Indivíduo apanhado a armadilhar e destruir trilhos em Monsanto

Rider Vara

New Member
tudo pode acontecer, até eu posso estar em casa descansadinho e cair aqui um avião.... nunca ouvi falar em acidentes desses pelo monsanto, nao sei se alguma vez houve algum e continuo na minha, quem vem a pé ou a correr a subir deve fazer os possiveis para deixar espaço para outros passarem em qq trilho, tenha saltos ou não!
 

sonoro

New Member
Joseelias@


Acho que alguns users ja te falaram que tentaram resolver as coisas a bem com CML! Presumo que continuam a tentar resolver as questao para bem de todos , e vejo aqui inclusivamente alguns user todos a pensar em prol da comunidade btt nas suas vertentes , mas uns sempre a falar de questões legais ou ilegais.

Todos querem la andar , mas bulir na sua construçao parece so para alguns , depois acham se com mais direitos de usufruir e criticar de todas as formas possiveis e imaginaveis a eventatualidades de acontecer nª de acidentes todos eles possiveis de ocorrer.

Acho que se deve usar o bom senso para que todos la possam andar ,nao e por nao gostar de saltar ou nao ter capacidades para o fazer que os vou destruir e alias alguns dos exemplos que das de se aleijar acidentar , acho que essas pessoas sabem de antemao que estao numa pista DH , para isso mesmo que estao usar e so um toto e que nao ve que se pista tem saltos nao é para todos , ainda sabendo que existe mais trilhos para que usar um em que se pode aleijar por nao saber saltar? responsablidades tambem te posso dar aqui muitos exemplos de situaçoes possiveis de acontecer e ficarmos a ver navios com a responsablidade de me lesionar num desses caminhos!

Arrabida: Caminhos privados caio vou me queixar ao totaaa porque me acidentei ? olha andava aqui passear vinha depressa não consegui travar cai pagas as contas do hospital? ahhha
:eek:

Estrada: bermas cheias de vidro vou ao chao vou me queixar ao junta autonuma de estradas que as pessoas atiram garrafas e eu cai e cortei me todo?:fpalm:

A muitos mais exemplos, e claro todos podem usufruir do Monsanto acho que todos deve redobrar os cuidados la na sua circulação.

Homem agiu mal , registou se assumiu as culpas de estragar as rampas , mas nao de colocar paus, nunca mais deu vista e ta tudo a favor do SR rutra
:mad:

Eu nao pratico DH , na tenho guito para isso mas gosto de fazer umas belas descidas;)

Penso que so se resolve a situaçao se formos a TVI , fazer um video de todos os problemas de monsanto pode ser que assim se agilize o processo de actulizar o Monsanto de modo que nao exista estas situaçoes de perigos para alguns, deveres para outros :cool:


 

miguelcarromeu

Active Member
Meus caros,

Vamos lá ter algum senso na apresentação de argumentos, sem rodeios:

- sem eufemismos, o que o indivíduo fez é uma bestialidade; sim, ele é uma besta. À conta daquilo pode provocar uma queda grave e isso já foi mais que esmiuçado. Se achava que tinha razão, queixava-se às autoridades do parque.
- apresentou alguns argumentos que devem ser ponderados: sim? E estão a ser falados com quem de direito, como já aqui disse.
- se não conseguem perceber que há quem apoie a estupidez que foi cometida, é porque não estão a ler nas entrelinhas. Mas isso já deixo à interpretação de cada um. Eu tenho problemas de linguística e semântica.

Concluindo:

Vamos usar argumentos sérios! Em Monsanto há uma pedreira abandonada, com ravinas consideráveis; há uma estrutura de escalada abandonada - lá não podem ir "putos" de 10 e 11 e 12 e 13 anos e partir a cara?

Há um restaurante (o famoso panorâmico) ao abandono, escancarado, para quem quiser lá entrar; cheio de vidros partidos e degredo. Não pode lá ocorrer um acidente?

Como disse, vamos usar argumentos válidos e não partir para o campo do "supónhamos", como dizia o saudoso António Feio, quando descobriu o caminho marítimo para a Espanha e foi como? De burro ;)

Andei em Monsanto a primeira vez há uns 3 ou 4 anos (por acaso ali com o BTTR, numa volta que ele se deve lembrar bem) e já nessa altura existiam a maioria dos saltecos que lá existem. O road gap está mal? Está - remove-se! A pessoa que o construiu é razoável ao ponto de ser sensível a esses assuntos. Bastava ter falado com as pessoas certas e não era nada complicado.

Há tanto problema por resolver em Monsanto. Deixem de inventar problemas onde (ainda) não existem e, caso as conversações resultem, talvez nunca cheguem a existir.

O único problema aqui foi (espero que o Pretérito Perfeito seja a forma verba correcta) a bestialidade de quem cometeu o acto.
 

