Unknown_Rider
New Member
KTM Scarp Elite 29 virou BMC FS01 29
Boas a todos,
Depois de alguns meses de ponderação em que existia varias concorrente e depois de despachar a bike antiga, uma Cube AMS 110 SL roda 26 transformada para 27,5, bike com 11kg que me ensinou e mostrou realmente o que era fazer BTT, entrei num representante KTM e apesar de indeciso entre a 27,5 e a 29 optei pela 29.
Outras escolhas ficaram postas de parte ou porque era mais do mesmo (Cube AMS 100 em 29) ou porque não havia em stock (Canyon Lux) ou porque o desconto e o tecto maximo de preço tinha sigo ultrapassado ( BMC FourStroke 02)
Foi adquirida em Dezembro de 2013, saindo da loja já com algumas alterações nomeadamente tudo o que era SLX passou a XT, ou seja trocou-se:
- Pedaleiro
- Shifters
- Travoes
- Desviador da Frente
Entretanto vieram uns upgrades para tornar a bike mais confortavel e mais leve. Sempre que mudo qq coisa tento tirar peso sem ser um obcecado pelo peso, pois se assim fosse não tinha ido buscar uma bike que de catálogo tem 12,90kg.
- Avanco KCNC Light 70 mm (95grs)
- Guiador Ricthey WCS em Carbono com 680 mm ( 175 grs)
Com esta alteração consegui emagrecer a bike em 250grs.
Nesta ultima semana através de um site de anuncios consegui uma roda Mavic SLR mas infelizmente só a da frente. Ando agora de SLR a frente e a DT swiss atras.
Feelings / sensações / ideias
Foram 2 meses e 750km's para me habituar à roda do camião. Apesar de vir de uma 27,5 senti algumas diferenças para a roda 29. Diferença especialmente e pode parecer parvo na maneira com pedalamos e abordamos o percuso. Enquanto na 27,5 a pedalada era toda muita mais em força, com os carretos mais pesados a serem utilizados nesta tem que se usar mais a cadência do que a força, pois se perdemos a força a roda grande com mais atrito "morre" mais depressa e a bike não é explosiva como a outra. Isto no rolar e subir. A descer....é apontar a roda que a suspenção e o amortecedor fazem o resto.
Em relação ao "camião", sinceramente nunca pensei que uma 29 fosse tão ágil. Ando muito em monsanto e o unico que tenho ter cuidado nas zonas mais tecnicas é a largura do guiador. De resto faz tudo como a 26 adaptada a 27,5. E atenção o meu Kit de unhas é limitado.
Outro exemplo deste Domingo que tive na Maratona dos BV de Pombal onde andamos na Serra do Sicó foi fazer algumas zonas tecnicas cheias de pedras e pensar para o fecho eclair (nao tinha botões ) ...”ah isto é assim que curva...ok siga”
O que me falta
Para além de pernas em muitas subidas e juizo em todas as descidas, o que acho que devia ter era o comando do CTD para o amortecedor. Por vezes no final de uma subida onde levo o amort trancado, esqueco-me de o abrir e sinto que vou numa hardtail.
De resto é sempre a abrir.
Aqui já no final de uma prova bem acompanhada pela bike de um grande amigo.
Espero que gostem e opinem à vontade.
Boas a todos,
Depois de alguns meses de ponderação em que existia varias concorrente e depois de despachar a bike antiga, uma Cube AMS 110 SL roda 26 transformada para 27,5, bike com 11kg que me ensinou e mostrou realmente o que era fazer BTT, entrei num representante KTM e apesar de indeciso entre a 27,5 e a 29 optei pela 29.
Outras escolhas ficaram postas de parte ou porque era mais do mesmo (Cube AMS 100 em 29) ou porque não havia em stock (Canyon Lux) ou porque o desconto e o tecto maximo de preço tinha sigo ultrapassado ( BMC FourStroke 02)
Foi adquirida em Dezembro de 2013, saindo da loja já com algumas alterações nomeadamente tudo o que era SLX passou a XT, ou seja trocou-se:
- Pedaleiro
- Shifters
- Travoes
- Desviador da Frente
Entretanto vieram uns upgrades para tornar a bike mais confortavel e mais leve. Sempre que mudo qq coisa tento tirar peso sem ser um obcecado pelo peso, pois se assim fosse não tinha ido buscar uma bike que de catálogo tem 12,90kg.
- Avanco KCNC Light 70 mm (95grs)
- Guiador Ricthey WCS em Carbono com 680 mm ( 175 grs)
Com esta alteração consegui emagrecer a bike em 250grs.
Nesta ultima semana através de um site de anuncios consegui uma roda Mavic SLR mas infelizmente só a da frente. Ando agora de SLR a frente e a DT swiss atras.
Feelings / sensações / ideias
Foram 2 meses e 750km's para me habituar à roda do camião. Apesar de vir de uma 27,5 senti algumas diferenças para a roda 29. Diferença especialmente e pode parecer parvo na maneira com pedalamos e abordamos o percuso. Enquanto na 27,5 a pedalada era toda muita mais em força, com os carretos mais pesados a serem utilizados nesta tem que se usar mais a cadência do que a força, pois se perdemos a força a roda grande com mais atrito "morre" mais depressa e a bike não é explosiva como a outra. Isto no rolar e subir. A descer....é apontar a roda que a suspenção e o amortecedor fazem o resto.
Em relação ao "camião", sinceramente nunca pensei que uma 29 fosse tão ágil. Ando muito em monsanto e o unico que tenho ter cuidado nas zonas mais tecnicas é a largura do guiador. De resto faz tudo como a 26 adaptada a 27,5. E atenção o meu Kit de unhas é limitado.
Outro exemplo deste Domingo que tive na Maratona dos BV de Pombal onde andamos na Serra do Sicó foi fazer algumas zonas tecnicas cheias de pedras e pensar para o fecho eclair (nao tinha botões ) ...”ah isto é assim que curva...ok siga”
O que me falta
Para além de pernas em muitas subidas e juizo em todas as descidas, o que acho que devia ter era o comando do CTD para o amortecedor. Por vezes no final de uma subida onde levo o amort trancado, esqueco-me de o abrir e sinto que vou numa hardtail.
De resto é sempre a abrir.
Aqui já no final de uma prova bem acompanhada pela bike de um grande amigo.
Espero que gostem e opinem à vontade.
Last edited: