Gerir / editar / adicionar waypoints (pontos de passagem)

miguelcarromeu

Active Member
Boas

Hoje estive dedicado a este assunto. A par da dificuldade que existe em encontrar um único software para Mac que faça tudo o que diz respeito à edição de tracks, deparei-me com a gestão de "waypoints".

Os tracks que costumo sacar e incluem os mesmos, depois de editados no editor que uso (Adze), nunca apresentam os mesmos. Isso deve-se à incapacidade que este editor tem para mostrar os waypoints.

Entretanto decidi abrir os ficheiros no editor de texto e pus-me a olhar para os comandos presentes nos ficheiros; percebi claramente a distinção entre <wpt> e <trkpt>, ou seja, "waypoint" e "track".

No seguimento disto, reparei que quando adicionamos um waypoint manualmente, o GPS (Dakota 20, neste caso) cria um único ficheiro GPX ao qual é atribuído o nome "Ponto_de_passagem_dia_e_hora".

Lembrei-me então de uma coisa:

- se os waypoints são (podem ser) separados dos tracks em si, porque não criar um único ficheiro GPX para todos os waypoints? Assim, ficam presentes no mapa em geral e não "agarrados" a um track específico.

Assim o fiz e funcionou perfeitamente. Também criei uma pasta à parte no Basecamp, apenas para waypoints. Assim, de cada vez que importo um track que os contenha, guardo-os à parte junto aos outros, exporto novamente o ficheiro e troco pelo que tenho no Garmin.

Resumindo, o que acham desta gestão e/ou como fazem para gerir os vossos waypoints?


Exemplo do aspecto do ficheiro GPX com os respectivos waypoints:

<wpt lat="38.885554522275925" lon="-9.342563152313232">
<ele>105</ele>
<time>2013-06-26T14:52:14Z</time>
<name>Aldeia das Broas</name>
<cmt>Aldeia das Broas</cmt>
<desc>Aldeia das Broas</desc>
<sym>Lodge</sym>
<type>user</type>
<extensions>
<gpxx:WaypointExtension>
<gpxx:DisplayMode>SymbolAndName</gpxx:DisplayMode>
</gpxx:WaypointExtension>
</extensions>
</wpt>

Abraços
 
Top