HT vs FS

.OC.

New Member
Boas,
Sou bastante inexperiente nesta matéria de BTT, comprei uma Hardtail, o meu objectivo é ter uma bicicleta que me permita fazer de tudo um pouco, versátil, tenho feito bastantes kms em estrada cruzando caminhos em terra, como também faço monte com trilhos mais exigentes para as suspensões.

A minha grande dúvida é se optei bem por uma hardtail, ou se teria feito melhor opção por uma FS.

Cumps,
OC
 

kayaker

New Member
Apesar de ver este trend do FS em especial aqui no fórum, nunca senti necessidade em mais de 15 anos de utilização de BTT.

É claro que as máquinas evoluem e permitem mais tracção em descida especialmente, mas o sistema fica mais complexo e necessita de mais manutenção.

Ainda pior quando vejo comprarem FS de 400 ou 500€. Aí então é a desgraça completa :) .

Mas o trend é mesmo FS, quer seja necessário ou não :).

Atenção ainda sou daqueles que usa quadro Marin Bear Valley, portanto bastante diferente da actualidade.
 
Last edited:

sam_pnunes

New Member
se fazes mais estrada e estradões a compra acertada foi a ht. agora se começares a ingressar mais por mais caminhos e com descidas muito irregulares a fs sera a melhor
 

TiagoVarela

New Member
Exacto, tudo depende daquilo que fazes.
Se o que fazes é mesmo o que dizes, estradões e uns cruzares com terra, a HT está perfeitamente enquadrada.
Agora de começares a deixar a estrada e a fazer mais terreno iregular, descidas mais fortes, etc, em principio vais sentir necessidade de ter uma FS.
 

pocaroupa

New Member
Duvidas entre quadros .....

boas pll ......

gostaria de obter feedback dos meus caros entre dois quadros .... duas coisas diferentes ..... qual na vossa opinião a melhor opção para quem faz alguns Km mas nada de competição .....

(atenção que estamos só a falar de quadro) esquecam os componentes ....

a duvida esta entre .......

KTM taser rc 1.0 (aluminio) Sup. Total
[URL="http://www.kingbarcelona.com/images/Taser_RC_1.jpg"] [/URL]
e

CUBE Reaction gtc PRO (carbon) Rigida
[URL="http://www.soof.sk/fotky2800/fotos/_vyr_597reaction-gtc-pro.jpg"] [/URL]
abraço ......
 
Last edited:

galucho

New Member
boas

acho que isso depende de onde tencionas fazer os km´s ou se gostas de sitios com algumas descidas, subibas etc...
pois trata-se de dois quadros completamente diferentes "rigida e susp.total"

rigida menos peso, susp total mais conforto, mais peso etc...

pessoalmente prefiro as rigidas.

abraço
 

pocaroupa

New Member
o objectivo é fazer alguma maratonas ... que inevitavelmente .. se apanha de tudo um pouco ...... para quem faz meia duzia de maratonas e umas voltas que acham que á mais aconcelhavel ??
 

Marco Nunes

Active Member
Boas.
Na minha opinião há duas maneiras de pensar na coisa. Se gostas de uma HT como de uma FS, claro que estéticamente são muito porreiras, mas entre orçamentos a FS fica mais cara mesmo com equipamento igual ou inferior (dependendo de marca para marca e modelos). Bom, mas indo ao que interessa, se queres rapidez, reacções rápidas, menor peso, a HT é uma excelente escolha, mas lembra-te que não terás o mesmo conforto de uma FS. Agora, se queres mais conforto e segurança a FS é a escolha acertada. Lembra-te que existem excelentes bikes no mercado, quer sejam HT ou FS, com equipamentos moderados e preços bastante acessiveis.

Fica bem.
 

Marco Nunes

Active Member
Boas.
A bike Rigida é uma excelente companheira nos trilhos e muitas vezes é por aí que nos iniciamos no mundo do BTT, muitos de nós até com bikes baratuchas e com fracos componentes. Com a evolução da tecnologia e a concorrência de marcas no mercado encontramos bikes com bons equipamentos a preços muito acessiveis e mais baratos do que no caso de uma Suspensão Total, mas já lá vamos. A Bike Rigida é uma bike mais nervosa e geralmente mais racing tendo comportamentos mais rápidos e agressivos, e há-que ter certa mão para elas, mas sem dúvida que não se negam a nada. Em relação ás Bikes de Suspensão Total, e cuidado que há grandes máquinas, aqui temos bikes que têm como ponto forte o conforto e a segurança. É verdade que uma Suspensão Total geralmente é mais pesada e mais cara que uma Rigida, e normalmente trazem componentes mais fracos, mas com uns mais uns euros conseguimos comprar uma bike porreira ou montar alguns componentes melhores e é aí onde se vai notar a diferença. A Bike de Suspensão Total é uma bike mais polivalente pois vem equipada com amortecedor traseiro e isso em terrenos sinuosos e descidas dá-nos muito mais conforto e segurança, e mesmo a rolar ou a subir portam-se lindamente. Em geral isto vai muito nos gostos e orçamentos de cada um, mas desde que o espirito e a força de vontade estejam lá, qualquer bike dá-nos prazer e bons momentos de divertimento. Resumindo, Se gostas de emoções rápidas e andar depressa, mesmo comprometendo o conforto e utilizando mais atenção e cautela, a Bike Rigida é a tua aliada. Se prezas mais o conforto e a segurança e não tens objectivos de andar muito rápido (apesar de algumas até serem bastante rápidas), a Bike de Suspensão Total será a escolha mais acertada. Lembra-te que tudo pode variar de marca para marca, seus modelos de bikes e que cada um tem suas preferências e o comportamento depende muito do nivél e qualidade de componentes de cada bike, e o estilo de condução de cada um, claro.