Joseelias

Well-Known Member
@ miguelcarromeu

Queres falar de factos? Então vamos:

http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/afogamento/pai-de-crianca-que-morreu-afogada-em-pedreira-absolvido

"Pai de criança que morreu afogada em pedreira absolvido
Construtor condenado vai ter que pagar 42 mil euros à mãe da criança


O pai da criança que morreu em 2003, afogada no lago de uma pedreira, e que estava acusado de homicídio por negligência, foi absolvido esta quinta-feira pelo Tribunal de Vila do Conde. Já o construtor civil foi condenado.

Segundo a agência Lusa, dos seis arguidos, apenas o construtor civil, que por permuta explorava o terreno onde a criança morreu, foi condenado, pelo crime de homicídio por negligência (por omissão).

Belmiro Couto Pereira ficou obrigado ao pagamento de 2500 euros, que correspondem a uma multa de 250 dias, à taxa diária de 10 euros e, ainda, a uma indemnização de 42.500 euros à mãe da criança, como compensação pela morte do filho. Os avós maternos e os proprietários do terreno foram absolvidos. (...)"


http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/portugal/detalhe/crianca-afogada-em-pedreira.html

"(...)Familiares e vizinhos lamentam que o Tiago tenha pago com a vida a ausência de isolamento da lagoa e alertam que se a situação não for alterada podem ocorrer mais tragédias.

"Alguém tinha de morrer para que o dono da pedreira entenda que é preciso solucionar de vez o caso. Para que nada mais aconteça, espero que o proprietário da pedreira mande, pelo menos, bombear a água da pequena lagoa", afirmou uma vizinha da vítima.
Familiares e vizinhos lamentam que o Tiago tenha pago com a vida a ausência de isolamento da lagoa e alertam que se a situação não for alterada podem ocorrer mais tragédias. "Alguém tinha de morrer para que o dono da pedreira entenda que é preciso solucionar de vez o caso. Para que nada mais aconteça, espero que o proprietário da pedreira mande, pelo menos, bombear a água da pequena lagoa", afirmou uma vizinha da vítima. (...)"

Isto é, se um filho teu morresse nas pedreiras do Monsanto, ficavas na boa? Se um puto teu caísse do telhado do restaurante abandonado e ficasse paraplégico, estava tudo bem e ele ainda apanhava uns açoites?

Ou ias a logo correr às autoridades aos berros e a telefonar para a TVI para tentar meter na cadeia os responsáveis por aquele espaço se encontrar ao abandono e sem protecções? Não tenho dúvidas que seria esta segunda hipótese porque não me pareces nenhum ignorante e não me pareces do tipo de te ficares.

Em que isso é diferente de um pai que visse o filho ter um acidente no Roadgap? Os outros saltos até são feijões e nem são maus nem mal pensados a meu ver. Hoje em dia as pessoas não se ficam como antigamente e querem que alguém seja responsabilizado seja de que forma for. Será que só eu é que reparo na atenção que os Media dão a situações destas e os maus lençóis em que os responsáveis ficam?

E só procurei uma noticia e peguei logo na primeira, mas se incluísse acidentes em que pessoas são condenadas por outras sofrerem com a negligência dos responsáveis por determinados locais e espaços isto chegaria às dezenas. E por danos materiais sofridos pelas mesmas razões facilmente às centenas.

Infelizmente em Portugal só quando se dá uma desgraça é que alguém faz alguma coisa e no caso acima apenas após a morte de alguém, neste caso uma criança. Não é nada de novo e nada que não saibamos com é que isto por cá funciona. Até haver um acidente grave, é tudo na boa, na descontra, a malta desenrasca-se e por aí fora. Quando corre mal é o Ai Jesus, foi sem querer, não fui eu foi o outro, rebéubéu pardais ao ninho.

É por estes motivos que estou a alertar para estas questões, e mesmo alguns não acreditando, a tentar ajudar quem fez aquele Roadgap, e a incentivar que continuem com os contactos com a CML de forma a criar estruturas devidamente pensadas e legalizadas. Não teria gosto nenhum em ver pessoal aqui do forum, que até são voluntariosos, um dia virem cá contar que estão a contas com a justiça por causa de uma coisa destas.

Fui ver alguns Lisbon Downtowns no passado e vibrei muito mais com cada atleta que passava, que com todos os que vi na Taça do Mundo de XC à uns bons anos atrás em Silves. Acham que alguma coisa me move contra o DH, FR, AM, EDR, etc? Estão enganados. Pelo contrário. Até fiz a viagem Seixal-Tavira em bicicleta a solo só para me encontrar com a única atleta de DH feminino que havia em Portugal em 2000 (antiga colega). Vi todo o DH e até tenho fotos. Acham que vi a prova de XC? Nope...
 
Last edited:

miguelcarromeu

Active Member
Desculpa lá José, mas ou não queres entender ou estás a debater pelo prazer da retórica!

