GT Marathon Carbon Expert 2009 - Tuning da Máquina!

rjferraz

New Member
Boa noite amigos,

Depois de encontrar o tópico do colega brasileiro Leandro a respeito desta bicicleta, mesmo num momento oportuno para mim, resolvi criar um tópico da bicicleta para que os colegas possam ajudar e contribuir com algumas opiniões que possam esclarecer dúvidas que me aparecem nesta altura. Apenas para dar uma entrada, eu comprei essa bicicleta no início de 2010 através de uma promoção por ser um modelo de 2009. À partida, fiquei logo rendido ao design da bicicleta, motivo que cativou inicialmente a compra. O seu preço na altura era de 2400 euros, mas estavam a fazer um preço de 1900 euros, e resolvi unir o "útil ao agradável"...lol Acontece que, logo após a compra da bike e apenas uns 60km andados (literalmente!), acabei por encostá-la devido a falta de tempo para andar. Há cerca de um ano e meio iniciei-me nos treinamentos para triatlo longo, que é a minha prioridade desportiva. Entretanto, no inverno acabam por não haver provas de triatlo e fico sem objectivos desportivos (trabalho sempre por objectivos). Assim sendo, pensei em retornar ao BTT de maneira a divertir-me e complementar meus treinos de ciclismo. E resolvi "ressuscitar" a minha GT, que nesse meio tempo acabou por receber uma troca de rodas. Acontece que, entre tantas mudanças como as rodas 29" e 27,5" fiquei indeciso sobre ficar com a bike ou vendê-la, apesar de saber que vender uma bike tão nova (mas de 2009) será um mau negócio. Por isso, gostaria de apresentar a minha GT e pedir aos colegas experientes que me ajudem nalgumas questões.

Bicicleta: GT Marathon Carbon Expert 2009
Quadro: FS com amortecedor FOX Float R
Forqueta: Rock Shox Recon 335
Pedaleiro: Triplo Shimano SLX
Desviadores dianteiro e traseiro: Shimano SLX
Cassete: Shimano SLX
Manípulos: Shimano SLX
Travões: Shimano SLX
Rodas: originalmente vinham com as Mavic Crossride, algum tempo após a compra troquei pelas Mavic Crossmax SLR
Pneus: Hutchinson Python Tubeless
Espigão/Avanço/Guiador: Ritchey Pro
Pedais: Crank Brothers
Selim: Fizik Gobe

Seguem as fotos da bike (vão notar o pneu traseiro está fora do aro, não consegui colocá-lo e tirei as fotos assim mesmo...)

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Como podem notar, está um bocado empoeirada de estar parada, mas está rigorosamente nova! As minhas dúvidas seriam as seguintes:

1) Estou a ponderar ficar com ela ou vendê-la, se bem sei que perderia imenso dinheiro. Acham que as rodas de 27,5" tem um andamento muito diferente e superior? Pergunto pois nunca andei numa bike dessas e confesso ter alguma curiosidade. As 29" já não me despertam tanta atenção neste momento, mas não quer dizer que não possa pensar numa de futuro. A pensar numa bike de utilização mais a subir que descer, não sei se as 29" seriam uma boa opção.

2) A pensar em ficar com a bike, que melhoramentos poderia fazer ao conjunto para ficar com uma máquina em condições? Tenho lido uns posts muito favoráveis a esta bicicleta e seu sistema de suspensão (Idrive), e gostaria de torná-la ainda mais especial na eventualidade de ficar.

3) Alguém com conhecimento técnico saberia dizer numa possível adaptação de rodas 27,5" nesse quadro? Pergunto pois tenho visto que alguns quadros originalmente para rodas 26" podem receber rodas de 27"5...e se seria uma mudança viável e proveitosa, digo, que justifique o investimento...

Espero que os colegas possam ajudar-me nesse sentido, desculpe tantas dúvidas, mas queria mesmo decidir e iniciar um projecto.

Forte abraço a todos e obrigado desde já!

Ricardo Ferraz.
 

