Hérnia discal

osamnpt

New Member
Recentemente diagnosticaram-me uma hernia discal na L5-S1. O médico disse-me pra ter calma e cuidado, principalmente na postura, pra fazer exercicios para reforçar os musculos lombares e para usar um reforço (cinta) quando fizesse BTT, por causa da postura e impactos. Tirando isso, podia fazer a minha vida normal.
Tenho feito exercicios pra melhorar os musculos lombares, tenho andado de BTT com cinta e tenho jogado muito Paintball. Não tenho tido dores. Como podes ver, mesmo que seja hernia discal ( estamos todos a torcer para que não seja ) podes continuar a fazer o que mais gostas. Não desistas e luta sempre.
Um grande abraço e as melhoras!
 

PedroPadinha

New Member
Obrigado a todos, seja ou não depois digo algo..amanha de qualquer das formas vou ao ortopedista, logo se ve..mas fiquei bastante contente por ver que isto não impede de fazerem o que mais gostam, não imagino como seria sem o BTT para ser sincero..pelo menos ate concretizar alguns sonhos que tenho(maratonas no estrangeiro) trips por Portugal, etc..faz imensa confusao so pensar que se alguma vez acontece algo e temos que por os sonhos todos de parte..ainda por mais com 20 anos, como vi aqui alguns..felizmente não é o caso, parabens a todos pelo empenho em combater este problema, ate porque serve de incentivo a outros.

cumps!
 

Bull

New Member
Caro Kalash,

Um só sintoma, dos que são conhecidos das hérnias discais não significa que seja isso que tenhas !!

Infelizmente sou um dos que, por infelicidade, tenho uma hérnia discal.

Efectivamente o formigueiro é um dos sintomas, mas não é só.

Porque temos formigueiro, e porque doi a perna, geralmente na parte anterior junto à nadega, no musculo da coxa, e no musculo anterior a seguir ao joelho.

É simples, tratando-se a hérnia discal de um "rompimento" do disco entre duas vertebras, o "excesso" do diametro do disco faz pressão sobre o nervo ciático. Dai que são inumeras as vezes, que pensamos em ter uma distenção muscular, ou termos dado uma pancada na perna, quando não tem nada a ver.

Efectivamente o nervo é pressionado, e como tal doi e a dor irradia pela perna toda, nomeadamente onde passa o nervo, provocando também o tal formigueiro.

Os primeiros médicos, também me disseram para parar com o BTT. Mas claro como é obvio, e tal como todos os outros, adoro BTT e sem ele já não me sinto o mesmo. Como tal não fiquei por ali e fui consultar um tal Prof. Doutor. E tal como ao colega osamnpt, disse-me para fazer o que amis gosto. Ter, claro está, mais cuidado, fazer exercicios para fortalecer a zona lombar, e continuar com a minha vida. Se piorar de alguma forma se resolverá o problema.

Bom uma semana depois, estava a fazer a GR22. Tentei não abusar, e descansei no meio um dia. No entanto fica-me a felicidade de ter terminado a etapa "rainha", 94 kms com 3800m de acumulado.

Últimamente tenho estado um pouco mais parado, por rzões familiares. Mas não penso parar com o BTT. Alias sinto-me melhor quando pedalo, doque quando descanço !!

Opsss desculpem lá o discurso... :oops:

Só uma última coisa. Vai lá ao médico, e pede para fazerem exames, para saberes em concreto o que é. E não penses em desistir do BTT. Não te preocupes por antecipação, preocupa-te só e apenas quando tiveres de o fazer ;)

AbraçUs... ;)
 

jneves

New Member
Os herniacos pedalam pra catorze!!

Depois de tudo isto só nos resta continuar, realizar alongamentos aos membros inferiores frequentemente, fortalecer a região lombar e barriga, perder peso, saborear os bons momentos da vida, não estragar a restante saude não exagerando nem com o desporto nem com a falta dele, e saber que temos "outra" sempre ao nosso lado sem sermos acusados de adultério...
:)
 

Mach3

New Member
Boas pessoal,

Então cá venho eu juntar-me ao clube das Hérnias, tenho 31 anos, e foi hoje diagnosticado um principio de hérnia entre l4-l5, e um desgaste entre l5-s1.

