Jantes Mavic Roda 26 folga no cepo

Boa Noite,

Pergunta para quem puder ajudar :)

Supostamente o cepo da minha roda traseira Mavic Crossride foi à vida :-( , ou seja, o que acontecia era quando ia a descer em grande velocidade, a cassete parecia que andava para trás, a corrente "caia" e sentia a roda atrás a repelar, come se estivesse a roçar nalguma coisa. O mecãnico diz que este é um problema frequente neste tipo de rodas e que provavelmente é mais facil comprar uma roda nova, porque o valor do arranjo não compense e que passados uns meses posso vir a ter o mesmo problema.

Pois aqui é que começa o problema, a minha roda é de disco 6 furos com cassete de 10V e tem referência 559X19C e deixo aqui 2 fotos da jante, numa loja online encontrei uma roda traseira a um preço simpático mas não sei se é compativel, a descrição é a seguinte:

Caraterísticas
Cor : Preto

Eixo Traseiro : 9/135 mm QR

Fixação disco : 6 Furos

Tamanho da Roda : 26"

Tipo de Pneus : Tubetype (câmara de ar)

Tipo de rodas : Traseira

Informações Técnicas
- Aro:
Ligação: com manga
Furos: tradicionais
Diâmetro do furo da válvula: 8,5 mm com redutor ejetável
Largura interior: 21 mm
Dimensões ETRTO 26": 559 x 21C
Dimensões de pneus ETRTO recomendadas: 35 mm a 69 mm

- Cubo:
Corpo: alumínio
Material do eixo: aço
Rolamentos de cartucho estanques
Roda livre: aço FTS-X
Compatível com Shimano 11 velocidades

Mavic a.jpg Mavic b.jpg Mavic a.jpg

Acham que as duas rodas são compatíveis?

Obrigado e desculpem pelo longo post.

Abraço a todos
 
sim , em principio é não tem qq problema.
e mudar o cepo? não fica mais em conta?
Obrigado pela informação.

Pedem me cerca de 50 euros e com possibilidade de passados uns meses voltar ao mesmo, está roda nova fica cerca de 80. Se eu conseguisse alguma oficina em lx que reparasse isto mais baratos e de confiança. Não sei que fazer
 

Joseelias

Well-Known Member
E não consegues mudar tu o cepo? Sabes quanto custa um novo e que ferramentas são necessárias? É que para mim isso é só desapertar o velho e meter o novo, ou pouco mais. Se calhar com uma pequena limpeza e lubrificação ocasional nunca terás esse problema de novo.
 

klaser

Well-Known Member
O "problema" das rodas e cepos Mavic é que os utilizadores e até alguns mecânicos estão mal informados sobre qual a manutenção que aquilo precisa...
Os cepos mavic como sabemos, usam um rolamento do lado de fora e um anel de nylon (plástico ) no lado de dentro, que faz de "rolamento"...
Na teoria, este anel de plástico como tempo gasta e é preciso substituir o cepo , não é vendido separadamente* , normal, as marcas querem é vender...
O pior é que, este tal anel não se gasta sozinho, se aquilo ficar muito tempo sem manutenção ,o próprio corpo do cubo entra em desgaste,estamos a falar de décimas de milímetro,mas sim ,gasta o alumínio. Em casos mais graves ,mesmo se colando um cepo novo, a folga irá continuar de forma notória, pois o próprio corpo como disse está muito desgastado e mais "fino" que a espessura original...
O problema só se verifica com o deixar de pedalar,pois só aí que o anel roda sobre o corpo de alumínio;
A manutenção que eu falo é que para previnir isto, é necessário de quando em vez abrir o cepo e colocar algumas gotas de óleo (nunca massa) neste anel , óleo do tipo mineral, o mesmo usado nos travões shimano serve na perfeição, para evitar o aquecimento e consequente desgaste excessivo ali.

Um dos sintomas que que dá quando aquilo anda seco é um "basqueiro" enorme vindo da roda traseira e pode ser acompanhado pela corrente prender ou cair...

* existe até na net um loja/ vendedor chamado doctor hub que fornece anéis à parte , com supostamente materiais mais adequados e inclusive com diâmetros interiores fora do padrão para colmatar a folga não recuiperável do corpo de alumínio do cubo...
 
Boas Klaser, descreveste o problema na perfeição e obrigado pelo teu comentário. Vou investigar a solução que falas do doctor hub e ver valores desse kit, senão compro a tal roda nova e desta vez tento dar uma melhor manutenção para evitar esse desgaste. Pelo menos sempre fico com garantia
 

klaser

Well-Known Member
No teu caso específico, por se tratar de uma roda de entrada e ainda mais por ser aro 26" , eu sem dúvida comprava uma usada, só é preciso ver bem a condição da roda e não ter pressa,pois acaba encontrar pelo preço da uva mijona...
Se for centerlock mas te fornecerem o adaptador para 6 furos, também dá...
 
Ok, obrigado pela dica e vou seguir o teu conselho e até lá uso uma roda que tenho lá por casa que era onde tinha montado uns pneus de estrada, que vai dando para desenrascar.

Abraço
 
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