Jamis Dakar XLT - Pikada

jonypaul

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Boas pessoal, aqui venho apresentar ( só apresentar por agora, ainda não a testei bem ) a minha nova montada!


Há algum tempo que a minha Berg Country se estava a tornar insuficiente para o meu andamento. O seu baixissimo suporte do espigão de selim fazia com que eu não conseguisse esticar as pernas ( tinha medo que depois o espigão não não aguentasse ). Eu gosto mesmo é de descer, e de subir, e de ter tudo no mesmo passeio. Para subir, até não era nada má... mas para descer, eu bem a ouvia a queixar-se dos abusos.
Começou então a ser altura de trocar, e por uma FS. A minha preferencia teria sido uma bike que fizesse 140/140, com ganda material e a um preço mesmo muito baixo. Só que isso não existe... estava a passear pelo site Goodbikes.org e encontrei esta pérola: Jamis Dakar XLT, 2007.
Com o lançamento dos modelos de 2008, esta bicicleta estava a um preço estupidamente baixo para o que trás. Ora vejamos:
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Quadro - 7005 aluminum, 125mm com Fox Float R

Suspensão - Manitou Relic Comp, Fluid Flow damping, 130mm travel

Rodas - WTB Speed Disc 32F

Pneus - Maxxis Ignitor, 26 x 2.35"

Desviadores trás/frente - Shimano Deore XT / Deore

Shifters - Shimano Deore Rapidfire-SL, 27-speed

Pedaleira - Shimano Deore, 44/32/22, 170mm

Travões - Hayes Sole Discos Hidraulicos, 160/180

Guiador - Easton EA30 31.8 MonkeyBar, 6D x low rise x 635mm wide

Avanço - Easton Vice All Mountain, 85mm

Espigão de Selim - Easton EA30 micro-adjust, 350mm x 27.2mm

Selim - WTB Laser V Comp
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O material pareceu-me excelente pelo preço... além disso, a besta era LINDA! Mas ainda me faltava o carcanhol para a comprar. E então esperei...
Um factor que me preocupou foi o facto de apenas poder encomendar pela net, uma vez que vinha de Espanha. E já tinha ouvido relatos de bicicletas e acessórios trocados pela loja... pois então esperei mais um bocado.
Mas a minha Berg estava no fim. E então comuniquei a minha ideia aos meus pais. "Vais gastar esse dinheiro todo numa bicicleta??????". Não me parecia que fossem ajudar. E então esperei...

Pois o raio dos espanhóis baixaram ainda mais o preço. Phone-ix bora lá pedir mais aos pais... Sempre não... Até que, no inicio de Fevereiro deste ano, o meu pai me disse: epa... não temos prenda pos teus anos... queres ajuda na bike?

POIS SIM! Começamos a tratar da encomenda. Pois os espanhóis fazem mesmo preços fixes... mas o serviço é pura e simplesmente inexistente. Telefonar, telefonar, telefonar, telefonar, nada. Não atendem o raio do telefone para me confirmarem o envio. Até que, milagre, tal aconteceu, e a enviaram.

Estava à espera dela a semana passada... na sexta-feira mandam uma mensagem a dizer que não encontravam a morada. Jesus.... lá lhes mandei a morada e disseram que na Segunda estaria cá.

Segunda foi um dia complicado na escola... nunca mais acaba Inglês... nunca mais acaba matemática... almoçar... nunca mais acaba geologia... "É teste de português!" "quero lá saber, quero é ir pa casa!!".
Até que acabou. Volto ( de bicicleta, pois claro :mrgreen: ) para casa, à espera de ver uma enorme caixa na garagem. Nada. Devia estar lá em cima. Mal abro a porta, deparo-me com uma visão espetacular.

Ali estava a caixa. Tinha treino a seguir, pois cheguei atrasado, porque não a consegui largar. Nem comi... montei-a toda, e esperei por hoje.


Hoje, fui andar com ela, para ver o que acontecia. O amortecedor tem muito pouca pressão, tenho de arranjar uma bomba. Só a dar uma volta ao bairro esgotei o curso todo. Os travões... espero que seja só de estarem a acamar, mas não travavam grande coisa, e parece que estão sempre a roçar. Mas quando as rodo sem estar montado não se ouve nada. A Manitou trabalha lindamente. A transmissão é excelente, nada a ver com a Acera da Berg. O selim é confortável. O cockpit é robusto e dá-me bastante confiança.
Ah, e troquei as camaras presta pelas minha Schraeder com nhanha verde :mrgreen:
Mais à frente darei uma melhor impressão disto tudo.