Fiquei mais animado ao ver que o ppl ainda monta as suas burras..pq com tanta gente a dizer que tinha de deixar de andar já estava a dar em doido.

Amanhã vou marcar uma consulta para um ortopedista, pq no meu caso não sei ainda se a parte neurológica estará afetada....vamos a ver.

Entretanto porquanto não posso andar..olha para não me desligar lá ando eu a ver burras de suspensão total...pois o guito é menos de pouco e elas custam mais que muito!!!!

Bom força aí a todos, e boas recuperações.

Um Abraço,

Mach3
 

MTS

New Member
Infelizmente também pertenço ao vosso clube. L5-S1
Já tenho a hérnia discal à 6 anos, tive que deixar de praticar Taekwondo devido ás limitações, por isso dediquei-me por inteiro ao BTT e até hoje ainda não tive nenhum problema.
O único tratamento que tenho feito até hoje é musculação para fortificar a zona lombar.
Força pessoal e boas pedaladas.
 

Mach3

New Member
Boas a todos,

Pois então lá fui eu com o TAC e o RX ao "Xôr Dotor", e felizmente posso andar de bike....terei é que mudar para suspensão total..
Pena que me proibiu de jogar futebol, que era outro grande prazer para mim.....

Terei que fazer ginásio ou natação, e obrigatóriamente perder peso.

Bem estimo as melhoras a todos,


Cumps,


Mach3
 

ana pascoal

New Member
Boas

Descobri há pouco tempo que também pertenço a este "clube". A partir de Maio, mais precisamente no dia 19 Maio - dia do passeio de Idanha a nova - Zarza, comecei a sentir dores nas costas, já as tinha antes mas associava-as a má posição ou noites mal dormidas.

Começaram a ser cada vez mais contínuas e insuportáveis.
Fui ao médico em Agosto, ele olhou para mim e disse-me que eu era muito nova para me queixar com dores nas costas, ora toma lá este anti-inflamatório e volta daqui a uns dois meses, mas juízo e pedalar fora de questão.
Lá fui eu desanimada, mas com esperança que após os dois meses que voltaria à minha bike. Umas semanitas mais tarde tiveram que voltar a visitar o médico, novamente com dores insuportáveis, admirado o dr. mandou-me fazer uma ressonância magnética.

Resultado da ressonância: degeneração de disco - L5-S1.
Hipóteses de recuperação: faca.

depois de muita conversa com o Xô doutor lá ele me explicou que para continuar a fazer a minha vida normalmente, leia-se, voltar a andar de bike, tinha que ser operada, levar uma prótese de disco porque a zona já estava muito gasta e com fisio ou outras mezinhas aliviava, mas assim que me colocasse em cima da bike voltavam as dores.

Não foi preciso muito para me convencer, dia 12 Nov lá vou eu colocar uma prótese - assim não perco a mobilidade e posso voltar a andar de bike (com suspensão total) daqui a uns mesitos, tudo depende de mim, se me porto bem na recuperação - como a pressa é muito de voltar às voltas de bike escusado será dizer que vou ser a paciente mais obediente que alguma vez existiu.

A todos as rápidas melhoras.


José Carlos não sei se te lembras de mim, mas fomos pedalar para arrábia na altura do Natal para angariar fundos para ajudar uma instituição no Montijo - sou a mãe natal com o gorro original.....Para ti umas rápidas e melhoras e desejo que voltes bem depressa aos trilhos.
 

