Há alguns anos que gostava de poder ligar as 3 serras com mais de 600 metros de altitude à volta de Santarém (Montejunto, Candeeiros e Aire). Para uma próxima edição talvez inclua a Serra de Santo António que tem quase 600 metros.
Mas como quem conhece a localização das mesmas, não são propriamente encostadas umas às outras... O primeiro esboço dava mais de 240km e que para um atleta como eu é demasiado e então este projecto tem passado para depois logo vejo...
Já não me lembro do dia em que marquei mentalmente que ia ser a 9 de Julho, mas provavelmente não estaria bom da cabeça de certeza pois não sabia bem no que me estava a meter mas deve ter sido influência das muitas loucuras de 200km que foram aparecendo no ProjectoBTT. Fui procurar o track e recriar novos trilhos, fazendo alguns reconhecimentos (mesmo assim não foram suficientes) a fim de poder fazer o máximo offroad mas em terreno que desse para manter um bom ritmo (o que não é fácil de encontrar)!
Consegui reduzir para 203km, já sabendo de antemão que iria haver alguns pequenos enganos que iria aumentar um pouco a coisa... Tinha definido que caso fosse muito tarde, faria as ligações por estrada (principalmente após a descida da Serra de Aire) pois o objectivo principal é o topo das 3 serras.
Conhecendo muitos dos trilhos por onde ia passar e o meu andamento determinei que teria que começar às 6:00 e terminar antes da 0:00, que dava 18 horas para fazer sem stress a ligação.
Ainda tentei convencer o pessoal, mas ou foram aos Castelos ou foram para a praia Ou seja, seria a solo, sem qualquer carro de apoio ou companhia.
No dia anterior lá preparei tudo, sendo que estava com um misto de ansiedade e receio do que iria fazer...
Pequeno almoço e para durante a jornada
A minha companheira de sofrimento, toda apetrechada e verificada (pensava eu)
O equipamento escolhido, além de gostar muito dele, a cor seria melhor para o possível calor que se esperava!
Com um pequeno atraso, lá comecei às 6h19m. Aqui aconteceu logo a primeira "avaria". O GPS não mostrava o track completo (como se pode ver, não há risco azul nenhum), só no "ecrã" para seleccionar o ponto para fazer trackback. Ou seja, tinha que andar com a seta a andar com o mapa de km em km mais ou menos... Penso que terá sido das dezenas de cortes e emendas que levou...
E como se pode ver pela minha cara, ainda estava um pouco ensonado...
Este era o aspecto do céu às 6:30... Lindíssimo!!!
Canais de água perto de Manique do Intendente
A serra de Montejunto ficou descoberta de nuvens durante uma meia hora... Antes vê-se Alcoentre!
Se fosse a VPBTT íamos todos lá para dentro...
Aqui começou a subida para Montejunto... E se começou bem... Um trilho que usava à menos de um ano, passou a ser um monte de paus e galhos prontos para arder num incêndio... Depois admiram-se que os bombeiros não conseguem travar as chamas. Perdi imenso tempo aqui, pois fui a pé e cheguei ao ponto de ter de mudar a rota a fim de chegar à estrada principal novamente.
De novo no trilho correcto, com muita pedra à mistura
O tempo começou a piorar aqui, muito vento e chuva...
Mas a expectativa de ver esta paisagem lá de cima manteve-me a pedalar
Até chegar ao topo arrumei a máquina dentro do saco, pois a chuva continuava a cair, também porque foi em asfalto até ao topo e o nevoeiro estava muito cerrado. Passei por dezenas de escuteiros a subir a pé, que me iam dando umas forças hehehe
Montejunto Conquistado
Mesmo com trilhos cortados, debaixo de chuva, nevoeiro e frio lá cheguei a cima, sem grande cansaço. Pode-se ver no capacete e o ambiente atrás de mim que estava um pouco agreste!!!
Mas como quem conhece a localização das mesmas, não são propriamente encostadas umas às outras... O primeiro esboço dava mais de 240km e que para um atleta como eu é demasiado e então este projecto tem passado para depois logo vejo...
Já não me lembro do dia em que marquei mentalmente que ia ser a 9 de Julho, mas provavelmente não estaria bom da cabeça de certeza pois não sabia bem no que me estava a meter mas deve ter sido influência das muitas loucuras de 200km que foram aparecendo no ProjectoBTT. Fui procurar o track e recriar novos trilhos, fazendo alguns reconhecimentos (mesmo assim não foram suficientes) a fim de poder fazer o máximo offroad mas em terreno que desse para manter um bom ritmo (o que não é fácil de encontrar)!
Consegui reduzir para 203km, já sabendo de antemão que iria haver alguns pequenos enganos que iria aumentar um pouco a coisa... Tinha definido que caso fosse muito tarde, faria as ligações por estrada (principalmente após a descida da Serra de Aire) pois o objectivo principal é o topo das 3 serras.
Conhecendo muitos dos trilhos por onde ia passar e o meu andamento determinei que teria que começar às 6:00 e terminar antes da 0:00, que dava 18 horas para fazer sem stress a ligação.
Ainda tentei convencer o pessoal, mas ou foram aos Castelos ou foram para a praia Ou seja, seria a solo, sem qualquer carro de apoio ou companhia.
No dia anterior lá preparei tudo, sendo que estava com um misto de ansiedade e receio do que iria fazer...
Pequeno almoço e para durante a jornada
A minha companheira de sofrimento, toda apetrechada e verificada (pensava eu)
O equipamento escolhido, além de gostar muito dele, a cor seria melhor para o possível calor que se esperava!
Com um pequeno atraso, lá comecei às 6h19m. Aqui aconteceu logo a primeira "avaria". O GPS não mostrava o track completo (como se pode ver, não há risco azul nenhum), só no "ecrã" para seleccionar o ponto para fazer trackback. Ou seja, tinha que andar com a seta a andar com o mapa de km em km mais ou menos... Penso que terá sido das dezenas de cortes e emendas que levou...
E como se pode ver pela minha cara, ainda estava um pouco ensonado...
Este era o aspecto do céu às 6:30... Lindíssimo!!!
Canais de água perto de Manique do Intendente
A serra de Montejunto ficou descoberta de nuvens durante uma meia hora... Antes vê-se Alcoentre!
Se fosse a VPBTT íamos todos lá para dentro...
Aqui começou a subida para Montejunto... E se começou bem... Um trilho que usava à menos de um ano, passou a ser um monte de paus e galhos prontos para arder num incêndio... Depois admiram-se que os bombeiros não conseguem travar as chamas. Perdi imenso tempo aqui, pois fui a pé e cheguei ao ponto de ter de mudar a rota a fim de chegar à estrada principal novamente.
De novo no trilho correcto, com muita pedra à mistura
O tempo começou a piorar aqui, muito vento e chuva...
Mas a expectativa de ver esta paisagem lá de cima manteve-me a pedalar
Até chegar ao topo arrumei a máquina dentro do saco, pois a chuva continuava a cair, também porque foi em asfalto até ao topo e o nevoeiro estava muito cerrado. Passei por dezenas de escuteiros a subir a pé, que me iam dando umas forças hehehe
Montejunto Conquistado
Mesmo com trilhos cortados, debaixo de chuva, nevoeiro e frio lá cheguei a cima, sem grande cansaço. Pode-se ver no capacete e o ambiente atrás de mim que estava um pouco agreste!!!