Continuamos a debater o "uso" do capacete quando o que está em causa é a obrigação. Ninguém é contra o uso do capacete, apenas contra a obrigação do seu uso em qualquer situação. Concordo que possa ser obrigatório o seu uso em crianças e até em outras situações específicas. De forma generalizada, não. Mas claro que todos aqui estão a imaginar as sras. de permanente a ir ao pão de capacete, bem como os velhotes das aldeias, que toda a sua vida pedalaram sem qualquer problema. O problema são as generalizações.
Jocas,
Não foi o primeiro, foi o segundo. E a sério que não estás a comparar o império português do séc. XVIII com este rectângulo de moralistas do séc. XXI.
Compara-nos por exemplo com o Brasil. Esta semana foi notícia um deputado que queria impor a proibição da masturbação. Por cá, este tipo de propostas são mais ou menos idênticas.
Entretanto, numa estrada perto de nós, continuam a não se fiscalizar as razias, as entaladelas e os buzinões. Mas não nos preocupemos! Podemos ser entalados contra um passeio, mas a partir do momento em que for obrigatório o capacete, tudo isso desaparece! Isso e o seguro e o imposto de circulação e as luzes diurnas e, quem sabe, talvez um dia, a inspecção obrigatória.