José Carlos

New Member
Olá Ana, claro que me lembro.... :wink:

6ml8.jpg


Se reparares, a data da criação deste tópico é 10 de Maio de 2005 e quando nos conhecemos foi
comigo em cima dela (da bike), por isso já podes tirar as tuas conclusões. :p

Muita coisa se passou nestes 2 anos e tal e uma coisa é certa, as bicicletas fazem parte das nossas vidas
e isso condiciona muito as nossas decisões, mas voltando atrás e re-lendo o que escrevi naquela altura
acho que disse tudo.

É preciso avaliar muito bem a opinião dos Médicos e dos "médicos" (se é que me faço entender)
e é preciso ter o discernimento e calma necessários para tomar a melhor decisão,
mas nunca, nunca deve ser baseada na experiência dos outros.

O que foi melhor para mim pode não contribuir em nada para as melhoras dos outros.

(Isto serve para todos os "herniados")

Acima de tudo e sem dúvida nenhuma, o mais importante é acreditares nas tuas decisões,
e se uma prótese te parece a melhor decisão, agarra-te a isso e vai em frente.

As minhas sinceras melhoras e manda um beijinho à desaparecida da Cristina :mrgreen:

Beijinhos!

JC
 

Rui Meireles

New Member
São aqui as inscrições no clube dos empanados?... :wink:

Eu também tenho problemas na zona lombar, na última vértebra, deve ser o tão famoso L5-S1. Já há vários anos me queixava de dores ocasionais. Uma vez fui a um ortopedista, que me mandou fazer um RX. Quando vi essa zona lombar achei estranho, pareceu-me que o disco estava mais estreito que os outros, e até lhe perguntei se aquilo seria normal. Ele disse que não era nada, receitou-me uns anti-inflamatórios e mandou-me embora. Como nunca tive aulas de anatomia acreditei... :roll:

2007 foi o ano pior até agora, tendo inclusive passado os 4 primeiros dias do ano sem conseguir assumir a postura erecta... Fui a um neurocirurgião, e depois de RX, RM e TAC, o neurologista disse que tenho espondilolistese (ou uma retrolistese), que é o deslizamento de uma vértebra sobre outra, o que provoca hérnias e a compressão dos nervos. Desde então tenho tido de X em X tempo surtos de dores + formigueiro nas pernas, com duração média de 1 ou 2 semanas.

Até agora tem sido suportável, principalmente devido ao facto de as dores atacarem principalmente quando estou de pé. Estando sentado ou deitado de lado consigo minimiza-las. Passo muitos dias com um vestígio das dores presente, mas estou a aprender a viver com isso, uma vez que fora das crises é mais um incómodo que outra coisa.

Quando corria ou jogava futebol passava o resto do dia pior. No entanto, andar de bicicleta não tem impacto (pelo menos até agora). Até acho que me melhora das dores, uma vez que enquanto ando as dores desaparecem como que por magia, regressando apenas passado umas horas!

Outra coisa que reparei, ter os abdominais fortes ajuda bastante no meu tipo de dor. Os abdominais quando contraídos ajudam a suportar o peso do corpo, o que significa menos pressão na coluna. Quando faço exercícios de ginásio para pernas, abdominais, lombares, também me sinto aliviado. Aliás, toda a gente que tem problemas de costas devia: 1- ter bons abdominais; 2 - não ter excesso de peso

Resumindo, estou cada vez mais convencido que um óptimo analgésico para o este tipo de dores é fazer desporto. Obviamente tem que ser um desporto que não cause dor ao ser realizado, e para muita gente acredito que não seja possível encontrar um... :|

As melhoras a todos!
 

*sun*

New Member
ana pascoal said:
Boas

Descobri há pouco tempo que também pertenço a este "clube". A partir de Maio, mais precisamente no dia 19 Maio - dia do passeio de Idanha a nova - Zarza, comecei a sentir dores nas costas, já as tinha antes mas associava-as a má posição ou noites mal dormidas.

