiz 20 km! Claro que tudo isso é relativo.
penso que o tipo de quadro, e inclinações fazem com que a bike seja mais rápida a subir!
 

dfilp

Active Member
Amigo Viperman, tenho pena que sejas de tão longe, se não convidava-te para vires andar comigo e tirares as tuas conclusões.

A minha bicicleta pesa 15,6 kg, tem 160mm de curso à frente e atrás. E atrás não tem bloqueio. Numa manhã faço voltas entre os 20 e os 80km's com ela, desde 500 a cerca de 1600m de acumulado de subidas. Não faço competição, nem nunca fiz, faço AllMountain pois é onde me divirto mais na companhia dos meus amigos.
A minha bicicleta tem uma geometria muito mais indicada para descer do que subir, mas mesmo assim adoro atacar belas subidas e chegar lá acima rápidamente, ultrapassando muitos colegas com bikes de 12kg.

Isto porque faço questão, e tenho gosto em me manter em forma.. Não corro, nem faço "rolos" em casa porque não tenho e não gosto de pedalar dentro de 4 paredes, mas faço por pedalar na rua sempre pelo menos uma vez por semana, e quando possivel dou umas voltinhas durante a semana. Pois julgo que o exercicio regular (nem que seja só de 8 em 8 dias) é muito importante para manter a forma ;)

No entanto, se algum dia vieres para estes lados de Lisboa e quiseres pedalar estás à vontade para te juntares ao meu grupo, e conhecer uns trilhos por estes lados ;)
 

mlouro

New Member
Viperman, ainda não percebeste que as pernas são o que faz a bike subir e andar mais rápido? A bike pode dar uma ajuda è verdade, mas muitas vezes essa ajuda até é mais psicológica que outra coisa.. quando comecei havia subidas onde desmontava, que mais tarde com a mesmo bike até tinha vergonha de lhes chamar subidas.. é uma questão de pernas.. as médias e até os km que fazes numa volta não dizem muito por si só! já fiz voltas de 30km com médias de 12 muito mais duras que outras de 60km com média de 18.. aliás, normalmente quando a média é muito baixa significa que o percurso foi mais exigente, tanto em termos técnicos como físicos..
 

nirvugo

New Member
Viperman, realmente esta tua questão é muito subjectiva. É quase como perguntar o que anda mais, um Ferrari ou um Land Cruiser. Toda a gente vai dizer que é o Ferrari, no entanto se o terreno for acidentado tipo um estradão o Ferrari leva uma abada. Por isso não podemos comparar médias de km porque isso vai depender do tipo de terreno em que andamos. Não podes comparar 50km no Alentejo com 50 Km no Alto-Minho, p.e. Se bem me lembro quando fui à maratona de Monbeja os primeiros 30 km de trilhos foram feitos numa hora o que aqui na minha zona era completamente impensável dado o acidentado do terreno. Para podermos comparar qualquer coisa tem de haver um termo de comparação comum.
 

Nelito122

Member
Entenda-se que considero o nosso corpo o melhor componente para baixar o peso à bicicleta (tanto em kgs como em esforço que colocamos), apesar da pergunta que fiz.
 

Daniel

New Member
"O Viperman vai abrindo tópicos à espera que alguém lhe dê a resposta que ele quer ouvir. Que ele é mais lento que os amigos por causa da bicicleta que acabou de comprar por impulso.
A resposta, mais uma vez e em repetição de outros tópicos, são as pernas. Vai pedalar que o teu mal é falta de km. Chega de andar a abrir tópicos para pôres a culpa no material, o problema és tu."


Acho que o The Traveler já disse tudo aquilo que muita gente pensa, mas que ainda não tinha tido coragem de escrever...

Basicamente vais enchendo o fórum com tópicos subjectivos (este, o da melhor suspensão do mercado, etc.) porque pareces procurar um motivo para trocar de bike. Bike essa que foi comprada num impulso e da qual esperas milagres... Vai dando uso a essa que tens, ou então troca já, não andes é à procura de justificações para uma coisa que o € não compra.

Já agora, um aparte: não me parece muito inteligente andares constantemente a postar "defeitos" da bike que compraste e depois andares a impingir a mesma a quem procura usados, com (ainda) menos experiência que tu no meio. Basta ver um tópico novo que apareceu ontem e tirar conclusões...

Ninguém nasce ensinado, nem conhecedor de tudo e mais alguma coisa, mas por vezes a pesquisa e leitura de (muita) documentação/revistas/catalogos é um bom caminho para não se insistir constantemente em questões mais que batidas... E o conhecimento nunca fica "no topo" porque todos os dias aprendemos coisas novas. É preciso é ter a humildade suficiente para o reconhecer.

Vai para o mato com a bike, que é aí é que se aprende muito;)
 

Viperman

New Member
Eu nÃo ando a divulgar defeitos da bike, simplesmente pontos a melhorar. JÁ agora eu nÃo impingi nada a ninguÉm. Apenas gostava de referir que a partilha de opiniÕes no fÓrum parece-me ser a melhor maneira de aprender. É necessito da opiniÃo de atletas mais experientes.
 

onix

New Member
É necessito da opiniÃo de atletas mais experientes.

