Indivíduo apanhado a armadilhar e destruir trilhos em Monsanto

miguelcarromeu

Active Member
tens a certeza miguel? aquilo é património cultural do estado... mas ja não digo nada...

Castelo de Valongo, concelho de Évora - património Nacional - condição: abandonado por se encontrar em propriedade privada.



O mesmo se passa com a Romana do Castelo de Palmela (ou a de Setúbal que sobe para o Viso, já agora). São realmente património e "devem" ser preservadas e outros que tais, mas, sabes como funciona neste país. A romana, salvo-erro, pertencia a uns pastores, ou, pelo menos, eram eles que exploravam os terrenos ali à volta.

posso ser o que tu quiseres mas não sou eu que estou a tentar linchar um homem...

a ver se não lincham o homem ou ainda podes ser um dos que vai responder a tribunal

?!

Claramente também deves ler com mais cuidado quem diz o quê.

Agora, este "sr. Artur", ou lá como se chama deve ter o dom da ubiquidade. É pena para ele que os IP's não mintam.

Boas corridas
 

Rider Vara

New Member
jonyboy, volto a repetir, qse toda a arrabida, principalmente os trilhos onde andam a maioria dos BTT é privada.

Isto é tudo uma questao de respeito uns pelos outros, muitos trilhos do Monsanto nao existiam se nao fossem alguns que com algum esforço vão fazendo a manutenção, esses "alguns" gostam de uma vertente mais radical mas dão-se ao trabalho de fazer as coisas de forma a ser acessivel a todos, para que todos possam usufruir, mas depois vem aqueles que nunca lá mexeram uma palha dizer que "ah, afinal os gajos do DH sao perigosos, isto fica só pra nós" estas ideias só podem vir do facto de anos e anos a sermos governados com este tipo de mentalidade, não ha outra explicaçao.
Secalhar o melhor é fazer os trilhos sem alternativas para outros e assim reduz-se o espaço apenas para quem gosta.
Metam na cabeça que se o pessoal do "DH" deixar de lá andar, todos os outros iram ter cada vez menos trilhos para usufruir, e aqui inclui-se toda a gente, trail runners, caminhantes e BTT's menos radicais!
 

pimentoski

New Member
a titulo de curiosidade deixo o link das galerias de fotos do MafraBTT

https://www.facebook.com/mafrabtt/photos_stream?tab=photos_albums

Aqui também se fizeram pontes e se abriram caminhos mas se repararem nas fotos percebem que foi com o apoio da Junta de Freguesia de Mafra, que inclusivamente disponibilizou mais do que uma vez material e ferramentas para esta manutenção, o resultado está à vista com as centenas de pessoas que cruzam estes caminhos tanto de bicicleta como a pé.

Mesmo assim já nos destruíram pontes... Há sempre alguém que embirra por alguma razão e gosta de destruir...
 
Last edited:
T

trainha

Guest
Pessoal, boa noite.
Não escrevo muito por aqui, acompanho pontualmente alguns assuntos mas este merece alguns reparos.
Estou certo que concordam com muito do que o "destruidor de trilhos" expõe, particularmente no que se refere à destruição de trilhos com terraplanagens para saltos épicos, sem cuidados nenhuns para com outros utilizadores, pelo próprio trilho e pela paisagem no geral. Vem ocorrendo em Sintra com inúmeros trilhos - alarga-se, alisa-se e constroem-se saltos para alguns. O trilho não são saltos. Os saltos podem ser do trilho...
- "não, fazemos sempre alternativas aos saltos...". Não se trata disso, trata-se da alteração de um trilho com características que foi adquirindo ao longo do tempo, com vista a uma utilização discutível e muito especifica, sempre com pouco cuidado com uma utilização partilhada. Além disso a alternativa não corresponde nunca à linha principal muito menos à original e é esta a mais relevante questão.
A conservação de trilhos, como foi a recuperação do trilho das pontes em Sintra, há uns 4 anos (ou mais) foi um sucesso, participação massiva porque é um trilho que toda a gente gosta e que estava quase inutilizado. Daí àquilo que se entretanto se dedicaram muitos dos riders vai uma grande distância.
Acho que caminhamos a passos largos para que vejamos os trilhos vedados às bicicletas, relegados para as periferias de Monsanto, junto às estradas ou às zonas menos arborizadas e míticas de Sintra.
Cartazes a avisar sobre a utilização dos trilhos por bicicletas pode parecer positivo mas só vai chamar uma atenção negativa - o pessoal a pé vai sentir-se ameaçado e isso pode precipitar ações contra nós. Nós somos a ameaça! Convençam-se disso... e por isso teremos que usar os mesmos trilhos de outra maneira, sem strava e sem stress.
Usem, conservem, mas não alterem.
Boas voltas
 