Onde é que disse que não me insurgia? Acho que se depreende bem que foi um acrescentar de perigos BEM MAIS prementes em Monsanto e com os quais bem podiam perder a saliva a tentar resolver, do que estar aqui a deambular em torno de um assunto de somenos importância. Claro que me insurgia contra algo que acontecesse ao meu filho! Mas que tem isso a ver com a extrapolação dantesca que aqui se tem feito?!


O alarido que se criou é completamente injustificado. Dou de barato o road gap que falas e ponto final. Desmonte-se. Os outros são saltecos (quase na totalidade) inofensivos e já os conheço há anos e no máximo fui uma dúzia de vezes a Monsanto.
 

Joseelias

Well-Known Member
@ miguelcarromeu

Eu estou a falar dos saltos, e muito em especial do Roadgap porque é disso que aqui se trata! Se fossemos um fórum de pedreiros se calhar estávamos a falar da pedreira. Se fossemos cozinheiros era do restaurante, mas esta discussão é sobre os saltos!

E falo disto porque alguns dos membros estão envolvidos nas construções. Convida o dono da pedreira ou de restaurante e falo com eles sobre esses assuntos. Há coisas mais graves em Monsanto? Tudo bem, então abra-se um tópico para os discutir.

Dizes que eu ou não estou a entender, ou estou a discutir pelo prazer da retórica. Então eu posso argumentar que estás a tentar desviar a conversa do tema principal porque não te agrada. Como há coisas piores no Monsanto então já não se podem falar de outros erros. Isto faz sentido? Aqui falamos daqueles que nos afectam. Ou estarei errado?

E porque é que a minha extrapolação é dantesca? Se calhar porque te pus na posição de alguém afectado, e como já te toca não gostas. Pediste factos e eu dei-to um exemplo de uma pessoa condenada por um crime de negligência na protecção de uma estrutura perigosa. Não gostas? Não me culpes a mim. Não fui eu que criei qualquer uma das situações nem fui o juiz que o condenou. Sou apenas o mensageiro.

É desta que que me vou. Já disse tudo o que tinha a dizer, penso que fundamentei a minha opinião e dei um exemplo real da consequências que certas coisas podem ter, mostrando que não estou a fazer especulações absurdas sobre a responsabilização de pessoas por acções que põem outros em perigo, como alguns querem fazer crer. Quem quer ver vê, quem não quer não vê.
 

zerplon

New Member
Voces sabem que se escreve downhill, Serto?
Para mim os trilhos ideais sao aqueles em que apenas se abre o caminho por entre a vegetacao! Passa-se por cima das pedras, raizes, buracos e o que houver. Ha quem construa, alise, meta "alcatrao"... E o que eu faco? Passo ao lado ou utilizo e pronto...
Em frente a minha casa o caminho era de terra. O meu vizinho que era rico meteu pavimento betuminoso. Agora a malta passa la de carro acima dos 100km/h e quase atropelaram ontem uma crianca. Por isso vou abrir umas valas e buracos para malta passar devagar e vou culpar o meu vizinho por a malta n saber conviver com os outros utilizadores da estrada e os putos andarem a jogar a bola no meio dela!
 

miguelcarromeu

Active Member
A mim? Numa posição desfavorável?! Eu nem ando em Monsanto!

Quem é que pediu factos do que quer que fosse? Desculpa lá, mas não estás a ler com atenção. Os factos decidiste tu dá-los de livre e espontânea vontade tal como as divagações sobre os "supónhamos". E a intenção não foi debater o estado dos tumores de Monsanto (que são muitos) mas sim ressalvar o ridículo que se está a tornar esta questão a partir de uma acção barata de pura estupidez.
 
É só impressão minha ou terás alguma coisa a ver com o dito "Sr"?
Diga-se de passagem que aquele aparecimento e desaparecimento do caro rutra desde o inicio que não me convenceu e agora aparece alguém assim tao convencido que não foi ele que armadilhou os saltos.. huummm...

Pagina 2, post #15, foto 2 e 3.. Eu chamo aquilo armadilhas, se lhe chamam outra coisa isso é lá com vocês..

Esclarecendo: não sou a favor de se destruir ou armadilhar coisa alguma. Também não sou a favor da construção de rampas dentro de um Parque Florestal.

Não estava presente no dia da situação... vi o video, onde apenas se assistiu a um pouco da discussão. Não sei o que o rutra lá estava a fazer, ou o que o viram a fazer. Ele no post que aqui deixou, escreveu que nunca armadilhou nada, e que o que fez a algumas rampas foi repor o estado natural dos locais. Daí depreendi que as armadilhas nas rampas teriam sido feitas por outra(s) pessoa(s) - o que significa que haverá mais gente a armadilhar rampas - e isso é preocupante!