JPCampos

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Caro colega do pedal. Se eu fosse a si não lhe mudava nada! A bike é linda e só quer é andar ;) As rodas que tem são óptimas, bem como todo o equipamento em geral. Realmente, se nunca andou (apesar de ser de 2009), seria mau negócio vendê-la. Apenas desfrutar dela. Cumprimentos
 

rjferraz

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Obrigado, amigo JPCampos. Queria personalizá-la um bocado, além de retirar peso, dado que moro a maior parte do meu tempo em Ponta Delgada, e transportarei a bicicleta de avião, e o peso conta muito na bagagem. Também gosto muito do seu visual, e está rigorosamente nova.

Forte abraço e bons trilhos!
 

JPCampos

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Por acaso ficava bem uns parafusos vermelhos na pedaleira, a fazer combinação com o quadro e uns discos ashima vermelhos (no entanto já li por aqui que comem um bocado as pastilhas e se calhar não tiram tanta eficácia dos travões como esses discos da shimano). Outra coisa que se podia mudar seria o selim por um mais leve. De resto. mantinha-a exactamente como estava ;)
 

rjferraz

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Achas que um conjunto guiador/avanço em carbono numa bike de BTT é perigoso? Pergunto pois tenho na bike de estrada e de triatlo e aí sem problemas, mas não são bicicletas com o mesmo nível de solicitação desta...
 

JPCampos

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Nunca usei nenhum conjunto desses em carbono, mas já vi muitos utilizadores do forum a usarem e acho que não têm problemas. Existem mesmo guiadores de carbono específicos para bikes de btt. Esteticamente ficariam bem na gt, mas não sei se comepnsará muito em termos de custo€/ beneficio em termos de peso. Se calhar manter o avanço e por apenas o guiador em carbono e plano em vez de ser elevado..
 

rjferraz

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O guiador plano tem vantagens? Por acaso é algo que já reparei, mas nunca soube a real diferença de utilização entre eles...:confused:
 
A bicicleta é linda, como já foi lembrado tens é que dar uso, podes unicamente ir a loja e mandar verificar a máquina referente a suspensão e o amortecedor e lubrificar a máquina.
Nem vale a pena gastar dinheiro nenhum em upgrads, ela precisa de mato.
 

essence_s

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Fica com a bike, n se vêm muitas (ou quase nenhuma) e vais melhorando isso aos poucos, alias como já fizeste e bem ao trocar de rodas!
O guiador plano dá-te vantagens a subir, outra coisa que podes atacar é o espigão de selim, aperto e selim.Consegues tirar uns bons gramas nesses componentes!
 

rjferraz

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Boas joão,

Farei isso mesmo! Os vossos comentários estão a motivar-me e vou ficar com a bike! Vou levá-la para uma manutenção preventiva, como deve ser, e dar-lhe uso.

Obrigado amigo pela ajuda!

Abraço!
 

rjferraz

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Boas essence_s,

Realmente, essa bike tem muita exclusividade, não vemos muitas por aí...estou com vontade de iniciar um super projecto de personalização na bike! Vou seguir teus conselhos e iniciar a pesquisa dos componentes para a bike! Sugeres alguma marca?

Abraço!
 

rjferraz

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Entre estes modelos, que acham:

DT Swiss XMM Single Shot
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Preço: € 379,00
Peso: 1650g

Rock Shox SID RLT Solo Air Push Lock
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Preço: € 510,00
Peso: 1381g

Rock Shox Reba RLT Solo Air Push Lock
40791_00_d.jpg

Preço: € 490,00
Peso: 1519g

Rock Shox Reba RLT Solo Air s/ Push Lock
40869_00_d.jpg

Preço: € 430,00
Peso: 1519g

Fiz uma pesquisa em 120mm (medida de origem), baseada numa relação estética/peso/preço. Nos pormenores técnicos, gostaria da vossa ajuda, pois não tenho grandes conhecimentos técnicos que possam decidir sobre modelos. Uma coisa que sempre me chamou a atenção era o controle remoto no guiador, parece-me muito mais fácil comutar a suspensão, não acham? Nas poucas voltas que dei nessa bicicleta, achava um bocado difícil abaixar à frente para virar a chave...pode ser falta de prática também...:rolleyes:
 

rjferraz

New Member
Desculpem, as fotos eram estas:

DT Swiss
wdb.jpg


RS SID
z59s.jpg


RS Reba com ou sem push lock
ay9c.jpg


Gostei muito do aspecto da DT Swiss (obrigado pela dica, Fábio...:), entretanto parece um bocado pesatoda e não tem o push lock. As Rock Shox, são mais caras também, mas não sei se a relação custo/benefício compensa. O que dizem?
 