Agora, o que interessa. Fotos!

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Espero que gostem. Mas sinceramente não me interessa nada. Eu adoro :mrgreen: :mrgreen:
 

andrextr

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Re: Jamis Dakar XLT

Eu gosto da bike!!!!
E tens ai um quadro para mais tarde fazer um upgrade ou dois...

Mas agora não vás pás aulas de ingles pensar na bike !!!
Tens que te aplicar nisso, para quando fores mais velho teres um bom emprego porque os pais não estão sempre a sustentar o vicio !!
EHEH :mrgreen:

Tenho ouvido muitas criticas dos haye sole, mas pode ser que isso depois de acamado trave bem e não tenhas problemas!
Força nisso !! E depois mete mais fotos, videos, etccc :lol:

PS: Eu também ando a convencer os "cotas" aos poucos ahahah :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 

vacalouca

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Re: Jamis Dakar XLT

Epá adoro essa bike :p Tive quase para encomendar uma antes de decidir montar a minhas às peças; não sei a quanto está agora na Gooodbikes.org mas antes já era um grande negócio.

Sempre ouvi dizer muito bem desse quadro e nessa cor fica bem mais louco que a que vi na altura (preto/vermelha). Isso é quadro para durar e durar e que não desmerece em nada upgrades que lhe possas fazer :wink:

Sobre os Sole, não querendo agoirar, acho que nunca vais ficar muito satisfeito com eles. Mesmo acamados o facto de só terem um piston limita-os muito. Ah e quanto maiores forem os discos mais é natural que rocem a partir de determinada velocidade, seja com que travões for (já testei com Hayes 9 e Shimano XT).

Arranja mas é já uma bomba para o amortecedor e vai bombar com isso pa Sintra :mrgreen:
 

Gavião

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Re: Jamis Dakar XLT

Boas Jonypaul, :p
grande máquina. Também já a vi no site da GoodBykes por um preço bombástico. Tenho uma revista solobici com um comparativo de bikes FS até 1300€, e eles referem que essa bike até está num escalão acima, portanto, muito boas críticas. O pior são mesmo os travões! Bom quadro, suspensões e transmissão. :yeah: :yeah:
Já pensei em encomendá-la na GoodBykes, mas tenho algumas dúvidas! Pudeste escolher o tamanho? O stock era limitado? E quanto tempo é que estiveste à espera desde que fizeste a encomenda? :shock:
Agora tens é de te concentrar e estudar para os testes, é importante para ti e os teus pais merecem! Boa :sabichao:

Abraço
Nuno
 

jonypaul

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Re: Jamis Dakar XLT

Ehehe amanhã tenho os intermédios de Química e depois de amanhã de Biologia. André, sobre o Inglês, saquei 19,3 :mrgreen:

Gavião, neste momento, devido ao facto de eles as estarem a despachar como pães quentes, já há poucas. Tens de lhes perguntar quais ainda há. O 17" sei que há, 19" sei que não.
É assim, quanto ao tempo, é relativo. Desde o momento em que confirmei o pedido, demorou mais ou menos uma semana com feriado pelo meio. Só que até eles to confirmarem, tens de telfonar várias vezes ao dia e com sorte eles atendem.
O stock é limitado sim, porque é um modelo de 2007 que já não deve ser feito.
 

Amukinado

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Re: Jamis Dakar XLT

Os jovens esperam e desesperam até conseguirem arranjar o seu primeiro avião... Deixa lá que eu sei perfeitamente como é isso! :mrgreen:

Acho que foi uma escolha muito sensata e acertada. É uma bike muito equilibrada e parece-me ideal para a utilização que lhe dás. Esteticamente também está muito bem conseguida!
Quanto aos travões, acho que não seria má ideia ponderares trocar por uns Shimano Deore ou até uns Avid Juicy 5, caso seja possível. Sempre é preferível do que ter que rezar de cada vez que vens lançado e vês uma velhota a atravessar a passadeira!! :mrgreen:

Agora toca a usar e a abusar dela pelas pistas de Sintra. Para o ano a minha Liquid também vai andar por lá batida!! :twisted: :twisted:

:eek:fftopic:

jonypaul said:
e depois de amanhã de Biologia.

