Librificaçao de suspenssão

FaFa

New Member
Boas pessoal! Então é assim eu tenho uma Sr suntour duro de 150 mm, so que tem um problema a lubrificaçao das bainhas, quando eu ponho massa consistente tudo bem 5 estrelas, mas quando esta seca nepia.. entao tenho que a lubrificar todos os dias :wink:

A minha questão é a seguinte, não há nenhum óleo que seja mais duradouro mesmo próprio para o fim?
Se eu puser óleo de fritar batatas dará muito mau resultado?

Agradeço as ajudas que vierem obrigado abraço FáFá :p
 

a4ndr3c

New Member
boas eu tenho uma sr suntour xc pro se com uns aninhos. A sua manutenção é facílima como todas as suntour. Tenta procurar algum vídeo no site da suntour para saber como abrir a suspensão, são muito fáceis, a serio. Sei que tem la vídeos da axon e da epicon.
Em relação a manutenção fácil e limpeza de bainhas aconselho vaselina. Sim vaselina, aquilo funciona muito bem, tanto a nível de bainhas tanto a nível interno. Apenas tem de haver um cuidado em cada saída, para uma limpeza dos retentores e de seguida a suposta pequena película de vaselina nas bainhas. :)
 

FaFa

New Member
Boas


Bom como a suspa é nova penso que não seja necessário uma abertura, pus um pouco de vaselina e 5 estrelas, se calhar também pode ser de ser nova as molas ainda não estão muito mexidas não sei :shock:

Bons rides :)
 

pratoni

Active Member
Não coloques massa consistente nos retentores, coloca vaselina (acho que de preferência a líquida). Pelos menos foi o que me aconselharam...

A massa faz com que fiquem ainda mais presos e agarra a porcaria toda...
 

Bruno A

New Member
boas

massa consestente para suspençao nao da muito jeito :s normalmente metesse um oleo fino eu utilizo wd-40 nao sei se e o mais indicado mas da resultado porque a massa consestente seca e depois a suspençao nao trabalho como deveser eu na minha opiniao devias por wd-40 e tirar omaximopossivel da massa consestente e o wd-40 tem uma vantagem nao blokeia e repele a humidade e da para tudo que queiras lubrificar na bike!!!Outra coisa que ja referiram vaselina liquida tambem nao e ma mas perfiro o meu wd-40!!!

obrigado e espero ter ajudado :!:
 

FaFa

New Member
Boas obrigado pelas opiniões já foram úteis!, não tinha óleo foi vaselina ate agora 5 estrelas!

abraço pessoal! :)
 

Jorge S

Member
Bruno A said:
boas

massa consestente para suspençao nao da muito jeito :s normalmente metesse um oleo fino eu utilizo wd-40 nao sei se e o mais indicado mas da resultado porque a massa consestente seca e depois a suspençao nao trabalho como deveser eu na minha opiniao devias por wd-40 e tirar omaximopossivel da massa consestente e o wd-40 tem uma vantagem nao blokeia e repele a humidade e da para tudo que queiras lubrificar na bike!!!Outra coisa que ja referiram vaselina liquida tambem nao e ma mas perfiro o meu wd-40!!!

obrigado e espero ter ajudado :!:

O WD40 é nocivo para as borrachas dos retentores. O ideal será ou um óleo com base de teflon, de silicone ou vaselina líquida.
 

iLucena

New Member
o wd40 é bom é para desenferrujar parafusos que n se conseguem desenroscar. o facto de ser muito fino e penetrante faz com que penetre pelos retentores e que limpe a massa que la esta. se ja n esta massa nenhuma é pq precisa de uma revisao... e sim, o wd40 n é meigo para as borrachas.

o oleo nas bainhas serve para limpar e n para lubrificar, por isso n convem ser muito penetrante senao a porcaria dissolvida nele desce para o interior da suspensao. usem um oleo mais grosso com teflon, ponham uma gota ou duas no dedo e barrem nas bainhas imediatamente acima dos retentores. dpois deem umas bombadas com a suspensao e retirem o excesso de oleo das bainhas. vao ver que esse excesso vai estar bem castanhinho...

um conselho (para suspensoes a oleo): antes de iniciarem as vossas voltas de bina, virem-nas ao contrario por cerca de 30/40s para o oleo escorrer e banhar os retentores interiormente. se a bike tiver parada uns dias, o oleo fica no fundo da suspensao e como a lubrificação é feita por chapinhagem, so dpois de umas bombadas é que a coisa fica novamente bem lubrificada. entretanto as primeiras bombadas são a seco. virando a bina ao contrario antes de começar a andar evita isso. é uma especie de aquecimento da suspensao =P ATENÇAO: nada de deixar a bicicletas guardadas viradas ao contrario =P é apenas por pouco tempo...
 

iLucena

New Member
JOCA_RR said:
iLucena said:
=P ATENÇAO: nada de deixar a bicicletas guardadas viradas ao contrario =P é apenas por pouco tempo...

Na Fox são de outra opinião. :roll:

http://www.bicimax.pt/images/stories/ficheiros/fox/dicas_fox.pdf

:exacto:

mas isso n é de pernas para o ar :mrgreen: deixar a bike completamente de pernas para o ar pode fazer com que entrem bolhas de ar para o travao =P e isso n é nada bom...

como a maioria das pessoas por questoes logisticas n deixa a bicla em pe, vira-la ao contrario antes de começarem a andar ja é melhor que começar a andar com ela em seco...
 
Top