Quando digo que sou contra a construção de coisas em ambientes como Monsanto, tem a ver com questões de ecologia. Não tem a ver com o gostar ou não de saltos - isso é irrelevante! Temos de ter noção de que o BTT é uma actividade "amiga da natureza" APENAS quando são POUCAS pessoas a praticar. Quanto mais praticantes houver, maior o impacto. E por isso mesmo, devemos alterar os nossos comportamentos para minorar esse impacto: seja no modo como pedalamos, tentando destruir o menos possível, seja evitando construir o que quer que seja, seja evitando abrir trilhos onde não existem. (volto a dizer que a manutenção de trilhos existentes é algo diferente, e de louvar)

Para além do impacto na natureza, também não podemos esquecer que o PFM é um espaço público, onde há mesmo muita gente, de todos os gostos e feitios. Muitas (a maioria) não sabe distinguir uma bicicleta de DH de uma de XC. Não sabe perceber se um trilho é de DH ou é apenas mais um trilho no meio do Parque - nem têm de saber. Se um praticante de BTT for contra alguém a pé, esteja a fazer XC, allmountain, DH ou a "passear", a imagem que irá passar será sempre a de que os "gajos do BTT são uns selvagens". Se esse acidente resultar de uma manobra feita numa rampa, ainda pior... "os selvagens do BTT que andam a construir rampas perigosas"...


Espero que percebam que não me move aqui nada contra as rampas per si... não me incomodam, e como alguém já aqui disse, posso sempre ir por outro lado. Mas o que me incomoda ou não, é irrelevante. Não podemos esquecer a questão ecológica, e não podemos esquecer a pacífica convivência com todas as outras pessoas...


Porque não tenham dúvidas - se esta animosidade contra os praticantes crescer, quem se lixa seremos todos nós - de um dia para o outro, a bicicletas são proibidas.

Não estou a falar de cor - já fui consultado para dar um parecer sobre as bicicletas no Parque Natural Sintra-Cascais. Há gente que não as quer lá, e há argumentações fortes nesse sentido. Claro que o meu parecer foi sempre no sentido de a prática não sofrer restrições, mas defender uma causa destas é cada vez mais difícil quando alguns praticantes não demonstram respeito pelos outros utilizadores, nem pela natureza. É difícil defender a causa, quando há quem ache que construir umas rampas ou abrir uns trilhos novos não faz mal nenhum, pois apenas se arrancaram algumas "ervas". Já expliquei atrás, que não são só as árvores que são importantes nestes ecossistemas. E um parque com estas características não é um terreno baldio qualquer!

Um abraço a todos e boas pedaladas!
 

rutra

New Member
À Atenção dos administradores deste Fórum, peço o favor de retirarem a foto, que o BTTR colocou. Existem leis de privacidade ,se não retirarem a foto rapidamente tenho de agir em conformidade. E podem querer que vou agir.
Espero que tenham o bom senso de a retirar.
Obrigado.

1ºComo sou uma besta e possivelmente não me expliquei bem , vou repetir da forma mais clara que consigo. Nunca destrui qualquer trilho nem nunca armadilhei nada em Monsanto. A situação aqui está posta ao contrário, quem anda a destruir trilhos é quem anda a construir rampas, a terraplanar e alargar trilhos e a transforma-los a sue belo prazer.. A única coisa que destrui foram algumas rampas, ilegais,. E tive o cuidado de colocar o que fiz de forma visível para que ninguém, que viesse saltar, se magoasse, cuidado que vocês não têm em relação aos outros.
As características destes trilhos foram completamente alteradas e o seu traçado adaptado, foram, repito, feitas terraplanagens, curvas foram adaptadas e ramos de árvores foram cortados. Tudo isto pode ser provado no local. Não fui eu que fez nada disto . Quem colocou este titulo é alguém com problemas de consciência. Espero que esteja percebido

2º Pessoas como o Jonyboy,o José Eias ou o lisbon Cycle Chic já disseram quase tudo, mesmo quando se referem e criticam a forma com fiz as coisas. Critica que aceito . Talvez não tenha sido a atitude correta, mas foi a que me ocorreu na altura como melhor solução para o problema. Por vezes cometemos excessos irrefletidos, fruto do momento e depois arrependemo-nos, mas fui eu que presenciei a maneira como aquele senhor colocou os outros em perigo. Pela minha parte não deixei ninguém em perigo, tive, como já disse o “cuidado” de deixar bem sinalizado o que fiz para que ninguém subisse as rampas. Podem querer que gostava muito mais de ter continuado o meu caminho tranquilamente mas o que vi mexeu comigo, foi a gota de água em muita coisa que fui presenciando nestes últimos tempos. Mas também começo a acreditar que se o não fizesse desta forma isto nunca aqui seria discutido e as construções continuariam sem parar até tomarem conta de todos os carreiros de Monsanto. Talvez agora pensem 2 vezes antes de cons(des)truir. Talvez isto de alguma forma seja positivo e evite problemas futuros bem mais graves. Porque se continuarem assim podem querer que é o que vai acontecer. Existe muita gente muito indignada com o que estão a fazer. Gente que há muito tempo frequenta Monsanto e que não está mesmo nada contente com a usurpação dos caminhos.
Repito. Aquelas rampas são ilegais, se forem apanhados a fazê-las podem ir presos e pagam multas avultadas e são perigosas pois delas saem veículos a alta velocidade que podem magoar seriamente terceiros. Além do mais destroem e alteram o espaço público numa zona protegida por lei. Somos nós que temos de nos adaptar aos caminhos não o contrario. Já imaginaram se todos e cada um quisessem adaptar os caminhos á sua maneira?