FMCurto

Active Member
Se este episódio tivesse ocorrido noutro lado (não vou dizer onde para não dar ideias) , mas o trilho em questão é bastante recatado e estou mesmo em crer que pelo menos em algumas variantes foi resgatado às silvas por falta de uso pelas mesmas pessoas que fizeram os saltos e basta ver as fotos para perceber que os mesmos estão colocados lateralmente sem prejuízo de quem quer o quer fazer sem saltar.
Há aqui muito ruído de fundo.
 

miguelcarromeu

Active Member
Trainha,

Podemos saber que trilhos em Sintra são esses que falas, que foram "alargados" e onde foram feitos saltos e que, originalmente, não tinham essas características?

Já agora, sabes quem concebeu e desenhou o "trilho das pontes", cujo primeiro nome foi "Dimas 3"?
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Não li todos os post's, nem vi o vídeo, pois foi eliminado. De qualquer forma, não há desculpa para tal ato. Se não fossem estes, e outros trilhos semelhantes, estariam as matas ainda mais sujas... e enacessíveis sem qualquer hipótese de se lá passar, de Bike ou até mesmo a pé.

Não me venham cá dizer que o tipo é chone, ou lá o que é.... ele sabia muito bem o que estava a fazer. Merecia um prazo, mas um prazo curto, para deixar tudo tal como estava!!!!!!!!!! :mad:
 
Last edited:

ermporshe

Member
Nunca pensei ver tantos posts a defenderem tal acto por parte do homem.
Aqueles saltos não é só o pessoal do dh que os usa muitos do xc passam por lá por piada também não interfere com nada a meu ver.
Parece me obvio que é bem mais grave se alguem seja do dh ou do xc se magoasse com as armadilhas.
Ai vinham os trail runners e os primos defender o que.
Sempre me pareceu simples , quem sobe tem que ter cuidado e estar atento ao barulho e quem desce a mesma coisa. Naturalmente dá para todos.
Nos Usa e Canda vejo trilhos que dão para tantos aqui em Portugal o civismo é algo raro em tudo é tudo um problema. Ou é ou não é.

Tem opções para todos os gostos

http://bike.whistlerblackcomb.com/information/map/index.aspx
 

zerplon

New Member
Carromeu tu és o rei deste forum! Tens postes a dar cum pau! Estive a ler praticamente td e n percebo como é que se escrevem tantas alarvidades...
Ninguem tem legitimidade para construir nem destruir, deve imperar o bom senso e todos os que usufruem devem coexistir. Queixam-se das velocidades excessivas de quem vai a descer, pergunto-me como n os ouvem ao longe e n evitam problemas desviando-se? E pronto estaria resolvida a questao. Eu n gosto de batatas cozidas, mas se tiver fome e n houver mais nada como-as...
 

BTTR

New Member
Nunca pensei ver tantos posts a defenderem tal acto por parte do homem.
Aqueles saltos não é só o pessoal do dh que os usa muitos do xc passam por lá por piada também não interfere com nada a meu ver.
Parece me obvio que é bem mais grave se alguem seja do dh ou do xc se magoasse com as armadilhas.

