Garmin Dakota 10 / 20

gcaetano

Member
Eu uso o de origem da ciclonatur e até agora: flawless. A base deste é o topolusitânia, de modo que não devem haver grandes diferenças de um para outro dentro dos mesmos períodos de atualização. Pelo menos nas áreas em que mais o uso (Castelo Branco e Sintra) o da ciclonatur nunca me falhou. Ser roteável também pode ser uma vantagem, embora pessoalmente evite seguir indicações dos GPSr sem sentido crítico.

Jocas22, isso era a cereja no topo do bolo. Mas não sei se o espírito que esteve por detrás da concepção dos nossos dakotas observou as ferramentas necessárias para colocar uma "jigajoga" dessas a funcionar. Mas que era fixe, sem dúvida nenhuma que sim!
 

Jocas22

Active Member
os tracks que sacamos já têm todos os tempos de passagem de quem o fez, bastava fazer uma comparação com o nosso próprio tempo em cada ponto geográfico. Estava capaz de sugerir uma coisa destas no forum da Garmin, duvido é que queiram implementar, mandavam-me gastar 500€ no edge 1000 :cool:
 

miguelcarromeu

Active Member
Têm? Olha que não. Só se forem os do Garmin. E mesmo assim duvido que saiam com os "timestamps" reais. Caso contrário era um ver se te avias a carregar os tempos de outros em Stravas e afins.
 

Jocas22

Active Member
sim Miguel tinha quase a certeza, mas fui experimentar sacar a volta de domingo de um amigo do connect e por no strava e deu. Creio que tambem já fiz a mesma experiencia dom o gpsies. Só se não der sacando do strava mas isso não tenho premium pelo que nem posso sacar de lá nada, motivo pelo qual odeio o strava :mad:
 

miguelcarromeu

Active Member
Do Strava não dá de certeza (para sacar com tempos) ;) O GPSies cria uma velocidade média de 6 km/h automática.

Mas essa actividade do teu amigo só deu porque ele não usa o Strava. Se usasse era detectada a actividade duplicada. Seja como for, é um erro da Garmin. Permite, literalmente, o roubo de actividades. Os timestamps deveria, ser colocados a zero, ou, como no GPSies, criar uma velocidade média.
 

PCAlmeida

New Member
Bem, Dakota 20 comprado! :)
Acabei por arranjar um negócio de um usado e acho que até foi um bom negócio.
Agora resta esperar que me entreguem e ver se lhe meto o mapa topolusitânia :)
 

Jocas22

Active Member
não, dá mesmo. Mas já vi dois cromos ainda a semana passada usarem o track de um deles e fazerem ambos o upload pro Strava e ele tambem aceitou. Isso do duplicar pelos vistos o strava deixa. Até porque essa volta que saquei do connect desse meu amigo ele colocou-a no strava, ate diz que eu andei com ele LOL
 

miguelcarromeu

Active Member
Então é ridículo mesmo.

Sei que descarregando um GPX (de outro user - se descarregares um teu, traz), ele mete os timestamps a zero. Também sei que não consigo carregar 2 actividades iguais minhas. Mas realmente nunca experimentei duplicar com uma actividade que já tivesse sido carregada por outro utilizador.
 

PCAlmeida

New Member
Bem pessoal,
Instalei o topolusitânia e fiquei suspreendido pela positiva!
Tem muitos mais caminhos!
Só aqui no meu concelho em comparação com o ciclonatur, daquilo que vi tem uma grande diferença.
 

Jocas22

Active Member
um é feito por uma empresa com um objectivo comercial, o outro é resultado da contribuição de imensas pessoas. Parece-me que o 1º dificilmente conseguirá competir com o 2º. Mas quantos mais melhor. Tambem prefiro geralmente o topo lusitania ainda que em certos sitios seja ao contrario e o da ciclonatur seja mais completo, mas creio será a excepção á regra.
 

PCAlmeida

New Member
Nada como ter os dois.
Hoje gravei um track a andar de carro, para experimentar. Ainda não tive oportunidade de ir para o monte.
E achei o track um pouco afastado das estradas. Não muito preciso, não sei se é normal.
Vou continuar a analisar. Também não sei como é feito o registo do track. Porque no oruxmaps penso que dava para gravar a posição de x em x segundos.
Aqui não sei como funciona.
Achei interessante também suportar um cartão sandisk ultra 32gb classe 10.
 

DAVID

Member
Boas pessoal
Tenho um dakota 20 com fita cardio, depois do treino exporto para o Garmin Connect.
O problema é que não aparece as calorias que gastei, é o dakota que não faz essa função ou sou eu que tenho de fazer alguma coisa?

Boas pedaladas a todos
 

DAVID

Member
Pessoal
E existe algum programa onde eu possa colocar os dados fornecidos pelo dakota para de dar o total de calorias gasto?

Boas pedaladas
 

keeper

Member
Pessoal
E existe algum programa onde eu possa colocar os dados fornecidos pelo dakota para de dar o total de calorias gasto?

Uma possibilidade (haverá certamente outras) será efectuares o registo no site do Endomondo ou outro semelhante, e importares os gpx's dos percursos efectuados. O Endomondo sei que dá uma estimativa das calorias.
 

gcaetano

Member
Como o keeper já referiu, há várias formas, embora a generalidade dos programas do estilo do endomondo ou do strava, façam uma estimativa das calorias gastas em função dos parâmetros do ficheiro do exercício. O Garmin connect tenho a ideia que também fazia, esta última versão é que parece que não...
 

jncunha

New Member
Tendo em tópico 206 páginas, venho perguntar que opinião têm acerca do suporte da Garmin para bicicleta. É seguro e o GPS não cai? Causa muita vibração quando se anda em trilhos? Valerá mais a pena os da RAM ou comprar na Locatis os Softplate?
Vou fazer esta compra em breve mas gostava de saber as vossas opiniões.

Obrigado.
 

miguelcarromeu

Active Member
Cai com muita facilidade.

Mas vale a pena porque a resolução é simples: um pedaço de fita ou espuma autocolante no centro do apoio + prender a fita do Dakota em torno do avanço (como precaução) e o dito não sai de lá nem a cacete.

Tendo em conta o preço dos RAM e o tamanho, os 10€ do suporte do Dakota acabam por ser o mais lógico.
 
Top