Indivíduo apanhado a armadilhar e destruir trilhos em Monsanto

meloy

New Member
Quem se mete a pé ou de bicicleta em sentido contrario num trilho onde há rampas é um irresponsável e ponto final.. Aí para trás alguém disse que as pessoas podem não saber que aquilo é um trilho de dh (neste caso de enduro)...

É incrível esta mentalidade!
voçes assim não vão defender a modalidade!

Eu faço BTT e faço trail running em monsanto e muitos outros locais!

Eu estou alerta para o que se passa em Monsanto e nos trilhos em geral!
sei perfeitamente ao que vou, por isso quando estou lá tomo as devidas percauções
no entanto têm que ver que existem muitas pessoas em monsanto que apenas vão lá passear a pé
o fenómeno das caminhadas pela natureza está cada vez a ganhar mais adeptos e estas pessoas não estão alertas para estes perigos

por isso não é a mim que têm de avisar da irresponsabilidade, mas se calhar às outras pessoas!
no entanto acredita que se ferires uma pessoa com a tua descida acredita que és tu o responsável!
 

ermporshe

Member
Ainda continua esta parvoíce de temática.
Eu conheço bem monsanto , todos os fds vou lá dar uma voltinha e é muito simples quem anda a pé não pode andar lá a ver pardais e a olhar para o lado apenas tem que estar atento a várias coisas entre ela os bttistas. O mesmo se passa com os trail runners de fones que acho maravilhoso.
O que referirem em cima é ridículo alguém a controlar a entrada dos trilhos é que contratar um porteiro para tal será caro. Agora se me dizes as pessoas a pé para fazerem isso já é diferente porque quem vai andar a pé tem outro tipo de possibilidades.
Eu no prox fds vou andar outra vez por monsanto da mesma maneira que sempre andei.
Terei é que ter cuidado porque poderá haver algum ramo no caminho com esta chuva...
 

demorider

Active Member
Meloy alguma vez disse que não sou responsavel pelos meus actos? Obviamente que se embater contra alguém seja onde for eu sou o responsável.. Mas tinha sido de bom tom teres feito a citação completa e não só da parte que te deu jeito.. A seguir a isso disse que podiam não associar as rampas a saltos para bicicletas mas que é mais que obvio que são rampas de lançamento para alguma coisa..

Ou achas mesmo que alguém é ignorante ao ponto de ver rampas e achar que aquilo e só para enfeitar ou que servem de mesas de pique nic?

O que aqui se vai passando é que SÓ quem vem a descer é que tem de ter cuidado e não pode mandar saltos senão ainda mata alguém, quem vai a subir é tudo ao molho e fé em Deus de auriculares nos ouvidos e tal que nunca são responsaveis de nada... Ok eu vou só ali dar uma corridinha pela nacional e os carros que tenham cuidado..
 

SeteGu

Active Member
Até podem estar a fazer birdwatching a menos que seja proibido em Monsanto. Sim... não convém é que seja no meio do caminho a impedir a passagem a quem circula (e a levar com bicicletas em cima). Mas lá está... acho que todos têm de ter os devidos cuidados e não só quem anda a pé ;)

Como disse não é a fazer de porteiro mas a avisar o amigo que vai a descer sobre se vem alguém a subir o trilho ou não naquele momento. Isto por exemplo numa "hora de ponta" em que haja muita gente a pé em Monsanto. Pode ser estúpido... admito que sim porque não conheço o local tão bem quanto isso... foi apenas um exemplo.

Agora... parece-me é tão legitimo subir como descer... até porque para descer se terá de subir por algum lado. Porque é que só é legitimo descer? Porque quem gosta de descer assim o acha? E qual é a legitimidade de alguém que gosta de descer mandar/"obrigar" (pelo menos de forma segura) os outros subir por outro lado?

Eu compreendo perfeitamente o que dizem de ser perigoso e ninguém devia subir onde há rampas, etc... mas o problema está aí!! Estão a impedir (pelo menos com segurança) quem quer de subir por ali... como se isso fosse legitimo! Seria o mesmo de quem gosta de subir "proibir" de descer quem gosta de descer. E assim vos garanto que não se vai a lado nenhum... uns querem subir, outros descer se não houver tentativa de fazer coexistir ambas as realidades uma delas mais tarde ou mais cedo vai ser obrigada a sucumbir. E parece-me a mim que vai ser a de descer... de bicicleta...

É engraçado que para uns as rampas não têm perigo nenhum... para outros já acham estúpido alguém subir por aí porque é perigoso... Então mas em que ficamos?

