Já tinha lido algo sobre o assunto num passado recente e era dito o mesmo, não só em relação ao Btt mas mesmo em relação à estrada.
No meu caso e em piso duro (onde se inclui uma parte de estrada) já por várias vezes aumentei bem a pressão dos pneus e cheguei à conclusão que nunca fui mais rápido que com muito baixa pressão, pelo contrário. Ora se com baixa pressão o pneu alargou bastante pode-se de alguma forma considerar de alguma que usei pneus com larguras diferentes. E como disse, com baixa pressão fui mais rápido. Como isto sucedeu em imensas saídas posso tirar daí alguma conclusão.
Mas também cheguei a usar uma série de vezes uns pneus slick de 1.95 com pressão máxima para os testar para uma viagem, e também aí percebi que quando comparado com o meu pneu 2.0 de Btt com baixa pressão (usado em estrada) e que fica muito mais largo porque fica um pouco esborrachado, nunca fui mais rápido com o slick. Acabei por os vender os slicks novos.
Penso que entre outros factores, o conforto que uns pneus mais largos proporcionam reduzem em muito o desgaste, e num percurso mais longo, só isso faz com que sejamos mais rápidos no global.