Indivíduo apanhado a armadilhar e destruir trilhos em Monsanto

SeteGu

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Após a realização de uma prova os trilhos criados de raiz ou já existentes continuam a ser legais fernando_sesimbra?
Nesse caso é a entidade que os aprova que fica responsável pelas infraestruturas que possam existir (pontes, saltos, etc...) de forma a manter em segurança de quem por ali circule futuramente?

E se o trilho entretanto se encontrar fechado (por falta de manutenção) e alguém despender algum do seu tempo a abri-lo, é legal, correto?

Um aparte: já houve até uma prova em Monsanto (pelo que alguém disse algures neste tópico) e certamente que devidamente legalizada. Porque não tentar criar uma prova passando por alguns desses locais. Se fosse assim o percurso ficaria legalizado. Isto se for "assim".
Se não for também não percebo como é suposto fazer BTT em portugal "legalmente".

EDIT: O demorider já respondeu.
 
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JOCAS22

Não deves ter entendido onde quis chegar.

Nunca disse que se tem de vedar tudo , acho inclusive que nalguns casos como por exemplo esses colegas que foram multados por "Barbearem" um trilho que já existe aos anos se abusa um pouco.
Mas pronto , há estatutos diferentes para as várias zonas e a Arrábida é um parque protegido onde tudo isso é ilegal , mesmo a manutenção de caminhos por pessoas individuais.

Penso que algumas leis podiam e deviam ser revistas , há caminhos antigos que deveriam ter manutenção , e essa manutenção poderia acontecer pela mão de pessoas isoladas ou entidades ou grupos de Btt ou caminhada por sua livre iniciativa.
A abertura de caminhos ou trilhos novos em zonas onda nunca existiu nada , teria de ter a atenção do local , obviamente num parque natural deveria haver normas e um pedido e aprovação.

É óbvio que conheço bem e já fiz se não todos , se calhar quase todos os trilhos ilegais da Arrábida , e são excelentes muitos deles , a partir do momento que o trilho existe , desde que não passe em área de protecção total , nunca serás preso nem multado.

Falas das colmeias mas elas estão onde estão com a aprovação das autoridades , não estão ali ilegais e pagam por ali estarem no parque natural , sou amigo de um produtor que as tem na zona do Risco e sei bem o que ele precisa de ter e pagar para as lá ter.

Aqui o caso que deu origem a esta discussão , as estruturas para o pessoal do DH e do Enduro num parque PUBLICO e onde toda a gente pode passar já acho que tem de ser bem analisado e para alem da ilegalidade das ditas estruturas , há o enorme perigo para as pessoas devido á velocidade que o pessoal usa nessas actividades.
Eu acho que deveria ser estudado com o parque do Monsanto , um local para a instalação desses " Saltos" que fosse restrito aos outros utilizadores para evitar um dia um acidente grave.

Eu posso ter licença de uso e porte de arma , mas não tenho o direito de ir treinar pontaria com munição real na Praça da Figueira em hora de Ponta......
Há locais próprios para isso....
 

Jocas22

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bom vamos la ver... que todos os trilhos sao ilegais dizes tu... alguns até estao em terrenos particulares que os donos amavelmente fecham os olhos. Já te disse que muitos dos trilhos em que te divertes sao abertos para uma prova com todas as licencas e escrutinio do parque. Que todas as colmeias e os estradoes que abrem pra la as por sao legais dizes tu tambem. Sei que têm licença mas abrem primeiro os caminhos ilegais (essa do risco por exemplo) e depois aproveitam-se do caminho como senao tivessem sido eles a abrir... ja que esta aberto e coiso... enfim...

parece mais um, mais um repito, caso de odio ao enduro/dh e prontos quando assim é nada a fazer.... um trilho sem saltos ainda pode fazer com que se apanhe maiores velocidades, mas ai se for liso sem saltos já está ok é isso... um pedestre levar com uma bike em cima depois de um salto ai ai ai Jesus, se levar com a mesma bike mas sem saltos... epá ai tudo fino lol.
isto claro pra gente se divertir nos trilhos que sao ilegais, mas que so o sao quando os abrem, andar la depois epa pronto... é como epá eles tinham assaltado o banco a porta estava aberta, sô agente eu nao sei de nada, apanhei um saquito de notas mas a porta estava aberta. Se é ilegal abrir, tambem o será andar lá até porque andar lá é abri-lo, se ninguem andar ele fecha te garanto.
 