Volto a repetir: se houvesse legalmente de um ou outro trilho para descer com saltos, etc... a meu ver seria positivo e dava-vos toda a razão. Enquanto assim não é têm de aceitar que existem outras pessoas em Monsanto, que têm o direito de circularem por onde quiserem e todas têm de ser respeitadas e não: "isto aqui é para eu descer os outros que vão dar a volta" porque é perigoso.

ermporshe parvoíce ou não... é a minha opinião tão válida como a sua ou qualquer outra. ;)
 

meloy

New Member
Ou achas mesmo que alguém é ignorante ao ponto de ver rampas e achar que aquilo e só para enfeitar ou que servem de mesas de pique nic?

olha que muita gente pode acreditar! ;)
se os velhos se metem muitas vezes em contra mão na autoestrada cheia de sinais imagina agora um trilho onde os únicos sinais são umas rampas... que às vezes nem parecem rampas

No ultimo fds fui a monsanto dar uma corrida e olha que encontrei + pessoal a correr e a passear que a andar de bike
e não falo só em estradões

repara uma coisa! eu não sou contra as rampas, não me fazem comichão
apesar de também achar que estão a tornar demais em monsanto...
não sou contra os DH, enduros e afins!

até aprecio o trabalho feito por esta malta que se voluntaria para fazer a manutenção de trilhos.
apesar do trail running não importar muito as árvores caídas uma vez que se passa bem por cima,
mas ok... também faço bike

apenas sou contra a velocidade desproporcional em trilhos sem visibilidade!
esta velocidade pode causar acidentes!

então porque falo dos DH, enduros e afins! porque normalmente este tipo de modalidades não anda devagar podendo causar acidentes
porque fazem curvas cegas a alta velocidade e saltos sem visibilidade e possibilidade de travar caso seja necessário.
 

ermporshe

Member
Até podem estar a fazer birdwatching a menos que seja proibido em Monsanto. Sim... não convém é que seja no meio do caminho a impedir a passagem a quem circula (e a levar com bicicletas em cima). Mas lá está... acho que todos têm de ter os devidos cuidados e não só quem anda a pé

Não leves a mal mas claro que tens direito a opinião do porteiro, mas em btt não é facil se meteres isso em practica. A andar a pé talvez.
Em relação a ver os passarinhos claro que tem direito mas parece idiótico faze-lo em caminhos onde passam bikes porque há sempre zonas para fazer isso onde não incomodam.
 

zerplon

New Member
Estão a mandar postas de pescada para o ar quanto à situação daquele vídeo em que o rider apanhou pessoas no trilho e se mandou para o meio da vegetação. Pois bem, eu vinha atrás dele. O que se passou foi que ele vinha na "sua vida" a fazer o barulho enorme que uma bike faz naquele terreno acidentado, as pessoas que estavam no meio do trilho la ficaram tipo coelhos à noite quando são encandeados. Esse meu colega nunca culpou as pessoas de lá andarem, apenas condena não se desviarem, ou pelo menos não tentarem. Não sei se se percebe no vídeo, ele ainda tenta avisar que eu vinha lá. O que aconteceu a seguir é que ficaram no meio do caminho novamente a olhar para mim, mas no entanto eu consegui parar...
Falando por mim e pelo meu colega, nunca condenámos ou reprovámos as pessoas la andarem a pé, estão no seu direito, tal como nós. Mas a burrice de nem sequer aprenderem com a primeira situação e verem que andam ali bicicletas... é pá... de qualquer das maneiras, eu conduzo todos os dias e há pessoas que também conduzem e não sabem o código, é o mundo que temos, que não é perfeito nem ninguém o é...
De qualquer das maneiras se pedalassem mais e estivessem menos na net a discutir sobre trivialidades, se calhar conseguiam fazer saltos ou andar a 40Km/h com mais segurança do que andam agora a 10km/h, sim porque o kit de unhas também influencia na reacção que se tem numa situação imprevista! Se eu andar no meio do mato com um carro de rali à velocidade que o Loeb anda, se calhar não passo da primeira curva.
Pronto, agora mandem lá a vossa fúria contra o meu comentário à vontade que eu não fico ofendido!
 

demorider

Active Member
Meloy o problema é que em Portugal é impossível fazer dh ou enduro e sabes porque?

