Largura pneu vs rapidez

SeteGu

Active Member
[video=youtube;fGv329v8-vI]https://www.youtube.com/watch?v=fGv329v8-vI&feature=share[/video]
Interessante...
 

fabio viana

Well-Known Member
Estive a ver o video e acabei com o mesmo pensamento que tinha antes de o ver... é um facto que uns pneus mais largos serem mais rápidos em algumas situações, mas como o video mostra com os pneus mais largos existe mais esforço por parte do ciclista para ser mais rápido, por isso se no teste o ciclista "mete-se" a mesma potencia com os pneus mais finos iria ter os mesmos resultados ou ainda melhores.
 

SeteGu

Active Member
Nao podes concluir isso fabio viana. Não sabes qual seria o resultado se o esforco fosse igual. Esse foi o único ensaio inconclusivo e isso é referido no video.
Ja quanto aos outros dá para tirar algumas conclusões (embora não seja nenhum teste científico).
 

edununo

Well-Known Member
Não me surpreende.
Já na estrada se usam pneus mais largos. Os pneus 21 e 23 estão a ser substituídos por 25mm e mais.
 

Joseelias

Well-Known Member
Já tinha lido algo sobre o assunto num passado recente e era dito o mesmo, não só em relação ao Btt mas mesmo em relação à estrada.

No meu caso e em piso duro (onde se inclui uma parte de estrada) já por várias vezes aumentei bem a pressão dos pneus e cheguei à conclusão que nunca fui mais rápido que com muito baixa pressão, pelo contrário. Ora se com baixa pressão o pneu alargou bastante pode-se de alguma forma considerar de alguma que usei pneus com larguras diferentes. E como disse, com baixa pressão fui mais rápido. Como isto sucedeu em imensas saídas posso tirar daí alguma conclusão.

Mas também cheguei a usar uma série de vezes uns pneus slick de 1.95 com pressão máxima para os testar para uma viagem, e também aí percebi que quando comparado com o meu pneu 2.0 de Btt com baixa pressão (usado em estrada) e que fica muito mais largo porque fica um pouco esborrachado, nunca fui mais rápido com o slick. Acabei por os vender os slicks novos.

Penso que entre outros factores, o conforto que uns pneus mais largos proporcionam reduzem em muito o desgaste, e num percurso mais longo, só isso faz com que sejamos mais rápidos no global.
 

fabio viana

Well-Known Member
@SeteGu eu digo isso basicamente porque tinha um par de pneus specialized resolution 2.2 e passei para uns panaracer 1.95 e notei que era mais rápido com estes últimos.. porque no mesmo percurso era mais rápido com os panaracer.

Contudo um rider brasileiro "rosinha btt" usa pneus 2.4 para maratonas e diz ser muito mais rápido do que com pneus 2.0, isto em roda 29.

Por isso acho que mais que a largura o mais importante é o "rasto" do pneu porque é diferente usar uns 2.0 "agressivos" de usar uns 2.4 "rolantes". :)
 

Mr.sa

Active Member
Não podes ver as coisas assim Fábio Viana.

Estás a comparar pneus com formas diferentes e compostos de marcas diferentes.

Eu dou-te um exemplo. O vitória barzo e o continental x-king são pneus de perfil idêntico, o 1° uso a medida 2.1 e o 2° o 2.2, sendo que o x-king mais parece um 2.1 que um 2.2. ambos usados atrás, o x-king rola lindamente, o barzo parece que o pneu tem cola no piso... é ótimo para treinar agora no inverno xD. Ganhar pernas e desgastar o resto do piso
 

Jocas22

Active Member
nao me parece que pneus mais largos possam alguma vez ser mais rapidos, quanto maior superficie de contacto mais atrito. O que acho que se pode concluir é que pneus mais largos permitem ultrapassar mais depressa os obstaculos que parece que foi o que aconteceu ali. Tal como se chegou á conclusao que 29ers eram mais rapidas de 26ers e 650b.
 

fabio viana

Well-Known Member
@Jocas22, no fundo era mesmo isso que eu queria dizer xD

@Mr.sa sim o meu teste não foi o melhor porque eram pneus bastante diferentes :) mas quando eu meti os 1.95 comparei com os 2.0 que tinha e em largura não tinham nada a ver um com o outro.. o panaracer mais parecia um pneu de estrada :)
 

fabio viana

Well-Known Member
Sim, nesse teste de descida era simplesmente deixar a bicicleta ir devido a ser totalmente estradão :)

Contudo se virmos as rodas com os pneus montados, notasse que o pneu 2.3 dá mais "altura" a roda em comparação ao pneu 2.0, por isso no fundo é praticamente o "duelo" 26 vs 29..

Mas sem duvida que entre esses 2 pneus é preferível o 2.3, mas secalhar em outras marcas a diferença pode ser mais pequena e não compensar ter um pneu mais largo.
 

Jocas22

Active Member
@ednuno, finas nao é comigo. O que referi é ciencia e senso comum. Nao sei que variaveis podem estar a afectar aquele teste, ou sequer se foi bem feito. Ele pode ter medido algo mal, os baloes dos pneus podem ser diferentes e a superficie de contacto ao solo ser a mesma, o pneu ou a boracha pode ser ligeiramente diferente,...

posso concluir dali que se ele metesse uns pneus slick de f1 era ainda mais rapido? nao parece fazer o menor sentido! :confused:
 

edununo

Well-Known Member
http://www.schwalbe.com/en/rollwiderstand.html

Não se aplica só às finas.
Obviamente que há um ponto em que mais largo não melhora. Piora até.
Contudo as coisas vão evoluindo. Os pensamentos vão mudando. Na estrada antigamente era o mais fino possível. Hoje em dia já não se pensa assim. Pneus 25, 26 e até mais, oferecem melhor rendimento.
No btt também se vai por esse caminho.
 
Top