PedroTenreiro

Active Member
Nenhuma dessas...

Rockshox Revelation.
Ou Fox talas.
Mas pelo preço e qualidade, Revelation.

Dessas...
A Reba. Parece-me ser mais robusta e tem um funcionamento tão bom ou melhor que a SID.
 

fabio viana

Well-Known Member
Se fosse a escolher pelo aspeto, seria a dt swiss.
Pelo funcionamento, pelo que tenho ouvido as sid, têm um funcionamento mais ''racing''(seco), enquanto que as dt swiss, são mais sensiveis
 

PedroTenreiro

Active Member
Chegando a brasa à minha sardinha... incluía aí também uma R7 ou a Minute.
Tive uma Reba que troquei pela minha actual R7. Se a Reba funcionava bem, a R7 é superior em comportamento. Diria, claramente superior. Só espero que partilhe da fiabilidade da Reba, mas até ver e desde inícios de Abril não tenho queixas a esse respeito.

P.S. : a bike está brutal e mesmo a Recon que lá mora, é porreira, aguenta porrada da grossa e não te deve dar chatices.
 

rjferraz

New Member
Boas Pedro,

Dei estes exemplos baseado numa pesquisa simples pelo aspecto, sem qualquer feedback técnico...conheço mais material de estrada e triatlo. Queria, além de um bom material (relação preço/qualidade), que tirasse peso da bike, uma vez que será transportada com alguma frequência de avião, pois moro a maior parte do meu tempo em Ponta Delgada. Andei a ver as Fox, parecem ter muita qualidade, entretanto, são um bocado salgadas, além de visualmente não vê-las a encaixar no layout da bicicleta. Tenho a idéia dessa Recon que tenho na bike ser um bocado pesada, daí a idéia de trocá-la. Ainda não tinha visto a Manitou R7, também gostei bastante do aspecto dela. Não é muito leve (1657g) e não sei se tem push lock (também não sei a real necessidade disso, podias dar a tua opinião), mas é visualmente bonita...
 

TeZz

New Member
Boas ferraz.. a tua bike é linda que doi..
Esteticamente.. dificil de bater , na minha optica

Alias.. nestas ultimas threads com GTs.. fez-me ver o quão espectaculares estas bikes são e vou comprar uma não aguento!

Quanto a upgrades , dado o nivel da bike, a recon é de uma gama inferior , e peso superior ao que a bike merece

A reba é uma boa opçao leve no peso e na carteira , esse preço que meteste ai é disparatado, metes uma reba solo air com pushlock por 270 euros, mas uma sid ou revelation seria mais da liga da bike. O pedaleiro slx tambem merecia um xt ou xtr , os cubos das mavics sao espectaculares, na minha optica merecia um discos flutuantes com centro anodizado a vermelho como os hubs , era so estetico e pode não ser o teu copo de chá ;) mas uma ideia

Abraço
 

rjferraz

New Member
Boas Tezz,

Obrigado pelo elogio amigo, também acho o desenho da bike muito fixe. Agora, os preços que pus foram numa pesquisa na bike 24, onde vistes os teus preços? Em Portugal? A troca dos discos também está planeada, exactamente como descreveste...:rolleyes: O pedaleiro, ainda não tinha pensado, mas pode ser uma boa hipótese, apesar de estar novo. O pushlock dá bastante jeito? É que estava a ponderar adquirir uma suspensão com esse recurso, ou achas que não faz muita diferença?

Abraço, amigo!
 
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