LAMEGOBIKE
New Member
I MARATONA BTT - OS QUATRO CANTOS DO CISNE
I MARATONA BTT QCC
http://quatrocc.blogspot.pt/
1ª Maratona BTT – OS QUATRO CANTOS DO CISNE
PEREIRA – SANTA MARGARIDA DA COUTADA – CONSTÂNCIA
31 de Agosto de 2013
1 - ORGANIZAÇÃO
1 - A I Maratona BTT QCC, é promovida e organizada pela Associação para o Desenvolvimento Social e Comunitário IPSS, e realiza-se no dia 31 de Agosto de 2013.
2 - Esta é uma associação sem fins lucrativos, com o objectivo criar uma dinâmica participativa junto da comunidade onde estamos inseridos, através das diferentes valências e projectos de âmbito social e cultural onde somos promotores e parceiros.
3 – Este evento de BTT, está inserido na Festa Rural que se realiza nos dias 30 de Agosto a 01 de Setembro de 2013 na localidade da Pereira – Sª Margarida da Coutada no concelho de Constância.
2 - PERCURSOS
A I Maratona BTT QCC irá ter três percursos:
Circuito circular por estradões, caminhos e trilhos da região com cerca de 65 Km de extensão para a Maratona e 35 Km para a Meia-Maratona, devidamente sinalizado, com fitas, cal e placas de sinalização.
No acto de inscrição deverá escolher o percurso pretendido e só o poderá alterar enviando um email a solicitar essa alteração até dia 27 de Agosto.
- O primeiro designado Maratona 65 kms, com um grau de dificuldade técnica e física alta 4(5).
- O segundo designado Meia-Maratona 35 kms, com um grau de dificuldade técnica e física média 3(5).
- O terceiro designado Passeio 10 kms, com um grau de dificuldade técnica e física baixa 1(5) e destina-se a crianças e familiares.
3 - LOGÍSTICA DO PERCURSO
1 - A partida será dada às 9h00m para os participantes da Maratona 65 kms e ás 09h15m para a Meia-Maratona 35 kms. A partida para o Passeio será às 09h20m
2 - O local da partida e de chegada (local da concentração) será na Rua de Santo António junto à sede dos QCC – no lugar da Pereira.
3 - Os percursos estão devidamente marcados com placas, fitas sinalizadoras e cal.
4 - Para garantir a segurança de todos os participantes, irão estar elementos da organização em cruzamentos de estrada e zonas de perigo, sempre que se justifique.
5 - Existirão Controlos de Passagem (CP) em locais desconhecidos dos atletas. O participante que não efectuar todos os controles não terá classificação final.
6- a) O percurso Maratona 65 kms terá 2 zonas de abastecimento (ZA):
-Km ??? (água, bananas, laranjas e sandes, Kit de ferramentas e Kit primeiros-socorros);
-Km??? (pão c/ chouriço, água, banana, laranja, marmelada, bebida energética, Kit de ferramentas e Kit primeiros-socorros);
6- b) O percurso Meia-Maratona 35 kms terá 1 zona de abastecimento (ZA):
-Km??? (pão c/ chouriço, água, banana, laranja, marmelada, bebida energética, Kit de ferramentas e Kit primeiros-socorros);
7 - Além das ZA acima referidas, vão estar PA (Pontos de água) em alguns pontos dos percursos, elementos da organização com água para os participantes.
8 - A organização terá o apoio de viaturas para o acompanhamento dos participantes ao longo do percurso.
9 - Ao longo do percurso irão estar ambulâncias.
10 - A organização assegura a todos os participantes que por qualquer motivo tiverem de abandonar a prova, o seu transporte e da sua bicicleta para o local de partida.
11 - Os percursos serão cronometrados para elaboração de uma lista por percurso.
12 – Ao longo do percurso estarão vários fotógrafos da organização. As fotografias serão colocadas no site http://www.quatrocc.com após 24 horas.
5 - INSCRIÇÃO
1- As inscrições abrem no dia 15 de Abril de 2013 e o prazo de inscrição e pagamento termina no dia 27 de Agosto de 2013 ou quando se atingir o limite de inscrições validadas.
2- As inscrições serão efectuadas exclusivamente on-line no blogue http://quatrocc.blogspot.pt/
3- As inscrições estão limitadas a 200 participantes.
4- Todos os participantes, ou encarregados de educação no caso de menores de 18 anos de idade, devem ler o regulamento previamente para que o acto de inscrição implique a aceitação plena dos seus termos.
5.1- O valor da inscrição na 1ªMaratona BTT QCC, é de:
- 14 € para a Maratona ou Meia-Maratona com almoço (Fita Amarela).
- 8 € para a Maratona ou Meia-Maratona sem almoço (Fita Azul).
- 6 € para o passeio com almoço (Fita Amarela).
- 3 € para o passeio sem almoço (Fita Azul).
O participante usará uma fita no pulso desde o momento da partida até ao términus do evento. Será de cor diferente consoante o valor de inscrição para assim melhor ser identificado.
Neste valor da inscrição está incluído:
- Participação no evento;
- Lembrança do evento;
- Seguro de acidentes pessoais;
- Abastecimentos sólidos e líquidos;
- Apoio logístico;
- Apoio mecânico;
- Banhos;
- Massagens;
- Sauna;
- Lavagem de bicicletas;
- Almoço.
- Actividades paralelas com a actuação de conjuntos de música popular.
6- Os menores de 18 anos deverão enviar obrigatoriamente cópias do BI ou CC (participante e encarregado de educação) e Termo de Responsabilidade assinado pelo encarregado de educação, disponível no site.