Boas miguelcarromeu , não te deves lembrar de mim por este nic , mas conhecemo-nos por intermédio do Carecovsky há uns tempos em Sintra , apesar da minha guerra ser diferente da vossa.

Os 200 Euros de Multa no parque da Arrábida são não só para quem passa nos trilhos da zona de protecção Total como por exemplo aconteceu há 2 anos a um nosso amigo comum aqui da Quinta do Conde como referes e colega aqui do Fórum que foi apanhado á saída do trilho do Convento da Arrábida , tinha entrado com outro amigo da equipe Bikeclinic na altura no El Carmen e fizeram aquele delicioso trilho a subir e foram identificados e receberam dias depois a Coima no valor referido.

Mas o ano passado na zona do Risco num trilho muito antigo , fora da zona de protecção total , uma tosquiadela que foi vista pela guarda florestal acabou também em coima de 200 Eur para outros 2 amigos.

Eu como disse li estas páginas todas na diagonal , se perdi algo que refere que já há esforços no sentido de se chegar a uma situação que facilite legalizar e autorizar acho que é esse o caminho.

Que fique claro que não sou contra a abertura ou a manutenção dos trilhos , antes pelo contrário.

Mas não posso estar a criticar um Senhor que deu uns chutos numas tábuas que á lei actual não poderiam lá estar.....temos de ser coerentes , ainda por cima se é verdade o que escreveu , que iam atropelando pessoas...
E acho que os 2 sabemos bem que é muito diferente andarmos a curtir por exemplo aqueles singles novos no Topo das pedreiras do Risco onde não passa ninguém a pé , ou andar aos saltos e a toda a velocidade como vejo nos videos do nosso amigo Carecovzky ali no monsanto em caminhos Públicos onde passa muita gente , crianças inclusive , e muitos dos que vão fazer esses saltos se calhar nem têm o cuidado de meterem alguém no fim do trilho a ver se vem gente.....

Cumprimentos e continuação de boas pedaladas.
 

miguelcarromeu

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Lamento mas não me recordo Fernando. Têm sido muitas caras novas ao longo dos anos. Quando voltarmos a pedalar juntos relembra-me desta nossa conversa :)

Repara que o teu argumento de que o facto de "ter dado uns chutos numas tábuas que não deviam lá estar" pode servir de fundamentação para destruir todo e qualquer trilho. São todos, nessa perspectiva, ilegais. Ninguém vai querer saber se passas lá depressa ou devagar, saltas ou não saltas. É mau para todos estarmos a abrir precedentes e aceitarmos que isto pode ser legítimo (destruir trilhos ou aquilo com que não concordamos em determinados trilhos).

A ideia de que os saltos de Monsanto são perigosos só pode ser mesmo passada por alguém mal-intencionado. Os locais dos saltos são completamente fora do "circuito" normal de passeio.
 

andrextr

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Mas não posso estar a criticar um Senhor que deu uns chutos numas tábuas que á lei actual não poderiam lá estar....

Se os saltos não podiam lá estar, ele que os limpasse na totalidade !!! O que essa besta fez foi destruir, e meter mais paus e lixo e deixar os troncos espalhados. Ficou muito mais bonito !!!! Tá lindo comó .... !! Obrigado Senhor do Monsanto !!! Vai ser a foto de postal de MonÇantu !!