Porque como disses-te são modalidades que envolvem grandes velocidades e saltos e em lado nenhum e quando digo nenhum é mesmo nenhum se pode andar descansado.. O pessoal abre trilhos do zero para ter uma "pista" de dh e há sempre quem se aventure a circular por lá sem qualquer cuidado exigindo cuidado a quem vem a descer.. Assim é completamente impossível fazer dh ou enduro.. Sou a favor de haver lugar para todos mas quem se mete numa pista de dh/enduro terá de ser essa pessoa a ter cuidado assim como se for para uma estrada onde haja carros sou eu que tenho de ter cuidado com os carros, assim como se for para uma zona onde seja frequente andarem motas sou eu que tenho de ter cuidado, etc..

Tantas vezes neste fórum se vai buscar exemplos de outros países, nos outros países nas pistas de dh não ha gente a circular a pé.. Só em Portugal é que insiste em andar em todo o lado, só falta um dia lembrarem-se de ir fazer caminhadas pela linha do comboio e depois exigirem cuidados ao comboio..

Quem abre trilhos não é dono deles mas acho que têm uma certa "prioridade" ou "regalia" em andar lá, afinal foi com o trabalho deles que aquilo nasceu.. Não pode ser uns a trabalhar para ter o "seu cantinho" e depois aparecer uma camada de chicos espertos a pedir direitos e exigir condições para o pessoal que construiu andar lá..
 

SeteGu

Active Member
zerplon sabes que uma das reações ao medo é a paralisia? As pessoas quando ficam em estado de choque, muitos vezes, ficam paralisadas. É uma reação involuntária. Sim... também pode dar para correr desalmadamente mas nem sempre. ;)
Se era para mim: quanto ao que eu faço ou deveria fazer vou-me abster de comentar.

demorider concordo plenamente contigo mas a diferença é que em Monsanto não há nenhuma pista de Enduro/DH legal. Se for num sitio legal dou razão... se não for (na minha opinião) é bom que seja num sitio com pouca gente relativamente isolado precisamente porque qualquer pessoa lá pode andar com o mesmo direito que qualquer um de nós...
Se devia haver mais pistas legais? Sim... concordo.

Agora não podermos fazer uma coisa ilegal à nossa maneira e pensar que temos primazia sobre aquele espaço e que só os outros não devem subir/descer ou o que for.
Acho que a divergência está fundamentalmente aqui.

Uma metáfora:
Eu gosto muito de Rally -> não há pistas legais em Portugal -> faço um circuito à volta da minha casa e crio as minhas próprias regras (os outros não devem subir, etc...).
Isso não existe.
Se conseguir legalizar ótimo... caso contrário tem de me sujeitar e respeitar o individuo que queria subir por aquela estrada com o trator ou o que seja.

Até porque eu acho que se já seria difícil legalizar, sendo atualmente perigoso para quem circula a pé, ainda mais difícil se torna.
 
Last edited:

meloy

New Member
eu compreendo a vossa posição apesar de axar que é muito perigosa especialemnte em monsanto, local muito visitado por todo o tipo de pessoas

É pá então ponham alertas nos trilhos!
para avisar do vosso perigo!

continuou a dizer se à gente a entrar em contra mão muito mais existem pessoas a entrar em trilhos de enduro etc sem atenção
 

zerplon

New Member
Setegu paralisia e mijar pela perna abaixo lol. Se era pra ti a questão do andar mais e escrever menos? nada disso, nem sequer te conheço, não faço ideia se escreves mais do que andas ou o contrário (e quando digo andar, n é fazer whips nos saltos, é quantidade de kms nas pernas!) :) não leves isto para o lado pessoal, apenas estava a falar sobre a generalidade daquilo que se constata neste tipo de fóruns!
 

miguelcarromeu

Active Member
Parem lá com isso, ok? Chega de parvoíce --> em Monsanto não há "DH", nem "Enduro", nem sequer quase há all mountain. Aquilo é um playground (recreio) grande, com uns trilhos engraçados e uns saltecos pelo meio. Nem sequer a velocidade chega a ser alucinante como vocês referem. Aí o Zerplon está a falar mas desce aquilo como uma menina. Pistas de DH há em Sintra, há na Lousã, há no Algarve. Nenhumas são legais, mas há lá competições nacionais! E esta, einh?

Isto é uma pista de DH, com uma inclinação bastante razoável e onde estou farto de apanhar corredores. É difícil perceber que é uma DESCIDA? Não - é impossível de subir de bike. Se apanhei corredores incomodativos? Não - sempre se desviaram e facilitaram, MAS, já sei de quem apanhasse grupos de dezenas a subir por aqui acima? É certo? É normal? Não acho, nem correcto, nem sequer justo, pois é uma pista que tem mantido as suas características ao longo dos anos, graças ao trabalho de um determinado grupo de pessoas.