3ºMonsanto. Para quem não conhece, e muita gente que se está aqui a manifestar nem sequer conhece, é um parque Florestal, obedece a regras de proteção especial pois está sob regime florestal e nem a própria CML lá pode fazer o que bem lhe apetece embora esteja encarregue da sua gestão . Para muitas coisas tem de pedir autorização a entidades superioras e só o Governo tem poder para tomar decisões mais importantes.. Este parque tem uma importância extrema em termos ambientais, não só para Lisboa como para toda a sua área metropolitana e é hoje uma zona extremamente frequentada pela população. Pessoas que andam a pé, que correm, que andam de bicicleta, que simplesmente passeiam e todos têm o direito de lá andar. Desde que não destruam e não ponham os outros em perigo. Mais, é um parque extremamente rico em bio-diversidade e temos que ter todo o cuidado para não prejudicar os animais e as plantas existentes.
Monsanto nasceu com uma área de mais de 1000 Hectares ,para resolver questões ambientais, e hoje não chegará aos 700, porquê? porque a filosofia de que todos querem um pedaço, que é tão grande que “menos um bocado ninguém nota” tem feito com que a sua área tenha sido drasticamente reduzida. Mas vocês, tal como tantos já tentaram e em muitos casos conseguiram, também querem agora o vosso pedaço, se calhar até querem depois que o vedem, para ficarem mais descansados. Retalhar Monsanto é um sonho antigo de muita gente..
Todos querem um bocadinho, o campo de tiro está lá há 30 anos, faz um ruído imenso, polui os solos mas também tem a vossa filosofia, “incomoda e ninguém nos quer”, por isso temos o direito de aqui continuar mesmo estando todos os dias a destruir o parque e o trabalho dos técnicos que ao lado” no espaço Monsanto” ensinam e sensibilizam crianças e os adultos a proteger e a preservar este espaço tão importante.. Podia dar aqui tantos outros exemplos de gente que também gostava tanto de ter um pedaço de Monsanto...
Monsanto faz de Lisboa uma cidade única, não existem muitas cidades com este privilégio. Por Isso este parque tem que ser protegido e acarinhado. Como já vos disse ando de bicicleta em Monsanto há anos e quero continuar a andar, mas tenho sempre o cuidado de não colocar deliberadamente alguém em perigo. Os caminhos são de todos. Se não agirmos com civismo um dia deixamos de lá andar.

4º-DH- Não tenho nada contra o DH , mas esta é uma modalidade que envolve vários riscos para os outros, e não me parece que os seus representantes mais radicais aqui o saibam defender da melhor forma, não com este tipo de argumentos e soluções.
Não sei se já reparam mas em Monsanto é proibida a circulação de veículos motorizados, já se perguntaram porquê ? se em Sintra se pode, se na serra da Carregueira ou em qualquer outra serra se pode? Pensem nisso. As pessoas que gostam de andar de mota nas matas se calhar também gostavam de andar pelos trilhos de Monsanto, mas não podem. O DH é um desporto altamente radical e perigoso, põe em risco os outros de forma muito objectiva e deve ser feito com regras e precauções muito especificas. A maneira como hoje se vive Monsanto, a utilização informal que cada vez mais pessoas têm dele, é completamente incompatível com a pratica desta atividade , sobretudo desta forma completamente anarca, perigosa e irresponsável . É uma modalidade muito bonita e apaixonante mas deve ser praticada em locais próprios e seguros. Como alguém disse praticar este tipo de DH em Monsanto é como fazer um rally na baixa com o transito a circular normalmente. Ou uma corrida de fórmula 1 numa auto-estrada aberta ao trafego normal.
Um dos grandes problemas de Monsanto é a velocidade a que o transito circula nas estradas do parque que já causaram vários atropelamentos, vocês estão a transportar esse perigo para dentro dos trilhos.
Se a CML um dia decidir lá fazer uma pista, e espero sinceramente que tal não aconteça, tenho direito a ter esta opinião, tem que a construir de raiz, com os mínimos impactos possíveis e sinaliza-la devidamente. Mas sinceramente não acredito que algum técnico do parque dê alguma vez luz verde a um empreendimento destes.

