Jorbi mtb carbon sl isp team

diogorocha

New Member
boas caro companheiro Lefty antes de mais os meus parabens, gosto da maquina!

essa hitória do ângulo deixou me a pulga atras da orelha, sabe mais ou menos ou ha alguma medida em que esse ângulo deve ser inferior a quantos graus!?
 

MJCT

New Member
Ok, tens razão, faz sentido isso dos ângulos!

Quanto às cores e ao nome da marca, as duas coisas que mais se têm criticado na Jorbi, acho que a maior parte do pessoal está apenas a ser preconceituoso porque o que incomoda realmente é ser portuguesa!

Abram a bike magazine nas últimas paginas e serão presenteados com um sem número de nomes idiotas, ou pelo menos tão idiotas como Jorbi, alguns deles de grandes marcas.
Se o tipo tivesse chamado Cannondale à marca dele, toda a gente ia dizer "fod@-se, que nome mais foleiro, onde é que o gajo foi buscar isto? - Devia estar a cagar de certeza)".
Specialzed "Fod@-se, quem é que o gajo pensa que é? Mas ele é especializado em que?"
Scott "Olha-me este labrego a dar o último nome dele à marca. LOL já agora devia ser scott & filhos, Lda LOL"
E por aí a fora BH (lá esta o Lda.), commençal (último nome do dono), cube, focus, gt (what a fuck), ghost (fantasma LOL), kona (sem comentários), la pierre (nome muita abichanado), rotwild (veado vermelho??? LOL)
Meus amigos, eu podia arranjar defeitos para todos os nomes que lá aparecem se tivesse paciência para isso!

Quanto às cores, algumas conjugações não são brilhantes, mas se forem ao catalogo da scott de 2009 e 2010 (pelo menos estes) vão ver lá autênticos gregórios, assim como algumas Cannondales em alguns anos. Isso da estética é muito discutível mas existem sempre varias opções nas gamas como se pode ver neste caso!
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro lefty

Acho que uma grande ajuda que tens a subir é o facto da testa do quadro ser muito curta e ter a cx de direcção integrada.

Permite-te colocar o guiador numa posição mais baixa.

É apenas uma opinião.

Um abraço

NY
 

pedro30

Member
boas;)
lefty,parabens pela bike:yeah:
que bike mai linda;)

os gostos são mesmo relativos.......se esta bike fosse minha só lhe punha uma suspensão de 80mm;)
acho a cor muito bonita,e conjuga bem com todo o material:yeah:

mas isto é só a minha opinião;)

boas pedaladas;)
 

Silvas

New Member
Estive a ver as geometrias de ambas as marcas( Ghost e Jorbi) e, sabendo que os valores dados pelas marcas poderão não corresponder exactamente à realidade, a maior diferença que encontrei foi no comprimento do tubo horizontal que é relativamente mais curto no Jorbi.
Este factor pode explicar a maior apetência do Jorbi para subir paredes pois estamos mais colocados sobre o guiador e assim o centro de gravidade é deslocado mais para a frente. Outra consequência é a menor distância entre eixos que garante uma maior tracção.

De um modo geral o quadro da Jorbi, tal como já referido pelo lefty, parece-me mais virado para o puro xc
 

Nuno Rodinhas

New Member
Este homem não para!!
Está muito bonita a Jorbi, mas dentro de todas as montagens que já fizes te este ano, a nível estético, para mim, era a Myroon.
Achava brutal.

A jorbi é fácil chegares a essa estética, fala com o user IdFrancis para uns "tóclantes" para a Durin e para as Frm que dás outra vida à bike.
Boas pedaladas.
 

lefty

New Member
Jorbi MTB

Boas,
Em relação aos angulos, quando me refiro ao ser melhor para subir tem a ver com a distancia do centro do pedaleiro ao centro da chaveta da roda, por ex: a GHOST tem uma distancia de 65cms, enquanto este JORBI tem uma medida de 63,5cms, a rolar e a descer torna-se mais nervosa, mas a subir torna-se um DIABO muito mais rápida a progredir nada a ver , por ex: a minha CORRATEC tem uma distancia de 63cms o que ainda é melhor para subir, no entanto para descer é muito pouco previsivel, o que por vezes torna uma descida mais complicada porque não queremos arriscar, a medida ideal quanto a mim situa-se entre os 63,5 e os 64 acima disto acho que torna a bike mais lenta a subir.
A distancia ao solo como já foi referido anteriormente também é importante, no caso da GHOST o guiador fica muito baixo (passa por baixo de outro guiador de outra bike) portanto tem um centro de gravidade muito baixo o que torna as subidas em autenticos pesadelos (subidas digo paredes), enquanto para rolar é uma autêntica bike de estrada, e desce muito bem também......
Por estes motivos e mais alguns decidi comprar este JORBI, após várias pesquisas cheguei á conclusão que tem a geometria que mais se adequa a MIM.