De facto, é incrível o numero de alarvidades que por aqui se dizem!
A questão principal é que o que essa BESTA fez não tem qualquer desculpa ou justificação. :mad::mad::mad:
Se não gosta dos saltos passa ao lado!! É simples! Até porque há sempre alternativa, não é obrigatório fazer os saltos!! (isto é para quem não conhece o local)
Aliás essa treta de dizer que o "pessoal do DH" (em Monsanto nem dá para fazer DH... :rolleyes:) faz os saltos e depois os outros não podem fazer os trilhos de Monsanto, é MENTIRA!! E é mentira não só porque, como já acima expliquei, TODOS os saltos existentes têm alternativa e não se têm que fazer (só faz quem quer e quem gosta), como porque essa zona que foi destruída e mesmo todas as outras zonas e trilhos onde existem saltos em Monsanto, são apenas aí uns 0,001% de Monsanto.
Ou seja, o pessoal da lycra que não gosta de saltos tem 99,999% de Monsanto para andar e usufruir!! Deixem a ***** dos saltos em paz!! :mad:

Mas a questão fundamental não é sequer essa, nem o facto da construção e manutenção daqueles saltos e trilhos dar muito trabalho e nem sequer o facto da besta ter destruído e armadilhado essa linha de saltos com a qual nada tem que ver.
A questão fundamental, para mim pelo menos, é que este imbecil ao fazer o que fez colocou, de forma voluntária, em risco a integridade física de quem faz quele trilho e os respectivos saltos!! Se vocês andam para aí a dizer que quem faz os saltos anda muito depressa :rolleyes: e etc..., imaginem o que é sair de uma curva ou fazer um drop e vir a contar com um determinado salto e ao chegar lá ter aquilo tudo destruído ou armadilhado!!! :shock: Ou fazer um salto e só quando se vai no ar verificar que a recepção está destruída ou tem lá um tronco ou uma pedra!!! :shock:
Essa é a questão e o perigo do que esta besta fez, e isso não tem qualquer justificação!!! :mad:

Já agora fica aqui um exemplo das consequências que uma atitude como a deste imbecil, pode ter http://www.foromtb.com/threads/endu...ión-medular-por-un-monte-sin-trampas.1207887/
E, já agora, um exemplo do mínimo que este FDP merecia! :mad: http://www.pinkbike.com/news/woman-arrested-for-setting-traps-on-trail-north-vancouver-2015.html

Por ultimo deixo aqui a cara do imbecil que causou tudo isto. (nem percebo porque é que retiraram o video inicial)



 
Last edited:

Joseelias

Well-Known Member
Nunca pensei ver tantos posts a defenderem tal acto por parte do homem.
(...)
Nos Usa e Canda vejo trilhos que dão para tantos aqui em Portugal o civismo é algo raro em tudo é tudo um problema. Ou é ou não é.

Tem opções para todos os gostos

http://bike.whistlerblackcomb.com/information/map/index.aspx

Li este tópico todo desde o inicio e não vi uma única pessoa a defender o que a pessoa em causa fez.

Vi sim, muita gente a levantar questões sobre legitimidade de se construírem aquelas estruturas sem qualquer autorização dos responsáveis do espaço, e que impacto isso pode ter sobre todos os utilizadores do parque, sejam Bttistas, Corredores ou Caminhantes, o que é muito diferente de concordar com o que foi feito, e muito em especial da forma como foi feito.

E continuo sem saber se quem montou aquelas rampas (e outras que existam) se vai entregar às autoridades para responder civil e criminalmente caso se dê um acidente grave por causa delas. Por exemplo, numa situação em que alguém se viu forçado a passar por uma mas sem ter técnica para o fazer para não chocar contra quem venha a subir o trilho na escapatória, e se magoe a sério. É que uma coisa é certa, a CML vai-se descartar automaticamente pois não é responsável pela sua existência.

E também quem se responsabiliza de forma diária para garantir que elas estão em condições, e faça as reparações necessárias, as sinalize e desactive durante um tempo ou até as remova para evitar acidentes. As câmaras fazem isso nas estruturas das quais são responsáveis, como por exemplo nos parques infantis. Mas, e aqui?

Não comparemos o Whistler ou locais semelhantes com o Monsanto e com a construção de rampas de forma aleatória. Muitos desses parques são explorados comercialmente, com as organizações que o fazem com responsabilidades a nível de manutenção, fiscalização, segurança e sinalização.
 

demorider

Active Member
No vídeo não me tinha apercebido mas o "Sr" vinha de auscultadores?