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Os senhores que criticam os saltos e trilhos de down "WILL", etc, que se mantenham no vosso estradão com o vosso selim nas alturas e não chateiem ninguém porque nós também não vos andamos a chatear e a destruir as vossas coisas.

E se agora cada vez que queremos fazer um salto temos que meter em projecto junto às autoridades competentes, bem que podias esperar Sentados!! PQP, LOL!! É com cada lirico !!!....... É projectos em papel depois nem sabem de que lado se pega numa enxada !!!

Hoje estou irritado e nem sequer ando em Monsanto! Não gosto, tem muita gente, é muito pequeno, as descidas são fraquinhas e agora ainda por cima há malta contra os saltos em todo o lado.. Má onda !!

ADEUS !!!
 
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tinric

Super Moderador
É tudo tão legal e ilegal como o policia estar a fazer o seu trabalho e ser preso
Como o ladrão estar a roubar e ser indemnizado... 37mil euros... se calhar vou só ali roubar um armazém a ver se levo um tiro e ganho mais que em não sei quantos anos a esfolar-me a trabalhar...

http://www.noticiasaominuto.com/pai...nizar-ladrao-que-ficou-incapacitado-de-roubar


Vocês que tanto defendem o vosso "erói" ... e é tudo tão ilegal... vejam lá se não andam a passar por cima de tanta ilegalidade... ou se calhar não... como não passam por cima dos saltos já não é ilegal...

Acho graça a tanto olhar para o próprio umbigo e apontar aos outros...
 

Unknown_Rider

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A ideia de que os saltos de Monsanto são perigosos só pode ser mesmo passada por alguém mal-intencionado. Os locais dos saltos são completamente fora do "circuito" normal de passeio.

Com excepção do Roadgap concordo contigo. Não posso é concordar com o "nascimento" de rampas e saltos em muito trilhos que já existiam. Não posso é concordar com a ideia de que "vamos meter aqui um salto porque a linha é porreira" e o resto da malta que não salta que ande ás curvas pelo trilho abaixo.

Concordo que arranjem trilhos existentes numa determinada zona, ate que abram mais as escondidas do unico Jeep da guarda Florestal que existe em Monsanto, deve ser coisa fácil, mas que se "limitem" a essa zona. É pouco? O parque apenas tem 1000 hectares. Para teres uma ideia Sintra são cerca de 5000.

O facto de concordar ou deixar de concordar não significa que não tenha que aceitar. Tb não concordo com muito que se passa neste rectangulo mas aceito.

Acredita que vão existir mais acidentes, com cada vez mais pessoal a correr, fazer trail ou mesmo a caminhar por Monsanto, as situações de pessoal a descer e pedestres / corredores a subir vão ser cada vez mais frequentes.

Para terminar, sempre ouvi dizer que abrir trilhos é proibido, apenas se pode conservar e manter os existentes
 

miguelcarromeu

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João,

Relativamente ao road gap, acho que todos estão de acordo. Remova-se.

Quanto aos restantes saltecos, na minha primeira volta em Monsanto, há uns anos (deves lembrar-me que fomos com o Guimarães e o BTTR), já lá estavam quase todos os que conheço agora. Sei que há uns novos mas estão tão "fora de mão" que alguns nem sei onde são. A sensação que tenho é que mesmo os saltecos novos não cortam o flow original da linha já existente. Passo lá poucas vezes mas lembro-me que nalguns até costumo falhar os saltos porque não levo linha para os fazer é como não conheço bem, esqueço-me.

E lembra-te que alguns trilhos como os do heliporto, se não tivessem sido limpos e reabertos nem existiriam.

Quanto à abertura de novos trilhos, quando foi a Maratona Vodafone, passaram em trilhos abertos legalmente ou ilegalmente? ;) É uma linha muito ténue. Haja bom senso e não haverá problemas para ninguém ;)
 

Unknown_Rider

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João,

Relativamente ao road gap, acho que todos estão de acordo. Remova-se.

