Companheiro, vou-te contar a minha história assim ligeiramente resumida e da qual podes retirar algumas elações:
Aqui há uns anos atrás andava eu cheio de dores na região lombar e após consultas médicas, lá me mandaram efectuar um TAC, este acusou duas hérnias, coisa que eu já desconfiava...segundo info médica não era caso para operar e eu teria era de controlar certos movimentos e pesos que a coisa tenderia a melhorar. Coloquei a questão da bicicleta e logo me disseram que isso era para por de parte e se quisesse fazer algum desporto, esse seria a natação. Bom, andei ali uns dias meio desatinado, coloquei a bike de lado e lá fui eu para a piscina mas rápidamente me fartei daquilo, a única coisa que efectivamente levei a sério foi corrigir certas posturas como flectir pernas ao baixar e utilizar as mesmas no levantamento de cargas em vez de me dobrar como geralmente fazia.
Assim que comecei a ficar melhor, peguei na bike e vai de voltas e posso adiantar que nunca mais parei até hoje, o que mantenho e já me habituei é as questões da postura como atrás frisei. Só há uma altura em que por vezes noto algum mau estar e tb tem a ver com a bike mas quando estou a fazer a manutenção da mesma, pois como não tenho suporte para a colocar numa posição mais alta, fico ali um pouco dobrado nas limpezas e lubrificações e quando me ponho direito lá fica uma moinha a dar-me conta do juizo, mas que rápidamente passa.
Eu não sei qual é exactamente o teu problema, suponho que também tem haver com prolapsos discais e geralmente os das cervicais são mais incomodativos, no entanto reflete um pouco sobre as posturas que adoptas, seja no sofá, cama, computador, etc, etc...tenta também corrigir a geometria da tua bike por forma a adoptares uma posição de condução em que esforces menos a zona cervical e não pares de andar, só mesmo se não aguentares o desconforto. Eu mantenho a idéia que a bike até ajuda a fortalecer a musculatura envolvente da coluna, pois a bike de montanha leva-nos a adoptar diferentes posições de andamento o que leva ao exercicio desta zona, será no entanto de evitar descidas rápidas em que um gajo vai a levar "porrada" mais a sério...
Faço votos que melhores, ok...