Look S-Track Race

tinric

Super Moderador
Eu montei uns para um colega meu (que já e sempre usava/usou look) meti 2 espaçadores (acho)... perguntei passados uns dias como se tinha adaptado... disse-me que estavam perfeitos...

Que encaixavam e desencaixavam na perfeição.

Agora que o shelltox fala nessas folgas da sola ao pedal... dá que pensar que obviamente quanto mais justo estiver, maior será a dificuldade de encaixe/desencaixe (ao que compreendo neste caso, encaixe)... mas quer-me parecer que, como tudo na vida... é uma habituação.

Tenho que ver no caso dos do meu colega se deixei folga demais naquilo e por isso (juntamente com o facto de esta habituado aos look antigos) para ele ficou logo perfeito...
 

matz

Member
Este Domingo tive a oportunidade de testar os S-Track com chuva e lama e o feedback é o seguinte:

Os pedais em si estão sempre limpos, realmente escoam bem a lama. Já a zona do cleat agarra imensa porcaria, pelo que foi impossível em algumas situações encaixar. Passei a volta toda a lutar literalmente com os pedais. À chegada a casa reparei que tinha uma placa de barro nas sapatilhas o que pode ajudar a explicar a dificuldade em encaixar.

Contudo, neste momento estou a ponderar seriamente voltar aos velhos M520 já que parece que não me consigo adaptar ao encaixe destes (e tenho os espaçadores todos colocados!). Tenho de me meter em pé na bicicleta frequentemente para os encaixar e neste Domingo fiquei super cansado da força que fazia cada vez que tentava encaixar. Ou eu não tenho jeito ou estes pedais não são definitivamente para mim.
 

acores1979

New Member
Matz... ainda não os testei em lama e chuva... mas posso te confirmar o seguinte: ao fim de 200 km's a coisa melhora.... actualmente já os encaixo e desencaixo com a mesma facilidade... tenho é que trocar de sapatos... pq a pressão das molas é tanta que o sapato começou a ficar mais "flacido"... tou a falar de uns sapatos baratuscos da decatlhon.

Tentar dar mais umas voltas...
 

matz

Member
Não, não me habituei.

O encaixe continua difícil. Parece-me que o facto do cleat ter a borracha por baixo, faz muito atrito no pedal, o que faz com que o encaixe precise de muita força.

Relativamente ao desencaixe, se programado me parecia muito bem, há pouco mais de uma semana precisei de retirar um pé numa emergência e não consegui... resultado: um entrada nas urgências e uma paragem sem prazo... paciência.

Quando estiver de novo bem irei dar a última oportunidade a estes pedais. Desta vez irei encaixar, tirar os pés e analisar bem a sapatilha no pedal para ver o que se pode fazer para melhorar alguma coisa.
 

acores1979

New Member
:( grande treta... Mas já tas a recuperar?

Epá ontem fiz ~50kms e estão cada vez melhores... acho que o sapatos tb ajudaram apesar de ser um baratuxo da decatlhon...

As melhores para ti!...

Abraço
 
F

FMTSA

Guest
Bom dia

Estava a ver aqui os comentários pois também tenho uns S-TRACK e posso dizer que estou bastante satisfeito com eles.

Quanto ao encaixe existe agora dois tipos de cleats dos S-TRACK os Easy e os Comp. Os Easy como o nome indica são mais facil de encaixar e desencaixar.

Vejam junto da empresa representante da marca em Portugal - ELICA, Lda/CYCLETECH.

Abraço e melhoras
 

shelltox

Super Moderador
Eu continuo com os meus e estou satisfeito, gosto da menor flutuação comparado com os SPD(mesmo com cleats novos) . Comecei com os espaçadores de 1mm e as sensações foram as já referidas, desencaixe facil e suave...encaixe, é mais o jeito que a força, estar em cima deles a fazer força para baixo parece-me que pouco adianta, se engatar a frente e começar a pedalar, nem dou pelo encaixe. Tudo corria lindamente até voltar á ideia de apoiar mais o sapato no pedal, colocar o espaçador 0.5mm e acontecer o tal 'entalar' na mola...tanto o encaixe como o desencaixe ficaram mais dificeis, até já fui ao chão...mas gosto assim do pé firme,lol e acho que com o uso o jeito ficará no corpo. Por isso vão continuar..
 

essence_s

New Member
Atenção que o facto do pedal de encaixe ficar com menor flutuação vai prejudicar as articulações dos joelhos...
 

matz

Member
acores1979, estou a recuperar, mas devo ter de estar quieto mais 2 ou 3 semanas, ou não tivesse caído em cima do guiador de virilha... podia ter sido mais uma queda habitual para o lado, mas não foi, o guiador virou e eu caí em cima dele.