Quanto aos restantes saltecos, na minha primeira volta em Monsanto, há uns anos (deves lembrar-me que fomos com o Guimarães e o BTTR), já lá estavam quase todos os que conheço agora. Sei que há uns novos mas estão tão "fora de mão" que alguns nem sei onde são. A sensação que tenho é que mesmo os saltecos novos não cortam o flow original da linha já existente. Passo lá poucas vezes mas lembro-me que nalguns até costumo falhar os saltos porque não levo linha para os fazer é como não conheço bem, esqueço-me.

E lembra-te que alguns trilhos como os do heliporto, se não tivessem sido limpos e reabertos nem existiriam.

Quanto à abertura de novos trilhos, quando foi a Maratona Vodafone, passaram em trilhos abertos legalmente ou ilegalmente? ;) É uma linha muito ténue. Haja bom senso e não haverá problemas para ninguém ;)

Não quero estar a mentir mas julgo que na zona do Chima apareceram depois dessa volta.
Por isso te disse que concordo com alguns que já la estão. Os de Caselas, por mim podem la ficar todos. Os das variantes prisão tendo em conta que foi o pessoal dos "saltinhos" que os fez não tenho qualquer problema, pois se faço esse trilho aguento-me e desvio-me.
Agora desculpa a franqueza, os do chimarrao irritam-me. Se os 2 primeiros nao chateiam muito estão lá 2 que deixam poucas hipoteses a não ser travares....mas enfim..siga que eu quero é pedalar.
 

miguelcarromeu

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Não conheço suficientemente bem para afirmar categoricamente que sim ou não. Mas sei que o pessoal que costuma manter e dar um jeito nos trilhos é muito acessível e humilde. Se falarem com eles e manifestarem essa questão, tenho a certeza que não se importarão nada de alterar a linha ;)
 

andrextr

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O pessoal que costuma manter o quer que seja ja se está a cag@r para monsanto. E fazem eles bem. Com gente pobre e mal agradecida que ainda estraga... Fiquem lá com os estradoes e com os singles a fechar com arvores caidas. Peçam ao Senhor do Monsanto para arranjar o que estiver estragado e tirar o resto dos saltos. É desta que MoÇanTu vai ficar TOP. lol
 

RGomezz

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Malta,

tal como em qq actividade que se pratique, tem de haver bom senso! road gaps ou rampas em q aterras num cruzamento com estradões ou outros trilhos (como existe na zona do chimarrão) não deveriam existir nestas zonas! são zonas batidas por toda a gente, bttistas, ultras, passeatas de cães, etc etc. e o risco de acidente é enorme!! das duas uma, ou têm alguem a verificar se n vem ng a atravessar ou entao...que ponham estes saltos maiores em zonas mais "restritas" ou entao q metam alguem a fazer de policia sinaleiro...pq se algum dia acontecer um "atropelamento"...vai ser mau para todos.

Monsanto é publico e todos querem aproveitar...e o q eu verifico (cada vez mais) é q parece haver um fenomeno de geraçao espontanea de rampas em todos os trilhos...se por um lado é porreiro, pq uns saltitos n fazem mal a ng, por outro ha rampas q sao desproporcionadas para o sitio onde estão! ou pelo seu tamanho ou por n darem uma linha alternativa a quem vem a fazer o trilho (qd a alternativa seria fazer o salto - se é que percebem o quero dizer).

em relação à destruição dos saltos, n concordo.
em relação à construção de saltos em tudo o q é trilho, concordo em parte (desde q n alterem o curso normal do trilho - o salto deverá ser a alternativa, a n ser q estejamos num sitio em q à cabeça já se sabe q é zona de saltos e rampas e gaps, tipo zona do heli em alges).
abrir trilhos em tudo o q é canto, n concordo mas dps gosto de os fazer (a solução para este tema é a mais dificil de todas...talvez abrir um gabinete de consultoria de btt no Parque Florestal de Monsanto e juntos perceberem onde se pode abrir trilhos).

portanto e resumindo, volto ao que disse inicialmente, bom senso na utilização dos trilhos e lembrar que ha mts e variados utilizadores de monsanto.