Não haja duvida que é um excelente exemplo de segurança para 3s.. Vir a subir ou a descer um trilho a ouvir a sua música sem ouvir o que o rodeia sem duvida que é um exemplo a seguir (ironia), ate para ele é perigoso, se alguém o tentasse alertar para algum perigo ele nem se ia aperceber.. Enfim, só os outros é que são um perigo público..
 

tinric

Super Moderador
E continuo sem saber se quem montou aquelas rampas (e outras que existam) se vai entregar às autoridades para responder civil e criminalmente caso se dê um acidente grave por causa delas. Por exemplo, numa situação em que alguém se viu forçado a passar por uma mas sem ter técnica para o fazer para não chocar contra quem venha a subir o trilho na escapatória, e se magoe a sério. É que uma coisa é certa, a CML vai-se descartar automaticamente pois não é responsável pela sua existência.



Joseelias...

Imagina que no trilho por onde passas há anos, agora alguém lá descarregou um monte de terra (entulho ou o que for) ou que por acaso mesmo ao lado do trilho até está uma pedra a jeito que alguém lá passou e aquilo até dá um salto... em terreno público ou privado, alguém se vai responsabilizar pelos teus actos, atitudes ou acidentes... tanto acontecem num salto, como (e nem se pode comparar a percentagem) num caminho, estradão, single ou o que for...

Não fosse a manutenção que o pessoal do AM/Enduro tem feito por esses trilhos fora... deviam contar-se pelos dedos de todos desde os típicos domingueiros que de vez em quando saem do estradão porque até está ali um "carreiro" bem fixe... até aos mais radicais... a manutenção que seria feita nos trilhos, não fosse de vez em quando num ou outro para passeios ou provas organizadas com ou sem fins lucrativos... (normalmente e obviamente .. com.)

Devem achar que os trilhos nascem e se auto mantêm limpos e cuidados... por espontânea geração.

Então quando os trilhos lá estão todos cheios de silvas e de vegetação, troncos e árvores caídas... não fazem comichão a ninguém... mas... como se costuma dizer... não podem ver a camisa lavada a um homem... e quando alguns voluntários e independentes retiram do seu tempo de pedalar, de estar com a família, a dormir ou o que quer se seja, para agarrar nas enxadas e ir arranhar para ir fazer manutenção, "construir" alguma coisa... vêm logo os "defensores" do devia estar como estava e não se toca, e não se altera... a evolução de quem assim o quer passa pelos saltos... antes também não havia metade dos singles, das pontes, das passagens...

Se alguém construiu uma ponte para fazer uma passagem, e alguém não gosta... terá o direito de lá ir destruí-la só porque sim?! É diferente uma ponte, um relevé, um salto, um drop!? Para não ir ao extremo de "um carreiro aberto (single)"

Para isso acredito que todos tenham uns estradões perto de casa... andem só por eles, não vão para o meio do mato pois podem andar a estragar a vegetação ou meter em perigo a integridade fisica de alguém que pode vir de frente num single a direito que só dá passagem para um de cada vez...

Depois vemos serras todas escavadas com pedreiras, visíveis a kms de distancia e até dos satélites, vemos lenhadores, que simplesmente passam por cima de tudo e de todos deixando em estado lastimável e lamentável tudo por onde passam quer para possíveis fogos florestais como para acessos estragados e ou mesmo impedidos...

Tudo isso não faz mal... mas como alguns se sentem de algum modo frustrados por algum motivo, então as "obras" a que alguns se dignam para poder usar e usufruir sem para isso ter impedido alguém ou o que quer que seja de usar ou continuar a usar do mesmo modo que antes...

Então já são "criminosos"'!?