Ainda nem comecei a estudar... :s :oops:
 

jonypaul

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Re: Jamis Dakar XLT

Ehehe como o teste de FQ foi facil, faço aqui o relatório do dia de hoje :mrgreen:

Ainda só dentro da garagem do condomínio ( só posso andar mesmo depois do meu dia de anos ) fui continuar o teste dos pedais. É a primeira vez que uso, ainda nem tenho os sapatos. São emprestados por um amigo meu.
Ontem tinha tido uma enorme dificuldade a tirá-los, o que fazia com que tivesse de andar às voltas até desencaixar para conseguir sair. Dei um daqueles tombos típicos e ficou por aí. Ah, e também a encaixar, não encontro a porcaria dos cleats :mrgreen:
Hoje já foi tudo mais simples. Encaixar e desencaixar já estão mais ou menos assimilados. Fiz a primeira eguazinha ( teste do travão da frente ) e os primeiros cavalos muito timidos ainda.
Mas continua a roçar, e nota-se mais quando estou a virar para um dos lados. Já centrei aquilo e continua. Quando lhe dei algum speed ( 30km/h ) parecia que se ia desconjuntar todo... apertei com um bocado mais de força as roscas da pinça e acho que melhorou um pouco, se calhar estava a tremer em demasia.

Dia 23 fotos com ela na mata do Jamor! Ehehe nunca mais chega :D
 

Ricardo_Portela

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Re: Jamis Dakar XLT

Olá

Fico contente por já teres arranjado uma "bike em condições" para aqueles trilhos maravilhosos de Sintra.
Quando poder vou ter com vocês (BTT Lisboa) para mais um passeio.
Disfruta que tens ai um ganda maquinão... :wink:

Cumprimentos :D
 

kamikazzz

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Re: Jamis Dakar XLT

Parabéns!
Sem dúvida é um quadro muito bonito, e com t€mpo e com alguns upgrades vai ficar uma bomba!

Boa sorte para a máquina.
 

jonypaul

New Member
Re: Jamis Dakar XLT

Boas brucar, a bike, pesada na balança analógica da casa de banho, está a pesar à volta de 14,5kg. Mas tem a credibilidade que tem, era, literalmente, dos meus avós ( a balança :mrgreen: )
Ainda não a meti no mato, não te posso dizer se o peso pesa das pernas ou não.

Quanto à suspensão, não é a ar. É um sistema chamado fluid flow, da Manitou pelo que percebi.

Fluid Flow Damping - FFD is a hydraulic damping system with compression and rebound damping pistons: the low-pressure high-volume system minimises cavitation and heat-related problems, ensuring low-maintenance reliability


Epa a minha comparação é uma RS J3 em segunda mão, por isso posso-te dizer que é muito sensivel! :D
 

andrextr

Active Member
Re: Jamis Dakar XLT

jonypaul isso do fluid flow é relativo à perna hidraulica da suspensão.

Normalmente uma das pernas é onde está a mola ou o ar, e na outra é onde está o oleo. Na perna do oleo regulas a compressão e o rebound, na perna do ar/mola regulas a pré-carga (se for de mola só regulas a pre-carga trocando a mola por outra dureza, salvo algumas excepções (p.ex FOX VAN) em que dá para regular sem trocar de mola)

Nas rockshox, o sistema hidraulico (oleo) é o motion control e isso fica na perna direita (do ponto de vista do rider).

Em ingles, o damping está relacionado com essa perna hidraulica, e o spring é que é a perna da pre-carga (ar ou mola).

A Manitou Relic penso que seja de mola... Em inglês "Coil Spring"
Se fosse a ar terias um "pipo" na perna do spring, para encheres com ar... :wink:

Junta-te ao clube das molinhas... porque "nós" somos mais sensíveis ahahah :mrgreen:
 

jonypaul

New Member
Re: Jamis Dakar XLT

Sim, é a molas então  doh

Algumas suspensões têm na perna esquerda uma "torneira" ( desculpem a expressão :lol: ) onde se ajusta a precarga. Mas quase sempre, não muda grande coisa. Vêm normalmente ajustadas para 70/80kg pelo que me disseram, eu peso 65 e está boa.
 

andrextr

Active Member
Re: Jamis Dakar XLT

Normalmente essas torneiras costumam-se chamar de "dial", excepto se começar a sair oleo... nesse caso passa de dial a torneira :mrgreen:

Nas Rockshox, a mola standart vem para o intervalo de peso dos 63 aos 70kg... Se para a Manitou for igual, está optima para ti.
 

cfigueira

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Re: Jamis Dakar XLT

Boas Pessoal

A minha Jamis já está com cerca 700 kms em cima e ando com ela desde Novembro.