5- Voltando aos trilhos em questão. Não sei se sabem mas há uns anos, aquando de uma grande limpeza de mata ,que destruiu alguns caminhos pois era um trabalho pesado, houve uma grande preocupação do então diretor do Parque em proteger especificamente estes trilhos, tal era as sua beleza e importância. São o trilhos mais bonitos de Monsanto e são estes que vocês querem usurpar para vosso único proveito. E não, vocês não os limpam nem mantêm,pelo menos neste caso, essa justificação é completamente desprovida de verdade e só quem não conhece Monsanto pode acreditar, vocês adaptam-nos à vossa atividade, o que é bem diferente, destruindo descidas/ subidas, destruindo o que quer que seja para os alargarem e os tornarem mais rápidos para voarem o próximo salto. Foi o que aconteceu nesses trilhos que tantos outros têm tido o trabalho de preservar. Não deixa de ser interessante e até um bocado psicótico o vosso sentimento de posse, os trilhos são vossos e mais ninguém lá pode andar, sentem-se no direito de andar á velocidade que querem, sem o mínimo cuidado e quem quiser que se encolha que vocês vão passar.
E até são uns gajos porreiros porque fizeram os saltos um bocadinho o lado do carreiro como se isso fosse algum favor ou servisse de alguma coisa. O carreiro é estreito e se vier alguém em sentido contrário vocês levam tudo á frente. Que se lixe...
Aquele espaço é de todos, e quem vai a pé? e quem sobe?, como já aqui foi referido, não tem direito de lá andar sem correr o perigo de levar com uma bicicleta nas fuças? Famílias que passeiam com crianças, não têm o direito de lá caminhar? Com que direito se apoderam dos caminhos? Compraram-nos?
Há quem diga aqui que aquele saltos já lá estão há muitos anos, não é verdade, são relativamente recentes, esses e todos os outros que estão a nascer por Monsanto, não é só aqui, do outro lado , nos Montes claros também há ,e em mais locais, se ninguém puser cobro a isto vocês vão ocupar todos os carreiros que tenham alguma pendente e com a vossa agressividade vão afastar toda a gente desses mesmos trilhos. ( que me desculpem os DHrs e Bttistas que nada têm a ver com isto que estou a dizer e que são pessoas responsáveis).
As outras pessoas ficam com o resto, com os estradões e a Keil do Amaral, porque tudo o que seja minimamente a descer é vosso. Eu quando desço nos carreiros e gosto muito de descer, quando estou sem visibilidade abrando, tenho o cuidado de ver se vem alguém até porque existem cada vez mais pessoas que usam phones e que vêm distraídas com música nos ouvidos. Monsanto é um local onde as pessoas têm o direito de andar descontraídas , não têm que estar sempre a pensar que lhes vai cair uma bicicleta vinda do céu em cima.
Acho também graça quando dizem que aquele é um espaço recatado, que ali não incomodam ninguém, incomodam e muito e nem toda a gente é obrigada a andar em matilhas, se for dar um passeio a pé tenho todo o direito em circular nesses caminhos. E esses trilhos são e sempre foram muito utilizados por muita gente. Não foram vocês que os descobriram. Não são vossos!!! Estão lá há décadas!!
Mas sobretudo o que acho graça é dizerem que se não fossem os do DH muitos dos trilhos não existiam porque eles é que os preservam, se não fosse trágica esta afirmação era de cair no chão a rir. Mais uma vez digo: Só acredita nisto quem de facto não conhece a realidade do PFM, só diz isto que quer atirar areia para os olhos dos outros.
6º Abrir trilhos em Monsanto é absolutamente proibido, fazer construções é absolutamente proibido, só a CML com apoio de técnicos especializados o pode fazer. É um crime. É um crime ambiental, é um crime de lesa-património. É um crime contra o bem público. Pode ter consequências muito graves para o espaço envolvente a muitos níveis.
É destruição pura!!!
E é isso que muitos de vocês acham normal fazer num Parque florestal, numa zona protegida por lei de que todos podemos e devemos usufruir mas temos também o dever de proteger e não estragar.
Nestes dias tenho-me perguntado com muita frequencia: será tenho razão no que defendo? será que o ponto de vita de alguns deles é mais valido que o meu? será que estarei errado? Será que estamos todos com razão partilhada e também com asneiras repartidas? Talvez na atitude que tomei,de cabeça quente esteja errado,já o admiti, mas no resto continuo a pensar que não embora possa compreender alguns dos argumentos que evocam referentes a determinadas situações.. Será que também já se perguntarm se estarão certos?
Ao que parece o lema de alguns é :”vamos construindo à socapa e tornar os trilhos perigosos para os outros, com o tempo e com o afastamento progressivo das pessoas destes trilhos ,por medo, tomamos posse deles.

Talvez não venha a ser bem assim e a previsão vos saia errada.

O PFM é um bem público, é de todos.

Cumprimentos.
 