Boas pedaladas para todos.
 

Paulo Oliveira

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Tenho acompanhado este tópico quase desde o inicio e tenho lido atentamente tudo o que aqui tem sido escrito e há algumas considerações que gostaria de tecer:

1) A nossa liberdade acaba onde começa a do próximo, seja quem for. Isto para dizer que TODA A GENTE tem o direito de andar por Monsanto. Não é por alguém criar um trilho que o torna com mais direitos do que quem passa por lá. Adoro BTT mas não ia gostar que, indo passear com a minha filha por exemplo (num trilho que É DE TODOS) que levasse com uma bicicleta em cima, ou que andasse a fugir de algum cão porque o dono achava que aquilo é seu território privativo e o dito cujo pode andar sem trela. A questão é a mesma, bicicleta, cão, correr, etc. Não temos o direito de impôr seja o que for a terceiros apenas porque é a actividade que gostamos.

2) A questão de dizerem por aqui que TODA A GENTE sabe quais são os trilhos onde se pratica downhill só pode ser para rir. A maior parte das pessoas que vai passear em familia para Monsanto nem sabe distinguir uma bike de estrada de uma de BTT quanto mais saber que está numa pista de downhill ou XC ou seja o que for.

Costuma dizer-se que em casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão.
Por um motivo mais do que questionável (destruição das rampas, saltos, etc) abriu-se um debate em que, mesmo entre o pessoal das várias "facções" do BTT, parece que se assiste a uma guerra sem quartel.
Quem é contra os saltos nos trilhos é um radical anti DH, quem não gosta de XC é um extremista que não merece piedade and so on.
Como se uma coisa invalidasse a outra, se eu gostar de DH não posso gostar de XC? E de Enduro? E de ciclismo de estrada?

Bom senso precisa-se e com urgência...
 

Jocas22

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o trilho é de todos (segundo alguns é apenas ilegal) mas a verdade é que é de todos de maneiras diferentes. Pra gozar é de todos e é legal. Pra trabalhar a abrir, a manter, ai já é só pra alguns, os criminosos. Há que respeitar quem tem o trabalho, eu sei reconhecer que eles não nascem na natureza por milagre nem são mantidos por gnomos da floresta.

E depois voltamos sempre á mesma discussão, tanto se leva com uma bicicleta num trilho com saltos como num trilho sem saltos, é que nao percebo a distinção. Ou sugeres que qualquer trilho devia ser proibido a bicicletas ou é a tal embirração com certas disciplinas do BTT. Puro e simples.
 

demorider

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O pessoal que costuma manter o quer que seja ja se está a cag@r para monsanto. E fazem eles bem. Com gente pobre e mal agradecida que ainda estraga... Fiquem lá com os estradoes e com os singles a fechar com arvores caidas. Peçam ao Senhor do Monsanto para arranjar o que estiver estragado e tirar o resto dos saltos. É desta que MoÇanTu vai ficar TOP. lol

Fizeram eles muito bem, andar a trabalhar para "pobres e mal agradecidos" não dá com nada.. Daqui um ano se alguém se lembrar postem aí umas fotos dos trilhos em questão, gostava de ver quantas pessoas ainda conseguem passar lá..

Mas sabes qual é o problema? É que podem ir abrir novos trilhos nas zonas mais remotas a face da terra que um dia vai aparecer um chicos espertos que se vão lembrar de ir passear (a pé ou de bicicleta) e se vão lembrar que podem levar com uma bicicleta em cima e que não querem ter de fazer um desvio para desviar do salto e vamos voltar ao mesmo.. Depois vem aquelas tretas do "ah e tal que eu ate gosto de dh/enduro" mas eu gostava de saber como raio posso fazer dh/enduro sem saltos.. É que dh tem obrigatoriamente de ter saltos ou será que o campeonato do mundo de dh em 2016 vai ser feito de rigida por estradoes? Ou será que o pessoal anda a comprar bikes de 200mm só para o style?