Se é isso que pretendes realmente,tens que o fazer pessoalmente,pois os verdadeiros atletas não vêm para aqui perder tempo com essas coisas.

Agora se queres a minha opinião,eu digo-ta!!

Eu tenho uma Trek 8500 e é por causa disso que não ando um "chavo"...se eu tivesse uma 9.9 SSL,dava uma "abada" no Leão Pinto.
 

mariosimas

New Member
na ultima maratona BTT em salvaterra de magos numa prova muito rolante (40 km) fiz a minha melhor média 25,4 km/h :).

para terem um ideia na primeira hora de prova fiz 28km :)
 

Viperman

New Member
Fico contente por finalmente o pessoal estar a dar utilidade ao tópico das médias. Eu preciso de 3 Horas para fazer 30 Km. MUito Mal. Caro mariosimas, estas a competir ao mais alto nível?
 
Caro viperman na minha opinião 40Km em 2:30min é bom tempo se for numa maratona ou resistência, mas e como os colegas dizem isso é muito relativo.
As vezes ando devagar e penso que já aconteceu a muitos...é quando vai um ser do sexo feminino a nossa frente e nos agradecemos a vista :)
Cumps.
 
Viperman vou-te deixar uma ferramenta de gestão de treinos bike trainning net (procura no google), onde poderás apontar os reesultados obtidos nos teus treinos e lá existe um ranking e ai poderás ver o teu nivel comparado com outros atletas que também fazem o seu registo de treinos e ai ja terás uma ideia do que pretendes. A formula que procuras existe e chama-se treino, muito treino, e depois para veres o teu nivel inscreve-te numa das muitas maratonas que existem pelo pais em quase todos os fins de semana e vê em que lugar consegues ficar... ai ficarás com uma ideia da tua pedalada, mas tens de perceber que nem toda a gente vai a competir, pois até agora nas cerca de 30 maratonas em que participei apenas em 2 fui no meu limite a ver a minha melhor classificação possivél, todos os outros foram em modo de passeio para apreciar as belas paisagens do nosso país e provar as iguarias que estão nos reforços :D.

Cumps
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Viperman, acredita que em Salvaterra não é preciso ser atleta para fazer médias superiores a 25 km/h. Porquê? Porque não há subidas! Nem tão pouco devem ter passado por trilhos ou partes minimamente técnicas nesse passeio. Já lá fiz uma maratona e é sempre igual do principio ao fim, estradão plano.
Ou seja, a altimetria elevada e a dificuldade técnica baixam-nos a média, porque quanto mais houver dessas 2, mais temos que travar, mais energia somos obrigados e desperdiçar.
Na maratona dos MKMAKINAS em Tábua por exemplo a minha média final foi de cerca de 16 km/h se não me engano. Em comparação com a de Salvaterra, tem menos 10 km e eu estava em melhor forma física, no entanto a média foi muito mais baixa, pois a dificuldade física e técnica é muito maior.

Acerca da diferença que faz a bicicleta, eu ando normalmente numa de 13 kg e participo em maratonas/resistências/eventos com uma de 8 kg. A maior diferença está na aceleração, é notoriamente mais fácil na de 8 kg. A subir também se nota, mas não tanto quanto se pensa. Essas acelerações mais fáceis notam-se no desgaste físico no final das voltas maiores, mas não são necessários para andar a bom ritmo. Agora há 2 coisas que conseguem fazer grandes diferenças nas prestações das bicicletas: pneus! São de longe o que mais contribui para a inércia e para o atrito da bicicleta.

Ou seja, isso das médias e das bicicletas pouco interessa, a solução é simplesmente andar com regularidade ou treinar ou o que lhe quizermos chamar.
 

mariosimas

New Member
o caro ficaçador o que dizes é verdade a altimetria e as caracteristicas técnicas do percurso influenciam em muito a média (baixando-a) pois selecionam os mais preparados para essas condições.

no caso de salvaterra como não têm subidas (o que para mim foi pena pois gosto muito de subidas :) ) nem trilhos técnicos, como single tracks, as médias são mais altas, no entanto em 857 participantes com tempo apenas 36 fizeram uma média superior a 25km/h.

e longe de me considerar um atleta e poucos que postam neste forum o são no sentido que eu dou á palavra atleta.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Desses 857 a maioria está apenas interessada em chegar ao fim e desfrutar do passeio, e tendo em conta que é um passeio cicloturistico de beneficiência e a promoção que fizeram, acredito que uma boa parte dos participantes não anda regularmente, ou mesmo que nem tenha por hábito fazer cicloturismo ou btt. O que não quer dizer que não tenha participado quem ande bem, atletas mesmo.

Eu também não sou atleta, nem sequer sou federado, mas sou quase atleta em algumas alturas do calendário eheh. Não é preciso ser atleta para querer estar em forma e fazer melhor.
 
Top