A ida às urgência foi mais preventiva, para ver se não tinha dado cabo da artéria femural ou algo do género. Acabou por ser "só" um grande hematoma e uma negra gigante na região inguinal.

De qualquer das formas, o meu "problema" continua a ser o encaixe, pois parece-me que de alguma forma adquiri um "vício" com os SPD e possivelmente o movimento do pé não será igual. Contudo, acho que a borracha do cleat ajuda à dificuldade, pois faz mais atrito.

Acredito que com o tempo, com o hábito e possíveis folgas, tudo fique melhor. Mas vendo bem, se fiz uns 70/80km com os novos pedais foi muito.
 

matz

Member
Ontem finalmente regressei às pedaladas e aproveitei para testar uma dica dada pelo representante da Look, relativamente às minhas queixas face a estes pedais.

O representante enviou-me a seguinte foto:



Como podem ver, está assinalado aquele parafuso que aperta a peça de plástico que segura as molas. Segundo o fabricante, se desenroscarem ligeiramente esse parafuso (eu dei 3/4 de volta), deixam as molas um pouco mais soltas, pelo que "abrem" um pouco mais no sentido das setas.

Eu entretanto já tinha encomenda os novos Easycleats da Look, mas ontem com os normais posso-vos dizer que as diferenças são abismais! A dificuldade de encaixar desapareceu por completo, mesmo! Já não tenho qualquer dificuldade, nem tenho de fazer nenhuma força em especial. Relativamente ao desencaixe, se for programado, nem parece que vamos com os pés presos!

É lógico que o verdadeiro teste será numa situação de urgência, mas por agora as melhorias foram enormes mesmo!

O pé continua bem preso, consegui "puxar" normalmente, mas nota-se que o pé está mais solto, oscila mais lateralmente, fruto das molas estarem mais "abertas".

Fica a dica para quem quiser testar. Relembro só que o desaperto deve ser muito ligeiro, para não haver o risco de ele se desapertar por completo ou do pé ficar mal preso e depois sair numa situação de esforço ;)
 

rsantos450

New Member
Boas, eu também tenho uns pedais s-track e acho que tenho de fazer muita força para encaixar, já tive situações de ter de fazer subidas com os pedais desencaixados para não ter de parar, vou experimentar este truque do parafuso para ver se melhora.
 

matz

Member
De certeza que resolve!

Eu antes tinha por vezes de me colocar em pé para encaixar os pés e agora faço-o sem dificuldade nenhuma.

Depois diz-me como correu. Atenção é a não desapertares de mais, 1/2, 3/4 de volta deverão ser suficientes ;)
 

shelltox

Super Moderador
Eu continuo com o espaçador de 0,5 . O que tenho a acrescentar é que o habito ajuda, já tenho o jeito feito um dos problemas é que nem sempre que assentava o pé encontrava logo o encaixe... tiques de quem por muitos anos usou SPD actualmente posso dizer que estou já com o jeito no subconsciente é evidente que já conto com umas boas horas de uso, é colocar o pé começar a pedalar que encaixa. Ontem em um raid, dei umas 'mocadas' com os pedais em pedras...lá se arranharam os defletores.
 

matz

Member
Já diz o outro: "é outro campeonato!" ;)

Para mim que me estou a habituar ainda, esta dica foi óptima! Agora é começar a tirar os espaçadores e a ver se a facilidade se mantém. Como tenho 4mm, só assento o pé na zona do cleat e não aproveito as laterais, o que é um desperdício.

Com o tempo vai lá certamente.
 

acores1979

New Member
Boa Matz... Bela dica!...

Os senhores da Look foram porreiros em facilitar a dica... Olha lá e quanto aos Easycleats? A onde os encontraste????

No site da LOOK não vejo nada sobre eles....

Quanto aos meus a coisa já solta normalmente mesmo sem ter desapertado o tal parafuso...

Abraço
 

matz

Member
Ainda estou a aguardar os Easycleats. Quem os vende é a Cycletech, que é o representante Look. Enviei para lá um mail e encomendei, ficou em menos de 20€ já com portes.

Para mim a grande melhoria com esta dica, foi o encaixe, que agora é muito mais fácil.
 

matz

Member
Encontrei esta imagem na internet, mas não vi mais nenhuma, pelo que também estou a aguardar com expectativa.

 
Top