Parece-me que "ainda" vivemos numa democracia... então provavelmente se fossemos perguntar a todos os utilizadores (e aproveito para meter no mesmo "saco" os trail runners que agora são os "coitadinhos" que podem levar com uma bike em cima... muitos deles são ou eram bttistas e acho que ainda não ouvi nenhum queixar-se dos trilhos ou infraestruturas abertas pelos "mais radicais (para não generalizar)" pois a maior parte deles gosta é de subir pelos trilhos mais interessantes, muitos deles abertos para DH ou Enduro) ... então com que direito vem um "anormal" estragar o trabalho de alguns que têm vindo a contribuir para o melhoramento de algo ao longo de anos e não de um dia para o outro que hoje acordou mais frustrado e decidiu que como "há 30 anos que não sei quê" tem o direito de alguma coisa...

Há 30 ou 40 anos se calhar as mulheres eram escravas dos animais como alguns aparentam ser ainda pelos actos e atitudes, eram vitimas de violencia doméstica e era "normal" ... há 30 ou 40 anos... havia e faziam-se coisas que agora se calhar são crime... mas este senhor que passava ali há 30 anos pode.. pode alguma coisa?!

Continuo a achar como muitos outros que teve muita sorte... pois há muitos que há 30 ou 40 anos sempre que vêm alguém a estragar o trabalho de horas, dias, semanas senão meses... agarram num dos barrotes do chão e o espetariam num sitio que agora me estou a lembrar de tamanho animal.

Tem a mesma legitimidade... há 30 ou 40 anos que o fazem...

Será que num caso em que devia reinar o bom senso, alguém tem o direito de simplesmente destruir algo que foi construído com um propósito, só porque sim!?


De realçar que aquilo não foi trabalho de "sangue quente instantâneo"... aquilo não foi destruído em 2 ou 3 minutos... se calhar horas... não será que nesse tempo todo o "sr" que como já foi dito de sr não tem nada... não teria tempo de ir chamar as autoridades que entendesse competentes, apresentar o caso e ou queixa... e/ou mais... aguardar um pouco até encontrar alguém... como acabou por encontrar para pedir de justificação...?! enfim...

Como já foi dito, para não repetir e alongar mais... decerto que este sr e outros como ele... quando está lá ou noutro sitio qualquer um tronco ou árvore caída no meio de um trilho... "perdem" uma manhã (como "perdeu" a fazer o belo trabalho que fez) a tirar o tronco do caminho, pois este pode causar algum acidente a alguém... estou mesmo a ver isso acontecer...


Mas pronto, fica ao critério de cada um...

Quanto aos abusos... toda a gente sabe (e a maior parte do pessoal que aqui vem escrever conduz) e toda a gente sabe que se tem um stop ou um sinal de cedência de passagem, deve parar ou ver se vem alguém... quem não o fizer arrisca-se às consequências... o possível "abuso" do road gap que foi chamado à baila... vejo-o da mesma forma do exemplo apresentado... é igual para mim.

De notar que nunca cavei em Monsanto e a última vez que lá andei terá sido há cerca de 8 ou 9 anos... mas não posso deixar de ficar indiferente a tanta barbaridade que se vê e diz por aqui e por aí...

Aproveitem os trilhos da maneira que melhor quiserem ou conseguirem e deixem-se de m... e o sr que deu origem a tudo isto... devia pensar um pouco se é ele o dono da razão e se pode fazer o que lhe apetece porque lhe apetece...

Após tamanho testamento, acabo como o mesmo pensamento com que iniciei... para mim este sr teve foi sorte...

No limite merecia estar a destruir uma recepção e vir um Down Will 'eiro com uns 120 kg e uma bike de 20 kg e 20 kg de equipamento a 50kms/h num salto de 2 metros e cair-lhe simplesmente em cima. (ninguém o teria mandado meter-se a jeito... mas a justiça "divina" nem sempre chega a tempo)

Peace!
 

