Boa noite amigos,
Depois de encontrar o tópico do colega brasileiro Leandro a respeito desta bicicleta, mesmo num momento oportuno para mim, resolvi criar um tópico da bicicleta para que os colegas possam ajudar e contribuir com algumas opiniões que possam esclarecer dúvidas que me aparecem nesta altura. Apenas para dar uma entrada, eu comprei essa bicicleta no início de 2010 através de uma promoção por ser um modelo de 2009. À partida, fiquei logo rendido ao design da bicicleta, motivo que cativou inicialmente a compra. O seu preço na altura era de 2400 euros, mas estavam a fazer um preço de 1900 euros, e resolvi unir o "útil ao agradável"...lol Acontece que, logo após a compra da bike e apenas uns 60km andados (literalmente!), acabei por encostá-la devido a falta de tempo para andar. Há cerca de um ano e meio iniciei-me nos treinamentos para triatlo longo, que é a minha prioridade desportiva. Entretanto, no inverno acabam por não haver provas de triatlo e fico sem objectivos desportivos (trabalho sempre por objectivos). Assim sendo, pensei em retornar ao BTT de maneira a divertir-me e complementar meus treinos de ciclismo. E resolvi "ressuscitar" a minha GT, que nesse meio tempo acabou por receber uma troca de rodas. Acontece que, entre tantas mudanças como as rodas 29" e 27,5" fiquei indeciso sobre ficar com a bike ou vendê-la, apesar de saber que vender uma bike tão nova (mas de 2009) será um mau negócio. Por isso, gostaria de apresentar a minha GT e pedir aos colegas experientes que me ajudem nalgumas questões.
Bicicleta: GT Marathon Carbon Expert 2009
Quadro: FS com amortecedor FOX Float R
Forqueta: Rock Shox Recon 335
Pedaleiro: Triplo Shimano SLX
Desviadores dianteiro e traseiro: Shimano SLX
Cassete: Shimano SLX
Manípulos: Shimano SLX
Travões: Shimano SLX
Rodas: originalmente vinham com as Mavic Crossride, algum tempo após a compra troquei pelas Mavic Crossmax SLR
Pneus: Hutchinson Python Tubeless
Espigão/Avanço/Guiador: Ritchey Pro
Pedais: Crank Brothers
Selim: Fizik Gobe
Seguem as fotos da bike (vão notar o pneu traseiro está fora do aro, não consegui colocá-lo e tirei as fotos assim mesmo...)
Como podem notar, está um bocado empoeirada de estar parada, mas está rigorosamente nova! As minhas dúvidas seriam as seguintes:
1) Estou a ponderar ficar com ela ou vendê-la, se bem sei que perderia imenso dinheiro. Acham que as rodas de 27,5" tem um andamento muito diferente e superior? Pergunto pois nunca andei numa bike dessas e confesso ter alguma curiosidade. As 29" já não me despertam tanta atenção neste momento, mas não quer dizer que não possa pensar numa de futuro. A pensar numa bike de utilização mais a subir que descer, não sei se as 29" seriam uma boa opção.
2) A pensar em ficar com a bike, que melhoramentos poderia fazer ao conjunto para ficar com uma máquina em condições? Tenho lido uns posts muito favoráveis a esta bicicleta e seu sistema de suspensão (Idrive), e gostaria de torná-la ainda mais especial na eventualidade de ficar.
3) Alguém com conhecimento técnico saberia dizer numa possível adaptação de rodas 27,5" nesse quadro? Pergunto pois tenho visto que alguns quadros originalmente para rodas 26" podem receber rodas de 27"5...e se seria uma mudança viável e proveitosa, digo, que justifique o investimento...
Espero que os colegas possam ajudar-me nesse sentido, desculpe tantas dúvidas, mas queria mesmo decidir e iniciar um projecto.
Forte abraço a todos e obrigado desde já!
Ricardo Ferraz.
Depois de encontrar o tópico do colega brasileiro Leandro a respeito desta bicicleta, mesmo num momento oportuno para mim, resolvi criar um tópico da bicicleta para que os colegas possam ajudar e contribuir com algumas opiniões que possam esclarecer dúvidas que me aparecem nesta altura. Apenas para dar uma entrada, eu comprei essa bicicleta no início de 2010 através de uma promoção por ser um modelo de 2009. À partida, fiquei logo rendido ao design da bicicleta, motivo que cativou inicialmente a compra. O seu preço na altura era de 2400 euros, mas estavam a fazer um preço de 1900 euros, e resolvi unir o "útil ao agradável"...lol Acontece que, logo após a compra da bike e apenas uns 60km andados (literalmente!), acabei por encostá-la devido a falta de tempo para andar. Há cerca de um ano e meio iniciei-me nos treinamentos para triatlo longo, que é a minha prioridade desportiva. Entretanto, no inverno acabam por não haver provas de triatlo e fico sem objectivos desportivos (trabalho sempre por objectivos). Assim sendo, pensei em retornar ao BTT de maneira a divertir-me e complementar meus treinos de ciclismo. E resolvi "ressuscitar" a minha GT, que nesse meio tempo acabou por receber uma troca de rodas. Acontece que, entre tantas mudanças como as rodas 29" e 27,5" fiquei indeciso sobre ficar com a bike ou vendê-la, apesar de saber que vender uma bike tão nova (mas de 2009) será um mau negócio. Por isso, gostaria de apresentar a minha GT e pedir aos colegas experientes que me ajudem nalgumas questões.
Bicicleta: GT Marathon Carbon Expert 2009
Quadro: FS com amortecedor FOX Float R
Forqueta: Rock Shox Recon 335
Pedaleiro: Triplo Shimano SLX
Desviadores dianteiro e traseiro: Shimano SLX
Cassete: Shimano SLX
Manípulos: Shimano SLX
Travões: Shimano SLX
Rodas: originalmente vinham com as Mavic Crossride, algum tempo após a compra troquei pelas Mavic Crossmax SLR
Pneus: Hutchinson Python Tubeless
Espigão/Avanço/Guiador: Ritchey Pro
Pedais: Crank Brothers
Selim: Fizik Gobe
Seguem as fotos da bike (vão notar o pneu traseiro está fora do aro, não consegui colocá-lo e tirei as fotos assim mesmo...)
Como podem notar, está um bocado empoeirada de estar parada, mas está rigorosamente nova! As minhas dúvidas seriam as seguintes:
1) Estou a ponderar ficar com ela ou vendê-la, se bem sei que perderia imenso dinheiro. Acham que as rodas de 27,5" tem um andamento muito diferente e superior? Pergunto pois nunca andei numa bike dessas e confesso ter alguma curiosidade. As 29" já não me despertam tanta atenção neste momento, mas não quer dizer que não possa pensar numa de futuro. A pensar numa bike de utilização mais a subir que descer, não sei se as 29" seriam uma boa opção.
2) A pensar em ficar com a bike, que melhoramentos poderia fazer ao conjunto para ficar com uma máquina em condições? Tenho lido uns posts muito favoráveis a esta bicicleta e seu sistema de suspensão (Idrive), e gostaria de torná-la ainda mais especial na eventualidade de ficar.
3) Alguém com conhecimento técnico saberia dizer numa possível adaptação de rodas 27,5" nesse quadro? Pergunto pois tenho visto que alguns quadros originalmente para rodas 26" podem receber rodas de 27"5...e se seria uma mudança viável e proveitosa, digo, que justifique o investimento...
Espero que os colegas possam ajudar-me nesse sentido, desculpe tantas dúvidas, mas queria mesmo decidir e iniciar um projecto.
Forte abraço a todos e obrigado desde já!
Ricardo Ferraz.