7- As inscrições só serão validadas depois de efectuado o pagamento e envio do comprovativo do mesmo para.
- Endereço Electrónico: jasgouveia63@gmail.com
8- No envio do comprovativo faça referência ao seu nome e nº de BI/CC.
9- Os pagamentos efectuados fora de prazo ou depois de se ter atingido o limite de 200 participantes validados não serão considerados. Caso ocorram as devoluções serão efectuadas por transferência bancária deduzindo os respectivos encargos bancários.
10 - As permutas, entre participantes ou percursos, são possíveis até ao dia 27 de Agosto de 2013.
11 - O valor de inscrição dos acompanhantes no almoço é de 6 €.
12 - Crianças até aos 8 anos de idade a inscrição para o almoço é grátis e dos 9 aos 12 anos pagam metade (3€).
13 - As inscrições serão actualizadas de 24h em 24h.
9 - SEGURANÇA
1- É obrigatório usar o capacete devidamente colocado durante todo o percurso.
2- Não será permitida a entrada no local da partida a quem não apresentar capacete.
3- O percurso está aberto ao movimento de outros veículos pelo que todos os participantes deverão obrigatoriamente respeitar as regras de trânsito.
4- O participante ao inscrever-se assume que reúne as condições físicas e psicológicas para participar na prova que se inscrever.
5- Recomendamos o uso de vestuário apropriado e que se faça acompanhar de um bidon com água.
6- Aconselhamos muita atenção às placas sinalizadoras dos cruzamentos e prudência nas placas sinalizadoras de perigo.
7- Sempre próximos dos percursos irão estar veículos (todo o terreno, ambulâncias, motos e automóveis) para o acompanhamento e apoio necessários.
8- Recomenda-se o uso de conta-quilómetros para facilitar a sua localização em caso de necessidade.
9- Na eventualidade de algum participante se perder, deverá regressar atrás até encontrar a marcação oficial e/ou contactar a organização.
10- Os participantes que não sigam montados na bicicleta deverão deslocar-se junto da berma do caminho e, em passagens estreitas, dar passagem quando se aproximar um atleta mais rápido.
11- Os atletas que se preparem para ultrapassar outro atleta deverão dar indicação vocal da sua passagem, indicando o lado pelo qual passam (Direita, Esquerda, Meio). O atleta que ultrapassa deverá ter os necessários cuidados para não provocar acidentes.
10 - SINALIZAÇÃO DO PERCURSO
1 - O percurso segue, em regra, a “Pista Principal” (PP) o que significa seguir sempre o mesmo sentido, até se encontrar um cruzamento ou entroncamento.
2 - Nesses locais o participante deve confirmar sempre qual a ramificação que se encontra marcada como sendo aquela a seguir.
3 - As marcações serão efectuadas à vista com a sinalização que for aplicável, placas com setas, cal ou fita plástica.
4 - As fitas plásticas estarão ao longo de todo o percurso, sempre a distancia entre elas que permitam uma boa visualização por parte do participante.
5 - As placas, teoricamente, estarão colocadas da seguinte forma:
• 10 a 20 metros de cada cruzamento existirá uma seta a indicar a mudança de sentido.
• No cruzamento ou entroncamento existirá outra seta.
• 10 metros após o cruzamento existirá uma seta de confirmação da sentido correcto.
• Em determinados casos poderá existir o sinal X que indicará a direcção errada.
6 - Nas zonas de separação de percurso Maratona e Meia Maratona as placas de sinalização serão da mesma cor das placas frontais de forma a serem de leitura mais intuitiva.
7 - Apesar das marcações serem confirmadas imediatamente antes da passagem dos participantes a Organização recorda que, existe sempre a possibilidade de as marcações serem retiradas ou alteradas por pessoas estranhas ao evento no decorrer do mesmo. Assim e embora os percursos sejam integralmente marcados no terreno recomenda-se a utilização de aparelho GPS como meio orientador preferencial do percurso a ser realizado.
8 - Em caso de dúvida, ou inexistência de marcações no terreno, o participante deverá recuar até à última marcação que encontrou e seguir um participante que disponha de GPS com o percurso carregado.
9 - Seja por vontade própria ou por factores externos, o não cumprimento do percurso implica desclassificação do participante em causa, sem prejuízo para os outros.
11 - CLASSIFICAÇÕES E PRÉMIOS
1 - A prova será disputada em vários escalões da seguinte forma:
MARATONA
- Escalões Masculinos
Escalão A (até 29 anos) – nascidos depois de 1984.
Escalão B (até 39 anos) - nascidos entre 1974 e 1983
Escalão C (até 49 anos) – nascidos entre 1964 e 1973
Escalão D (mais de 50 anos) – nascidos antes de 1963
- Escalões Femininos (Escalão Único)
MEIA MARATONA
- Escalões Masculinos
Escalão A (até 29 anos) – nascidos depois de 1984.
Escalão B (até 39 anos) - nascidos entre 1974 e 1983
Escalão C (até 49 anos) – nascidos entre 1964 e 1973
Escalão D (mais de 50 anos) – nascidos antes de 1963
- Escalões Femininos (Escalão Único)
2 - Serão atribuídos prémios aos 3 primeiros classificados de cada escalão.
3 - Será oferecida uma fotografia da prova aos 1ºs classificados de cada escalão
4 - Haverá troféu para o participante com maior e menor idade e um prémio especial para a maior equipa.
5 - Após a afixação dos resultados (23h), todas as reclamações têm de ser apresentadas por email à organização.
6 - Não haverá prémios monetários.