Rider Vara

New Member
BTTR, não estou a favor do que o homem fez aos trilhos, para que fique claro. No entanto acho que o teu ultimo post era desnecessário, primeiro pq o link q postaste para as armadilhas pode dar ideias a muita gente, nao vale a pena mostrar isso muitas vezes e segundo, pq nao vejo razao para meteres a fotografia novamente, ja toda a gente conheçe o homem e tenho a convicção de que isto foi um caso pontual e não voltará a acontecer.
Linchar o homem nao vai resolver nada até pq se há uns anos nao se podia ir para monsanto por muitas razoes que vcs conhecem, nao vale a pena passar agora a imagem que ninguem pode ir para Monsanto pq a malta do "down will" dá porrada nas pessoas.
Vamos lá a ter calma, aquilo ja está destruido mm, nao ha nada a fazer, vamos pensar que nao vai voltar a acontecer. Mas tb te digo que se continuarem a destruir os trilhos eu passarei a ser um dos revoltados e se nós nao podermos usufruir do espaço então ninguem vai usufruir tb, podes querer, até pq quem criou condiçoes para que muitos podessem voltar a usufruir daqueles trilhos foi malta que gosta de dar uns saltitos como eu.

Parece um contrasenso da minha parte, mas não é, sou um gajo calmo, ando pelo Monsanto dou uns saltitos ando rapido o mais q consigo e nunca tive problemas, mas se sentir que alguem me está a querer expulsar de uma zona para o qual foi criada para todos então vão ter resposta!!!

Por ultimo digo apenas que a malta do "down will" nao quer ninguem fora do Monsanto, querem sim que seja um espaço para todos, mas que haja bom senso, eu não me vou por a fazer bunny hops para cima das mesas de pique-niques, espero que as pessoas que querem por la passear tenham o cuidado de ver por onde passam, principalmente se forem a subir um trilho, querem passar tudo muito bem, mas encostem-se a um dos lados e deixem os outros usufruir tb.

BTTR, isto não é nenhuma ordem é apenas um pedido sem qq tipo de ameaça, por favor retira lá os links para as armadilhas e a foto, deixa o da gaja q foi presa que esse é util. ;)
 
O rutra destruiu rampas... não armadilhou nenhuma. É bom que isto seja esclarecido, pois haverá um tipo (ou mais) que andam a fazer isso, e não é ele.

Também concordo que a foto devia desaparecer... "autos de fé" há muito que foram abolidos!

Concluindo, acho que toda esta discussão é positiva, pois levanta questões relacionadas com a legitimidade de intervir na natureza.


Já agora, para quem acha que Monsanto só tem trilhos cicláveis graças a quem lá anda a construir rampas... por favor!!! No início dos anos 90, já havia trilhos mais que suficientes para se poder andar por lá horas e horas. Hoje em dia, Monsanto está demasiado alterado. Quem não perceber isto, lamento.

Não estou a falar de manutenção de trilhos, que é altamente louvável. Mas há que saber fazer as coisas com peso e medida.
 

Joseelias

Well-Known Member
@ tinric

Vou ver se te consigo responder de forma simples ao teu comentário. Embora argumentes coisas que eu nunca defendi aqui, como colocaste o meu nome no topo assumo que te diriges para mim em tudo.

Para começar vou reafirmar aquilo que disse várias vezes desde o inicio. Das fotos que vi não vejo problema de maior nas rampas que foram construídas, e gostei que tivessem em consideração a criação da escapatória. Excepção feita ao Roadgap. que acho ABSURDO!

Da mesma forma discordo completamente do que a pessoa que destruiu as rampas fez, e muito em especial da forma que o fez. Já tinha dito que se aquilo o incomodava se devia de ter dirigido à autoridades competentes para que estas resolvessem a questão da melhor forma.

Tal como não ponho em questão o valor do trabalho de manutenção que o pessoal do DH, AM, FR, EDR ou seja quem for faça na manutenção dos trilhos. Acho que todas estas questões são claras em todas as intervenções que fiz.

Dito isto, não podemos armarmos-nos em ingénuos e santinhos e querer fingir que absolutamente tudo está bem feito na criação destas rampas, e que quem as fez agiu com total legitimidade, bem como as suas acções são totalmente isentas de problemas para eles e terceiros! O pessoal tem tentado pintar esta questão a preto-e-branco mas há muitos tons de cinzento pelo meio.

