Kona Four Deluxe 9,77kg

Nozes

Active Member
Obrigado rapaziada :)
Já começo a pensar como vai ser na classe de Master 40,como é que pode ser??
Mas é preciso é aproveitarmos! Fica combinado se encontrarmos cá todos no ano que vem ;)


E agora...

Pasmai senhores perante tão grande poupança de peso numas míseras espirais de mudanças! :eek:

De isto:



Espirais Nokon alumínio,com as suas guias plásticas para isolar os cabos.

Para isto:



Espirais Niro-Glide Turbo Plus em alumínio,terminais Bengal em alumínio.


São menos 44 gramas,e as Niro-Glide ficaram talvez 2 ou 3 cm mais compridas,o que é uma excelente poupança com apenas cerca de 20€. Sim,não são tão isoladas como as Nokon,mas já utilizei vários tipos de espirais sem protecções sem problemas,ao contrário ali do colega tinric só mudo de cabos praí de 2 em 2 anos,e espirais...nem faço contas,na minha antiga Specialized talvez tenha passado 3 ou 4 anos de uso intenso com as mesmas.Deve ter a ver com o modo como lavo a bike,provavelmente.

Os terminais que vinham com o conjunto eram de ferro (também não se pode ter tudo por 20€),e então recorri a estes Bengal em alumínio que ficam ali muito bem e pesam muito menos.
Os cabos vêem pré-lubrificados com lubrificante Brunox,veremos o que valem e duram,como já disse lá atrás poderei optar por uns revestidos a teflon se mais adiante achar atrito demais no conjunto.

E o dia 27 de Janeiro está quase aí,para a primeira e mais difícil prova do ano...se puderem,não percam o Tribike,na Lousã!

Boas pedaladas
 

Nozes

Active Member
Boas,

A passagem para 2 pratos vai para a gaveta funda para já,mais adiante explico as minhas razões.

Para já,tenho aqui um grave problema (grave porque a gravidade exerce aqui um grande efeito) :)



Parafuso M8x28mm,do basculante da suspensão traseira. 24 gramas...x2!
Não sei se a liga é chumbo e bronze,o que é certo é que vejo aqui um sítio onde tirar algumas boas gramas. O local onde estes parafusos apertam não exerce grandes esforços,apenas servem para segurar os rolamentos no sítio.

Onde vou eu encontrar uns parafusos em alumínio semelhantes (nem que tenha de usar uma anilha) ?
 
Olha bem para isso e vê lá se não existem torsões e outras forças, se então tiveres a certeza que podes meter aluminio, posso ajudar.
Uma questão: Porque é que o parafuso tem a aba tão grande? A aba serve apenas para tapar o rolamento ou exerce força?
Se apenas fizer de tampa, para proteger o rolamento de lixo, pode ser criada uma solução "hibrida" de nylon na aba e TI ou Aluminio no parafuso.
Alguma ajuda necessária apita!
 

Nozes

Active Member
Boas,

Tanto quanto consigo perceber,estes parafusos apenas seguram no sítio os rolamentos,mas realmente visto que eles (os rolamentos) estão embutidos no basculante,os parafusos estarão sujeitos a algum esforço lateral.
Logo,a opção segura será titânio. Mas não deixo de pensar que praticamente todos os parafusos do quadro da minha Trek Session de downhill são em alumínio,embora de diâmetro bastante maior,e lá continuam apesar de todas as cacetadas.

Mecânico,obrigado pela disponibilidade. Vou ver primeiro se desenrasco com algum bocado de sucata aqui em casa :)
 

essence_s

New Member
Sem duvida que será um bom sitio para atacar no peso!
Estou em crer que isso com uma bolacha de nylon e parafuso de aluminio faz a mesma vez e a pesar talvez 25% disso.
 

Nozes

Active Member
Engraçado como há coisas que nos passam "debaixo do nariz" durante tanto tempo sem darmos por elas.
Quando desmontei o quadro,chamou-me a atenção o peso daquele parafuso que mostrei,por alguma razão quando arranjei parafusos de titânio há 3 ou 4 anos para os apoios do amortecedor não me dei ao trabalho de pesar os outros todos.
Assim,além do basculante,há também mais 2 pontos de rotação na escora traseira que têem parafusos de aço,num total de 80 gramas para 6 parafusos.