99% satisfeito à excepção dos travões.

Das 2 vezes em que fiz testes mais a sério com eles, deixaram-me ficar mal e não me sinto à vontade para me aventurar em super descidas porque estou sempre com medo de ficar sem travões.

Os testes foram em Belas e Sintra, ambos os sitios com piso muito molhado, muita lama e descidas muito longas em que precisei de estar sempre a travar quase pemanentemente.

Isto já vos aconteceu com os vosso Hayes Sole?

Estou sinceramente a pensar nuns Avid, que dizem?
 

jonypaul

New Member
Re: Jamis Dakar XLT

cfigueira, andas por Sintra? O pessoal tem de combinar uma volta de Dakars então :mrgreen:
Eu estou a pensar, quando arranjar o dinheiro, nuns Shimano XT 2008
 

cfigueira

New Member
Re: Jamis Dakar XLT

Fui este fim de semana a Sintra pela primeira vez e toca a ficar sem travões novamente. Nos trilhos mais exigentes a descer perdem completamente a capacidade de travagem. Que treta. :(

Acho que já há por aí bastantes Jamis. Quando fores para Sintra diz alguma coisa ou então vai vendo aqui:
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,23190.600.html

Em relação aos Shimano, tenho visto preços e são mais acessiveis que os Avid. Tens alguém que tenha experimentado os Shimano XT 2008 e te dê garantias que são realmente bons em trilhos exigentes?
 

Gavião

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Re: Jamis Dakar XLT

:p A solobici do mês passado trazia um artigo dedicado a travões hidraulicos onde se incluiam os XT de 2008. Na opinião deles têm uma excelente relação preço/qualidade, melhor que os XTR que são bastante mais caros. Aliás, para os XT era só elogios!! :p
 

jonypaul

New Member
Re: Jamis Dakar XLT

Boas pessoal!

Hoje, antes do previsto, já dei a primeira volta por mato, desta vez pela mata do Jamor. Infelizmente esqueci-me da máquina fotográfica doh

A primeira coisa a fazer foi ir ao mecânico para encher o amortecedor, já tá com um sag de 20/25% em vez de 50. Já comprei os sapatos de encaixe, mas como isto de mecânica complexa não é comigo, apertei mal um dos parafusos dos cleats... pelo que mandei uma queda parado na paragem de autocarros, mesmo em cima duma senhora :lol:

Fora isso:

Travões
Estava à espera de pior. Talvez estejam já quase a acamar, os talvez fosse só porque os meus v-brakes tektro eram mesmo maus. Travaram quando era necessário.

Transmissão
Desviador de trás sempre muito preciso, não falha uma. O da frente também, até me faz confusão meter logo à primeira ( na Berg tinha de ser à mão :twisted: ). No entanto, tenho de o afinar melhor, visto que ao meter o prato maior por vezes a corrente cai para o crank.

Suspensão
Bastante sensivel, talvez até um pouco mole. Já me disseram que era tipico das suspensões de mola... a ver vamos. No entanto, não usei os 2/3 ultimos cm de curso.
Corrigiu alguns erros meus, parece-me um bom componente.

Quadro + Amortecedor
Ainda foi pouco para os testar, mas posso dizer que a subir é mais complicado que a descer :mrgreen:
A descer come tudo... muito porreiro. Pa mandar bunnyhops então, uiui :twisted: muito mais ágil que a HT. Parece realmente o lado divertido da força :D

Pedais
Tenho de me habituar. Dei ainda dois tombos estupidos, um pa relva e outro para calçada. Um doeu mais, adivinhem qual.

Selim
Estava à espera de melhor. É um pouco duro. Pode ser que me habitue...


Mais tarde farei uma análise mais detalhada e com fotos. Por agora parece-me que foi uma boa compra. Porém, creio que andei mais depressa até a subir, mas noto que estou muito mais cansado, doiem-me zonas nas pernas que não costumavam doer. Será dos pedais de encaixe?
 
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