Fica bem e boas pedaladas.
 

mirkud

New Member
Boas.

tenho um a HT e é expecialmente a descer é que noto a diferença pois os meus amigos com FS descem com muito mais segurança e conforto especiamente se for em descidas com pedras ou raizes, sem falar que para efectuar saltos a FS para mim é muito melhor.

Cumprimentos.
 

ΜΔĐŞŁ88

New Member
Estou indeciso

Boa noite a todos,
Não encontrei local no forum para falar sobre trocas por isso se o tópico estiver em local errado peço por favor que mudem para onde deve estar.

Ora, eu tenho uma Specialized Hard Rock Pro, tenho estado satisfeito com ela, acho que tem boa qualidade, não tem dado problemas.
Quer dizer, o problema está em mim. Depois de andar nela comecei a ficar com dores nas costas. Agora fico sempre com dores durante e depois de andar.
Então fui à médica e ela aconcelhou-me depois de uma longa conversa a mudar para um "quadro flexivel", ela não percebe de bikes, chamou-lhe assim.
Ora um amigo meu tem um quadro de dupla suspensão e disse-me que se eu quiser posso trocar pelo meu.
Ambos os quadros são tamanho M.


A troca seria este quadro (Specialized Hard Rock Pro):






Por este (Rockrider 9.2):






A minha questão é: fico a perder? O que pode correr mal? Quais os inconvenientes?
Tenho quase a certeza que fico a perder, mais pela marca, mas gostaria da vossa opinião para tomar uma decisão com pés e cabeça.

Obrigado desde já.
 

korreya

New Member
Seria melhor fazeres 2 testes...uma voltinha 40/50 kms na suspensão total e com uma 29er...experimenta antes de tomares uma decisão.
Abraço
 

Jepas

Super Moderador
Perdes em peso o que ganhas em conforto (que parece ser o mais importante neste momento).
Pode correr mal o facto de os quadros com suspensão traseira exigirem maiores cuidados na limpeza/manutenção dos rolamentos, casquilhos e amortecedores. Todas estas peças móveis necessitam de mais manutenção. Além do sistema em si ser mais pesado.

Acho que não ficas a perder. Não tens aí nenhum topo de gama da Specialized. Se visses esses 2 quadros soltos à venda achas que a diferença era assim tanta? Eu acho que não.
Na foto o RockRider aparece sem amortecedor, era melhor que o tivesse, os amortecedores não são baratos.

Eu faria a troca, sem dúvida. Já uso FS há 9 anos e o conforto e a tracção proporcionados pelo amortecimento traseiro são para mim imbatíveis por qualquer rígida 26 ou 29er.
 

cayto

New Member
Tenho uma FS mas de gama baixa, e apesar de maior conforto em relação a uma HT, o peso dela neste momento está-me a dar que pensar, e a dar-me algumas dores de costas :p

Vou ter de experimentar uma 29er para ter algum termo de comparação e poder me decidir, mas não indo para uma 29er a FS vai continuar a ser a minha escolha, gosto bastante, e como diz o colega Jepas, do amortecimento traseiro e nas descidas uma segurança bem superior em relação às HT.

Como referiram as FS podemos encontrar com algum material mais fraco, mas nada que com o tempo nos permita fazer alguns upgrades e que contribuem no peso total ;)
 

abelha2

Active Member
Alem de trocares para suspensão total, ve se esse M é adequado a ti. Se o tamanho não for o ideal não resolves nada. Consulta as tabelas de tamanhos da marca

Eu andava sempre com dores de costas, e quando troquei de bike desapareceram...Tamanho do quadro mais correcto+guiador elevado para não andar tão deitado.

Resultado, as dores de costas desapareceram...Não é tão confortavel como uma suspensão total (que é o que espero um dia ter) mas foi o possiv€l.

Cayto, se as 29 substitui-se a suspensão total não havia 29 suspensão total. Obviamente que melhora em relação às 26, mas tendo o user um problema de costas e tendo de mudar, acho que mais vale logo FS
 
Last edited:

cayto

New Member
Sim claro que as 29 não substituem a suspensão total, o que quis dizer foi que com a 29 podemos retirar as vantagens ao nível do conforto sem ter uma FS, que pode ir de encontro aquilo que o op pretende ;)
 
Top Bottom