Não reparei o que ele usou nos JO, mas em no XCO de Lenzerheide estive à conversa com ele no final e ele estava com tubulares - jantes Prototype e pneus Tufo (os XC4 se a memória não me falha).
Se ele diz que os aros eram AX-Lightness, não vejo grande razão para ele mentir nestes comunicados publicos... mesmo que fosse para proteger um patrocinador, estava a acusar outra marca e isso nunca seria bom para ele. Teve azar, mas acontece a todos.
A este nível os ganhos são marginais e é sempre uma escolha complicada entre risco/recompensa quando toca ao material. Eles andam muitas vezes com os pneus mais leves possíveis e não creio que seja porque gostem da adrenalina de andar no fio da navalha a saber que os pneus são frágeis.
O próprio Nino disse no final que apesar da pressão de ser o claro favorito, o maior stress que teve foi na escolha dos pneus. Com aquele piso escorregadio, para além da aderência em geral há o risco acrescido nas secções mais técnicas (rock gardens e companhia). Andar por ali a escorregar e bater nos calhaus, ainda mais quando se vai na molhada e fora da linha ideal, é receita para problemas - quedas, furos, burps, rodas partidas...