Last edited:

rutra

New Member
Para quem não conhece Monsanto aqui fica uma pequena amostra do que este parque representa. Pode ser que com este pequeno filme percebam porque é que não se podem abrir trilhos a nosso belo prazer e destruir vegetação e porque é preciso um cuidado extremo em tudo o que se faz. Porque é que Monsanto não é uma serra igual ás outras. Quem não tiver pacência veja pelo menos a partir do minuto 5.
https://www.youtube.com/watch?x-yt-cl=84503534&x-yt-ts=1421914688&v=v56VNOVhpoU
 

miguelcarromeu

Active Member
Oh Artur, justiceiro de Monsanto, 5 da manhã é hora para um prodigioso dinossauro do pedal vir escrever um post? Houvesse menos cobardia e quem se escondeu por detrás da ocasião já tinha vindo assumir-se sem necessidade de duplo registo.

1.° - em Sintra e na Carregueira também é proibida a circulação de veículos motorizados fora dos locais assinalados. Menos presunção e mais verdades caem bem.

2.° - as rampas que lá fizeram são tão ilegais como os trilhos que se foram abrindo ao longo dos anos. E são mais que muitos. Esses trilhos são construções tão ilegais como qualquer outra ou foram feitos com autorização especial.

3.° - as coisas que foram feitas não são assim tão ilegais como se quer fazer crer; quem opta por fechar os olhos é a CML.

4.° - eu preocupava-me menos com a foto que o BTTR meteu porque deve ter plena consciência do que fez. Já quem, cobardemente, se está a aproveitar a situação para vir dizer aquilo que nunca teve coragem de dizer de outra forma, e as coisas nunca teriam assumido estas proporções que só interessam a quem, de facto, quer Monsanto transformado num parque urbano fechado.
 

Jocas22

Active Member
que novela meu Deus, mesmo ao estilo forumBTT

andei com o BTTR na 1ª vez que fui a monsanto, á uns anos ja, e tenho.o por alguem consciente e que gosta da modalidade, certamente esta aborrecido por ver o que fizeram aos eu trabalho, compreensivelmente

nao acredito minimamente que o senhor da foto nao tenha sido o autor da destruição. Então já estava destruido, sabotado e ele foi apanhado a sabotar mais. Seems legit hihihi

os saltos com variante pra quem nao os quer só incomodam quem quer ser incomodado, quem gosta de coisas que o incomodem

o road gap so é perigoso se quiserem, senao ficar ninguem a observar o que se passa na dita "road", claro que pode aparecer quem nao o faça. Mas ai fazemos como fizemos com as autoestradas em como havia quem entrasse em contra mao simplesmente proibimos a circulaçao a toda a gente nas autoestradas e hoje ninguem la anda, estao abandonadas como sabemos.

Monsanto tem de dar pra todos e todos se devem respeitar. O mal daquilo é mesmo ter gente a mais, nao é o tipo de btt que me agrade de todo. Aquilo é o shopping do btt. Evito e pronto.

Se fazia comichão ao senhor tinha resolvido o problema de uma maneira mais civilizada, alias qualquer alternativa seria mais civilizada que a pretexto do perigo pra outros, por em perigo a vida dos que la passam pros saltos. Parece estupido e é.

A questao dos caminhantes e por ai fora pode acontecer com ou sem saltos, mas voces ja pedalaram no mato? é que nao percebo mesmo! Não é mais salto menos salto que faz diferença nenhuma.

Um exemplo mais da minha praia. Moinhos de Palmela, um trilho de caminhantes que os das rodas usam, e ambos convivem á anos sem problemas que conheca e é raro o dia em que nao passo lá e encontro caminhantes. Eu posso chocar com eles e eles comigo. É um risco que ambos corremos, mas quê vamos deixar nos de ir pra lá? e então isso nao se aplicava a qualquer outro sitio? os caminhantes aparecem cada vez mais por todo o lado mesmo nos "nossos" trilhos, feitos por nos. E agora a moda de correr no mato ainda mais perigoso.

Cada um toma as suas precauções, agora fazer daquilo um sitio cheio de proibições parece estupido. Sejam conscientes todos, quem anda e quem pedala.

Há uns 2 meses ia a descer o trilho das pontes em sintra e numa curva fechada em cima de uma ponte deparo-me com uma atriz bem conhecida a passear o cao com a familia, podia ter acabado mal pra ela e pra mim. Ou podiamos ter feito como o senhor da foto e partido pra violência ou sabe-se la que mais de quem tem os neuronios meio enferrujados. Em vez disso paramos ambos, bom dia, esta tudo bem. E ambos seguimos. ambos corremos algum risco a fazer o que fazemos no meio do mato, é viver com isso.... ou ir pro shopping passear, o verdadeiro
 
Last edited:

Rider Vara

New Member
Jocas22, coincidencia, eu ia no trilhos das pontes atras de ti qdo qse tinhas um acidente com a "tal" actriz. :)