Começaram a ser cada vez mais contínuas e insuportáveis.
Fui ao médico em Agosto, ele olhou para mim e disse-me que eu era muito nova para me queixar com dores nas costas, ora toma lá este anti-inflamatório e volta daqui a uns dois meses, mas juízo e pedalar fora de questão.
Lá fui eu desanimada, mas com esperança que após os dois meses que voltaria à minha bike. Umas semanitas mais tarde tiveram que voltar a visitar o médico, novamente com dores insuportáveis, admirado o dr. mandou-me fazer uma ressonância magnética.

Resultado da ressonância: degeneração de disco - L5-S1.
Hipóteses de recuperação: faca.

depois de muita conversa com o Xô doutor lá ele me explicou que para continuar a fazer a minha vida normalmente, leia-se, voltar a andar de bike, tinha que ser operada, levar uma prótese de disco porque a zona já estava muito gasta e com fisio ou outras mezinhas aliviava, mas assim que me colocasse em cima da bike voltavam as dores.

Não foi preciso muito para me convencer, dia 12 Nov lá vou eu colocar uma prótese - assim não perco a mobilidade e posso voltar a andar de bike (com suspensão total) daqui a uns mesitos, tudo depende de mim, se me porto bem na recuperação - como a pressa é muito de voltar às voltas de bike escusado será dizer que vou ser a paciente mais obediente que alguma vez existiu.

Ana...estamos contigo. :exacto:
Estamos a postos para te dar todo o apoio necessário. e não te preocupes que com tantos atletas AMIGOS à tua volta, podes depois escolher um "personal trainer " novo a cada dia!! :D :D e rápidamente voltamos aos nossos passeios e pedaladas. :D
Um beijinho muito especial e rápidas melhoras!!
O teu regresso vai ser festejado em grande... :wink: :wink:
 

hmorm

New Member
Caro amigo eu vou escrever com conhecimento de causa ,a cerca de 3 meses fui operado a uma hernia localizada tb na l5 começou em janeiro com o tempo fui piorando até q o nervo ciático começou a apertar e fiquei sem força na perna direita e no pé (fiquei com 'pé pendente')fiz outro tac em junho arrastei-me ate a cuf e procurei um dos melhores neurocirurgiões do pais (prof.dr lobo antunes ,so opera se tiver mesmo de ser)1qd ele me viu disse-me q tava em risco de ficar sem mexer uma perna pq a hernia tava a comprimir bastante o nervo ciatico (isto foi a uma 3 f)portanto disse-me q tava mesmo mal e a consulta terminou assim:'...hoje é 3ºf amanha não posso passe cá 5f para ser internado pq isso ta mesmo mau e nao pode ficar durante mais tempo assim...' ou seja cairam-me os ditos ao chão nem tive tempo para digerir a noticia e 5 f la estava eu para ser operado ,foi no final do dia sábado sai pelo meu proprio pe correu tudo bem felizmente e hoje já ando de bike apenas tenho q ter cuidado mesmo em casa para nao adoptar uma postura torta qd tou sentado ,perder alguns kgs e fazer nataçãofui ser visto a semana passada para ver como tava e tá tudo bem apenas tenho alguma dor da mudança de temperatura nada mais
portanhto aconselho-te o prf dr Lobo ntunes na cuf infante santo.
grande abraço e rápidas melhoras(se tiveres de ir a faca nao te preocupes hoje em dia ta tudo mto evoluido e qd tas na maca eles poem-te logo a dormir qd acordas ja tas no quarto eheheh com gajas boas a tratarem-te eheheh )
 

Mach3

New Member
OI Pessoal, e em especial Ana Pascoal,

Oi Ana lamento ouvir a tua história, espero que melhores rápido.
Já agora menina sabias que fomos colegas de trabalho...lá pós lados do campo grande quando tu ainda trabalhavas no controlo...pois é..ele há coincidencias.

Já tinha visto o teu nome por aí, mas não associei..agora depois de ver a foto imediatamente surgiu um Olha esta é a Ana.

Bem rapariga desejo-te as rápidas melhoras a ti e todos com este problema (INCLUINDO EU).