(não é o meu POV - eu sou o parvo da frente)
[video=youtube_share;I1pjgLciRqk]http://youtu.be/I1pjgLciRqk[/video]
 

meloy

New Member
zerplon sabes que uma das reações ao medo é a paralisia? As pessoas quando ficam em estado de choque, muitos vezes, ficam paralisadas. É uma reação involuntária. Sim... também pode dar para correr desalmadamente mas nem sempre. ;)
Se era para mim: quanto ao que eu faço ou deveria fazer vou-me abster de comentar.

demorider concordo plenamente contigo mas a diferença é que em Monsanto não há nenhuma pista de Enduro/DH legal. Se for num sitio legal dou razão... se não for (na minha opinião) é bom que seja num sitio com pouca gente relativamente isolado precisamente porque qualquer pessoa lá pode andar com o mesmo direito que qualquer um de nós...
Se devia haver mais pistas legais? Sim... concordo.

Agora não podermos fazer uma coisa ilegal à nossa maneira e pensar que temos primazia sobre aquele espaço e que só os outros não devem subir/descer ou o que for.
Acho que a divergência está fundamentalmente aqui.

Uma metáfora:
Eu gosto muito de Rally -> não há pistas legais em Portugal -> faço um circuito à volta da minha casa e crio as minhas próprias regras (os outros não devem subir, etc...).
Isso não existe.
Se conseguir legalizar ótimo... caso contrário tem de me sujeitar e respeitar o individuo que queria subir por aquela estrada com o trator ou o que seja.

Até porque eu acho que se já seria difícil legalizar, sendo atualmente perigoso para quem circula a pé, ainda mais difícil se torna.

:bompost:

.
 

Joseelias

Well-Known Member
Lê-se por aqui cada coisa... que enfim... Agora os caminhantes já têm que ser videntes para adivinhar em que tipo de trilhos se vão meter e se vem lá alguém, o que vem a fazer e a que velocidade...

Se não existe sinalização alguma à entrada dos trilhos sobre as suas características como é que as pessoas sabem que lá pelo meio tem saltos, ou que é usado por pessoal a alta velocidade pois a dada altura a sua inclinação se acentua e permite esse tipo de condução?

E neste sentido, que razões há que façam as pessoas duvidar que possam por ir por esses trilhos? Ou que têm que ter cuidado com bicicletas a circular a 50km/h quando na prática, até sabendo que há bicicletas por todo o parque as vêm na esmagadora maioria das vezes a andar a 15km/h? O mais provável é todos saberem que até se podem cruzar com bicicletas, mas não calculam que elas podem atingir aquelas velocidades naqueles locais e em particular em voo.

É que tudo isto é muito óbvio para nós, mas a maior parte das pessoas nem sabe meter mudanças na bicicleta quanto mais saber o que é DH,FR, AM, EDR ou seja o que for?

Para mais, quando um caminhante chega ao parque sabe lá se um trilho foi aberto por Bttistas, pelos serviços do parque ou pela erosão das chuvadas? Vêem um trilho e como vão fazer uma caminhada e se sentem mais aventureiros e com curiosidade de ver onde é que aquele trilho vai dar, metem-se por lá! E têm todo o direito a isso. Mais uma vez, independentemente de quem o abriu não há sinalização nenhuma em contrário, o uso do trilho pode não ser obvio e não há zonas restritas à prática do Btt.

É chato para o pessoal que abriu e usa esses trilhos? Sem dúvida que é. Mas também estavam à espera de quê ao fazê-lo num parque visitado por milhares de pessoas todos os dias?!
 

SeteGu

Active Member
zerplon eu percebi a ideia... apenas peguei no teu exemplo. E quanto ao resto está esclarecido. ;)

miguelcarromeu Enduro/DH/XC o que for... não é de todo esse o cerne da minha opinião.
Referi Enduro porque já houve pessoal a referir que faz lá Enduro e falei de DH porque há poucas pistas em Portugal. Foi meramente um exemplo.

Supondo que as provas são legais as pessoas não podem lá ir para o meio durante a prova. Fora dela, como infelizmente não o são, infelizmente têm tanto o direito de lá andar como qualquer outra pessoa. Se eu acho isso mal? Acho, como é óbvio!!
E o mesmo para qualquer outro caminho/percurso a menos que seja privado. Estou obviamente a falar de sítios públicos como Monsanto.
 

demorider

Active Member
É pá então ponham alertas nos trilhos!
para avisar do vosso perigo!

Ainda ali atrás disses-te que apesar de toda a sinalização há quem entre em contra mão nas auto estradas.. Achas que fazia diferença uns sinais nos trilhos?
 
Top