Voltando ao tópico, todos têm o direito de andar em Monsanto! TODOS!
Mas daí a andar relaxado e com phones nos ouvidos no meio de um trilho..... oh meus amigos... então os caminhantes e os trail runners podem andar relaxados e eu tenho que ir com 7 olhos.... vou meter uma buzina de camião na minha bike, pode ser que assim me "vejam" bem!
Comparar motas com bicicletas de DH????? é tal e qual, a diferença é que a bicicleta anda a GPL....
Ninguem está a usurpar nada a ninguem, so se pede bom senso de todos!
Há realmente alguns saltos que não estao bem localizados, por n se ter a melhor visibilidade, um dos que foi destruido é um ex:, ou seja, o não duplo, se vier alguem a subir e alguem faça um voo de forma a aterrar na descida seguinte pode dar barraca, o roadgap feito sem ninguem a vigiar na estrada é outro, de resto não vejo mais nenhum salto perigoso em monsanto todos têm visibilidade suficiente para se conseguir travar a tempo de um acidente, sim pq as bicicletas de DH são uns motões e peras e travam em milesimos de segundo a velocidades de 120km/h.
 

Jocas22

Active Member
eheheh tenho testemunhas.

O essencial é que vai sempre haver exageros de parte a parte, os caminhantes com o cao e phones, ou o road gap mais manhoso... o motard mais maluco, o condutor dos 220kms/h... agora extrapolar para esse tipo de comportamentos desviantes que nao sao de todo a norma nem se aplicam ao caso concreto e pro que aconteceu naquele aspecto particular do video parece-me mais o querer fazer novelas. Não existia nem existe nada que justifique o que ali foi feito para além de um individuo que se irrita por tudo e por nada (literalmente neste caso) e sem nada melhor que fazer com o tempo livre que deve ser demasiado. Os saltos que ali vi nao tornam nem mais nem menos perigoso um encontro entre uma bike e um caminhante. E se alguem de bike ou a pe nao se pode desviar dos saltos epá tenham juizo e fiquem em casa.

Era assumir o erro, pedir desculpas e não inventar desculpas ou movimentar a coisa pra terrenos paralelos que lhe dão jeito pra desculpar o indesculpavel... ai e tal o road gap, ai e tal o DH (fazer DH em Monsanto por acaso queria ver isso, 2 segundos bem passados prai nao) .... por amor de Deus. Tinha jeito pra politico o senhor.
 
Last edited:

rutra

New Member
Jocas 22,

acho intressante o facto de, não havendo argumentos, até a hora do comentário servir para justificar algo ;) como se isso tivesse alguma importância...mas gostei do sentido de humor e dos cartoons :) (não estou a ironizar)

Ao resto já respondi e não vou repetir,quem quer perceber percebe,quem não quer ou não consegue paciência.

Nas entradas do parque pode ler-se entre outros:

"não leve nada a não ser fotografias e memorias.
Não deixe nada para além de pegadas.
O pedestrainismo e o uso de bicicleta são bem vindos mas use sempre os caminhos/trilhos.Evite destruir plantas e perturbar os animais"

"Proteja a Floresta.Monsanto depende de si"

Todos temos por aqui,ao que parece, uma paixão em comum pelo BTT nas suas várias vertentes. Mas eu tenho também, ao contrário de muitos que aqui comentam, uma paixão e muito respeito pelo local por onde ando, o PFM

A minha participação neste Fórum termina aqui.Penso não haver mais nada a dizer da minha parte. As minhas energias vão para o outro lado.

Boas pedaladas.
 
Last edited:

serjolas

New Member
Eu como frequentador habitual de monsanto, tambem me faz um bocado especie as pistas de DH e All Mountain. As mesmas atravessam varias pistas e quem vai a descer nunca para para ver quem vem. Já comprovei isso na primeira pessoa, principalmente nas descidas que tiveram a feliz ideia de criar saltos logo após o cruzamento, ou seja, quem vai se a preparar o salto nao vai abrandar antes.

Eu sugeria instalar placas ou alguma informação nas pistas principais (mais frequentadas) como zona de possivel perigo tanto como quem vai nelas como quem vai atravessa las.

Monsanto dá para tudo, agora até tem visto mais trail runners e esses desviarem-se ta quieto, mas como já estou escaldado das ciclovias já tomo eu a iniciativa de me desviar, isto porque é tudo muito bonito mas nao me fascina muito aleijar.

Sejamos felizes com o que temos e ajudar nos uns aos outros
 

Jocas22

Active Member
Voces quase querem ir pro mato como vao pro shopping. Sinais luminosos, policia à paisana, operacoes stop, tudo boas ideias pra implementar ai.

Onde pedalo à pistas dh e so la vai quem quer e sujeita se. Trilhos so pra descer e caminhantes ja subiram a pe e mesmo ciclistas (fio dental pra quem cinhece), montes de caminhantes , os do trail, mas o pessoal vai se entendendo, regras de convivencia, bom senso. Acho que acima de tudo é o principal problema ai... que continuo a dizer nada disto esta relacionado com o que sucedeu no video
 
Last edited:
Top