Melhores Cumprimentos
 

Silvas

New Member
A distancia ao solo como já foi referido anteriormente também é importante, no caso da GHOST o guiador fica muito baixo (passa por baixo de outro guiador de outra bike) portanto tem um centro de gravidade muito baixo o que torna as subidas em autênticos pesadelos (subidas digo paredes), enquanto para rolar é uma autêntica bike de estrada, e desce muito bem também......
É pá, agora não percebi. Sempre pensei que um guiador mais baixo favorecia nas subidas, principalmente nas paredes.
 
Last edited:

lefty

New Member
centro de gravidade

Boas,
Quando digo guiador muito baixo refiro-me ao centro de gravidade da bicicleta, medida do centro do eixo pedaleiro ao solo, porque posso ter uma bike com um centro de gravidade alto e com um guiador sem anilhas encostado á cx de direção e fica baixo, ou posso ter uma bike com um centro de gravidade baixo e colocar algumas anilhas para subir o guiador mas continua a ser mau para subir pk o centro de gravidade continua baixo.....e se tiver um centro de gravidade muito baixo e um lançamento de forqueta de pelo menos 65cms então ainda é pior para subir.
Na formula1 os carros têm um centro de gravidade quase nulo para velocidade, no tt os carros têm um centro de gravidade alto (suspensão alta) precisamente para trepar...
Acho que me fiz entender...

Se me convidarem para fazer uma maratona onde o grafico de altimetria não exista, prefiro sem duvida nenhuma ter uma ghost em vez da jorbi, mas com acumulados acima dos 850m não tenho duvidas que a melhor aposta será a JORBI.
Esta é a minha opinião e não é sem fundamento pk isto já foi mais que testado por nós.

Melhores Cumprimentos
 
Last edited:

Silvas

New Member
Mais uma vez fiquei confuso. Sempre pensei que o centro de gravidade baixo( que não é a mesma coisa que a distância do eixo pedaleiro ao solo mas sim um resultado deste) fosse melhor para subir, principalmente se esse mesmo centro de gravidade estiver mais deslocado para a frente da bike( tudo horizontal mais curto e consequente distância entre o eixo pedaleiro e o eixo da roda dianteira mais curta ajudam a esse efeito, ficando mais peso do rider sobre a roda da frente) , pois a tendência para a frente levantar é menor. Um guiador mais baixo favorece ainda mais esse efeito.

No tt os carros são altos, o que implica um centro de gravidade mais alto, porque precisam transpor obstáculos. Os F1 têm o centro de gravidade baixo para estabilidade em curva, a velocidade sofre mais influência da aerodinâmica.

Mantém-se a pergunta que fiz mais a trás, que bar ends e grades de bidão é que usas?
 
Last edited:

lefty

New Member
bar ends e grade de bidão

Olá viva,

Os bar ends que tenho são uns poch cortados que ficaram com 27 gramas, as grades de bidão que uso é uma exustar em carbono e uma Zefal em carbono também com parafusos de aluminio.

Grande Abraço
 

Zimota

New Member
Boas Jorgito...

"O peso anunciado deste quadro por parte do "fabricante" é de 1210g mas pesado por mim na minha balança acusou 1400g".

Já t vi com máquinas bem melhores e com este peso de quadro tinhas um igual ao meu em alumínio ;)

Aquele abraço
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro Zimota

Acho que o lefty já aqui referiu que o peso não é tudo.

Na opinião dele, a geometria deste quadro é mais racing que a dos seus quadros anteriores.

Um abraço

NY
 

lefty

New Member
Boas Paulo

Sim já tive máquinas bem mais leves que esta, mas muito honestamente nunca tive máquina tão nervosa como esta ehehe..
Neste caso não me importei nada com o peso do quadro mas sim com a geometria dele, era mesmo isto que eu precisava para te ver nas maratonas á partida e me vires cumprimentar no final quando cortares a meta e eu já ter tomado banho. eheheh

Aquele Abraço
 

lefty

New Member
Boas,
Ao fim de umas valentes voltas com o JORBI, só tenho a dizer que grande compra que eu fiz....... o Quadro é realmente muito bom, com uma rigidez fabulosa e uma geometria incrivel.....
As subidas que parecem impossiveis tornam-se uma brincadeira aos comandos deste menino, as descidas também se fazem muito bem dá para arriscar, só quando é muito técnica com muitos buracos e drops aí temos de ter um pouco de cuidado, mas isso deve-se ao facto da geometria ser muito racing ( não se pode ter tudo), a rolar porta-se muito bem atingindo velocidades muito boas para um puro xc......
No Geral o quadro é realmente muito bom..... veio para ficar...

Abraço
 

Zimota

New Member
Boas Jorgito, agora não à desculpa para não apareceres, e por falar nisso, ainda não vi a tua inscrição ;)

Abraço
 

lefty

New Member
Mais um excelente comportamento da jorbi na maratona de vale do vouga......fantastica bike.... já não se pode dizer o mesmo do rider lol...... Mais uma vez fiquei impressionado com o comportamento do Jorbi, bastante rigido e com uma manobrabilidade fora do comum..... very happy
 
V

vader

Guest
Tópico tão extenso ,com tão poucas fotos.......mete fotos ,pá, para alegrar a malta.
 
Top