Cumps,

Mach3 (Vasco A.)
 

ana pascoal

New Member
Olá pessoal, muito obrigada pelas palavras de apoio que aqui me deixaram.

José Carlos - espero que para o Natal de 2008 ( porque o de 2007 está à porta de não devo ter "alta" para pedalar), consigamos novamente pedalr pelos trolhos da Arrábida, mais não seja para na pausa da recupração de forças comer o belo do patê da Cristina :wink:

SUN - Beta, tens sido uma amiga 7*******, um bem haja para estes meus amigos do Entronacmento.

VASCO AMORIM, agora é contigo, então tu andavas a pedalar e nunca me dizes-te nada!!!!! - eu que sou uma tagarela e andava sempre a falar do BTT por todos os cantos, quando eu voltar aos trilhos não te escapas..... :p :p - beijocas para ti e para todo o pessoal do controlo que me deixam muitas saudades....

Dia 12 Novembro lá vou eu para a faca e depois é portar-me bem para que a recuperação seja muito rápida para voltar a este saúdavel vício

Bem Haja, continuação de boas pedaladas
 

MIGUELNA

New Member
ana pascoal, nós trocamos umas palavras no tópico do pessoal da zona de Alverca quando nós (Eu e a Tânia) começámos a andar de BTT. Foi bom saber que havia mulheres a praticar BTT na zona. Depois disseste que irias estar de baixa por uns tempos. Mas afinal tens de ir à "faca".

Desejo-te rápidas recuperações e que voltes rápido aos trilhos.
 

Mach3

New Member
OI pessoal,

Ana vejo que és famosa aqui por estas bandas....que tal estão as tuas costas?

Agora tenho uma questão concreta que tem a ver com o tipo de bicicleta que quem tem hérnia deve usar, eu como já foi dito tenho uma hérnia em L4-L5 e um desgaste ligeiro entre L5-S1, e queria saber se é mais indicado uma Suspensão total ou uma hard tail?

Preciso mesmo saber isto pq tenho uma boa proposta para me comprar a minha HT, mas também aviso desde já que a poder ir para uma FS será tipo a Decathlon 6.3, bottecchia Fr660, ou outra qualquer assim dessas gamas mais baixas..e mesmo arranjar guita para essas não vai ser tarefa fácil.

Agradeço desde já as vossas respostas, pq preciso mesmo de dar uma resposta ao rapaz a dizer se vendo ou não...


Cumps,

Mach3
 

hmorm

New Member
caro mach3 na minha opinião acho melhor arranjares ums FS como ja disse ha uns topicos atras tb fui operado a coluna devido a uma hérnia e sem duvida uma FS é bem mais confortável para a coluna ,nao sentes tanto o impacto vai juntando mais uns euros para fazer a compra certa
abraços e as melhoras
 

Mach3

New Member
Hmorm tudo bem?

lembro-me de te ter respondido num tópico sobre quadros FS, já és detentor de uma FS ou estás como eu à procura?


Cumps,

Mach3
 

hmorm

New Member
ja comprei o quadro e noto bastante diferença no conforto ,é como te digo ja não levo tanta porrada na coluna apesar de nao necessitar de uma fs para o meu uso mas teve mesmo de ser e tou super satisfeito ,faz um esforço q vale a pena eu ja fui operado e fiz o investimento para nao voltar a ter problemas tu como nao foste ainda pelo menos não piores .
ahhh e vai fazer umas piscinas q te faz bem!!
Abraço
 

José Campino

New Member
Pois é, mais 1 para o clube, esta semana foi-me diagnosticado evidente redução de espessura na já famosa L5/S1(ou seja desgaste no disco), a dor não é muita mas é bastante incomoda, já fiz marcação de consulta para 1 neurocirurgião para saber mais pormenores, até lá vou dando umas voltas na mesma mas sem abusar, li aqui neste tópico da existência de uma cinta para a zona afectada onde se compra (farmácias?).
Provavelmente lá terei de trocar para uma FS, a ver vamos.

ATT

José Campino
 
Top