Respondendo de forma mais concreta. O teu exemplo do despejo do entulho funciona de alguma forma contra quem fez as rampas, pois é igualmente uma actividade feita à margem da lei. Não considero as rampas igual ao despejo de entulho claro. Mas tens algumas dúvidas que tanto quem tivesse despejado o entulho, como quem criou as rampas poderia ter que responder em tribunal se das suas acções feitas à margem da lei (lembremos que o Monsanto não é um baldio) resultasse o prejuízo para terceiros? Isto é tudo muito bonito enquanto corre bem. Mas e quando corre mal? Ninguém pensa nisso, não é?

Eu não falo das responsabilidades sobre quem, com o trilho desobstruído decide saltar a rampa e corre mal. Aí os danos que sofrer são responsabilidade própria. Quem faz a rampa poderá apenas responder por danos ambientais, construção ilegal ou qualquer coisa do género (não sou advogado).

Estou a falar de uma situação especifica mas possível em que alguém seja forçado a ir pela rampa para não chocar contra que ocupa no momento a escapatória. E se magoa em consequência disso por causa de incapacidade técnica de saltar a rampa mas na impossibilidade de não o fazer. Entendes a diferença? Neste caso, como a construção é ilegal e acabou por ser a causa directa do acidente os responsáveis pela sua construção podem ser chamados a tribunal tanto pela vitima como pela CML, possivelmente com a mesma acusação do tipo de destruiu as rampas e deixou os troncos. Tenho poucas dúvidas que a rampa seria considerado a colocação de um obstáculo perigoso no trilho. A ironia...

Não estou a classificar quem construiu as rampas de criminosos. Longe disso. Estou apenas a alertar que a vida não é toda arco-íris e algodão-doce e que é preciso considerar todas as hipóteses. E isso é algo que algumas pessoas se recusam a fazer.

O Monsanto não é um terreno baldio. Não é uma área perdida no meio de uma serra. Tem um dono poderoso (CML) e ainda por cima tenho a certeza que sofre de protecções especiais a nível ambiental. Brincar com isto é sério e a malta só se aperceberá disso quando as coisas correrem mal. Para mais identificam-se aqui no fórum pelo que não é difícil de os encontrar. É só isso que quero dizer.

Depois só uns apartes aos quais apenas respondo por ter o nome no topo do teu post.

Democracia não é sinónimo de bandalheira e tem regras que se têm que cumprir, e meios legais para se atingirem fins. Por mais chatos e morosos e desesperantes que sejam. E não existe apenas para satisfazer as nossas vontades pessoais. O bem geral tem que ser considerado. Pior ainda quando ainda há quem tenha ilusões que Portugal é uma verdadeira democracia e que todos se conseguem defender em tribunal da mesma maneira caso algo corra mal.

Os erros de uns não desculpam os erros de outros.

Não me revejo como critico das rampas e ao mesmo tempo defensor das pedreiras ou dos lenhadores. É um argumento bizarro e não entendo porque é que achas que quem não concorda de forma cega que tudo está bem feito com as rampas, automaticamente defende os casos que mencionaste... Não têm nada a ver.

A libertação (justíssima) que as mulheres têm conquistado é feita com lutas e batalhas para que as igualdades sejam consagrada nas leis. Tal como muitas outras coisas. Normalmente apenas em movimentos de carácter revolucionário é que a desobediência total a determinadas leis e regras mudam as coisas. Não acho que quem fez as rampas sejam os Che Guevaras do Btt... A tradição pode-se combater com rebeldia mas tem que ser acompanhada por acções formais. Daí ter falado na criação de grupos e associações para se reunirem e pressionarem a CML. De outra forma só vão criar antagonismos e serem vistos como vândalos. E aí vamos ficar todos a perder. Até quem mora a 500km do Monsanto.
 

tinric

Super Moderador
Não meti um "fim de para ti :) " logo no 1º ou 2º paragrafo... para ti era só a parte da responsabilidade..

As câmaras, autarquias, juntas... o que quiseres criam skate/bike parks... só para lá vai quem quer... vai para lá, parte um braço e depois vai pedir responsabilidades a alguém!

É só nesse ponto que me estava a referir a ti.

Eu não entro em guerras, principalmente as que nem sequer são minhas... mas há por aqui muitos que aproveitam qualquer deixa para fazer uma guerra... tranquilo.
 
Top