Já vem a caminho uma encomenda da tibolts.uk com os substitutos,para os quais tentarei arranjar umas anilhas em alumínio (ou provavelmente até fazê-las eu próprio!) e a poupança total se tudo correr como previsto rondará os 45 a 50 gramas. Nada mau para 20 e tal €... :D
 

Nozes

Active Member
Boas noites!

Há coisas do caneco. Andava à procura de uns travões novos para a bike de DH,e apareceu um bom negócio com os Formula The One de um amigo.
Caí na tentação de os levar à balança quando cheguei a casa,e agora já estão montados na Four :D

Embora sejam o modelo de DH,as diferenças para os R1 são poucas,apenas o tamanho do piston e pouco mais. Poupei em relação aos Hayes 68 gramas,mas ainda espero poupar mais,usando pastilhas com base em alumínio,segundo li algures,são 13 gramas mais leves,por par.
Já que existem por aqui tantos utilizadores de Formula R1 (as pastilhas são iguais),quais são as pastilhas que usam? Sinterizadas? Orgânicas?

Procuro as que durem mais,já que poder de travagem não me falta ;)

Ah,por sinal,a Kona Four Deluxe que comprei há 5 anos com quase 11kg e tal tem agora 9,69kg... :!:
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Eu já usei Swissstop sinterizadas, travam e duram mais que as orgânicas de origem mas não tanto como estava à espera.
Agora uso Kool Stop sinterizadas e são sem dúvida melhores e mais baratas que as Swissstop.
Mas com a placa em alumínio nunca comprei.
 
Eu uso umas com a placa em alumínio da Shimano, que naturalmente não servem de referência para o teu caso.
No que toca a resistência das pastilhas tenho tido experiências muito pouco conclusivas, o que me leva a crer que um dos factores mais determinantes no tempo e kms que as pastilhas duram são as condições em que as usamos, chuva, areia, lama ou tempo seco.
 

nogueira.nuno

Active Member
Tenho uns The One também na Spark e aquilo trava mesmo!

Acho-os é mesmo potentes de mais comparados com os R1, não é uma coisa assim enorme mas quando encosta trava e trava mesmo!
Em relação ao peso, uii, há ali tanto peso a mais especialmente em parafusos, opção claro mas vale bem a pena ;)

Bike de DH? Humm, já tive tantas tentações mas o medo e lembranças do passado ainda vencem :)
 

Nozes

Active Member
Obrigado malta.

Tenho procurado pelas pastilhas,mas os preços parecem-me abusivos (~25€ por par),por isso para já ficam estas até se acabarem,são sinterizadas e travam nas horas.
Os discos continuam a ser os Hope.

Não tirei fotos,mas o travão da frente pesou 196gr (tubo de 85cm) e o de trás 215gr (tubo de 140cm),sendo que a manete de trás inclui o matchmaker para SRAM,que não me atrapalha mas se alguém tiver por aí um clamp normal que queira vender barato,diga coisas ;)

nogueira.nuno,o medo no DH só faz é bem..quando se perde é que as coisas podem correr mal ;)
Já vão longe os meus dias de arriscar os ossos,agora ando lá só para me divertir,não tenho capacidades para lutar por pódios e a lesão que tive há já 10 anos ainda me está presente de cada vez que tento "fazer o que não sei".
Mas a bike de DH é muito boa para colocar as outras em perspectiva,e a minha condução das outras sai sempre a ganhar. É o contrário de usar muito tempo a bike de estrada,em que se fica "preso" dos movimentos e da capacidade de reacção...
 

essence_s

New Member
Ha pessoas com sorte, até lhes aparecem bons travões quando n querem/precisam e ainda por cima dão para a bike mais leve!
Isso das pastilhas tem muito a ver com a maneira de andar/travar e sem duvida com as condições do terreno e climatericas.Eu uso organicas o ano inteiro e costumam durar bastante.
 

nunix

New Member
Fico ansioso para ter feedback desses pneus, também estou farto de abrandar por andar c/ pneus impróprios para a meteorologia que tem estado ;)
 
Top Bottom