Depois há o bom senso que para alguns é estar em casa a dormir ou a "curtir" no café com os amigos enquanto outros andam a "perder" tempo a trabalhar para termos trilhos para andar.. Depois o bom senso é chegar ao trilho depois de aberto e querer passar sem se desviar de nada ou implicar e ate destruir as rampas porque têm medo de levar com uma bicicleta em cima.. Se tem medo de levar com a bicicleta em cima que não andem lá, porque para trabalhar também não apareceram.. Peguem nas sacholas e nas pás (nas casas de material de construção há a venda) e vão para o mato abrir trilhos sem saltos, faz bem a saúde e depois já podem reclamar se forem para mandar saltos..
 
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SeteGu

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Jocas22 há diferença se o salto for, por exemplo, antes de um cruzamento ou curva porque no ar (ao contrário do que aconteceria com as rodas no chão) não dá para travar nem mudar de direção. De resto também concordo que é igual e se estiver num sitio com visibilidade dá (na minha opinião) à vontade para saltar sem atropelar ninguém.

Continuo a achar que se houver o devido cuidado e houver cabeça a fazer as coisas (e se possível de forma legal) as bicicletas podem perfeitamente circular em Monsanto. Agora como já o disse n vezes é preciso é ter os devidos cuidados. Até porque podem haver bebés, crianças, velhinhos, etc... sendo que estes últimos nem sequer têm os reflexos nem a mobilidade para se andarem a desviar das bicicletas por Monsanto fora e têm tanto direito a usufruir de qualquer trilho/percurso como qualquer outra pessoa/bttista.

Com os devidos cuidados/precauções não vejo problema nenhum... e acidentes (embora de evitar) também podem acontecer em qualquer lado... não convém é que comece a ser norma face ao aumento de pedestres por Monsanto (segundo o relato de alguns).

Eu falo com todo o desconhecimento de quem nunca viu sequer nenhum salto por lá. Estou a favor se estes forem bem feitos/pensados como acho que acontecerá com a maioria das pessoas.
 

Jocas22

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pois demorider eu como já alinhei numa abertura de trilho sei do trabalho que aquilo dá, o convívio é giro e tal, mas o trabalho é trabalho duro e custa. Mas acho honestamente que a maioria que aqui comenta não sabe o que isso é, e pior que isso não sabe o que é o trabalho mas sabe bem vir buscar direitos sob o trabalho dos outros. È a imagem um pouco do pais.
É começar estas cruzadas de certos paladinos e depois se os poucos bravos que se dedicam a isto com sacrificio do tempo da familia ou do cafe vos mandam passear e passam tambem a ficar em casa, depois andam nos estradoes e acabou-se. E não é só abrir, é manter abertos, também dá trabalhinho.

legalidades e road gaps manhosos á parte....


setegu, claro que nao é tudo preto e branco, pode haver uns cinzentos, mas no geral mantenho que é pura embirração. PS: Não conheço sequer o sitio atenção ;) Até posso ja la ter andado mas nao sei por nomes nem o reconheço assim das fotos
 
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zerplon

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Deixo aqui um registo aos líricos aqui presentes a informar que tenho ido algumas vezes a Monsanto e ainda não vi nenhum trilho de DH. Se os há levem-me lá que gostava de os experimentar!

PS 1 - Afirmam que devem tirar os saltos para ir mais devagar? Oi? Não percebo. É suposto ir devagar quando se tira o salto? A sério? Mas estão mesmo a falar a sério?




PS 2 - Sempre ouvi dizer, e confirmo, ir pelos saltos é mais lento, mas ok, fiquem lá na vossa!

:clap::eish:
 
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